Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Cantor: novo release em dezembro

19 de Setembro de 2015, 20:06, por Planeta PSL-PI - 0sem comentários ainda

cantor-backendselection

Diálogo de seleção de backends no Cantor

Cantor, o ambiente de programação científica inspirado no conceito de notebooks, está com o lançamento de uma nova versão programada para ocorrer junto com o KDE Applications 15.12 em dezembro.

A funcionalidade mais importante nesse futuro release será a remoção da dependência do KDELibs4Support. O Cantor teve um port inicial para Qt5/KF5 lançado com o KDE Applications 15.04 em abril, mas aquela versão ainda usava o KDELibs4Support. Porém, agora essa é uma história que ficou no passado. Atualmente, o código fonte no branch master do repositório do Cantor já pode ser compilado sem KDELibs4Support. Espero que isso signifique um importante passo para o port do software para outros sistemas operacionais.

Nas semanas seguintes irei fazer uma triagem nos relatórios de bugs para verificar quais ainda estão presentes na atual versão. Vamos trabalhar duro e investir bastante energia para termos uma ótima nova versão!

Se você puder ajudar nesse desenvolvimento, sinta-se convidado para se juntar a mim nesta tarefa.

Caso aprecie meu trabalho com o Cantor, você pode demonstrar seu apoio fazendo uma doação diretamente para mim. Ou considere fazer uma doação para a comunidade KDE – desta forma você estará apoiando as melhorias desenvolvidas para o desktop, aplicações, bibliotecas, e para a infraestrutura fornecida pelo KDE para os mais variados projetos de software livre. Há uma campanha de crowdfunding acontecendo até dia 30 de setembro e uma página de doações sempre disponível.

E Feliz dia da Liberdade do Software!

(Happy Software Freedom Day!)



Escrevendo Ciência com Software Livre

4 de Setembro de 2015, 12:26, por Planeta PSL-PI - 0sem comentários ainda

No Fórum Internacional de Software Livre (FISL) desse ano apresentei uma palestra interessante para aqueles que trabalham com pesquisa em geral. Falei sobre alguns softwares livres utilizados naquilo que os pesquisadores, não importando qual área estejam trabalhando, mais fazem: ler e escrever.

scientific-method

Konqi – o mascote do KDE – explica uma versão do método científico

Seja das humanidades, seja das exatas, das ciências da vida, ou das artes, pesquisadores irão dedicar boa parte do seu tempo de trabalho lendo textos – sejam artigos, livros, teses, e mais -, gerenciando esses textos e as informações coletadas a partir deles – como fichamentos – e escrevendo novos textos científicos, alimentando a cadeia formal de produção e divulgação de ciência.

Para isso a comunidade de desenvolvedores de software livre KDE disponibiliza três softwares muito interessantes, que cobrem as etapas comentadas acima:

  • Okular – um leitor universal de documentos (lê PDF, ePub, txt, ODF, OOXML, e mais) que permite fazer anotações seguindo o padrão PDF;
  • Kile – um editor LaTeX que conta com modelos, destaque de sintaxe, complementação de código, e muitos assistentes para inserção de figuras, criação de tabelas, e outros;
  • Kbibtex – um gerenciador de referências que permite organizar a base de informações da sua pesquisa, relacionar entradas bibtex com arquivos de diversos tipos, fazer buscas em vários repositórios de referências sobre temas e autores, entre outras.

anotacoes_okular

Exemplo de anotações com Okular

Na palestra introduzi algumas informações sobre a comunidade KDE, sobre ciência e software livre, e em seguida passei a falar de cada software, fazendo demonstrações das diversas funcionalidades presentes neles.

Se você não compareceu ao FISL e ficou interessado nessa apresentação, sem problemas! Os slides que utilizei estão logo abaixo. Mas a melhor parte é que é possível conferir as demonstrações das funcionalidades dos softwares, porque a palestra foi filmada! O vídeo com pouco mais de 30 minutos está mais abaixo.

Espero que gostem das informações aí apresentadas e fiquem a vontade para enviar qualquer dúvida, seja pelos comentários aqui do post, ou via meu e-mail em filipe at kde.org.



LaKademy 2015 – meu sprint do Cantor e outros trabalhos

28 de Julho de 2015, 15:04, por Planeta PSL-PI - 0sem comentários ainda

De 3 à 6 de junho o KDE Brasil voltou à Salvador/Bahia para realizar o KDE Latin America Summit 2015 – ou, usando o nome mais bacana, LaKademy 2015.

Aracele já escreveu sobre como o KDE Brasil teve início. É inevitável não pensar aquilo quando falamos sobre KDE e Bahia ao mesmo tempo. KDE tem colaboradores no Brasil e na América Latina em geral desde muitos e muitos anos atrás (KDHelio está aqui para nos lembrar 😉 ) mas o moderno KDE Brasil, orientado à comunidade, com presença contínua nas principais conferências sobre software livre no Brasil, com diversos desenvolvedores, tradutores, e mais, nasceu na Bahia a partir do trabalho do grupo Live Blue – Sandro e Tomaz. Portanto, viajar à Bahia não é apenas uma jornada ao local de nascimento do Brasil moderno – é também uma viagem ao local de nascimento do moderno KDE Brasil.

Meu principal trabalho no LaKademy 2015 foi terminar o port do Cantor para Qt5/KF5. Eu iniciei essa tarefa no LaKademy anterior, e agora foi o momento de terminá-la. Durante o evento me foquei principalmente na remoção do KDELibs4Support. Durante o sprint abri 5 review requests, um para cada biblioteca removida. Agora estou terminando o mecanismo de carregamento de plugins e o trabalho estará terminado.

Mas esta não foi minha única atividade realizada. Durante o evento tivemos alguns projetores para apresentar palestras e material relacionado com contribuição para software livre. Apresentei o processo de revisão de código para os participantes e como submeter requisições de revisão. Isso foi realmente interessante para os novatos.

“Huumm… vamos compilar esse patch e ver o que acontece.”

Colocar diferentes contribuidores e novatos juntos é um momento interessante para troca de dicas e tirar dúvidas sobre diversos aspectos relacionados com contribuição. É interessante ver as diferentes distribuições Linux utilizadas por cada desenvolvedor, como cada um configura seu ambiente de desenvolvimento, e mais. É também um momento legal para sentar lado a lado com outros desenvolvedores para aprender um pouco mais, ou com os novatos para ensinar algo.

Enquanto trabalhei no port do Cantor, fui auxiliado por Daniela e Alana durante a remoção do KDialog. Outro momento legal foi ver a contribuição do Ícaro, Rodrigo e Fernando, adicionando a funcionalidade para automaticamente aumentar o tamanho das bolas no Kollision – precisamos entregar isso aos usuários!

“O que você acha dessa linha?”

E claro, tivemos um encontro de promo para discutir as atividades do KDE no Brasil para esse ano. Quem quiser ver nossas ações e propostas, basta dar uma olhada no quadro do KDE Brasil no kanboard.

Promo Promo Promo Promo Promo Promo

Agora é o momento de espalhar a mensagem do KDE nos eventos brasileiros de software livre – e esse trabalho já começou semanas atrás durante o FISL.

Finalizando, obrigado Sandro por ter organizado o LaKademy 2015 e por toda sua dedicação ao KDE Brasil. Gostaria de agradecer também a todos que contribuíram com o crowdfunding do LaKademy 2015 e ao KDE e.V. – vocês fizeram o evento acontecer! Obrigado também ao Aleix Pol por revisar minhas contribuições de código! =)

E obrigado Salvador por ser essa cidade maravilhosa e sua culinária espetacular! =D

Somos uma família feliz!



“Contribuindo com Grandes Projetos de Software Livre”, no Teresina Hacker Clube

23 de Julho de 2015, 18:17, por Planeta PSL-PI - 0sem comentários ainda

filipe-thc

Quem estiver em Teresina por esses dias apareça na sede do Teresina Hacker Clube para batermos um papo não apenas sobre contribuições com projetos de software livre mas sobre contribuições para grandes comunidades internacionais! Segue o chamado e nos vemos lá! 😉

Amanhã (25/7) às 14h30 teremos o prazer de receber em nosso hackerspace um contribuidor em várias comunidades de software livre: o pesquisador Filipe Saraiva.

Faremos um bate papo sobre os principais motivos para contribuir com grandes projetos de software livre, mostrando na prática o que é uma comunidade internacional que trabalha em conjunto na construção de software de qualidade e responder questões do tipo: Qual a diferença entre contribuir com projetos e distribuições? Quais os principais passos para começar a colaborar? Por que eu faria isso?

Filipe Saraiva é doutorando em engenharia elétrica pela USP – Universidade de São Paulo, bacharel em ciência da computação pela UFPI. Ativista do software livre com participação em várias comunidades, em especial como desenvolvedor no KDE, membro do KDE e.V., e empacotador no Mageia.

A apresentação servirá para os mais diferentes projetos, mas os exemplos práticos demonstrados utilizarão o projeto da comunidade KDE.

Apareça!



LaKademy 2015: Returning to the beginning

11 de Junho de 2015, 21:40, por Planeta PSL-PI - 0sem comentários ainda

ArteLakademy2015_0

Exactly five years I came to Salvador to attend my first KDE event. It was the debut of Akademy-BR and my debut as a community contributor. At the time, I was already using KDE for 3 years but I had not contributed to the community of software that I always liked. It was the perfect time to start! :)

Me, younger, thinner and a padawan :)

Me at the Akademy-BR 2010, younger, thinner and a padawan :)

Since then I never stopped. I was increasingly strengthening the ties with the community and dedicating part of my time to it. I became part of the translation team. And I became also (inevitably) part of the promo team, presenting talks, participating in many events such as KDE representative. Lately I have also worked with artwork, producing promotional material for the events we participate in and the events we organize. This LaKademy art, for example, was made by me :)

Well, but let’s talk about the event itself!

This Lakademy I dedicated myself to work with the translation of Plasma 5, the Techbase wiki and some KDE texts. Once the translation of Plasma 5 is almost complete, I did not have much work to be done, only some Gcompris strings still needed translation. The Techbase wiki is being updated since much there still refers to the Plasma 4 and we are already porting everything for the Plasma 5. So, I did not translate many pages because I did not want spend my time with things that are (or will be soon) obsolete.

I also committed myself to do some promotional material for the FISL, an event that we will participate in July, with a KDE stand selling gifts and doing activities on the community. I started doing some arts for t-shirts, stickers and coffee cups, but I not yet finalized it. Well, I’m not exactly a designer, right? :) But I do my best.

LaKademy 2015 group photo

LaKademy 2015 group photo

I also took the opportunity of the event to migrate some things from our old wiki, which we no longer use, to our new site. There were many translation tutorials on the old wiki in our translation team page that were outdated and had some obsolete parts. I migrated all of these tutorials for the new site, I created a new page for our team and I deleted many obsolete things about KBabel and KDE 3 that were in these tutorials. The idea is to turn off this old wiki after migrate the contents that have not yet been migrated. Basically is just missing the history of our events, I did not have time to migrate during LaKademy.

In addition to this migration work, I also created some new pages on our website. I translated the KDE manifesto and I created a page for it in pt_BR, as well as the KDE Community Code of Conduct.

Well, besides, I mentored some people that appeared during the event interested in using and contributing to KDE. Some of them were interested in the translation work and I explained how it was the translation process and how our community worked. I hope that this event will bring us new contributors :)

Photos of the event can be seen here.

I would like to thank the support of KDE e.V. that once again believed in us and in our event. I would also like to thank immensely for all donors of our fundraising campaign for the LaKademy. You were very important in this process! :)



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste