O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Dicas para quem submeterá projetos ao Google Summer of Code
30 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaBem galera, o que seguem são algumas dicas para estudantes que submeterão projetos ao Google Summer of Code (GSoC). Elas são produto de conversas com participantes estudantes e mentores de outras edições, de participação em comunidades que já estão com alguns anos sendo mentoras no GSoC, e do envolvimento, que já contabiliza certa experiência, com comunidades de software livre.
Atenção! Estas dicas devem ser encaradas apenas como elas realmente são – dicas. Elas não são uma receita infalível sobre como ter seu projeto aprovado no GSoC, e além disso ela não contém todas as informações possíveis sobre o tema. Mas certamente, ela poderá servir de ponto de partida para a preparação técnica, sua e de seu projeto, ao Google Summer of Code.
Vamos à lista então!
1 – Trabalhe com aquilo que você já tem alguma experiência
É muito importante que você já tenha uma experiência prévia com a tecnologia que irá trabalhar no GSoC e já tenha familiaridade com o software que irá implementar funcionalidades. Por exemplo, se você nunca fez nada com visão computacional e não conhece o OpenCV, certamente não irá ser fácil ter algo aprovado para o projeto ou terminá-lo caso aprovado. Isso vale para a grande maioria dos softwares.
Ter experiência também é um diferencial na seleção com outros candidatos do programa. Cada organização tem um número limitado de estudantes que serão contemplados no GSoC. Se no momento da decisão entre um estudante e outro, algum deles tiver experiência técnica comprovada com o que irá mexer, ele certamente será a opção prioritária. Isso ocorre porque é importante que o aluno termine seu projeto do GSoC no prazo estipulado; caso o estudante abandone o projeto, ele prejudicará a comunidade na próxima seleção para organizações mentoras do programa. E você fica queimado naquela comunidade.
Claro, existem muitos participantes que não tem conhecimento técnico sobre o assunto mas tem seu projeto aprovado. Primeiro, a ideia do conhecimento prévio não deve ser confundida com o “conhecimento total” da tecnologia; ser intermediário nela, já ter feito algo e poder mostrar esse algo é legal. Segundo, participantes sem ter conhecimento existem, mas eles são a minoria no GSoC como um todo e devem ser encarados como exceção, não como regra geral.
2 – Participe da comunidade ao longo do tempo, e não apenas no GSoC
Se você já participa da comunidade a qual enviará um projeto, você terá mais chance de ser aceito do que alguém que chega na semana de submissão de projetos do GSoC.
Isso é evidente, pois uma pessoa que já está na comunidade já está participando dos processos dentro da mesma: já participou de organização de eventos, escreveu para os respectivos Planet’s, participa das listas e já está se familiarizando com o software e seu código-fonte.
Essa pessoa já demonstra algum comprometimento com a comunidade e com o projeto, algo que uma pessoa que acabou de chegar no deadline da submissão de projetos dificilmente conseguirá apresentar-se como tão parte daquilo quanto a pessoa que já está a mais tempo.
Caso você não tenha participação em nenhuma comunidade, não desanime: você ainda poderá ter seu projeto aceito. Caso não, continue a participar da comunidade e vá criando seus laços com a mesma. O GSoC é legal, mas ele não é o ápice de oportunidades que a participação em projetos de software livre poderá lhe proporcionar. Sim, sério mesmo.
3 – Converse sobre suas ideias e pretensões com os membros da comunidade
Durante o prazo entre a divulgação da lista de organizações mentoras e o deadline de submissões do GSoC, é de máxima importância que o estudante discuta com demais membros da comunidade sobre a ideia que ele pretende apresentar como projeto do Google Summer of Code. “Cair de para-quedas” faltando poucos dias para terminar o prazo de submissões, poderá fazer com que você acabe enviando um projeto imaturo e com inconsistências.
Isso é essencial porque é na conversa com os demais participantes que as ideias fluem, evoluem e se tornam mais embasadas, através do feedback de quem participa. Inclusive, é nelas que alguns participantes já se predispõem a serem seu mentor, caso o projeto seja aprovado.
Interessante também que nessa conversa você sabe das necessidades do projeto e das disponibilidades das pessoas. Em projetos que funcionam como “guarda-chuva” de vários projeto, como o KDE, Gnome, GNU, Linux e outros, pode acontecer de você querer trabalhar em algo específico e não ter ninguém com disponibilidade para ele naquele momento. Então, dá tempo de você partir para outro subprojeto ou acertar possíveis co-mentores que serão responsáveis por você.
4 – Demonstre no projeto como você pretende implementar a funcionalidade
No mundo do software livre temos espaço para todos os tipos de entusiastas: tradutores, desenvolvedores, pessoal de marketing e promoção, filósofos, sociólogos, designers e muito mais. Nos envolvemos tanto com o lado técnico quanto o teórico-social, entre outras denominações.
Mas o GSoC trabalha mais com o lado técnico da comunidade. Portanto, seja técnico na escrita do seu projeto. Não faça analogias nem divagações muito aprofundadas sobre comunidades e assuntos relacionados. Se mantenha na questão de implementação da funcionalidade.
Claro, você deverá falar sobre as necessidades que seu projeto irá suprir, e quais as consequências. Mas não se esqueça de escrever como você pretende implementar a funcionalidade que irá trabalhar, faça um esboço de estudos já existentes, qual toolkit será necessário, o projeto já usa algo que você poderia se aproveitar (ou não), algum diagrama de classe, outras implementações de sucesso que seguiram pelo mesmo caminho que você pretende trilhar, e mais assuntos relacionados.
Mas não exagere! Não vá fazer um artigo científico rigoroso nem nada absurdo para a sua comunidade, pois você poderá ser reprovado por “megalomania excessiva”!
5 – Seja prestativo sempre e respeite a comunidade
Se você tem dúvidas se o projeto que irá submeter será concluído satisfatoriamente; se você não tem ideia de como fará para implementar aquilo que você propõe; se você está com o tempo lotado durante o cronograma do GSoC; ou se você estiver com outras pendências que não o farão se dedicar bastante ao programa, é melhor deixar quieto e se preparar para o próximo ano.
Os projetos aprovados para o GSoC devem ser terminados para que a comunidade se aproveite de seus resultados e também não tenha dificuldades para ser eleita como organização mentora no próximo GSoC. Muitos projetos e comunidades de software livre se submetem ao crivo do Google para serem organizações mentoras, e mesmo tendo muitas aprovadas, a grande maioria ainda fica de fora.
E o estudante, por um motivo ou outro, abandona seu projeto, ele acaba prejudicando a comunidade inteira. O GSoC, devido ao seu prêmio financeiro, atrai a atenção de muitos estudantes e potenciais futuros contribuidores à projetos de software livre. Uma comunidade ou projeto que perde a oportunidade de participar desse programa, perde também essa visibilidade e apoio, o que ocasiona em menos investimento e desenvolvimento para a mesma.
Outra colocação importante: é melhor você deixar para se preparar melhor para o próximo ano do que tentar e depois abandonar. Lembre-se, você está lidando com uma comunidade, e em uma comunidade de software livre a meritocracia é importante. Se você falhar e for tentar de novo com a mesma comunidade, eles lembrarão de você. Portanto, é melhor você “não se queimar” de graça, concordam? Só não faça desse tópico um motivo para você nunca tentar. Se prepare e encare, não protele isto até o dia em que deixar de ser um estudante formal, pois aí você não poderá participar do GSoC.
Claro, existem motivos totalmente justificáveis para o abandono do projeto, que normalmente são imprevisíveis e de cunho fatalista para o proponente. Mas não são deles que estamos falando aqui.
———-
E estas foram as dicas que obtive a partir de vários participantes e mentores nos últimos anos do GSoC, e certamente ela não está completa. Espero que ela sirva como ponto de partida para você que está pleiteando um projeto nesse interessante incentivo ao software livre que a Google proporciona.
Mas diga lá, o que você achou destes 5 tópicos? Acha que existem mais alguns que poderiam ser acrescentados a esta lista?
Fique a vontade para se manifestar nos comentários!
Abaixo uma pequena lista com links para maiores informações:
Filipe Saraiva: Dicas para quem submeterá projetos ao Google Summer of Code
30 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaBem galera, o que seguem são algumas dicas para estudantes que submeterão projetos ao Google Summer of Code (GSoC). Elas são produto de conversas com participantes estudantes e mentores de outras edições, de participação em comunidades que já estão com alguns anos sendo mentoras no GSoC, e do envolvimento, que já contabiliza certa experiência, com comunidades de software livre.
Atenção! Estas dicas devem ser encaradas apenas como elas realmente são – dicas. Elas não são uma receita infalível sobre como ter seu projeto aprovado no GSoC, e além disso ela não contém todas as informações possíveis sobre o tema. Mas certamente, ela poderá servir de ponto de partida para a preparação técnica, sua e de seu projeto, ao Google Summer of Code.
Vamos à lista então!
1 – Trabalhe com aquilo que você já tem alguma experiência
É muito importante que você já tenha uma experiência prévia com a tecnologia que irá trabalhar no GSoC e já tenha familiaridade com o software que irá implementar funcionalidades. Por exemplo, se você nunca fez nada com visão computacional e não conhece o OpenCV, certamente não irá ser fácil ter algo aprovado para o projeto ou terminá-lo caso aprovado. Isso vale para a grande maioria dos softwares.
Ter experiência também é um diferencial na seleção com outros candidatos do programa. Cada organização tem um número limitado de estudantes que serão contemplados no GSoC. Se no momento da decisão entre um estudante e outro, algum deles tiver experiência técnica comprovada com o que irá mexer, ele certamente será a opção prioritária. Isso ocorre porque é importante que o aluno termine seu projeto do GSoC no prazo estipulado; caso o estudante abandone o projeto, ele prejudicará a comunidade na próxima seleção para organizações mentoras do programa. E você fica queimado naquela comunidade.
Claro, existem muitos participantes que não tem conhecimento técnico sobre o assunto mas tem seu projeto aprovado. Primeiro, a ideia do conhecimento prévio não deve ser confundida com o “conhecimento total” da tecnologia; ser intermediário nela, já ter feito algo e poder mostrar esse algo é legal. Segundo, participantes sem ter conhecimento existem, mas eles são a minoria no GSoC como um todo e devem ser encarados como exceção, não como regra geral.
2 – Participe da comunidade ao longo do tempo, e não apenas no GSoC
Se você já participa da comunidade a qual enviará um projeto, você terá mais chance de ser aceito do que alguém que chega na semana de submissão de projetos do GSoC.
Isso é evidente, pois uma pessoa que já está na comunidade já está participando dos processos dentro da mesma: já participou de organização de eventos, escreveu para os respectivos Planet’s, participa das listas e já está se familiarizando com o software e seu código-fonte.
Essa pessoa já demonstra algum comprometimento com a comunidade e com o projeto, algo que uma pessoa que acabou de chegar no deadline da submissão de projetos dificilmente conseguirá apresentar-se como tão parte daquilo quanto a pessoa que já está a mais tempo.
Caso você não tenha participação em nenhuma comunidade, não desanime: você ainda poderá ter seu projeto aceito. Caso não, continue a participar da comunidade e vá criando seus laços com a mesma. O GSoC é legal, mas ele não é o ápice de oportunidades que a participação em projetos de software livre poderá lhe proporcionar. Sim, sério mesmo.
3 – Converse sobre suas ideias e pretensões com os membros da comunidade
Durante o prazo entre a divulgação da lista de organizações mentoras e o deadline de submissões do GSoC, é de máxima importância que o estudante discuta com demais membros da comunidade sobre a ideia que ele pretende apresentar como projeto do Google Summer of Code. “Cair de para-quedas” faltando poucos dias para terminar o prazo de submissões, poderá fazer com que você acabe enviando um projeto imaturo e com inconsistências.
Isso é essencial porque é na conversa com os demais participantes que as ideias fluem, evoluem e se tornam mais embasadas, através do feedback de quem participa. Inclusive, é nelas que alguns participantes já se predispõem a serem seu mentor, caso o projeto seja aprovado.
Interessante também que nessa conversa você sabe das necessidades do projeto e das disponibilidades das pessoas. Em projetos que funcionam como “guarda-chuva” de vários projeto, como o KDE, Gnome, GNU, Linux e outros, pode acontecer de você querer trabalhar em algo específico e não ter ninguém com disponibilidade para ele naquele momento. Então, dá tempo de você partir para outro subprojeto ou acertar possíveis co-mentores que serão responsáveis por você.
4 – Demonstre no projeto como você pretende implementar a funcionalidade
No mundo do software livre temos espaço para todos os tipos de entusiastas: tradutores, desenvolvedores, pessoal de marketing e promoção, filósofos, sociólogos, designers e muito mais. Nos envolvemos tanto com o lado técnico quanto o teórico-social, entre outras denominações.
Mas o GSoC trabalha mais com o lado técnico da comunidade. Portanto, seja técnico na escrita do seu projeto. Não faça analogias nem divagações muito aprofundadas sobre comunidades e assuntos relacionados. Se mantenha na questão de implementação da funcionalidade.
Claro, você deverá falar sobre as necessidades que seu projeto irá suprir, e quais as consequências. Mas não se esqueça de escrever como você pretende implementar a funcionalidade que irá trabalhar, faça um esboço de estudos já existentes, qual toolkit será necessário, o projeto já usa algo que você poderia se aproveitar (ou não), algum diagrama de classe, outras implementações de sucesso que seguiram pelo mesmo caminho que você pretende trilhar, e mais assuntos relacionados.
Mas não exagere! Não vá fazer um artigo científico rigoroso nem nada absurdo para a sua comunidade, pois você poderá ser reprovado por “megalomania excessiva”!
5 – Seja prestativo sempre e respeite a comunidade
Se você tem dúvidas se o projeto que irá submeter será concluído satisfatoriamente; se você não tem ideia de como fará para implementar aquilo que você propõe; se você está com o tempo lotado durante o cronograma do GSoC; ou se você estiver com outras pendências que não o farão se dedicar bastante ao programa, é melhor deixar quieto e se preparar para o próximo ano.
Os projetos aprovados para o GSoC devem ser terminados para que a comunidade se aproveite de seus resultados e também não tenha dificuldades para ser eleita como organização mentora no próximo GSoC. Muitos projetos e comunidades de software livre se submetem ao crivo do Google para serem organizações mentoras, e mesmo tendo muitas aprovadas, a grande maioria ainda fica de fora.
E o estudante, por um motivo ou outro, abandona seu projeto, ele acaba prejudicando a comunidade inteira. O GSoC, devido ao seu prêmio financeiro, atrai a atenção de muitos estudantes e potenciais futuros contribuidores à projetos de software livre. Uma comunidade ou projeto que perde a oportunidade de participar desse programa, perde também essa visibilidade e apoio, o que ocasiona em menos investimento e desenvolvimento para a mesma.
Outra colocação importante: é melhor você deixar para se preparar melhor para o próximo ano do que tentar e depois abandonar. Lembre-se, você está lidando com uma comunidade, e em uma comunidade de software livre a meritocracia é importante. Se você falhar e for tentar de novo com a mesma comunidade, eles lembrarão de você. Portanto, é melhor você “não se queimar” de graça, concordam? Só não faça desse tópico um motivo para você nunca tentar. Se prepare e encare, não protele isto até o dia em que deixar de ser um estudante formal, pois aí você não poderá participar do GSoC.
Claro, existem motivos totalmente justificáveis para o abandono do projeto, que normalmente são imprevisíveis e de cunho fatalista para o proponente. Mas não são deles que estamos falando aqui.
———-
E estas foram as dicas que obtive a partir de vários participantes e mentores nos últimos anos do GSoC, e certamente ela não está completa. Espero que ela sirva como ponto de partida para você que está pleiteando um projeto nesse interessante incentivo ao software livre que a Google proporciona.
Mas diga lá, o que você achou destes 5 tópicos? Acha que existem mais alguns que poderiam ser acrescentados a esta lista?
Fique a vontade para se manifestar nos comentários!
Abaixo uma pequena lista com links para maiores informações:
Começaram as inscrições de estudantes para o Google Summer of Code 2011
29 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Já comentei anteriormente a importância para o ecossistema de software livre do projeto Google Summer of Code. Maiores detalhes, leia lá!
Após a divulgação das organizações que participarão este ano como mentoras, é chegada a hora da submissão dos projetos de estudantes. O prazo começou ontem, dia 28 de março e vai até dia 8 de abril 19:00h UTC.
Uma dica que o estudante pode seguir é dar uma olhada nas pré-ideias que as comunidades de software livre disponibilizaram em seus respectivos sites. Também é muito importante que o estudante converse com membros da comunidade que ele tem interesse em submeter uma ideia de projeto para o Google Summer of Code. É bem mais fácil uma comunidade aceitar o seu projeto quando ela lhe conhece do que quando você simplesmente “caiu de para-quedas” do nada.
Outra dica é submeter algo para o software que você já trabalha ou já tem experiência no requisito desejado. Você não vai submeter nada ao OpenCV, por exemplo, se você nunca mexeu com visão computacional ou algo relacionado!
Para você submeter algum projeto, é necessário uma conta do Google. Visite os sites das organizações no Google-melange e veja mais detalhes sobre como deve ser o procedimento de submissão para aquela comunidade específica. Por exemplo, a do KDE é esta, e a partir de lá você tem um modelo de projeto para submissão, tags das tecnologias utilizadas, links para as pré-ideias e mais.
Eu já estou me preparando para submeter um projeto e, quando passar a fase de aceite, espero poder falar um pouco mais sobre ele. E você, está pensando em algo também?
Se sim, boa sorte!
Filipe Saraiva: Começaram as inscrições de estudantes para o Google Summer of Code 2011
29 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Já comentei anteriormente a importância para o ecossistema de software livre do projeto Google Summer of Code. Maiores detalhes, leia lá!
Após a divulgação das organizações que participarão este ano como mentoras, é chegada a hora da submissão dos projetos de estudantes. O prazo começou ontem, dia 28 de março e vai até dia 8 de abril 19:00h UTC.
Uma dica que o estudante pode seguir é dar uma olhada nas pré-ideias que as comunidades de software livre disponibilizaram em seus respectivos sites. Também é muito importante que o estudante converse com membros da comunidade que ele tem interesse em submeter uma ideia de projeto para o Google Summer of Code. É bem mais fácil uma comunidade aceitar o seu projeto quando ela lhe conhece do que quando você simplesmente “caiu de para-quedas” do nada.
Outra dica é submeter algo para o software que você já trabalha ou já tem experiência no requisito desejado. Você não vai submeter nada ao OpenCV, por exemplo, se você nunca mexeu com visão computacional ou algo relacionado!
Para você submeter algum projeto, é necessário uma conta do Google. Visite os sites das organizações no Google-melange e veja mais detalhes sobre como deve ser o procedimento de submissão para aquela comunidade específica. Por exemplo, a do KDE é esta, e a partir de lá você tem um modelo de projeto para submissão, tags das tecnologias utilizadas, links para as pré-ideias e mais.
Eu já estou me preparando para submeter um projeto e, quando passar a fase de aceite, espero poder falar um pouco mais sobre ele. E você, está pensando em algo também?
Se sim, boa sorte!
Casa Brasil de Parnaíba, realiza oficina de Blog, para alunos do curso de Informática Básica.
28 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOs alunos serão responsaveis pelas materias postadas no blog, que ainda não tem nome e nem endereço definidos.
Serão dois blogs, um das turmas de segunda e quarta, na qual o responsável por essas turmas é o monitor Robson Javas e outro será da turma de terça e quinta, que tem como monitora Maria Francineide, em breve teremos mais informações sobre essa materia.
Comunicação Externa da Unidade Casa Brasil.