Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Lucas M.A.C.: Servidores Linux [ Parte 2 ]: Firewall + DNS

28 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



No post anterior, implementamos um Servidor DHCP. Se tudo tiver corrido bem, todas as máquinas 'clientes', receberam um endereço IP, Máscara de Subrede, DNS e Gateway... 

No entanto, as máquinas ainda não estão prontas para a navegar na internet! Isto porque, não houve um 'direcionamento' de portas (no caso da eth0 para eth1), para que haja a comunicação da LAN com a WAN

Nesta segunda parte, veremos como fazer isso, e enfim conectar todas as máquinas ao 'mundo externo'! =)

O redirecionamento é feito com o IPTABLES, um poderoso e eficiente Firewall. Com ele, efetuaremos os redirecionamentos e assim 'jogar a internet' de uma interface para outra. Como trata-se de um elaborado serviço, não focaremos 100% nele. No entanto, passarei para vocês um simplíssimo Script que se encarregará de efetuar a tarefa. Mas não se preocupem, o script está todo comentado, no entanto teremos um futuro post INTEIRINHO dedicado ao IPTABLES.

Sem mais delongas, vamos à ação! Faça o download do script:

~$ wget http://www.lucasmac.com/scripts/firewall.sh


Após o download, dê permissão de execução ao mesmo:

~$ sudo chmod +x firewall.sh


Em seguida, execute-o:

~$ sudo sh firewall.sh


Para completar, vamos implementar um outro serviço: o DNS

DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados; Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs). Quem se encarregará da 'resolução' de nomes, será o Bind9. A instalação é uma tarefa muito, muito simples:

Execute o comando:

~$ sudo apt-get install bind9

Pronto! Bind instalado e configurado! 

O Bind armazena durante a navegação, uma extensa lista de Servidores de Domínio. No entanto, ao reiniciar a máquina essa lista é apagada! Mas não temos com o que nos preocupar, afinal, atribuímos mais de um servidor de DNS no nosso DHCP, e esse cache é preenchido muito rapidamente. 

Agora vamos aos testes!

Vá à alguma das máquinas clientes, e abra o navegador. Se não tiver ocorrido nenhum erro, as máquinas estarão, devidamente, navegando à internet.


Simples assim! ;D

.


Lucas M.A.C.: Ubuntu: “We’re not Linux”

28 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda




Galera, li um post agora pouco que me preocupou bastante... Joe Brockmeier, um dos escritores da conhecida Linux Magazine, postou em seu blog:

"Eu fui baixar para testar o último lançamento do Ubuntu (agora em versão beta), e decidi que seria interessante ler as notas de lançamento da versão, para ver o que há de novo. Na área “novas funcionalidades”, avistei esta linha: “Beta-1 inclui o kernel do Ubuntu 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6 do kernel upstream estável. “O Kernel do Ubuntu? Dá um tempo, pessoal. Para que você não se pergunte se esta foi uma nomeação intencional, parece que a Canonical está deliberadamente evitando usar a palavra Linux. As notas de lançamento foram escritas por Kate Stewart (gerente de lançamento da Canonical). Se você ler o resto das notas da versão, traz apenas uma menção de “Linux.”

E o pior é que REALMENTE no site oficial consta, exatamente, como ele afirmou.

E outra coisa estranha que também devemos notar: Nem todos os programas da 'Central de Programas' são grátis! Beleza, até aí tudo bem... Mas, quantos produtos da Canonical são realmente grátis?? Somente o Ubuntu Desktop... Mas, até quando? Porque até mesmo o Ubuntu Server conta com suporte PAGO, e o UbuntuOne NÃO É TOTALMENTE GRÁTIS.

Alguém pode até falar do REDHAT... porém ELE SEMPRE FOI PAGO, e sem contar que é um dos MAIORES CONTRIBUIDORES DO LINUX,e que sempre afirmou, a plenos pulmões, que é GNU/LINUX!!!

Hoje mesmo no Twitter, algumas pessoas disseram que é uma tática, já que a palavra Linux, causa um certo temor aos usuários comuns... Beleza! Mas trocar por Kernel Ubuntu??? Aí já é demais, né não?

O pior é que bateu um medo agora! Será que a Canonical está difundindo o Ubuntu, para depois 'trancá-lo'??? Porque até de 'Distro' o Ubuntu deixou de ser, pois é um Sistema Operacional, como a própria empresa agora o intitula. =/

Será o Ubuntu um 'novo Windows'??? Espero que não...




.


Lucas M.A.C.: #ViradaGeek: um SUCESSO!

26 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



Como já havia sido noticiado, no último final de semana, aconteceu a Virada Geek. Como faz pouquíssimos dias que cheguei da Campus Party, imaginei que seriam apenas alguns computadores conectados, alguns NERDzinhos jogando Tibia ou Magic, e outras 'coisinhas'... Engano meu!

Fiquei muito feliz em ver que o evento excedeu minhas expectativas! Com mais de 200 participantes, o auditório Francisco Carlos Jansen estava LOTADO!!! Pra todo lado se via gente conversando, interagindo, jogando em seus PC's ou Consoles... Literalmente, uma Campus Party (claro que em uma escala beeeeeeeeeem menor!) em Teresina!!!


Recado de Paco Ragageles (Fundador da Campus Party)


Com um rigoroso controle durante o credenciamento, eles se preocuparam muito com a segurança de todos. Homens do RONE patrulharam o evento durante toda a noite. Uma excelente estrutura de som e vídeo, garantiu uma noite de excelentes palestras e apresentações. 

Quem também marcou presença foi a galera da Sertão Games! Uma empresa de desenvolvimento de jogos, que tem um futuro promissor!!! Com um protótipo MUITO MASSA de um jogo, conseguiram chamar a atenção de muita gente que testou, deu sugestões e principalmente aprovou o game... Os caras tem futuro!

E quem disse que não tinha Software Livre?? A Galera do KDE-PI marcou presença! Rolou camisetas, chaveiros, CD's! =D


Abaixo, segue algumas fotos:

 

E para finalizar, um agradecimento à toda a equipe que organizou tudo,  em especial ao GRANDE homem que idealizou o evento... Valeu Joselé!

E, até a próxima Virada Geek! ;)


.


Filipe Saraiva: New Mageia Repository in Physics Institute – Brasilia University

24 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

In this last week I kept contact with professor. Felippe, which is a member of a professors group (with professors Portilho, José Eduardo, and Júnior) in Physics Institure, in Brasilia University (UNB), Brazil, that work with free software, and I provided some information to they create a Mageia mirror in university.

Today I bring this good news that we have more one mirror in Brazil/Latin America!

More infos about this mirror in http://mirrors.mageia.org/mirrors/mageia.fis.unb.br. It is updated from C3SL, Mageia Tier1 mirror in Brazil. I wrote about it in this post.

There is historical significance in this, because this professors group created the first Mandrake repository in Latin America, at the time of version 6 or 7. Who is or was a Brazilian Mandriva user, also may have received some softwares updates from UNB repository.

Interestingly, currently all laboratories in Physics Institute are using free software, and the Linux distros are Mandriva and Mageia.



Filipe Saraiva: Novo repositório Mageia no Instituto de Física – UNB

24 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na última semana mantive contato com prof. Felippe, que é de um grupo de professores do Instituto de Física da UNB (junto com Portilho, José Eduardo e Júnior) que trabalham com software livre, e auxiliei-os com algumas informações para a criação de um espelho do Mageia na universidade.

E hoje trago essa boa notícia que contamos com mais este espelho no Brasil/América Latina!

Mais informações sobre o mirror – http://mirrors.mageia.org/mirrors/mageia.fis.unb.br, que é atualizado do Tier1 no C3SL. Já escrevi sobre esse repositório aqui.

E há uma importância histórica nisso tudo, porque este grupo de professores criou o primeiro repositório do Mandrake na América Latina, na época da versão 6 ou 7. Quem é/era usuário do Mandriva, também já deve ter recebido algum software do repositório deles da distro. Vale ressaltar que atualmente no Instituto de Física, eles estão usando software livre em todos os laboratórios, e as distribuições usadas são Mandriva ou Mageia.



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste