Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Isaque Alves: Modem Nokia CS 11 no Ubuntu

6 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Existem duas coisas capazes de me tirar a paciência (e eu sou muito, mas muito paciente mesmo… ):

  1. Profissionais de informática (ou não) que sugerem trocar Linux por Windows por causa de compatibilidade de hardware/software;
  2. Empresas que lançam hardware com compatibilidade fake com Linux;

Dessa vez encontrei as duas coisa ao mesmo tempo…

Um conhecido contratou um plano de dados em uma operadora bastante conhecida nessa indústria vital. A vendedora claramente sugeriu uma substituição do S.O Gnu/Linux Ubuntu (Que eu mesmo havia instalado) por um ‘compatível’ com o modem vendido (Leia-se: Windows XPirata). 

O cara veio até mim com a clara dúvida: “Funciona ou não?”

- Bem, vamos ver…

Liguei o nobo, esperei o Ubuntu (9.10) carregar e depois pluguei o modem na USB, e esperei alguns segundos…

Nada. Nada mesmo… Então, examinei os logs (Aliás, somente graças ao sistema de log do Linux e ao Google, resolvi muitissíssimos problemas… isso, isso, isso…). 

Zás!

- Encontrou a solução ??

- Err… Não! Mas descobri que o sistema estava tentando montar o modem como dispositivo de armazenamento e não conseguia…

Bem, em outras situações, usbmodeswitch deveria resolver, mas não era esse o caso… Pesquisando na internet sobre os modems da Nokia, descobri um Artigo no VOL que solucionava um problema com um modem da mesma operadora (Puxa… não queria mencionar o nome…).

Embora a solução fosse aplicável ao Nokia CS 10, não deixei de testar. Infelizmente não seria dessa vez.

Resolvi ir ao site da Nokia pra ver o manual do Nokia CS 11. O Manual dizia claramente que Gnu/Linux era um sistema compatível com o modem… E mais: Ubuntu 9.04. Bem, estava lidando com um ubuntu  9.10, mas as solução valeriam para ambos.

Lendo o manual ,encontrei uma referencia a um pacote .deb (nokia-zerocd), e fui perguntar ao Google.

Encontrei um tutorial sobre o CS 10. Infelizmente não há referências diretas ao CS 11. Só problemas com ele.

Resolvi observar os arquivos contidos no pacote .deb.

O arquivo 25-nokia-zerocd.rules continha o segredo do sucesso e a solução para todos os problemas.

Só então percebi que ele era a solução definitiva para problemas com *toda* a linha CS 1* .

Vejam isso:

   BUS==”usb”, SUBSYSTEM==”block”, SYSFS{idVendor}==”0421″, ACTION==”add”, PROGRAM==”nokia-testcd %M %s{idVendor} %s{idProduct} %s{bcdDevice} %N”, OPTIONS+=”last_rule”

Observem que não há referência ao SYSFS{idProduct}, e isso garante que o.

Apesar disso, o pacote original da nokia contém dois erros nos arquivos postinstall e postrm.

O tutorial ensina como corrigir, mas como sei que usuários iniciantes dificilmente solucionarão isso sozinhos, disponibilizo, aqui, o download do arquivo corrigido.

Bem, foi uma odisséia e tanto a de hoje para mim. Mas fico feliz em saber que,  pelo menos, esse não é um problema sem solução.

 

 



Isaque Alves: Software Freedom Day em Parnaíba

6 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aê, moçada! Esse ano em Parnaíba, Piauí, será realizado o Software Freedom Day com o apoio da FAP – Faculdade Piauiense.

O Software Freedom Day acontecerá nas dependências da FAP, localizada na BR 343, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Parnaíba e do Posto Avançado da Policia Rodoviária Federal. Confira a localização no mapa.

O evento será compostos de algumas oficinas, palestras e um coding dojo.

Para se inscrever, obtenha a ficha de inscrição aqui

 

Programação do Evento

 

 

Software Freedom Day in Parnaíba 2010

18 de setembro de 2010 – Faculdade Piauiense — FAP — BR 343

Inscrições Abertas- Setor de Protocolo FAP

Oficinas (08 às 12 horas) — R$ 10,00 cada

Oficina A:

Introdução a Plataforma ANDROID

Otílio Paulo da Silva Neto — IFPI — Picos (PI)

Oficina B:

Desenvolvimento rápido de aplicações PHP com ZendFramework e Doctrine ORM

Isaque Vieira de Sousa Alves — FAP — Parnaíba (PI)

Coding Dojo (10 às 12 horas) LIVRE

Desafios passados no momento, seguindo o método Randori, tendo como base a linguagem Python

Charleno Queiroz Pires — IFPI — Angical (PI)

Palestras (14 às 18 horas) — R$ 10,00 participação nas palestras

Palestra 1:

Controle eficiente de Spam com ASSP

 

Marcelo André Soares — F13 Tecnologia — Fortaleza (CE)

Palestra 2:

Forense Computacional com Software Livre

 

Erlon Sousa Pinheiro — F13 Tecnologia — Fortaleza (CE)

Palestra 3:

NOSQL — Um Novo Paradigma para os Bancos de Dados

Charleno Queiroz Pires — IFPI — Angical (PI)



Regis Pires: Apostila sobre Rails 3 para download

3 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A apostila da Caelum sobre Ruby on Rails 3 foi disponibilizada para download.

A apostila é usada no curso RR-71 da Caelum.




KDE-PI: Nos bastidores do KDE: Ben Cooksley

1 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Nesta segunda edição, conversamos com Ben Cooksley. Ele é um dos responsáveis em configurar partes essenciais da infraestrutura do git. Normalmente ele é bem quieto e prefere não chamar muita atenção. Uma razão a mais pra colocá-lo nos holofotes. Conheça mais uma pessoa que cuida dos fóruns do KDE e que não tem medo de termos como LDAP e GOsa e consegue escrever scripts de sysadmins sem bugs de olhos fechados. E o único que faz tudo com o Grace.

Você poderia se apresentar?

Atualmente moro em Wellington, Nova Zelândia. Minha máquina é um laptop Acer que comprei dois anos atrás, chamado Grace.

Poderia nos dizer o que você faz da sua vida?

Atualmente sou estudante, estudando minhas qualificações.

Poderia nos dizer o que você faz pelo KDE?

No momento eu matenho o módulo de controle de Configurações do Sistema (System Settings) e as Ações do Dispositivo (Device Actions). Eu também sou um dos administradores do Fórum do KDE, onde ajudo a organizar os problemas que os usuarios encontram, juntamente com tarefas de sysadmins.

Como você divide seu tempo entre as diferentes coisas que você faz?

Boa pergunta. Eu não tenho uma lista de tarefas e tento lidar com as coisas “da maneira que elas chegam”, dependendo da prioridade da tarefa ( sendo claro que depende de mim lembrar-se delas :)

Você pode nos dizer  um pouco mais sobre como você acabou sendo sugado para o KDE? E porque você está interessado no kdesysadmin? E seja um pouco mais -v !

Primeiramente fui apresentado ao KDE 3.4 em um live CD do Knoppix (sim, CD, não um DVD), em 2005, acho… Um pouco depois eu instalei minha primeira distribuição, com o 3.5. Durante a mudança para o KDE 4.0 eu me juntei a várias listas de e-mail. Mas foi a partir de  Setembro de 2008 (segundo a data do registro da minha conta) que eu comecei a contribuir com o KDE, quando eu respondi a uma chamada para moderadores do fórum que estava sendo configurado. As coisas seguiram de lá, incluindo a reescrita do Configurações do Sistema e a integração do Sysadmin.

Porque eu estaria interessado em sysadmin? Acho que apenas gosto de saber como as coisas realmente funcionam, que foi minha motivação inicial ao tentar o Knoppix. É interessante ver como um script de 50 linhas pode tomar vários sistemas  e agregá-los em algo coeso. :)

Você se tornou uma parte importante da equipe de sysadmin, você poderia explicar com mais detalhes o que você faz?

No momento eu estou trabalhando nos preparativos  da infraestrutura da migração para o Git. Além disso, ajudo no gerenciamento das contas do SVN para os desenvolvedores, e mais outras coisas (como aliases de e-mail).

Você gostaria de fazer mais tarefas de sysadmin e, em caso afirmativo, você quer se especializar em alguma área?

Com certeza! Embora prefira não ficar muito especializado, mas permanecer mais genérico (apesar de achar que eu me especializei  em uma extenção com o GOsa). Eu tenho tendência a usar testes de instalações de maneira que você não ache muito perigoso ( a não ser, é claro, que você esteja usando a instalação de teste :) . A grande coisa que eu gostaria de terminar assim que a infraestrutura do Git for lançada é o sistema de autenticação do GOsa, caso contrário não tenho outros planos no momento ;) . Com certeza irei ajudar em qualquer projeto que vier pela frente.

Esta semana o GOsa será lançado no identity.kde.org. Você poderia explicar o que é?

Claro. GOsa é um website, este frontend basicamente gerencia um diretório LDAP. Ele irá formar o frontend de usuário para gerenciar suas chaves SSH e detalhes pessoais com os quais serão usados vários componentes do repositório Git do KDE.

Ele é responsável por garantir que os lugares que usam os dados sejam informados quando ocorrerem mudanças, de maneira que eles possam sincronizá-los e garantir que pessoas possam editar apenas suas entradas.

É baseado em PHP, e um plugin para prover virtualmente todas suas funcionalidades. O resultado disso é que estivemos aptos a customizá-lo de maneira relativamente fácil e foram adicionadas funcionalidades para receber registros de desenvolvedores e agregar algumas informações particulares.

Não podendo guardar apenas as chaves SSH dos desenvolvedores, você poderia nos dar uma visão geral sobre que dados podemos salvar nele e para que será usado?

No momento nós adicionamos a capacidade de salvar o apelido do IRC e o ID do Jabber do usuário. GOsa também vem com a habilidade de guardar informações de contatos e um avatar. No momento, nenhum dos sites pode usar aquele avatar, mas em breve espero que seja possível para várias ferramentas web usá-lo.

Os dados em si podem ser usados para qualquer coisa. Pessoas poderiam se inscrever em listas de e-mails baseando-se no fato de ser um membro do grupo, por exemplo. Os primeiro beneficio é, claro, é ter que lembrar de apenas um login e uma senha, isto é o que chamamos de sistema de “Login Único” (“Single Sign In“-System), no qual é baseado no usuário e senha que você tem para o GOsa.

Poderia nos dizer o que quer dizer com isso?

Isto significa que você deverá logar-se em apenos um local para ter acesso instantâneo a todos os sites do KDE. Isto será possível através do uso do backend LDAP que o GOsa gerencia, e os sites então autenticam sobre ele. Desenvolvedores e usuários podem ajudar isto ser possivel não usando caracteres de espaço nos logins e tendo o mesmo endereço de e-mail em todos os sites. Isto irá facilitar a mesclagem de contas atuais com as contas baseadas em LDAP no futuro.

Mas soube também de rumores sobre os membros do eV avaliá-lo?

Sim, é verdade. Está sendo analisado o armazenamento de informações sobre a adesão de membros do eV, particularmente detalhes de contato. Isto irá possibilitar aqueles detalhes serem atualizados pelos próprios membros.

Funcionalidades também foram adicionadas para ajudar a gerenciar a lista de membros, fazendo os membros aptos a verem seus status corrente e uma lista de chamadas que eles participaram em um primeiro momento.

Poderia nos explicar que outras opções nós poderemos ter com o sistema, digamos, daqui a dois anos?

De maneira que o GOsa simplesmente gerencia o diretório LDAP do identity.kde.org, poderíamos ir a qualquer lugar. Seria potencialmente possível (no futuro) à aplicações do KDE usarem alguns destes dados. A centralização de dados irá possibilitar a  aplicações web usarem o mesmo conjunto de informações.

Em uma sessão de brainstorm nós pensamos: melhorar a configuração do planetkde, formar a base para  votações sobre  adesões ao eV, pessoas gerenciarem seus endereços de encaminhamento dos seus emais do kde.org/kdemail.org, gerenciamento DNS, sistemas de administração simples, integração com outros sites do KDE, como o Bugzilla, Mediawiki, Drupal, phpBB, mas também poderia segurar seu OpenID de maneira que possamos transitar os sites que utilizam o OpenID, mantendo a mínima passagem de credenciais.

Para concluir, algumas perguntas gerais, por exemplo, que áreas o KDE e seus softwares realmente brilham, em sua opinião?

Bem, todo o desktop é bem legal… Konsole é minha escolha para a melhor aplicação. O Kate vem em segundo.

Você tem alguma projeção, tipo onde você  quer que o KDE esteja daqui a cinco anos e o sysadmin em particular?

Seria legal ver nosso consumo de memória reduzido nos próximos releases, e em geral se tornar mais polido. Em termos de funções, eu acho o KDE perfeito atualmente, e é bom ver que novas funções não invadem as antigas. Eu também gostaria que o Akonadi e Nepomuk se tornassem uma parte mais essencial do desktop (configurando-se perfeitamente e sendo capazes de se consertar). Para o sysadmin, eu gostaria de ver todos os sites usando a infraestrutura do GOsa :)

Behind KDE : http://www.behindkde.org/node/799




kdepi: Nos bastidores do KDE: Ben Cooksley

1 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Nesta segunda edição, conversamos com Ben Cooksley. Ele é um dos responsáveis em configurar partes essenciais da infraestrutura do git. Normalmente ele é bem quieto e prefere não chamar muita atenção. Uma razão a mais pra colocá-lo nos holofotes. Conheça mais uma pessoa que cuida dos fóruns do KDE e que não tem medo de termos como LDAP e GOsa e consegue escrever scripts de sysadmins sem bugs de olhos fechados. E o único que faz tudo com o Grace.

Você poderia se apresentar?

Atualmente moro em Wellington, Nova Zelândia. Minha máquina é um laptop Acer que comprei dois anos atrás, chamado Grace.

Poderia nos dizer o que você faz da sua vida?

Atualmente sou estudante, estudando minhas qualificações.

Poderia nos dizer o que você faz pelo KDE?

No momento eu matenho o módulo de controle de Configurações do Sistema (System Settings) e as Ações do Dispositivo (Device Actions). Eu também sou um dos administradores do Fórum do KDE, onde ajudo a organizar os problemas que os usuarios encontram, juntamente com tarefas de sysadmins.

Como você divide seu tempo entre as diferentes coisas que você faz?

Boa pergunta. Eu não tenho uma lista de tarefas e tento lidar com as coisas “da maneira que elas chegam”, dependendo da prioridade da tarefa ( sendo claro que depende de mim lembrar-se delas :)

Você pode nos dizer  um pouco mais sobre como você acabou sendo sugado para o KDE? E porque você está interessado no kdesysadmin? E seja um pouco mais -v !

Primeiramente fui apresentado ao KDE 3.4 em um live CD do Knoppix (sim, CD, não um DVD), em 2005, acho… Um pouco depois eu instalei minha primeira distribuição, com o 3.5. Durante a mudança para o KDE 4.0 eu me juntei a várias listas de e-mail. Mas foi a partir de  Setembro de 2008 (segundo a data do registro da minha conta) que eu comecei a contribuir com o KDE, quando eu respondi a uma chamada para moderadores do fórum que estava sendo configurado. As coisas seguiram de lá, incluindo a reescrita do Configurações do Sistema e a integração do Sysadmin.

Porque eu estaria interessado em sysadmin? Acho que apenas gosto de saber como as coisas realmente funcionam, que foi minha motivação inicial ao tentar o Knoppix. É interessante ver como um script de 50 linhas pode tomar vários sistemas  e agregá-los em algo coeso. :)

Você se tornou uma parte importante da equipe de sysadmin, você poderia explicar com mais detalhes o que você faz?

No momento eu estou trabalhando nos preparativos  da infraestrutura da migração para o Git. Além disso, ajudo no gerenciamento das contas do SVN para os desenvolvedores, e mais outras coisas (como aliases de e-mail).

Você gostaria de fazer mais tarefas de sysadmin e, em caso afirmativo, você quer se especializar em alguma área?

Com certeza! Embora prefira não ficar muito especializado, mas permanecer mais genérico (apesar de achar que eu me especializei  em uma extenção com o GOsa). Eu tenho tendência a usar testes de instalações de maneira que você não ache muito perigoso ( a não ser, é claro, que você esteja usando a instalação de teste :) . A grande coisa que eu gostaria de terminar assim que a infraestrutura do Git for lançada é o sistema de autenticação do GOsa, caso contrário não tenho outros planos no momento ;) . Com certeza irei ajudar em qualquer projeto que vier pela frente.

Esta semana o GOsa será lançado no identity.kde.org. Você poderia explicar o que é?

Claro. GOsa é um website, este frontend basicamente gerencia um diretório LDAP. Ele irá formar o frontend de usuário para gerenciar suas chaves SSH e detalhes pessoais com os quais serão usados vários componentes do repositório Git do KDE.

Ele é responsável por garantir que os lugares que usam os dados sejam informados quando ocorrerem mudanças, de maneira que eles possam sincronizá-los e garantir que pessoas possam editar apenas suas entradas.

É baseado em PHP, e um plugin para prover virtualmente todas suas funcionalidades. O resultado disso é que estivemos aptos a customizá-lo de maneira relativamente fácil e foram adicionadas funcionalidades para receber registros de desenvolvedores e agregar algumas informações particulares.

Não podendo guardar apenas as chaves SSH dos desenvolvedores, você poderia nos dar uma visão geral sobre que dados podemos salvar nele e para que será usado?

No momento nós adicionamos a capacidade de salvar o apelido do IRC e o ID do Jabber do usuário. GOsa também vem com a habilidade de guardar informações de contatos e um avatar. No momento, nenhum dos sites pode usar aquele avatar, mas em breve espero que seja possível para várias ferramentas web usá-lo.

Os dados em si podem ser usados para qualquer coisa. Pessoas poderiam se inscrever em listas de e-mails baseando-se no fato de ser um membro do grupo, por exemplo. Os primeiro beneficio é, claro, é ter que lembrar de apenas um login e uma senha, isto é o que chamamos de sistema de “Login Único” (“Single Sign In“-System), no qual é baseado no usuário e senha que você tem para o GOsa.

Poderia nos dizer o que quer dizer com isso?

Isto significa que você deverá logar-se em apenos um local para ter acesso instantâneo a todos os sites do KDE. Isto será possível através do uso do backend LDAP que o GOsa gerencia, e os sites então autenticam sobre ele. Desenvolvedores e usuários podem ajudar isto ser possivel não usando caracteres de espaço nos logins e tendo o mesmo endereço de e-mail em todos os sites. Isto irá facilitar a mesclagem de contas atuais com as contas baseadas em LDAP no futuro.

Mas soube também de rumores sobre os membros do eV avaliá-lo?

Sim, é verdade. Está sendo analisado o armazenamento de informações sobre a adesão de membros do eV, particularmente detalhes de contato. Isto irá possibilitar aqueles detalhes serem atualizados pelos próprios membros.

Funcionalidades também foram adicionadas para ajudar a gerenciar a lista de membros, fazendo os membros aptos a verem seus status corrente e uma lista de chamadas que eles participaram em um primeiro momento.

Poderia nos explicar que outras opções nós poderemos ter com o sistema, digamos, daqui a dois anos?

De maneira que o GOsa simplesmente gerencia o diretório LDAP do identity.kde.org, poderíamos ir a qualquer lugar. Seria potencialmente possível (no futuro) à aplicações do KDE usarem alguns destes dados. A centralização de dados irá possibilitar a  aplicações web usarem o mesmo conjunto de informações.

Em uma sessão de brainstorm nós pensamos: melhorar a configuração do planetkde, formar a base para  votações sobre  adesões ao eV, pessoas gerenciarem seus endereços de encaminhamento dos seus emais do kde.org/kdemail.org, gerenciamento DNS, sistemas de administração simples, integração com outros sites do KDE, como o Bugzilla, Mediawiki, Drupal, phpBB, mas também poderia segurar seu OpenID de maneira que possamos transitar os sites que utilizam o OpenID, mantendo a mínima passagem de credenciais.

Para concluir, algumas perguntas gerais, por exemplo, que áreas o KDE e seus softwares realmente brilham, em sua opinião?

Bem, todo o desktop é bem legal… Konsole é minha escolha para a melhor aplicação. O Kate vem em segundo.

Você tem alguma projeção, tipo onde você  quer que o KDE esteja daqui a cinco anos e o sysadmin em particular?

Seria legal ver nosso consumo de memória reduzido nos próximos releases, e em geral se tornar mais polido. Em termos de funções, eu acho o KDE perfeito atualmente, e é bom ver que novas funções não invadem as antigas. Eu também gostaria que o Akonadi e Nepomuk se tornassem uma parte mais essencial do desktop (configurando-se perfeitamente e sendo capazes de se consertar). Para o sysadmin, eu gostaria de ver todos os sites usando a infraestrutura do GOsa :)

Behind KDE : http://www.behindkde.org/node/799




Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste