O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Regis Pires: O idealizador da Web e a próxima Web: Linked Data
30 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaAtualmente o foco dos meus estudos tem sido sobre Linked Data (Dados Vinculados).
A Web hoje não é somente um espaço global de documentos, mas também de DADOS.
Linked Data basicamente é um conjunto de princípios e boas práticas para publicar e consumir dados estruturados na Web.
Uma interessante introdução ao assunto é essa mini-palestra (~15 min) do próprio idealizador da Web e diretor geral do W3C, Tim Berners-Lee:
Há 20 anos, Tim Berners-Lee inventou a Word Wide Web. Em seu próximo projeto, ele está construindo uma rede que vai vincular os dados, que fará aos números o mesmo que a Web fez com as palavras, imagens e videos: Libere seus dados e reestruture a forma de utilizá-los.
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/tim_berners_lee_on_the_next_web.html
A palestra está em inglês, mas é possível ativar legendas em português.
Vale a pena conferir…
Lucas M.A.C.: Squid – Instalação e Configuração
28 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários ainda- Ok chefe! OH WAIT!!!
- Meu Deus, o que eu faço?? Squid?? #Fuuuuuu... oO
- Bloquearam a Internet?? Oww, queria tanto acessar meu Orkut!!! =P
OBS¹.: Isso é feito para preservar o arquivo original, no caso de uma (Deus me Livre!!) possível pane, e para eventuais consultas que possam ser feitas ao mesmo.
Salve o arquivo e saia do editor.
OBS².: O 'ponto' antes do Nome do Domínio, determina que, todo o domínio e sub-domínios estão liberados.
Salve o arquivo e saia do editor.
Salve o arquivo e saia do editor.
Reinicie o processo do Squid:
Pronto! Agora o Squid tá 'funfando legal'! =)
Lucas M.A.C.: lucasmac@blog:# /etc/init.d/blog start
27 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaSejam bem vindos ao Blog do LucasMAC.
Esse blog, tem como objetivo, ser um 'Diário de Bordo', onde armazenarei minhas Descobertas, Dúvidas e Pesquisas no Incrível Universo do Linux. Porém, isso não significa que outros assuntos não serão tratados... =]
Nas páginas acima, você pode encontrar informações Úteis sobre o Linux, como História, Principais Distros, Comandos básicos...
Sinceramente, espero que gostem.
P.S.: Não pensem que esse 'MAC' é alguma referência a Apple não, trata-se apenas da abreviação do meu nome! =P
Pesquisadores avançam na tecnologia de ‘biobateria’
27 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários ainda“(…)este processo é um passo crucial para termos nos microrganismos uma futura fonte viável de eletricidade.”
Veja em: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-05/avanco-biobateria.html
Livro Rails 3 Way de Obie Fernandez
27 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaUm excelente livro sobre Rails é o Rails 3 Way de Obie Fernandez. O livro de 768 páginas é bastante completo, mas não é um livro introdutório sobre Rails. Ele está voltado para usuários avançados.
É uma verdadeira referência que todo bom desenvolvedor Rails deveria estudar com bastante empenho.
O livro expressa alguns pontos de vista bem fortes do autor, como deixar totalmente de lado Test::Unit e erb em favor de RSpec e Haml, respectivamente.
Assuntos tratados na ordem em que aparecem no livro: Configurações do Rails (bundler, ambientes, etc.), roteamento, REST e sua implementação no Rails, Models, Controllers, ActiveRecord, ActiveRecord Avançado, Views, Helpers, Ajax on Rails, Gerenciamento de Sessões, Autenticação (aborda Authlogic e Devise), ActiveResource, ActionMailer, Cache, Performance, Testes com RSpec, melhorias de performance usando mecanismos internos do Rails, plugins, processamento em background (Delayed Job, Resque, Rails Runner).
Mais informações em:
http://www.rubyinside.com/review-of-the-rails-3-way-obie-fernandez-4080.html
http://nithinbekal.com/2011/review-the-rails-3-way-obie-fernandez/