Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Regis Pires: Agile Piauí

15 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Agile Piauí ocorrerá no mini-auditório do IFPI em Teresina nos dias 21 e 22 de julho de 2010. Terá palestras sobre o framework VRaptor 3, TDD (Test Driven Development), além de um Coding Dojo. O evento está sendo realizado pelo IFPI e contará com a participação de José Donizetti da Caelum.

Mais informações em: http://lims.ifpi.edu.br/?p=92




Regis Pires: Google App Inventor: programe para Android encaixando as peças

13 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Google AppInventor é uma IDE para criação de programas para Android que utiliza-se de peças como de um quebra-cabeças para facilitar a programação. Semelhante ao que fazemos com o Scratch. Existem peças para praticamente todo tipo de tarefa do Android.

Ele tem raízes no projeto Open Blocks que por sua vez está relacionado ao projeto Scratch, ambos do MIT. O Open Blocks é fruto da tese de doutorado de Ricarose Roque.

Vejam o vídeo:

Desse jeito, até a vovó vai implementar aplicações para Android!

Confira as imagens: http://appinventor.googlelabs.com/about/
Documentação, exemplos e vídeo: http://appinventor.googlelabs.com/learn/index.html

Para testar o beta é necessário inscrever-se: https://services.google.com/fb/forms/appinventorinterest/

Mais informações em:
http://appinventor.googlelabs.com/about/
http://www.linuxinsider.com/story/Google-Makes-Everyone-an-Android-Dev-70393.html

Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1278994378.html




Chicao Fernandes: Alternando as fontes de midias, parte 1: a blogosfera musical brasileira.

9 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sempre estou procurando material novo de musica. Eu gosto de ouvir ao menos duas ou três vezes ao dia uma mesma musica, de diferentes estilos, discos de autores desconhecidos, clássicos do rock, musica brasileira alternativa ou até mesmo, dependendo, musica de "mercado". O ponto fica onde ir atrás de material. Vez por outra eu ouso escutar radio (não as radios de internet, as famosas estações AM/FM) e vejo o quanto é degradado o que se toca nelas. Tem gente que gosta de ouvir o atual estilo predominante de forró, mesmo sendo uma musica apenas de dança, com letras degradas, mal formuladas ou plágios de si mesma. Como dizemos por aqui, fica "truando" nas ondas.


Então como saber se algo novo lhe agrada, se tudo que lhe chega é algo ja batido e massificado? Os contatos dos artistas com as redes de comunicação raramente se da por mérito qualitativo. Sempre é alguma indicação ou mesmo publicidade direta, acarretando em uma absorção auditiva por insistência. O ouvido não é como os olhos em que a gente pode simplesmente fechá-los para algo desagradável. Dai o nosso ouvido acaba sendo pinico mesmo. Nesse contexto, a internet é o santo Graal dos apreciadores da boa musica.

Creio que já vai fazer cerca de 8 anos em que todo acervo musical que aprecio provêm da internet. O fato de você apreciar um certo estilo e poder se manter conectado ao que há de novo nele é o que traz de tão positivo nesse contexto de redes. Serviços como o Last.fm, Magnitude, dentre outros, se fixaram e provaram ser uma boa fonte de quem tem um gosto aquém do que se diz popular. Muitos artistas, grupos, bandas e projetos conheci fuçando na web. Desde os meus tempos de metal (ou metais, pro tanto de variações que tem) até hoje a internet veio modificar o modo de encontrar algo que tem um foco, uma direção a ser seguida. Ao abordar esse quesito, a blogosfera brasileira se mostra extremamente articulada.

O Brasil é um país onde a musica agrega um forte senso de identidade e a blogosfera brazuca mostra essas caras da maneira que elas são. Encontrar materiais da psicodelia nordestina, reggae maranhense, pop gaucho ou materiais antigos deixou de ser um desafio pra quem mora em locais remotos aos centros desses estilos. Um caso é o 360Grauss, em que o foco em materiais de jazz, blues e rock classico, me levou a conhecer o cenário blues brasileiro, que eu não conhecia até alguns anos atrás. Um outro exemplo é o Eu Ovo, que sempre traz cds e discos juntamente com uma resenha, sendo que não são materiais batidos ou de facil acesso. Um post recente, por exemplo, em clima de copa, trouxe materiais de musica sul-africana. Não me lembro de um programa televisivo abordar tamanha preciosidade.

E o mais interessante é ver o quanto eles são articulados. Em vários destes blogs pode-se conhecer outros que abordam estilos completamente diferentes ou que buscam um publico externo ( exemplo do Loronix, em que boa parte dos visitantes são do exterior). Ou seja, foi criada uma rede forte de pessoas que fazem a diversidade da musica brasileira aparecer. Alguns vão além e acabam por participar de outras redes, no caso do Brazilian Nuggets que tem um programa na radio Web Underground, todo domingo às 22h.




Regis Pires: Curso de Python Gratuito

8 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Um curso gratuito de Python está sendo ministrado pelo Magnun e disponibilizado no site Under-Linux.
Atualmente o curso conta com quase 40 aulas e uma nova aula é disponibilizada a cada semana.
Para mais detalhes acesse: http://under-linux.org/curso-de-python-gratuito-no-under-linux-1266/




Regis Pires: Experiências educacionais inovadoras em série sobre educação

8 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Achei bastante interessantes os vídeos da série “Ser ou Não Ser – Educação” com a filósofa Viviane Mosé. Essa série foi exibida no Canal Futura e apresenta experiências educacionais inovadoras pelo Brasil afora.
Também são levantados vários questionamentos sobre a educação atual.
O quinto vídeo da série apresenta a experiência da Escola da Ponte em Portugal.

O sexto vídeo trata da Escola Municipal Amorim Lima em São Paulo, que se inspira na Escola da Ponte.
Também mostra falas de Rubem Alves, José Pacheco, entre outros educadores.
Vale a pena conferir…

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Vídeo 7




Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste