O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Eu sou um Mago!
29 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaBem, na verdade é só uma expressão. =D
Dia 27 de maio de 2013 me tornei oficialmente um empacotador no Mageia, distro Linux baseada no Mandriva. A data marca a criação de uma conta com acesso ao repositório dos pacotes e ao build system da distro para mim.
Comecei a contribuir com o Mageia desde os primeiros dias do projeto, traduzindo o manifesto para português. Desde então ajudei em fóruns, IRC, listas de discussão, consegui mirrors de alta disponibilidade no Brasil, divulguei matérias nos portais de notícia de software livre no país, e fiz mais trabalhos de promoção. Entretanto, eu queria disponibilizar software pro Mageia, pois esse é um trabalho bastante técnico que sempre tem demanda e nem todos podem contribuir.
Para me tornar empacotador tive que participar de um programa de tutoria onde fui orientado pelo amigo português José Jorge, ou zezinho para os íntimos. Aprendi muito com ele sobre a arte de criar pacotes RPM. Obrigado zezinho!
Apesar de só ter conseguido a conta agora, os pacotes que fiz já estão disponíveis no Mageia 3, lançado há poucos dias. Estou empacotando o SWI-Prolog e o abnTeX2, e pretendo continuar a manter mais softwares de cunho científico e algumas coisinhas do KDE, como temas e plasma applets. E bem, talvez algumas coisas que gosto/uso, como o jogo Cave Story, e o gerenciador de backups WBFS, Wiithon.
Fica então meu relato e uma espécie de convite: se você tem proximidade com a área técnica de desenvolvimento de software, considere seriamente a possibilidade de contribuir para alguma comunidade de software livre nessa área. Assim você auxilia diretamente na qualidade e melhoria do produto, trabalhando em uma área bastante crítica e específica, onde nem todos podem contribuir.
Mageia 3 is out!
20 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaIn the night of May 18, mages, sorcerers, witches, and fairies took from the cauldron the new stable release of Mageia, now in your third version.
Mageia is a community Linux distribution based on Mandriva. This version have several softwares in their recent versions: KDE 4.10.2, GNOME 3.6, XFCE 4.10, Linux 3.8, systemd 195, rpm 4.11, LibreOffice 4.0.3, and more.
This release is dedicated to Eugeni Dodonov, former employer in Mandiva and a great free software developer. In your last work, Dodonov was in Intel developing a better integration between Intel graphics cards and Linux kernel. Dodonov died very young. He was cycling when was hit by a car. This accident happened in Sao Carlo city, Brazil, in 2012.
This release is special for me because the packages that I am the maintainer are available for Mageia users now. I am packing SWI-Prolog and abnTeX2. I intend make packages for scientific softwares and KDE stuff like themes and plasma applets. And, maybe, make a package to Cave Story because it is a beautiful game and everyone must play it! =)
Release notes, download link, tutorials to update from Mageia 2, and more news are here.
Mageia 3 saiu do caldeirão
19 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaE na noite do dia 18 de maio diversos magos, feiticeiros, bruxas e fadas tiraram do caldeirão colaborativo onde todos mexem a colher a nova versão estável da distribuição Mageia, agora em sua terceira encarnação.
Mageia é uma distro comunitária criada a partir de um fork do Mandriva. Essa versão conta com boas novidades, com softwares em suas versões mais recentes: KDE 4.10.2, GNOME 3.6, XFCE 4.10, Linux 3.8, systemd 195, rpm 4.11, LibreOffice 4.0.3, e mais.
O lançamento é dedicado à memória de Eugeni Dodonov, que foi gerente de desenvolvimento do Mandriva e teve contribuições significativas para o software livre em geral. Em seus últimos trabalhos, Dodonov estava alocado na Intel desenvolvendo uma melhor integração entre as placas gráficas da empresa e o kernel Linux. Dodonov nos deixou muito cedo, fazendo parte da triste estatística dos ciclistas que perderam a vida em acidentes automobilísticos. A fatalidade ocorreu nos arredores da cidade de São Carlos, em 2012.
Este lançamento também é especial para mim pois os primeiros pacotes que comecei a manter no Mageia agora estão disponíveis para o público na versão estável. Estou empacotando o SWI-Prolog e o abnTeX2, e pretendo continuar a manter mais softwares de cunho científico e algumas coisinhas do KDE tipo temas e plasma applets. E bem, talvez o Cave Story, porque ali é um belo jogo que todos merecem conhecer! =)
As notas de lançamento podem ser conferidas em português ou inglês. Lá também é possível encontrar links para download e como atualizar o Mageia 2 para esta nova versão.
Downloading SRPM build requires using urpmi
5 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaSeveral Linux distributions have specific commands to download build requires of a package. For example, Debian and its derivatives have apt-get build-dep; in OpenSUSE is zypper si -d; Fedora have yum-builddep; etc.
There is in Mandriva and derivatives distros using urpmi a command to do this too! But it is mandatory to link the package SRPM source.
The command is:
urpmi –buildrequires <package.src.rpm>
Remember, there are two hyphens in buildrequires option. You must to substitute <package.src.rpm> for the src.rpm package address. For example, to download Choqok build requires you uses::
urpmi –buildrequires ftp://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/core/release/choqok-1.3-5.mga3.src.rpm
To find the SRPM package you must visit a repository of your distro and copy the complete package name. For example, there is a Tier 1 repository to Mageia in C3SL, the link is http://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/.
Baixando dependências de compilação de pacotes SRPM via urpmi
5 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários aindaComo usuário Mageia e contribuidor de um pequeno conjunto de softwares livres, sempre injevei as distribuições que disponibilizavam comandos específicos para baixar os requisitos de compilação de determinados pacotes. Por exemplo, na distro Debian e suas crias temos o apt-get build-dep; no OpenSUSE há o zypper si -d; no Fedora existe o yum-builddep; e por aí vai.
Mas a verdade é que distribuições baseadas no Mandriva, que utilizam o urpmi como gerenciador de pacotes, também dispõem de um comando com essa finalidade. A diferença é que, neste caso, você precisa apontar para o pacote SRPM do software que quer baixar as dependências. E esse pacote pode estar em um repositório remoto.
O comando é:
urpmi –buildrequires <package.src.rpm>
Lembre-se que são dois hífens na opção buildrequires. Substitua <package.src.rpm> pelo endereço do pacote src.rpm que você quer baixar as dependências. Por exemplo, para baixar as dependências do LibreOffice faça:
urpmi –buildrequires ftp://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/core/release/libreoffice-4.0.2.2-4.mga3.src.rpm
Para navegar nos pactes SRPM você deve visitar o repositório de sua distro e pegar o nome completo do pacote por lá. Por exemplo, para a distro Mageia há um repositório Tier 1 no C3SL, na página http://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/.
Seria legal que páginas de compilação de softwares mostrassem essa alternativa de download de requisitos, pois há um número considerável de distros que utilizam urpmi, por exemplo Mandriva, Mageia, PCLinuxOS, ROSA, Unity-Linux e outros. De qualquer forma, fica a dica para os desenvolvedores que trabalham com essas distros.