Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


PSL-PI: Lançada edição n.16 da Revista Espírito Livre com colaborações do PSL-PI

30 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Esta edição tivemos participação de Aracele Torres e Filipe Saraiva, membros do Projeto Software Livre – Piauí.

Revista  Espírito Livre - Ed. #016 - Julho 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #016 - Julho 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #016 - Julho 2010

“Sorria, você está sendo filmado…” Esta frase é sempre lida em diversos locais que visitamos, como bancos, supermercados, shopping center, etc. E na internet? Como é atualmente ou como deveria ser? É uma polêmica que gira em torno de diversos aspectos jurídicos, constitucionais, passando pela opinião pública, pedofilia e tantos outros assuntos que se envolvem nos noticiários. Fica aí a pergunta: Ao navegar pela Internet, estou realmente seguro? Estou seguro de quem? Dos bandidos ou dos órgãos reguladores? Questionamentos como estes são por diversas vezes citados nas matérias desta edição, que foi concebida em tempo recorde, afinal, se passaram pouco mais de 15 dias do lançamento da edição de número 15.

Tivemos a oportunidade de trazer 3 conhecedores do assunto principal abordado nesta edição. João Caribé é conhecido por ter dado o pontapé inicial no Mega Não, e como os leitores perceberão, Caribé é bastante enfático no assunto. Trouxemos ainda duas professoras da área jurídica para debaterem assuntos que também nos dizem respeito: Ana Amelia Menna Barreto fala dos novos paradigmas da propaganda eleitoral na Internet, enquanto Sabrina Felizzola Souza aborda os dilemas jurídicos da privacidade na Internet. Além dos entrevistados, vários outros colaboradores da comunidade em geral foram convidados a participar, cada um com sua experiência e especialidade, o que resultou em uma edição única. Thalles Waichert, que é jornalista da editoria de Mídias Sociais do Terra Networks Brasil fala do controle, vigilantismo e resistências nas redes sociais. Alexandre Borba, que já é “da casa”, também trilha por esse caminho. O Deputado Paulo Teixeira, que também é ativista da liberdade na rede e defensor do software livre, defende uma rede sem vigilância. Aracele Torres fala da construção do cidadão normatizado, a partir da vigilância na rede, enquanto Paulo Rená fala de ofensas pela Internet: quatro aspectos jurídicos importantes. Percebe-se que a edição está com um alto teor de debate e discussão, algo natural quando é tratado um assunto de interesse público e bastante comentado atualmente.



Filipe Saraiva: Contagem Regressiva para o KDE SC 4.5

30 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

KDE SC   4.5 Release Counter

E se você está em Teresina, Piauí, estamos preparando um KDE Release Party para a próxima semana. Interessado, deixe um comentário abaixo e fique de olho em kdepi.




Filipe Saraiva: Contagem regressiva para o KDE 4.5

30 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

KDE SC  4.5 Release Counter

E se você está em Teresina, Piauí, estamos preparando um KDE Release Party para a próxima semana. Interessado, deixe um comentário abaixo e fique de olho em kdepi.



Regis Pires: Um pouco sobre o Hadoop

29 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Hadoop é uma coleção de projetos criados para prover uma infraestrutura adequada à manipulação de dados distribuídos. Ele é mais conhecido por sua implementação do MapReduce (modelo e ambiente de execução para processamento de dados distribuídos) e pelo seu sistema de arquivos distribuídos (HDFS – Hadoop Distributed File System). Além disso, é um projeto Apache implementado em Java e que tem como principal patrocinador o Yahoo!

É interessante observar que o Hadoop é inspirado nos artigos clássicos do Google sobre MapReduce e GFS (Google File System).

O projeto foi originalmente criado por Doug Cutting, que também é o criador do projeto Apache Lucene, uma biblioteca de busca em texto amplamente usada. O Hadoop se originou no projeto Apache Nutch, um buscador open source que também faz parte do projeto Lucene. Em 2006, estes projetos foram fundidos em um novo sub projeto do Lucene chamado Hadoop (nome do elefante amarelo de pelúcia do filho de Doug). Nesta mesma época, Doug Cutting entrou para o Yahoo! que forneceu recursos e um time para tornar o Hadoop um sistema completo para trabalhar com grandes volumes de dados distribuídos.

Em 2008, o Yahoo! anunciou que o seu index de páginas web era gerado por um cluster de 10.000 máquinas rodando Hadoop.
Em 2009, Doug Cutting deixou o Yahoo para trabalhar na Cloudera, que também usa o Hadoop. Na Cloudera, ele passou a trabalhar com alguns excelentes ex-engenheiros do Google e Facebook.

Hoje empresas como Facebook, Last.fm, Twitter e até mesmo IBM, Google e Microsoft usam o Hadoop. A Microsoft comprou o motor de busca Powerset que já usava o Hadoop. IBM e Google anunciaram uma iniciativa em 2007 para fornecer infraestrutura para uso do Hadoop pelo meio acadêmico.

Referências:
Introdução ao Hadoop Parte II : Uma breve história do Hadoop
Why The Brain Behind Hadoop Left Yahoo
Hadoop: The Definitive Guide (MapReduce for the Cloud)




Regis Pires: Aprendendo inglês através de piadas

25 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Já imaginou aprender inglês através de piadas? Isso não é uma piada, mas a proposta do English For Reading (EFR), que é uma lista especialmente criada para aperfeiçoar o inglês de pessoas que possuem o português como língua nativa.

O principal objetivo da lista é oferecer, em pequenas doses, textos que permitam aumentar o conhecimento do vocabulário da língua inglesa, dia a dia, sem muito esforço e de forma leve e divertida.

Ao cadastrar o email, passamos a receber gratuitamente uma pequena piada ou citação em inglês todo dia.
O cadastro pode ser feito no endereço: http://www.aprendendoingles.com.br/
Em um ano, este pequeno esforço diário pode vir a fazer uma grande diferença.

E para quem quiser ir além da leitura, é possível receber o áudio das piadas gravado por um nativo da língua inglesa pagando R$ 56,00 por ano através do endereço: http://efrl.idph.com.br/
Praticando um pouquinho a cada dia, não deixamos a mente “enferrujar”.

Alguns outros materiais muito interessantes:
Palavras mais comuns em inglês“se você conhece estas 250 palavras você já conhece aproximadamente 60% de qualquer texto em inglês” – clique no link para entender como a pesquisa que chegou a essa conclusão foi realizada.
As 1000 palavras mais usadas em inglês- correspondem a 99,25% de todas as palavras encontradas no experimento das palavras mais comuns em inglês.
Livro Aprendendo a Aprender – eBook sobre o aprendizado em geral e também sobre o aprendizado da língua inglesa.

E ficam aqui os meus parabéns ao Rubens Queiroz de Almeida por elaborar e disponibilizar todo esse material!!!




Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste