Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Filipe Saraiva: Chamada de trabalhos – SoLiSC

18 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A pedidos, estou divulgando a chamada de trabalhos para o SoLiSC. Segue o texto:

A Associação Software Livre Santa Catarina – SoLiSC – informa a abertura da chamada de trabalhos para o 5º SoLiSC – Congresso Catarinense de Software Livre.

O Evento será realizado em Florianópolis, SC, em local a ser definido, nos dias 22 e 23 de oububro de 2010.

A submissão das palestras deve ser feita até o dia 01/09/2010 (primeiro de setembro de 2010), através do sistema papers, no seguinte endereço: http://papers.solisc.org.br/2010/speaker/. Para quem já postou palestra no ano passado, pode utilizar o mesmo cadastro.

Graças à excelente avaliação do público para as palestras que vieram da chamada de trabalhos no último ano, o espaço para estas será ampliado na grade de 2010.

O comitê organizador do evento definiu os seguintes macro-temas ou trilhas para este ano:

* Administração de Sistemas e Desenvolvimento de Software
* Software Livre em Desktop (Distribuições, Ferramentas de Produtividade, Multimídia, …)
* Negócios e Casos de Uso
* Telecomunicações
* Hardware e Sistemas Embarcados
* Software Livre em Geral (demais assuntos relacionados aos temas de software livre e conhecimento livre)

As palestras devem ser preparadas para a duração de 50 minutos, incluindo o tempo para perguntas.

Os trabalhos serão avaliados pelo comitê de programa do SoLiSC.

A organização do evento informa que todos os palestrantes aprovados terão isenção da inscrição do evento, mas que não irá dispor de ajuda de custo para quem tiver a palestra aprovada.

Datas Importantes:

* 01/07/2010 – Abertura da Chamada de Trabalhos
* 01/09/2010 – Encerramento da Chamada de Trabalhos
* 15/09/2010 – Divulgação das palestras aprovadas
* 22 e 23/10/2010 – 5º SoLiSC



PSL-PI: IV Encontro Nordestino de Software Livre – Chamada de Palestras

18 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ENSL

Está aberta, desde dia 16 de agosto, a chamada de propostas de palestras para o IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL), que acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2010, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento é organizado pelo Projeto Software Livre – RN (PSL-RN) e tem como objetivo principal promover o uso e o desenvolvimento de Softwares Livres como uma alternativa de liberdade de expressão, econômica e tecnológica. Dessa forma, o PSL-RN recebe, com muito orgulho, o evento regional e pretende realizar o maior encontro sobre cultura livre realizado no Nordeste e lhe convida a ajudar a alcançar esta meta.

O envio de propostas pode ser feito até o dia **20 de setembro de 2010**, no sistema de submissões http://rn.softwarelivre.org/documentos/papers/speaker/

Esta chamada de trabalhos tem o objetivo de abrir espaço para que pessoas envolvidas com o universo do Software Livre mostrem o seu trabalho, contribuindo para o evento. Qualquer pessoa pode inscrever a sua palestra de acordo com os temas:

  • Casos de sucesso e Negócios
  • Cultura Livre
  • Desenvolvimento
  • Educação e Inclusão digital
  • Ferramentas e Soluções
  • Segurança e Redes

Para maiores informações e dúvidas escreva para ensl2010@softwarelivre.org

Aguardamos a sua participação.

– Equipe de Temário do IV ENSL

Fonte: IV ENSL



Regis Pires: Tutorial sobre Android

15 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Android veio para ficar e seu mercado está em plena ascenção, de modo que vale a pena investir nele. Alguns dizem que ele deve superar os demais sistemas: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2010/08/06/opiniao-por-que-o-android-deve-derrotar-o-iphone-e-o-blackberry/
A verdade é que creio que realmente é uma tendência e que cada vez mais aparelhos e aplicações que usam o Android estão surgindo.
O Carlos Morimoto está escrevendo um tutorial sobre o Andriod que vale a pena ler: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/android/

Alguns trechos interessantes do Tutorial do Carlos Morimoto:

“Com exceção da Apple, da Nokia e da Microsoft (…), praticamente todos os outros grandes fabricantes possuem projetos relacionados ao Android (…). Com tantos projetos em curso, é de se esperar que o Android continue se popularizando nos próximos anos, com uma grande chance de se tornar a plataforma dominante para dispositivos móveis.”

(…)

“Enquanto a Apple optou por manter um controle estrito sob sua plataforma, controlando tanto o hardware quanto o software, impondo restrições aos desenvolvedores e controlando a distribuição dos aplicativos, o Google optou por seguir o caminho oposto, criando um sistema aberto e incentivando a criação de aplicativos para a plataforma, inclusive com prêmios em dinheiro.”

(…)

“Enquanto a Apple tenta restringir os desenvolvedores, com medo de que aplicativos ruins possam prejudicar a imagem da plataforma, o Google adotou uma atitude liberal, disponibilizando as ferramentas e deixando que a coisa flua naturalmente. Você mesmo pode baixar o SDK no http://developer.android.com e começar a estudar o sistema usando seu próprio PC, sem nem mesmo precisar de um smartphone baseado na plataforma.”

(…)

“Entra em cena, então, o Android Market, que faz o papel de canal de distribuição, assumindo a função que no mundo Apple pertence à AppStore. Ele serve como um repositório central de softwares para a plataforma, permitindo que eles sejam instalados rapidamente. Em julho de 2010 o Android Market já atingiu a marca de 100.000 aplicativos, um número que deve continuar crescendo rapidamente.”





Filipe Saraiva: Usando Dropbox ou Mídias Removíveis como um Repositório Git

14 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Desde quando ingressei no mestrado estive atrás de um repositório particular de código que pudesse utilizar para alguns projetos. Antigamente eu nem ligava para este tipo de gerenciamento sobre meus programas e arquivos: mas depois que trabalhei um tempo na Infoway, vi o quanto este tipo de ferramenta é interessante.

Como não consegui encontrar um repositório barato (e também não consegui convencer o pessoal da parte técnica do laboratório a instalar um), fui atrás de alternativas que suprissem essa necessidade.

Foi quando encontrei vários tutoriais que ensinavam como usar o Git no Dropbox. Dropbox, para quem não sabe, é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem: você se cadastra, baixa o software (compatível com os principais sistemas operacionais) e tem a disposição um espaço de 2 GB gratuitos (expansíveis em serviços pagos) para sincronizar seus dados.

Legal também é a forma como se dá essa sincronização: o Dropbox cria uma pasta nos seus documentos (chamada "Dropbox") e, sempre que você inicializa o serviço, ele sincroniza todos os dados que estão nessa pasta com a nuvem, de forma simples e transparente.

Já o Git é um software para controle de versão primeiramente desenvolvido por Linus Torvalds para dar conta do gerenciamento do desenvolvimento do Linux. O Git tem uma arquitetura distribuída, que o difere dos mais comuns versionadores CVS e SVN. O Git já cresceu bastante em importância, e hoje vários grandes projetos de software livre o utilizam como padrão, como o próprio Linux, Gnome e Qt, ou estão migrando para ele, como o KDE.

Esta arquitetura distribuída é que permite utilizar o Dropbox, por exemplo, como um repositório Git. Cada diretório de trabalho Git é um repositório com todos os históricos e habilidade total de controle das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.

Ou seja - essa característica do Git permite utilizar até um pen drive como seu repositório ambulante de código!

Seu repositório Git no bolso

Então, as dicas para uso do Dropbox como repositório Git também podem ser aplicadas para usar qualquer mídia removível como repositório.

Mão na massa

Abra um terminal e vá crie um diretório para seu projeto; ou vá a algum projeto existente. No nosso exemplo, vamos criar um pasta para nosso projeto chamada... "projeto".

mkdir ~/projeto

Agora entre na pasta e inicie um repositório Git com o comando

git init

Em seguida, crie uma pasta para seu projeto no Dropbox.

mkdir ~/Dropbox/projeto

Ainda na pasta que você criou para o projeto, onde você iniciou um repositório Git, dê o seguinte comando:

git clone --bare . ~/Dropbox/projeto/projeto.git

(A opção bare são dois hífens. Maldito editor de texto! ;))
Com este comando, você estará clonando seu repositório local na pasta do seu projeto no Dropbox. Pronto, agora você já tem um repositório criado!

Falta configurarmos agora para onde seu repositório local irá referenciar os push's e pull's do Git. Digite:

git remote add origen ~/Dropbox/projeto/projeto.git

Pronto! Tudo feito!

Agora, sempre que você executar o Dropbox ele irá sincronizar os arquivos que estão na pasta, inclusive os que fazem o repositório Git. Assim, em outro computador, você poderá baixá-los em um repositório Git local!

Como o Dropbox também permite que você compartilhe arquivos com outros usuários, você também poderá compartilhar a pasta do seu repositório e ter, de fato, um repositório Git privado para times de desenvolvimento! Legal heim?

Obs. 1: Utilizar as nuvens pode trazer algumas consequencias não tão interessantes - já dizia Stallman. Então, utilize estes serviços por sua conta e risco;

Obs. 2: Como já está referenciado no texto, estas dicas também serve para você usar qualquer midia removível com permissãde escrita e leitura (pen drive, HD externo, celular com entrada USB, disquete) como repositório Git. Os comandos são os mesmos!;

Obs. 3: Meu repositório Git público está no Gitorious. Interessado? http://gitorious.org/~filipesaraiva ;)



Filipe Saraiva: Nova política de comentários – sem política de comentários

14 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá povo;

O Google implementou no Blogger o suporte a verificação de spam nos comentários. O que é um alívio para quem mantinha os comentários abertos e sem verificação.

Por sinal, o número de spams nos comentários era tão grande que fui obrigado a adotar a política de aprovação de comentários - que, a partir de agora, está suspensa. Ufa.

Voltemos a programação normal.




Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste