O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Filipe Saraiva: KDE e Qt no FISL 13
23 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaQuem já viu a programação do FISL com certeza ficou impressionado com a quantidade de atividades que o evento oferece.
Para auxiliar os amigos e amigas que curtem a programação relacionada com KDE e Qt, extraí daquele quadro intimidador todos os eventos relacionados a estas comunidades. Se eu tiver deixado algum passar batido, por favor comentem aí embaixo que logo mais atualizo o post.
Então, vamos lá:
Durante todo o FISL o KDE terá um stand da comunidade onde teremos demonstrações do KDE e seu ambiente Plasma e alguns KDE souvenirs como camisetas e chaveiros. Talvez teremos uma divertida e inusitada surpresa caminhando pela área do FISL… e talvez teremos em alguns momentos no stand um TABLET RODANDO PLASMA ACTIVE, O KDE PARA TABLETS PRA VOCÊ TESTAR! De qualquer forma, apareça lá no stand pra trocar uma ideia com o pessoal do KDE, comentar o que você gosta/não gosta no ambiente desktop, etc.
Durante alguns dias do FISL estamos combinando saidinhas descontraídas no fim da noite para bebermos, jantarmos e falarmos sobre o KDE. Há a possibilidade de fazermos um release party durante o FISL. Confirmaremos o evento em nosso stand.
Dia 25:
- Usando o software livre educacional KTurtle nas aulas de Robótica Livre – Juliana Vargas, sala F13 – Robótica Livre, às 11h;
- Mitos e Fatos sobre o KDE – Diogo Leal, sala 41D – Desktop, às 14h;
- Developing apps for multiple devices using Plasma technologies – Sebastian Kügler e Daker Pinheiro, sala 614 – Oficinas II, às 17h [+infos].
Dia 26:
- Quasi-Engine – um framework baseado em QtQuick para o desenvolvimento de jogos 2D – Rodrigo Gonçalves e Roger da Silva, sala 41B – Daemon, às 14h;
- Jogos em Qt – Daker Pinheiro, sala 41D – Desktop, às 15h;
- LaTeX para não-cientistas – Melissa Weber, sala 41F – Desenvolvimento, às 18h [falará sobre o Kile].
Dia 27:
- Plasma Active – Freeing the Device Spectrum – Sebastian Kügler, sala 40T – GNU, às 11h [+infos];
- Qt 5, KDE Frameworks 5 e Vivaldi: o que esperar disso tudo? – Sandro Andrade, sala 41D – Desktop, às 14h;
- Workshop de jogos em Qt – Daker Fernandes, sala 610 – Oficinas 1, às 17h.
Dia 28:
- Socializando com Qt Location – André Viana, sala 41B – Daemon, às 16h.
E não esqueçam, fiquem de olho no perfil KDE Brasil no twitter e identi.ca, no nosso grupo no identi.ca e também em nossa página no Facebook. Iremos atualizar nossa programação, relatar o que está rolando no stand e dar avisos também pelas redes sociais.
Filipe Saraiva: Plasma Active: KDE para Tablets no FISL
23 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaPlasma Active em ação!
Um dos projetos que está chamando bastante atenção na comunidade de software livre em geral atende pelo nome de Plasma Active. Trata-se do “KDE para tablets”, uma nova view do ambiente de trabalho Plasma, que tem versões desktop e netbook utilizadas em computadores convencionais, mas agora adaptada para o ambiente de computação mobile típico de tablets, smartphones, etc.
Esse projeto também traz consigo vários outros projetos-irmãos, que visam construir uma infraestrutura para tablets usando apenas software livre. Entre eles, podemos falar do Vivaldi, o tablet que rodará Plasma Active e que deverá ter seu lançamento agora no segundo semestre de 2012.
sebas
E quem for ao FISL esse ano terá a oportunidade de conhecer de perto esse projeto e assistir a uma palestra com maiores detalhes realizada por um dos desenvolvedores fundadores do Plasma Active. Sebastian Kügler, o conhecido sebas na comunidade do KDE, estará presente e fará a apresentação Plasma Active — Freeing the Device Spectrum na sala 40T-GNU, dia 27 às 11:00h. Estejam lá para conferirem esse projeto inovador na comunidade de software livre!
Mas antes da palestra, na sala 614 – Oficinas II dia 25 às 17:00h, sebas ministrará o mini-curso Developing apps for multiple devices using Plasma technologies, juntamente com nosso amigo brazuca e desenvolvedor do KDE, o Daker. O mini-curso visa ensinar a desenvolver aplicativos multi-dispositivos usando o poder do Plasma e Qt. Trata-se da ideia de levar seu aplicativo para onde quiser – seja computador, tablet, smart-tv, geladeira, etc! Qt é um framework livre muito interessante para esse cenário proporcionado pela computação ubíqua, e quem quiser saber mais terá essa oportunidade interessante durante o FISL.
Gostaria então de reforçar o convite para essas apresentações e agradecer ao pessoal do FISL e ASL por terem se mostrado abertos e dispostos a trazer o sebas ao evento. Valeu mesmo pessoal! Desejo que essa parceria FISL + KDE ainda renda muitos convites para participação de desenvolvedores KDE nos anos seguintes.
E é isso aí pessoal, até o FISL!
Francisco Fernandes: Particle persistence with Krita Annotations
22 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaHello there!
Since we can add grains with physical properties, we can start to work on the hard part: particle selection, collision and animation. However, to do that, we need a way to make the objects created in a stroke to be persistent, since after the paintop is done all objects created during the operation are destroyed.
To do that, we had to find a way to hold a collection of particles and then spread it after the pouring. Thus, I’m using Krita’s Annotations, a feature that make possible to add aditional information to an image, like a comment, or, in my case, the collection of particles.
With that, we can save the image state after the creation/pouring of the grains and load them in a way that make it possible to start the usual painting operations.
However, since the number of particles grows really fast, the pouring mode of the brush will just add the particles and save them in a collection that will be converted in an annotation. This annotation will be reloaded when the user start the spread mode, where we only modify the particles positions and don’t add any new particle on the canvas.
Another feature that we made these days is a private grid partition of the image. This is necessary since the number of particles grows really fast (in a common pouring painting we add from 5000 to 100000 grains), so to speed up particle selection and neighborhood detection, we are using two data structures that holds the particle indices associated with a grid and create a neighborhood relation between them, so we have to retrieve only those inside and near that grid cell.
For instance, given a image, its associated grid is created by taking the canvas width and height and dividing each by the number of rows/columns disired. If the mouse is in the position (gx,gy), we will search the grid index
by taking its position, multiplying by the number of grids and dividing it by the image size:
grid_x_position = number_of_horizontal_grids * gx / image_width
doing the same for the grid vertical position. With that, we initialize a neighborhood relation structure where we will seach for particles to select and do collision, if need to be.
We could search for these particles in the eight neighbors of the cell where the mouse is, but in practice we can reduce it by half, based on commutativity relation between neighbors. Suppose that (gx, gy) are not boundary cells. Them, since a particle i is neighbor of particle j, we only need to search for neighbors in one way only, in our case, the lower-right half of the neighborhood.
Neighborhood search space restriction. |
Witha that, when the mouse moves, we can apply the forces on each particle based on the mouse speed and acceleration and after that, we animate them to have the dynamic feel. For now, the grid creation is based on the image size, but I’m doing the grid customization widget so the user can indicate the number of grids that suits his/hers needs better.
Along with that, I have more few things to fix yet, but I’m enumerating them and soon we will have more details of the situation. Until next time!
Adriel Lucas: Meu AmOOOOOOR ^^
20 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaAracele Torres: A Escola de Pirataria espanhola
20 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO Partido Pirata espanhol em parceria com a Asociación Cultural Tercera Ola criou uma Escola de Pirataria. Não é uma escola oficial, no sentido de que não fornecerá diplomas e títulos reconhecidos. A intenção da Escola de Pirataria espanhola é promover uma educação voltada para a compreensão dos temas contemporâneos relacionados a pirataria e a democratização do conhecimento. Ela oferecerá cursos relacionados ao tema e pretende criar um espaço onde, de fato, se possa produzir uma educação acerca da cultura do compartilhamento. O primeiro curso terá duração de dois dias e começa hoje, apresentando como tema uma introdução às questões filosóficas, éticas, legais, econômicas etc., em torno da pirataria. O programa desse primeiro curso é bem vasto, discute desde software livre até pirataria na primavera árabe, e compreende os seguintes tópicos:
- ¿Qué es la Piratería?
- ¿Qué son los derechos de autor, las patentes y la llamada “propiedad intelectual”?
- ¿Es ética la piratería?
- ¿Es legal la piratería? Problemas legales de la piratería
- ¿Qué son las Licencias Creative Commons?
- ¿Cómo funcionan las sociedades de gestión de derechos?
- Modelos alternativos de distribución de contenidos culturales.
- ¿Qué es el software libre?
- Cómo evitar la censura de Internet.
- Los peligros a la libertad y la neutralidad de Internet.
- Qué es la Ley Sinde, el ACTA, CISPA, Hadopi, etc.
- Cómo compartir archivos en Internet.
- Los futuros posibles de la cultura.
- La piratería como movimiento político y social.
- Piratería en la Primavera Árabe y los recientes movimientos de masas.
- Preguntas, dudas, impresiones.
Os cursos serão gravados e posteriormente disponibilizados para download. Mais uma ótima fonte de informação sobre as discussões atuais acerca da pirataria. E um bom projeto para ser pirateado e colocado em prática aqui no Brasil!
Disponibilizo pra vocês o texto oficial de apresentação da escola que explica melhor as intenções e motivações do projeto. O texto está em espanhol, mas acredito que a compreensão não será difícil:
“La Escuela de Piratería nace para informar y educar a los ciudadanos acerca de uno de los esfuerzos más interesantes y atractivos que se pueden hacer en nuestros tiempos para el desarrollo y la promoción de la cultura, la educación y la ciencia: compartir contenidos digitales para hacer que los frutos de la creación, la reflexión, el estudio y la curiosidad humanas lleguen más allá de donde lo han hecho nunca. Por primera vez en la historia, podemos poner la gran mayoría del conocimiento humano al acceso de toda la Humanidad. Sin discriminación de ningún tipo. Sin censura. Al instante. Gratis.
La Escuela de Piratería es un proyecto abierto de varios miembros de la Asociación Cultural Tercera Ola y del Partido Pirata de España. Todos los que compartan nuestra ilusión por extender la ciencia, la educación y la cultura hasta donde lo permitan nuestros recursos tecnológicos están invitados a sumarse y participar en él. Para colaborar, podeis escribir a escueladepirateria@gmail.com
¿Por qué el nombre “Escuela de Piratería”?
Nos llamamos “Escuela de Piratería” porque queremos ser una escuela. No una escuela oficial de las que expiden títulos reconocidos, sino un lugar donde facilitar información sobre un aspecto básico de nuestra cultura desde un nivel básico hasta un nivel medio, o medio-avanzado. “Piratería” es un término que se ha revivido en los últimos años con el propósito de estigmatizar a quienes comparten contenidos digitales a través de internet. En lugar de luchar contra ese nombre, nosotros lo abrazamos con todas sus consecuencias. ¿por qué? Porque todos somos piratas. Si tienes alguna duda, contesta a las preguntas de nuestro “cuestionario pirata”
¿Alguna vez has descargado archivos de música, películas, series, etc en internet? Ya eres un Pirata
¿Alguna vez has comprado un CD ROM en el TopManta? Ya eres un Pirata
¿Alguna vez has fotocopiado un libro? Ya eres un Pirata
¿Alguna vez has grabado un disco que habías comprado para oírlo en el coche sin pagar el Canon? Ya eres un Pirata
¿Alguna vez has hecho una fiesta con música y no pagaste a la SGAE? Ya eres un Pirata
¿Que en tu boda sonó música y no quisiste pagar a la SGAE? Ya eres un Pirata
¿Has invitado a varios amigos a ver la tele por cable sin pagar derechos de exhibición? Ya eres un Pirata
¿En alguna de tus fotografías o vídeos aparece la imagen de un famoso, o suena una canción y no le pagaste royalties a la discográfica? Ya eres un Pirata
¿Te niegas a que controlen tus comunicaciones? Ya eres un Pirata
¿Te niegas a que el gobierno pueda saber todas las búsquedas que has hecho en Google? Ya eres un Pirata
¿Estás a favor de la neutralidad de la Internet? Ya eres un Pirata
¿Crees que los proveedores de internet y empresas de telefonía deberían estar mucho mejor controladas por los poderes judiciales para que no espíen a sus usuarios? Ya eres un Pirata
¿Crees que los poderes públicos deberían velar porque los proveedores de acceso a Internet no se conviertan en oligopolios de distribución de contenidos culturales? Ya eres un Pirata
¡Bienvenido a la Escuela de Piratería!”