Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Regis Pires: Aprendendo algoritmos de ordenação através de danças típicas

15 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Vejam que original esses vídeos que simulam alguns algoritmos de ordenação através de danças típicas:
http://blog.makezine.com/archive/2011/04/data-sorting-dances.html

Adorei essa idéia que aconteceu numa universidade da Romênia.
Já pensaram numa quadrilha nesse estilo computacional?
Seria uma forma bem diferente e divertida de aprender.




Filipe Saraiva: Conheça o projeto #EuSouGay

14 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Colaboração para o projeto #EuSouGay – na foto da esquerda para a direita, eu, @araceletorres e @danielmario2

 

Estamos vivendo um clima tenso no país. Crimes contra homossexuais e demais minorias sempre existiram, mas recentemente houve um crescimento desproporcional nestes atos. Vemos na TV deputados, abertamente, se declarando homófobos e racistas. Na principal avenida comercial da maior cidade do país (e, aliás, uma das maiores do mundo), gays são espancados semanalmente. Tivemos recentemente a divulgação de um movimento declaradamente anti-nordestino em São Paulo. E, para completar, um manifesto de nazi-fascistas.

Para fazer um movimento de repúdio a esta situação, um grupo de pessoas lançou o projeto #EuSouGay. A ideia é que pessoas que estejam de saco cheio com a brutalidade destes dias, demonstrada através de todas as formas de preconceito, mostrem a cara e divulguem que apoiam as iniciativas que visam superar essa situação, que está levando medo, preocupação e, pior de tudo, morte e violência para as pessoas que se enquadram nestes grupos, vítimas disso tudo.

Então, apesar do mote da campanha #EuSouGay, busca-se incluir na mesma negros, nordestinos e demais vítimas desse tipo de preconceito, humilhante e violento.

Você pode ler o manifesto e saber como participar aqui. Informações sobre o mote maior da campanha está neste link.

Como um ato da sociedade civil, convido você leitor, que também está horrorizado com essa situação: participe da campanha e vamos mostrar que ainda somos um país saudável, que respeita as diferenças e não se entrega ao ódio, intolerância e violência, como vem acontecendo nestes últimos tempos.

Preconceito e a intolerância matam.



Marvin Lemos: II Jornada Científica De Sistemas de Informação – FAP/PI

12 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Será realizada, nos dias 14 e 15 de abril de 2011, a II Jornada Científica de Sistemas de Informação da Faculdade Piauiense (FAP), em Paranaíba, PI. Uma ótima oportunidade para estudantes e profissionais de computação e áreas afinas que desejam ficar sintonizados com as novas tendências e pesquisas realizadas na áreas da computação e tecnologia, de modo geral. Na ocasião, irei ministrar uma oficina, junto com meu amigo Francisco Marcelino, sobre Redes de Sensores Sem Fio com Hardware Livre (Arduino[bb]).

Segue, abaixo, a programação;

Programação:

14 de ABRIL

(Manhã e Tarde) – Sala de Aula – Faculdade Piauiense
Oficina A – Introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis com Android
Ministrante: Nécio de Lima Veras – IFPI/Parnaíba

(Noite) – Auditório – Faculdade Piauiense

Palestra I – às 18h30min
Tema: Dispositivos móveis no auxílio ao diagnóstico de problemas da visão
Palestrante: Erick Baptista Passos – IFPI/Teresina

Palestra II – às 20h30min
Tema: Computação Autonômica e suas Aplicações
Palestrante: Francisco José da Silva e Silva – UFMA/São Luís

15 de ABRIL

(Manhã e Tarde) – Sala de Aula – Faculdade Piauiense
Oficina B – Redes de Sensores sem Fio com Hardware Livre
Ministrante: Francisco Marcelino Almeida de Araújo – IFPI/Parnaíba e Marcus Vinicius de Sousa Lemos – CET/Teresina

(Noite) – Auditório – Faculdade Piauiense

Palestra III – às 18h30min
Tema: Introdução a Projeto de Sistemas Embarcados
Palestrante: Ivan Saraiva Silva – UFPI/Teresina

Palestra IV – às 20h30min
Tema: As pesquisas em Robótica no Brasil
Palestrante: André Macêdo Santana – UFPI/Teresina

Inscrições
Até dia 14 de ABRIL

Locais de Inscrição

COORDENAÇÕES DE CURSO DE INFORMÁTICA (FAP, IFPI, UESPI, CEEP, SENAI)
SETOR DE PROTOCOLO DA FAP/Parnaíba


Marvin Lemos: Back to the Future in 8-bits

10 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Back to the Future[bb] in 8-bits:



Filipe Saraiva: Proposta submetida ao GSoC: Suporte ao Scilab no Cantor

10 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O prazo de submissão de projetos ao Google Summer of Code (GSoC) 2011 acabou. Agora, irei falar brevemente sobre minha proposta – que, na verdade, já  apareceu como sugestão em outra edição do GSoC.

Scilab é um dos principais ambientes científicos de programação matemática em software livre disponível no mercado, uma alternativa de qualidade comparável ao ambiente proprietário Matlab. Seu desenvolvimento inicial deu-se em 1990, promovido por pesquisadores ligados às instituições francesas INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) e ENPC (École Nationale des Ponts et Chaussées).

Em 2003 foi criado o Scilab Consortium, para promover o Scilab como um software científico de referência para a academia e a indústria.  Scilab é utilizado por diversos centros de pesquisa, indústrias e universidades ao redor do mundo, em pesquisas tão diversas quanto processamento de sinais, simulação de dinâmica de fluídos, otimização combinatória, simulação de aprendizado de máquina, entre outras.

Cantor – screenshot por Alexander Rieder

Cantor é um software científico do KDE SC que serve como interface gráfica para softwares de processamento matemático, a partir de uma estrutura de plugins que fornece backends para estes. Atualmente, Cantor suporta o uso de Kalgebra, Sage, Maxima, R e GNU Octave.

O grande interesse para o uso de Cantor está na possibilidade de trabalhar a programação científico- matemática em um ambiente moderno, com funcionalidades disponíveis como impressão de código, trabalhar em múltiplas abas, ter disponível um editor de textos com destaque de sintaxe, auto- complete e mais funções presentes a partir das tecnologias do Qt e KDE.

Então, a presente proposta objetiva criar um backend para o Scilab no Cantor, promovendo assim o suporte a este ambiente matemático neste software de cunho científico do KDE. Assim, daremos ao Cantor ainda mais visibilidade na comunidade acadêmica e industrial de programação matemática, como uma alternativa consistente e flexível de interface gráfica para os principais ambientes de programação matemática disponíveis, em especial para o Scilab que é um dos mais utilizados e reconhecidamente de qualidade indiscutível entre os demais disponíveis no mercado.

Para prover embasamento para a proposta, eu desenvolvi código em C++ puro que chama Scilab para execução de tarefas. Eu uso a API Scilab chamada call_scilab para fazer esse trabalho. Isto serve apenas para demonstrar que é possível desenvolver o backend através da API Scilab.

Por exemplo, vamos definir uma matriz “x” em Scilab com 100 elementos (clique na figura para aumentar a imagem):


e agora, em C++ utilizando call_scilaband. No lado esquerdo você tem o código; no lado direito, a execução do programa:

Beleza, funcionou! Agora, nós executaremos uma operação matemática com nodas definições e atribuições de variáveis (y = 2 * x; z = 2 * x + 3 * y). Primeiro, no Scilab:

Agora, no código C++:

Finalmente, nós desenharemos o gráfico de “z”. No Scilab:

E, usando o código C++:

Bem, o desafio agora é pegar isto e implementar em C++ com Qt, desenvolvendo de acordo com a padronização de código no Cantor. Outro desafio também será a geração de gráficos no Scilab, mas eu já coloquei uma alternativa de desenvolvimento no projeto que enviei ao GSoC.

Eu estou com muita expectativa sobre a possibilidade de trabalhar com duas comunidades de software livre (KDE e Scilab) no GSoC. E, certamente, este projeto será meu filhote no KDE! :-D

Estou torcendo aqui! Valeu pessoal!



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste