Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Francisco Fernandes: Mango Open Movie Project

17 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Blender Foundation, instituição responsável pelo software livre de modelagem, animação e edição de video 3D Blender, está mais uma vez com um Open Movie Project em andamento.



Há mais de 5 anos que a fundação teve a idéia de financiar o desenvolvimento do Blender através de incentivo a produção artística. Funciona da seguinte maneira: é feita uma chamada de artistas e desenvolvedores da comunidade Blender para trabalharem conjuntamente em um filme. Os artístas cuidam da produção (conceitos, roteiros, storyboard, modelagem, etc...) e vão dando feedback para os programadores na produção de novas funcionalidades.


Enquanto o filme é produzido, é feita a pré-venda do DVD com os resultados do projeto e com isso o projeto acaba tendo um suporte financeiro. Claro que tambem existe o suporte direto de outras pessoas e instituições, de maneira que é possível financiar a produção sem necessariamente ter que comprar o DVD.  É um modelo bem legal, com resultados para ambos os lados da comunidade. Quem tiver curiosidade, o primeiro projeto foi o Orange, cujo resultado foi o curta Elephant's Dream. Os outros projetos que feitos estão disponíveis aqui, aqui e aqui.

Sintel: o Open Movie Project mais recente.


Como a Blender Foundation não tinha intenções de expandirem em um estudio e pelas dificuldades naturais que projetos open source tem de conseguir um bom feedback de usuários, o Open Movie Project é uma maneira de incentivar produções em instituições educacionais, universidades e em empresas de maneira geral. Além de manter as produções independentes, ocorre o incentivo ocacional para pesquisas de como melhorar a maneira que os artistas produzem.

O projeto atualmente em produção é o Mango Open Movie Project. Já está com a pré-venda de DVDs e tem uma boa quantidade de conceitos feitas:



Os conceitos foram feitos usando o Krita, o programa de pintura digital da suite de office do KDE, o Calligra ( e meu programa de desenho favorito ;).

Tá na cara que a trama desse filme vai ser em um cenário futurístico e pelo jeito vai pirar a cabeça da galera da robótica. Tem até um rig de um braço mecânico em um teste feito pela parte da equipe que está em Amsterdam:


Quem quiser ter mais ou menos uma ideia da trama e acompanhar o andamento do projeto, tem o pdf com o storyboard da animação e todos os conceitos no blog do projeto.


Nyan cat rules!





Regis Pires: Vídeos sobre Programação da Khan Academy

15 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Vídeos curtos, gratuitos, com legendas em português e educativos sobre Programação da Khan Academy: http://www.khanacademy.org/#computer-science

Khan Academy em português: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

Vídeos dublados sobre Matemática, Biologia, Física e Química.
E muito mais está vindo por aí…

São alguns milhares de ótimos vídeos curtos para facilitar nosso aprendizado em diversos assuntos.

A Khan Academy surgiu assim:

O Rockstar da Educação – Revista EXAME
As videoaulas do americano Salman Khan já foram vistas mais de 70 milhões de vezes no YouTube (inclusive por Bill Gates).
http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/uploads/exame_201108.pdf

Atualização em Março/2012: as videoaulas já foram vistas mais de 130 MILHÕES de vezes.




Filipe Saraiva: Defesa da dissertação marcada

13 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

E está marcada a data para que eu me defenda de argumentos afiados sobre minha dissertação. =)

Quem estiver interessad@, pode vir assistir. Será na Sala de Seminários 01 do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos – São Paulo – Brasil. Dia 23 às 14:00h.

O trabalho, intitulado Aplicação de Sistemas Multiagentes para Gerenciamento de Sistemas de Distribuição tipo Smart Grids, faz um estudo sobre o futuro dos sistemas elétricos de potência (esses sistemas que compreendem geração, transmissão e distribuição de energia), onde se espera que uma camada de comunicação seja adicionada à rede e, assim, a mesma possa ter vários equipamentos que, a partir destas informações trafegadas, possam tomar decisão sobre diversos aspectos do sistema. Resumindo, é inteligência artificial distribuída embutida nos sistemas elétricos.

No trabalho também modelei uma funcionalidade a partir de sistemas multiagentes e simulei-a computacionalmente.

Enfim, espero termos boas notícias para enchermos a cara na sexta dia 23. =)



Aracele Torres: Tudo vigiado por máquinas de adorável graça

13 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

All watched over by machines of loving grace é um documentário produzido no ano passado por Adam Curtis em parceria com a BBC. Seu título faz referência a um poema publicado em 1967 sob o mesmo nome, cujo o autor, Richard Brautigan, falava de uma sociedade onde os homens estavam livres de trabalho e a natureza tinha alcançado seu estado de equilíbrio, tudo graças ao avanço da cibernética.

Capa do livro de Brautigan – Fonte da imagem

O documentário de Adam Curtis é dividido em 3 partes diferentes, cada uma falando de um subtema relacionado à nossa crença nas máquinas e no seu poder de transformar a vida humana. Na verdade, o doc faz uma crítica à essa crença, à sobrevalorização das máquinas, defendendo que elas não conseguiram cumprir o papel libertador esperado.

A primeira parte, intitulada Amor e Poder, aborda as implicações da teoria do Objetivismo de Ayn Rand, que propunha uma sociedade livre do altruísmo, sobre o mercado financeiro norte-americano e também sobre os produtores de tecnologia do Vale do Silício. Esta primeira parte do documentário mostra como o casamento entre a teoria de Ayn e a crença no poder das máquinas produziu a ilusão de uma sociedade que prescindia, entre outras coisas, de políticos e que se autogovernava e se autoregulava com a ajuda dos computadores.

A segunda parte do doc, O uso e abuso dos conceitos vegetacionais, mostra o entrelaçamento entre a teoria da cibernética e a teoria do ecossistemas naturais, que produziu a crença de que a natureza era um sistema autoregulado e estável. Aqui Adam fala sobre a emergência das comunidades hippies nos anos 60 e dos cientistas da computação da contracultura, descrentes com a política e desejosos de uma sociedade sem líderes e organizada em forma de redes.

A terceira parte, O macaco dentro da máquina e a máquina dentro do macaco, encerra o doc com a discussão em torno da teoria sobre o comportamento humano moldado por códigos matemáticos genéticos, o ser humano como uma máquina controlada por seus genes. Nessa parte final, Adam fala sobre como pensamos ser máquinas e de como isso provocou guerras étnicas.

Adam arremata seu documentário com uma critica contundente à tradição tecno-utópica. Para ele, o fato de depositarmos nossas esperanças de revolução nas máquinas e, muitas vezes, também nos enxergamos como máquinas, é uma forma de desculpa e justificativa para nossa incapacidade política de mudar o mundo.

O documentário de Adam é um verdadeiro passeio por acontecimentos e ideias que marcaram e ainda marcam a nossa sociedade da utopia tecnotrônica.  Vale a pena dar uma conferida!




Filipe Saraiva: Casa (virtual) nova!

13 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Depois de algumas semanas sem blogar, estamos de volta falando a partir de um novo servidor.

Comecei essa vida de blogueiro em 2007 no Blogger, quando o nome disso aqui era Liberdade na Fronteira, onde a principal pauta era ciberativismo, software livre, cultura e contra cultura digital. Com o passar dos anos os textos foram tomando um aspecto mais pessoal, apesar das pautas citadas sempre estarem presentes.

Ano passado me mudei para um domínio próprio no Pachamama, um coletivo online que hospeda sites de organizações do terceiro setor, movimentos sociais, ativistas e mais, a baixo custo e enquanto esses hóspedes não migram para servidores maiores.

No fim do ano peguei um trabalho freelance com django/python, e então tive que procurar um servidor para este projeto. As buscas acabaram me levando para a comunidade DjangoFriendly (que antes tinha um outro layout), onde lá a Webfaction era eleita pelos membros da comunidade como um dos melhores hosts.

Procurando mais informações e opiniões sobre este host, encontrei bons feedbacks pela rede. Então, paguei pra ver.

Estou usando o host desde novembro, e até agora a experiência tem sido bastante agradável. O preço é muito em conta, o suporte é muito bom (com fórum e tutoriais completos) e até agora não tive qualquer problema. Há suporte para várias linguagens e frameworks – para você ter uma ideia, uso atualmente django/python, php e git no servidor. A lista completa das características da hospedagem e preço estão aqui.

E bem, resolvi me mudar dos servidores do Pachamama para cá, deixando a vaga para os próximos e assim terminando meu ciclo por lá. Fico muito grato aos amigos que me acolheram com tanto carinho no site!

O banner do Webfaction me dá uns descontos caso você assine o serviço deles. Recomendo fortemente que você avalie os serviços desse pessoal na sua próxima decisão de hospedar serviços web.



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste