O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Lucas M.A.C.: Servidores Linux [ Parte 2 ]: Firewall + DNS
28 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaLucas M.A.C.: Ubuntu: “We’re not Linux”
28 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários ainda"Eu fui baixar para testar o último lançamento do Ubuntu (agora em versão beta), e decidi que seria interessante ler as notas de lançamento da versão, para ver o que há de novo. Na área “novas funcionalidades”, avistei esta linha: “Beta-1 inclui o kernel do Ubuntu 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6 do kernel upstream estável. “O Kernel do Ubuntu? Dá um tempo, pessoal. Para que você não se pergunte se esta foi uma nomeação intencional, parece que a Canonical está deliberadamente evitando usar a palavra Linux. As notas de lançamento foram escritas por Kate Stewart (gerente de lançamento da Canonical). Se você ler o resto das notas da versão, traz apenas uma menção de “Linux.”
.
Lucas M.A.C.: #ViradaGeek: um SUCESSO!
26 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
Recado de Paco Ragageles (Fundador da Campus Party)
Com um rigoroso controle durante o credenciamento, eles se preocuparam muito com a segurança de todos. Homens do RONE patrulharam o evento durante toda a noite. Uma excelente estrutura de som e vídeo, garantiu uma noite de excelentes palestras e apresentações.
Quem também marcou presença foi a galera da Sertão Games! Uma empresa de desenvolvimento de jogos, que tem um futuro promissor!!! Com um protótipo MUITO MASSA de um jogo, conseguiram chamar a atenção de muita gente que testou, deu sugestões e principalmente aprovou o game... Os caras tem futuro!
|
Filipe Saraiva: New Mageia Repository in Physics Institute – Brasilia University
24 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaIn this last week I kept contact with professor. Felippe, which is a member of a professors group (with professors Portilho, José Eduardo, and Júnior) in Physics Institure, in Brasilia University (UNB), Brazil, that work with free software, and I provided some information to they create a Mageia mirror in university.
Today I bring this good news that we have more one mirror in Brazil/Latin America!
More infos about this mirror in http://mirrors.mageia.org/mirrors/mageia.fis.unb.br. It is updated from C3SL, Mageia Tier1 mirror in Brazil. I wrote about it in this post.
There is historical significance in this, because this professors group created the first Mandrake repository in Latin America, at the time of version 6 or 7. Who is or was a Brazilian Mandriva user, also may have received some softwares updates from UNB repository.
Interestingly, currently all laboratories in Physics Institute are using free software, and the Linux distros are Mandriva and Mageia.
Filipe Saraiva: Novo repositório Mageia no Instituto de Física – UNB
24 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaNa última semana mantive contato com prof. Felippe, que é de um grupo de professores do Instituto de Física da UNB (junto com Portilho, José Eduardo e Júnior) que trabalham com software livre, e auxiliei-os com algumas informações para a criação de um espelho do Mageia na universidade.
E hoje trago essa boa notícia que contamos com mais este espelho no Brasil/América Latina!
Mais informações sobre o mirror – http://mirrors.mageia.org/mirrors/mageia.fis.unb.br, que é atualizado do Tier1 no C3SL. Já escrevi sobre esse repositório aqui.
E há uma importância histórica nisso tudo, porque este grupo de professores criou o primeiro repositório do Mandrake na América Latina, na época da versão 6 ou 7. Quem é/era usuário do Mandriva, também já deve ter recebido algum software do repositório deles da distro. Vale ressaltar que atualmente no Instituto de Física, eles estão usando software livre em todos os laboratórios, e as distribuições usadas são Mandriva ou Mageia.