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Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Francisco Fernandes: Códigos de Visão Computacional com C++ e OpenCv

1 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Semestre passado paguei uma disciplina de Visão Computacional aqui no mestrado. Disciplina bem interessante, com assuntos variando de conhecimento introdutório de processamento de imagens a interação com elementos robóticos.

Imagem de uma coruja com os filtros de Frei-Chen aplicados.
Foi uma das disciplinas mais puxadas do mestrado, com trabalhos de implementação semanais exigindo entrega de relatórios justificando teoricamente o que foi feito e os resultados obtidos ao longo dos experimentos. No entanto foi uma das disciplinas mais empolgantes que paguei aqui na UFRN. Os laboratórios de robótica tem vários projetos em andamento, como futebol de robôs, visão estereoscópica e um sistema de voo de quadricópteros. Interagir com o pessoal que estava tocando esses trabalhos foi de um aprendizado sem igual.

Eu estou disponibilizando os códigos dos trabalhos principais que fiz ao longo da disciplina, já com alguns arquivos de plotagem no meu repositório do Gitorious. Não me lembrei de refatorar cada projeto, mas cada um é auto contido, com funções e variáveis mnemônicas, de forma que se o leitor tiver o conhecimento teórico do assunto, a leitura do código fica bem fácil. Foram utilizadas várias referências, mas  o principal foi o livro Introductory Techniques for 3D Computer Vision, do Emmanuele Trucco.

Tenho planos de reescrever os fontes com vários comentários e inserir notações em Doxygen, pra depois gerar uma documentação útil. Quem sabe posso precisar disso em trabalhos futuros. O código está com a licensa BSD (aproveitando a licença do OpenCV) e  caso queira contribuir com ele (tipo, adicionando os comentários que eu não fiz :), deixe um comentário neste post que depois entro em contato.








Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste