Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


PSL-PI: IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre

2 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ENSL

O IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL) é um evento que ocorrerá em Natal-RN, a cidade do sol, nos dias 5 e 6 de novembro de 2010, no Praiamar Hotel & Convention. O evento é organizado pelo Projeto Software Livre RN (PSL-RN) em parceria com o SEBRAE-RN e tem, assim como o PSL-RN, o objetivo principal de promover o uso e desenvolvimento de Softwares Livres como uma alternativa de liberdade de expressão, econômica e tecnológica. Dessa forma, o PSL-RN recebe, com muito orgulho, o evento regional e pretende realizar o maior encontro sobre cultura livre realizado no Nordeste.

No IV ENSL serão apresentadas palestras técnicas, painéis e casos de sucesso em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos com o uso e desenvolvimento de Software Livre. Esse ano, em especial, dentro do IV ENSL também ocorrerão o VII Fórum GNOME e o III Fórum KDE, ambos eventos de âmbito nacional. O público estimado para esta edição do evento é composto por profissionais e entusiastas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), professores e estudantes, reunindo representantes das esferas empresarial, governamental, acadêmica e da sociedade civil.

As temáticas prioritárias do IV ENSL, que guiarão a sua programação, são: Casos de Sucesso e Negócios; Cultura Livre; Desenvolvimento; Educação e Inclusão digital; Ferramentas e Soluções; Segurança e Redes. Dessa forma, o evento buscará gerar negócios e renda através da democratização do conhecimento tecnológico, além de promover a inclusão digital para a comunidade. Através de todas essas iniciativas, o IV ENSL visa estimular o desenvolvimento tecnológico local, através do uso e desenvolvimento de Softwares Livres.

Em breve, anunciaremos a chamada de trabalho para que a comunidade colabore com o conteúdo do evento.

Venha discutir software livre e rever amigos no calor do Nordeste.

http://www.ensl.org.br

http://identi.ca/ensl

http://twitter.com/ensl_oficial



Filipe Saraiva: Vestindo a máquina

2 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
O "ciborgue" de Magnusson

Vestir computadores, e permitir que eles atuem sobre a maneira como interagimos com a realidade não é uma novidade. O uso de celulares nos permite "projetar" nossa audição e fala para locais onde não estamos fisicamente; o GPS nos possibilita saber, com uma margem de precisão, onde estamos no globo terrestre através do uso de satélites.

Espera-se que o avanço das interfaces humano-computador, e o uso de realidade aumentada, poderá nos possibilitar experiências, sensações e relações com a realidade "convencional" de uma forma apenas imaginadas nas páginas da literatura cyberpunk - ou além delas.

Hoje saiu uma matéria sobre uma cyber cloth produzida pelo sueco Magnusson. Segue uma parte do texto original do G1.

"O "ciborgue" de Magnusson utiliza um par de óculos com tela integrada, conectada um pequeno computador feito em casa. Um pequeno teclado serve para inserir dados. O sistema operacional escolhido foi o Linux. Sem fios, via bluetooth, a máquina é ligada a um iPhone, que serve para ligar o computador à internet. O sistema fica guardado em alça de bolsa do tipo carteiro, pendurada no ombro do usuário.

A ideia surgiu quando Magnusson identificou limitações dos computadores tradicionais. "O computador é uma janela para o mundo virtual", afirma Magnusson em seu blog. "Mas assim que eu me levanto e me afasto da máquina, a janela fecha e fico limitado à realidade física. Minha máquina permite que essa janela siga aberta, o tempo todo", acredita.

A máquina de Magnusson é fruto de um conceito plantado nos primórdios da computação moderna. Quando o pesquisador americano Douglas Engelbart apresentou, no final dos anos 60, o primeiro mouse e o primeiro sistema com um ambiente gráfico, já se discutia a chamada ampliação do intelecto humano por meio de computadores. O homem do futuro, afirmava Engelbart, iria terceirizar para as máquinas funções que até então dependiam apenas do cérebro.

"Não preciso mais memorizar minha lista de coisas a fazer e minha agenda para um determinado dia. Elas ficam expostas o tempo todo no canto do meu olho", conta o pesquisador sueco."



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste