Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Filipe Saraiva: Beyoncé é Pirata! – ou bizarrices do atual estado das leis de direito autoral

30 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Sim camaradas. Temos mais uma integrante da indústria midiática em nossas fileiras. E, ao contrário de outra mega-cantora-performer, a Shakira, que ela própria disse que "acha inevitável que compartilhem os arquivos de suas músicas, e diz que gosta disso, porque se sente mais próxima dos fãs e das pessoas que apreciam sua música", desta vez foi a própria indústria quem taxou uma artista como pirata.

Neste caso temos a Beyoncé, artista que recentemente passou pelo Brasil e que, pelo que se viu, tem uma legião de fãs por aqui. Certamente, muitos deles apreciaram bastante as performances da moça através da internet, em canais como o youtube.



Que, de fato, fazem muito sucesso, incluindo paródias e mais tiradas.

Pois, mesmo com um sucesso bastante calcado na rede, olhem o que a aberração que os advogados fizeram? a Sony, atual gravadora da Beyoncé, bloqueou os videoclipes da artista no canal próprio dela no YouTube por - advinhem - infringir a lei de direitos autorais.

Sim, a própria autora das músicas e dos videoclipes infrigiu direitos autorais! Isso não é espanto para quem acompanha o atual estado deste tipo de legislação, mas sempre é motivo de reflexão por parte de todos e todas.

Onde estão os defensores do direito autoral agora, para dizer que ele é de suma importância para o artista? Engraçado, se quiser comente ao final deste post.

Engessada do jeito que está, vendo um mundo que não compreende e sem perspectivas para um novo modelo de negócios, a indústria fica cada vez mais anacrônica em suas decisões e práticas.

Entretanto viva a indústria! Por causa dela, a cada dia, mais e mais artistas entram no campo dos partilhadores!



Filipe Saraiva: Revista Espírito Livre nª 12!

29 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #012 - Março 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #012 - Março 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #012 - Março 2010


Está aí pessoal, como prometido a Revista Espírito Livre nº 12. Seu tema de Capa, Liberdade na Internet, é um tema bastante recorrente neste blog e em algumas colunas que escrevi em números anteriores da própria revista.

Mas, como já avisei, nesta edição eu fiz uma participação nas entrevistas, criando as perguntas para o Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation.

Quem se sentir a vontade para enviar críticas e sugestões quanto a entrevista, favor enviar! Serão muito bem-vindas todas as manifestações.



Filipe Saraiva: Entrevista com Mark Surman na Revista Espírito Livre deste mês

26 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na Revista Espírito Livre deste mês, coloquei meus "dotes jornalísticos" à prova. Entrevistei o Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation e atvista de uma série de iniciativas beneficentes que usam a rede como suporte de apoio como a telecentre.org, Shuttleworth Foundation, Commons Group, Volunteer @ction Online e mais.

Mark Surman

Ele se auto-intitula como uma pessoa que está "nos negócios de conectar coisas: pessoas, ideias, tudo".

A edição deste mês ainda está na prensa, mas assim que for lançada será prontamente divulgada por aqui, como sempre é. Depois ficarei feliz com quem se sentir a vontade para enviar feedbacks a mim dizendo o que achou da entrevista e mais.



Aracele Torres: A importância de celebrar o Ada Lovelace Day

24 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje é comemorado o dia de Ada Lovelace Byron. E quem é essa figura? E qual será a importância de celebrarmos um dia como esse? Augusta Ada Byron, mais conhecida como Condessa de Lovelace, filha do poeta Lord Byron e nascida na Inglaterra do século XIX, teve seu nome lembrado ao longo de tanto tempo por ter conseguido criar o primeiro programa de computador do mundo. Ada foi uma matemática autodidata que desenvolveu algoritmos para a máquina  analítica de Babbage, que é considerada, por sua vez, o primeiro computador da história.

Ada Byron

Antes de tudo e em primeiro lugar, devemos celebrar a resistência. A resistência de uma mulher do século XIX a uma cultura esmagadoramente masculina e masculinizada. Se hoje ainda tem muita gente que pensa que lugar de mulher não é na ciência, imagina isso no século XIX. Ada deve figurar então na história não só como a primeira programadora do mundo, mas também como mais uma das inúmeras mulheres que buscaram ocupar os espaços historicamente atribuídos apenas ao gênero masculino.

Esse é, portanto, mais um dia para celebrarmos o envolvimento e o reconhecimento cada vez mais crescentes das mulheres na ciência e na tecnologia. A importância de Ada para a história não está somente no fato dela ter contribuído para o campo da técnica, mas também em ter contribuído para desmistificar a ideia de que  mulher não gosta/não entende de ciências exatas e cia. Celebrar o Ada Lovelace Day é celebrar também a liberdade das mulheres, a conquista de nossos direitos e nossos espaços.

Viva Ada! E viva todas as nerds do mundo!




Filipe Saraiva: Software Livre no Brasilianas.org

23 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ontem foi exibido no Brasilianas.org, um programa que discute políticas públicas, comandado pelo jornalista Luís Nassif, um tema bastante recorrente neste blog: Software Livre.

Entre os enfoques deste debate, estiveram os avanços das redes de desenvolvedores dos diversos tipos de programas e suas aplicações nos setores públicos e privados; as formas de manutenção desses desenvolvedores no mercado já que não se cobra pelo licenciamento do produto; e os custos de desenvolvimento de um software livre.

Além disso, o Brasilianas.org analisou como se dá a articulação e o uso do software livre pelas prefeituras e o poder público em geral.

Como não poderia deixar de ser, segue o video com o programa, na íntegra, disponibilizado pelo próprio Luis Nassif - que tem um blog recomendadíssimo para quem gosta de discutir política em seus amplos aspectos. Após ver o video, faça uma visita ao jornalista.



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste