O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Aracele Torres: KDE SC 4.5 Release Party in Teresina Tomorrow
13 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaHi all!
Tomorrow will be held in Teresina (Piauí, Brazil) Release Party of KDE SC 4.5! The date and place were changed because of the postponement of the launch of this new version. Now the party will be held tomorrow (14) in a town near Teresina, Timon, in Maranhão state. This is KDE-PI across borders! The date and place were changed, but the activities remain the same:
- Presentation of version 4.5
- Compiling version 4.5
- Beer!
- Cajuína :D (A typical drink of Piauí)
- Mangueira ;) (A typical alcoholic drink of Piauí)
- Four Cheese Pasta Sauce!
We expect a good tasting foods and beverages and too of KDE SC 4.5!
Regis Pires: Play! – Um framework Java para desenvolvimento Web focado na praticidade e produtividade
13 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO Charleno Pires me sugeriu olhar um framework Java para desenvolvimento Web que eu não conhecia. E realmente fiquei bastante impressionado com sua simplicidade e praticidade. O Grails também é muito bom, mas querer a programação em Groovy que é uma linguagem dinâmica muito parecida com Java. Aprender Groovy demanda um tempo adicional, além de seu uso deixar a aplicação um tanto mais lenta que o uso do Java puro.
Refiro-me ao Play, que pretende tornar bem mais simples e produtiva a construção de aplicações Web em Java.
Percebi uma grande semelhança dele com o Rails. A vantagem é que quem já conhece Java e tem Java como requisito de projeto, vai se sentir em casa!!!
Um vídeo que demonstra o potencial do Play pode ser visto no Vimeo:
http://vimeo.com/7086691
Acho que vale a pena fazer uma análise dele e agradeço ao Charleno pela indicação.
PS: Achei interessante que após o download do Play, observei que os scripts dele são escritos em Python e que a linguagem Python para Windows vem embutida no framework que baixamos. No Linux, o Python já é nativo. Eles usam o Python provavelmente para tornar os scripts multi-plataforma. No entanto, a aplicação a ser desenvolvida é escrita totalmente em Java.
Regis Pires: Formação de Grupos de Estudos e Técnica do Pomodoro
10 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstou certo da importância da formação de grupos de estudos!!! Tenho observado que quem participa normalmente evolui bem mais rápido que os demais. Eu mesmo tenho participado de alguns e percebo o quanto vale a pena. Sem os grupos, os estudos terminam sendo mais árduos e muitas vezes não atingem os objetivos esperados. Nos grupos trocamos idéias e problemas complicados terminam ficando mais compreensíveis. Além disso, o estudo em grupo ainda ajuda a estreitar os laços de amizade, desenvolver a cooperação e capacidade de comunicação. Também nos ajuda a trabalhar em equipe.
Só sugiro que os grupos sejam pequenos e que realmente sejam bem focados em exercícios ou atividades práticas para não dispersar. Outra questão importante: para que todos se beneficiem é necessário que todos participem ativamente, pois quem assume uma posição de passividade, termina não aproveitando os benefícios de estudar em grupo.
Uma metodologia que tem funcionado bem nos grupos que participo:
- Ao se reunir em grupo para resolver questões é interessante que todos já tenham estudado a teoria sozinhos. Se isso não tiver ocorrido, alguém que domina mais o assunto, faz um resumo geral da matéria que será abordada nos exercícios. Esse resumo também pode ser feito quando todos já estudaram a matéria a fim de “aquecer” o grupo. Durante o resumo, pode-se questionar e tirar dúvidas para que tudo fique claro para todos.
- Usar quadro, pincel e apagador para resolver os exercícios a fim de que todos possam ver e comentar. O resumo também pode feito usando o quadro.
- Revezamento de pessoas resolvendo as questões. Cada pessoa resolve um pouco do exercício e todos terminam participando. Isso parece com um DOJO, não acham? Ou seja: é interessante que não fique tudo nas mãos de um “sabe tudo”.
- Se o grupo ainda estiver se dispersando, analisar o problema e corrigi-lo. Pode-se dividir o grupo em dois (diminuir o grupo) ou evitar conversas paralelas enquanto alguém estiver explicando algo para todos.
Outra dica para quem tem dificuldade em focar suas atividades e aproveitar melhor o tempo é a técnica do POMODORO.
Eu estou usando e noto o quanto ela é eficaz.
O objetivo dela é reduzir a ansiedade e melhorar a concentração.
A técnica foi desenvolvida por um italiano que estava tendo dificuldade em organizar seu tempo e seus estudos.
O Pomodoro também pode ser usado nos estudos em grupo e não apenas individualmente.
Ela também tem sido usada em equipes de desenvolvimento e mesmo por desenvolvedores que trabalham sozinhos.
O site oficial é: http://www.pomodorotechnique.com/
Livro gratuito em PDF escrito pelo próprio criador da técnica: http://www.pomodorotechnique.com/resources/cirillo/ThePomodoroTechnique_v1-3.pdf
O livro já teve mais de 30.000 downloads somente no primeiro trimestre de 2010!!!
Vejam também:
A Técnica Pomodoro – excelente resumo da técnica em português
Técnica Pomodoro: organize-se e tenha foco
Penso inclusive em ministrar mini-cursos sobre Pomodoro no futuro, pois estou certo de que a técnica pode ajudar muitas pessoas a serem mais disciplinadas e produtivas.
Regis Pires: PDF e HTMLs com documentação completa do Django atualizada
7 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstou gerando periodicamente, através do Sphinx, um PDF e um arquivo compactado com os HTMLs de toda a documentação do Django atualizada para acesso offline. A primeira página do PDF mostra a data em que a documentação foi gerada e o link permanente para baixar sempre a versão mais atual é: http://dl.dropbox.com/u/1477113/material_didatico/python/django.pdf
Já para baixar os HTMLs para acesso offline basta acessar: http://dl.dropbox.com/u/1477113/material_didatico/python/django_html.zip
Para quem tiver interesse em gerar seu próprio PDF e a documentação do Django em HTML para acesso offline, basta seguir o seguintes passos:
1. Baixar a última versão da documentação através de Subversion a partir do comando a seguir:
svn co http://code.djangoproject.com/svn/django/trunk/docs/ django_docs
1.1 O passo acima só precisa ser feito da primeira vez. Para novas atualizações basta executar:
svn update
Caso você não tenha o subversion instalado, basta fazer o seguinte no Ubuntu:
sudo apt-get install subversion
2. Mudar para o diretório da documentação:
cd django_docs/
3. Gerar a documentação em HTML:
make html
4. Gerar a documentação em PDF:
make latexpdf
Para que tudo isso funcione é necessário que o Sphinx e o Latex estejam instalados.
No meu caso, fiz o seguinte para que tudo funcionasse no Ubuntu:
sudo easy_install Sphinx sudo apt-get install texlive-latex-base texlive-fonts-recommended texlive-latex-recommended texlive-latex-extra
Caso você não tenha o easy_install instalado, ainda será necessário mais um passo antes de instalar o Sphinx:
sudo apt-get install python-setuptools
Quem quiser evitar esses passos, é só acessar os arquivos que estou gerando e que vou atualizar periodicamente.
Aracele Torres: Release Party do KDE SC 4.5
4 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá Pessoal!
Essa semana fica pronta mais uma versão do KDE SC, a versão 4.5 E para comemorar o seu lançamento, o KDE-PI irá realizar uma Release Party no próximo sábado, dia 7. Quem estiver interessado em conhecer as novidades do KDE 4.5 pode aparecer a partir das 9:30 da manhã na casa do Filipe, no bairro Morada Nova em Teresina. Estão programadas as seguintes atividades:
- Apresentação da versão 4.5
- Compilação da versão 4.5
- Macarrão ao molho Quatro Queijos!
- Brejas
- Cajuína
- Mangueira
Pra saber onde fica a casa do Filipe basta entrar em contato com a gente através da lista do KDE-PI ou de um dos nossos emails.
E se você quiser dar uma conferida nas Release Parties que irão acontecer aqui no Brasil e no restante do mundo, basta acessar: http://community.kde.org/Promo/ReleaseParties/
Apareçam!