Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Marvin Lemos: 10 things to do after installing Ubuntu 11.04

2 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

So you’ve downloaded or upgraded to the latest release of Ubuntu[bb] – the nominal Natty Narwhal – but what now?

As is now tradition around these parts, we present you with a list of 10 post-install tips/ideas to make your time with the Narwhal less of a splash in the deep end and more of a serene swim…

Full article HERE.



Marvin Lemos: Robô dá primeiros sinais de consciência

1 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ela ainda não é um robô[bb] no sentido comum do termo, porque ainda não tem um corpo.

Mas é o que mais aproxima até hoje daquilo que se poderia chamar de uma “mente robótica”.

O programa, projetado para ser usado para animar um robô, conseguiu pela primeira vez completar testes padronizados de avaliação do estado de alerta, ou estado de consciência, no mesmo tempo gasto por humanos.

O nome dessa “consciência robótica” é LIDA, uma sigla para Learning Intelligent Distribution Agent, agente de distribuição inteligente do aprendizado, em tradução livre.

LIDA é filha de Stan Franklin, da Universidade[bb] de Memphis, com uma “participação especial” de Bernard Baars, do Instituto de Neurociências de San Diego e Tamas Madl, filósofo da Universidade de Viena, na Áustria.

Leia o artigo completo AQUI.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br



Filipe Saraiva: Maio, nosso Maio

1 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje comemoramos o dia do trabalhador – e não o dia do trabalho -, uma data marcada por lutas sociais que emergem da situação pela qual passam os trabalhadores do mundo, situados num sistema onde sua produção enriquece o patrão, e apenas uma ínfima parte do seu esforço mensal é revestida a seu interesse.

O capitalismo pode ter mudado no decorrer do tempo, tornou-se mais maleável, a situação do proletário hoje não é a mesma daquela vista durante a emergência da revolução industrial. Entretanto, a máxima do parágrafo anterior continua a valer sem qualquer alteração.

Apesar da imutabilidade do cerne do sistema capitalista, a grande parte dos trabalhadores hoje pouco fazem o enfrentamento político/social de importância histórica do movimento operário. Ao contrário, o que vemos hoje são os sindicatos atrelados aos governos, aos partidos ou aos patrões, alienando os demais trabalhadores através da cooptação das lideranças sindicais. A maior “manifestação” dos operários no dia do trabalhador, hoje, tem seu auge nas grandes festas e bingos das centrais sindicais na Av. Paulista.

É neste contexto que o curta animado “Maio, nosso Maio“, produzido pelo farid da gunga (grupo que trabalha a produção nos ideais da economia solidária), vem em boa hora. O curta, todo produzido utilizando software livre, rememora a importância histórica do movimento operário, o que significa o dia do trabalhador, como ele surgiu.

Ao fazer isto, o video apresenta o grande distanciamento que é parte do movimento operário hoje e o que ele significou/representou em seu nascimento.

Sem mais delongas, curtam bastante o curta:

Maio, Nosso Maio from farid on Vimeo.

Feita com Software Livre e em um processo coletivo, a animação “Maio Nosso Maio” apresenta de forma leve e compromissada uma leitura histórica que resgata o sentido original do Dia dos Trabalhadores.

 

Para quem estiver mais interessado no tema, sugiro também o texto do meu amigo Salathyel, postado aqui anos atrás: Dia do Trabalho Não! Dia do Trabalhador!



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste