O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Aracele Torres: First Day at LaKademy: very cold and hard work
28 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaHello everybody!
We are in Porto Alegre for the first LaKademy! The first day of activities was yesterday and we started working early in the morning. In the photo below we are hacking in the living room of the hostel, a very relaxed and warm place. That’s good because here is very cold! =)
Our hackerspace!
Every one is working in their area of interest, but everybody will work in the promo section. My area is translation and I’m translating the TechBase page. I also intend to work in restructuring the KDE Brazil wiki together with @filipesaraiva , @camilaraw , @diogoleal , and @vitorboschi.
The other hostel guests must be thinking we are freaks because we spend all day in front of computers and just drinking coffee. Very funny situation! =) Sometimes we even forget to eat because we are working hard. We forget to eat but never forget to drink so every night we go out to drink a beer and come back more inspired to hacking. =)
So the work just started!
Follow the hash tag #lakademy for more news.
Until next! =)
Dann Luciano: abnTex no Mac OS X
28 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaPara instalarmos o abnTex
primeiramente precisamos ter o
MacTex instalado no mac.
Depois basta executar o conjunto de comandos no Terminal.app.
wget http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5337/abntex-0.9-beta2.tar.gz
# or
curl http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5337/abntex-0.9-beta2.tar.gz -o abntex-0.9-beta2.tar.gz
tar -xzf abntex-0.9-beta2.tar.gz
sudo cp -r abntex-0.9/ /usr/local/texlive/2011/texmf-dist/tex/latex/
sudo texhash
Na primeira ou na terceira linha baixamos a versão mais recente do
abnTex, que apesar de estar em uma versão Beta possui uma boa
estabilidade.
Na quarta linha descompactamos o arquivo baixado.
Na quinta linha copiamos os arquivos necessários para a pasta padrão de instalação do MacTex.
Na sexta linha atualizamos a base de pacotes do Tex.
Qual duvida, critica ou sugestão não deixe de comentar.
Francisco Fernandes: Spread ALL the sand in the GSoC 2012
28 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaHello Fellows!
It’s kind of late, since the result came this Monday, but I want to notify that my proposal was accepted for this year Google Summer of Code!
Krita have a lot of awesome brushes, whose is fun to play with (checkout this KDE forum thread to see the works that artists have done using it), so I wanted to do something that could be a nice new feature. Then, I proposed a sandpainting brush for Krita.
After I saw some videos of this type of art, I was a bit lost of how I could accomplish such a beautiful effect on a canvas. I searched through the web about similar effects and particle system in game engines is the closest concept. However, most particle systems do not deal with the singularities of granular particle system. Sometimes sand acts like fluids and sometimes acts like a deformable solid. So sand simulation it’s not very similar to particle systems used to simulate fluids like water.
But eventually, I found the exact concept that I was looking for : computational granular dynamics, used in the simulations and predictions of avalanches, land slides and general powder technology. So, after some papers and books chapters I got the idea to develop the project: simulate sand particles usind a discrete element modelling based particle layer. It’s not a easy task, since the real time aspect of the sand spreading movement it’s crucial, but I believe that with some problem relaxations I could make this work in the due time.
Soon enough I will show some results in simulations that I’ve been doing. Not much visual results but it’s something.
Until next time!
Filipe Saraiva: LaKademy – primeiro encontro latino-americano de contribuidores do KDE
25 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaAmérica Latina é um grande lugar com muitas oportunidades para o KDE. Com o passar dos anos, diversos grupos de desenvolvedores do KDE surgiram em países como Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Peru e outros. Estes grupos trabalham juntos para fazer nosso ambiente desktop (e agora também mobile!) livre preferido cada vez melhor.
Como nós sabemos, encontros presenciais são importantes para fortalecer nossa comunidade. Com isso em mente, organizamos um encontro latino americano dos desenvolvedores do KDE, seguindo o exemplo do Akademy-BR realizado em 2010. Como neste último, o primeiro LaKademy contará com sprints de desenvolvedores e reuniões entre pessoas relacionadas a promoção do KDE nesta parte do mundo.
O LaKademy será realizado em Porto Alegre, Brasil, de 27 de abril a 1 de maio de 2012. Pessoas do Brasil, Argentina, Peru e Colombia participarão do evento. 12 veteranos contribuidores do KDE e mais 6 novatos, indicados por suas participacões no desenvolvimento do software, se reunirão em uma série de atividades.
Durante os cinco dias de evento, haverão trabalhos principalmente nas seguintes áreas:
- Artwork
- KDEedu: Cantor e Rocs
- Plasma Active
- Plasma Network Management
- Promoção
- Traduções
- KDE-games
- E mais!
Nós esperamos que este encontro possa proporcionar uma maior maturidade para os grupos latino americanos e que ele ajude a firmar os novos contribuidores na comunidade. Será uma boa oportunidade para compartilharmos experiências e aprendizados entre cada um – além de fazermos amizades e nos divertirmos juntos.
Obrigado ao KDE e.V. e a Claudia Rauch pelo apoio ao evento.
E fiquem atentos a posts nos Planets KDE em inglês, português e espanhol e na hashtag #lakademy nas redes sociais durante o evento – muitas novidades aparecerão por lá.
Texto baseado no original de Aracele Torres publicado no dot.KDE