Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


DNS: Bind não consegue resolver os nomes de alguns sites (DICA)

2 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda





Galera, hoje vou mostrar para vocês como resolver um determinado problema de DNS, quando ele não consegui resolver o nome de determinados sites. A situação é a seguinte: Numa determinada rede tinha funcionando o bind9 como dns interno e um dns externo só q no REGISTRO.BR. porém quando eu acessava alguns sites (ex: github.com, assembla.com) estes ficavam inacessíveis dando um erro de dns (ERR_NAME_RESOLUTION_FAILED). Depois de uns 2 dias pesquisando, eu encontrei a solução. 


No arquivo named.conf, tinha a seguinte configuração:



query-source port 53


Isso quer dizer que a porta de saída do dns e do cliente eram a mesma, o que normal seria de 1024 para cima. Isto seria importante se algum firewall tivesse bloqueando as solicitações, assim o bind era avisado para publicas as requisições externamente à porta 53 e não de qualquer outra porta acima de 1024.

Solução adotada: apenas removi (comentei) a linha onde estava a configuração e o problema foi resolvido, todos os sites que estavam com problemas voltaram a funcionar.



Valeu galera!
Fontes:



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste