O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
PSL-PI: Twitterfeed para o Planeta PSL-PI
2 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO Planeta Projeto Software Livre – Piauí está conseguindo mobilizar a comunidade quanto ao acompanhamento do que acontece nas cidades do estado onde existem membros. Por lá já circularam opiniões sobre inclusão digital, sobre compartilhamento, sobre instalação de softwares livres, imagens de área de trabalho, cobertura de eventos, divulgação de revistas e até monografia. Parece que o pessoal está gostando.
As maneiras de seguir as atualizações do Planeta são bem práticas: você pode ir diretamente no site, assinar o nosso feed unificado ou visitar a página do grupo na rede Software Livre – Brasil.
Clique para PSL-PI no PSL-Brasil
Mas, tentando diversificar ainda mais os meios de acesso, nos voltamos ao pessoal dos microbloggings e disponibilizamos uma conta no twitter e outra no identi.ca para acesso direto às atualizações, via TwitterFeed.
Agora, enquanto você acompanha sua lista de pessoas seguidas, você também acompanhará o Planeta PSL-PI. E para quem usa identi.ca, o perfil criado também envia as atualizações para o grupo PSL-PI no mesmo site.
Então, fique a vontade, clique nas imagens e acompanhe estes perfis! Ajude também a divulgar esta ideia:
Clique para PSL-PI no Identi.ca
Clique para PSL-PI no Twitter
Aracele Torres: Finalmente a monografia!
2 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaros nerd-migos, depois de quase dois meses após ter defendido a minha bendita monografia de conclusão de curso eu finalmente tive disposição pra colocá-la aqui e disponibilizá-la pra quem quiser baixar. O trabalho é sobre o movimento de contestação do copyright no ciberespaço e foi feito numa perspectiva historiográfica. O nome é: Copy me e Remix me: o movimento de contestação do copyright no contexto da cibercultura. Devo ter ficado de ressaca ou algo assim, escrever não é coisa muito fácil, ainda mais quando se trata de trabalhos que se pretendem sérios e engajados. Desde o começo pensei em fazer um trabalho que não fosse apenas mais um trabalho acadêmico, que só servisse pra me passar numa disciplina ou me dar o título de graduada. Esse tipo de trabalho não ajudaria em nada nem a mim e nem à comunidade da qual faço parte. Sempre quis desenvolver uma pesquisa que funcionasse como intervenção política e que não se reduzisse a uma masturbação intelectual que não dá em nada. Espero que tenha conseguido pelo menos chegar perto disso, se não tiver não desanimo, é um começo e ainda tenho muito o que aprender pela frente. Este não foi e nem será meu único trabalho. Espero que gostem e que ele seja útil de alguma forma pra vocês.
Passados dois meses desde toda aquela agonia de escrever com prazos horríveis, com orientador no pé pressionando e todas aquelas outras angústias que acompanham um estudante universitário, hoje eu posso olhar com um certo distanciamento para este trabalho e percebê-lo fruto de uma outra Aracele, muito do que está ali já não faz parte do que eu penso, se fosse reescrevê-lo nas circunstâncias de hoje o faria menos otimista em relação às coisas do ciberespaço e mais critica sobre suas implicações na vida social. Enfim, mas como diz sabiamente Clarice Lispector, tenho que respeitar os momentos em que aconteço, e este trabalho feito há dois meses era eu acontecendo em Dezembro.
PS.: Esta versão não é a versão final. Portanto, espero que compreendam quaisquer possíveis erros, sejam de digitação, da ABNT ou de escrita mesmo.
Download: http://www.4shared.com/file/232780956/55b38fda/Monografia_-_Aracele.html
Enjoy!
Abraço fraterno.
Filipe Saraiva: Complementando as Informações do Tokamak 4
1 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaComplementando meu último post sobre o Tokamak 4, o Sandro Andrade postou as notícias dos últimos dias do evento e, de quebra, um rápido passeio pela cidade de Nuremberg.
PSL-PI: Lançada edição n.11 da Revista Espírito Livre
1 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #011 - Fevereiro 2010
Carnaval. Um período que agrada a alguns e desagrada a outros. São momentos de alegria, descontração e até bastante culturais, desde que vividos com sabedoria e responsabilidade. Nessa edição do mês da folia, praticamente não traremos muita coisa referente a festividades, aliás, nada. Entretanto, para alegria da galera, esta edição está recheada de muita informação em matérias inéditas e exclusivas.
A matéria de capa vem trazendo a computação gráfica como um aliado ao software livre. Este gênero de software encontra na liberdade um terreno fértil, com muitas ferramentas de qualidade e facilmente disponíveis. Como entrevistados teremos Martin Nordholts, desenvolvedor do projeto Gimp, que esclarece diversos pontos sobre as novas versões do popular editor de imagens. Vitor Balbio é outro entrevistado, que explica com clareza seus projetos, dentre eles o Ruínas. Além destes, Alexandre Oliva, que participa da Free Software Foundation Latin América, nos concedeu uma entrevista esclarecendo seu ponto de vista sobre um evento bastante popular que acontece no próximo mês: o FLISOL, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, que acontece em diversas cidades das Américas. Além do FLISOL, conversamos com Fernanda G Weiden, da Free Software Foundation Europa, sobre o Document Freedom Day, evento que acontece simultaneamente em todo o mundo.
Ainda sobre o assunto de capa, Carlos Eduardo, o Cadunico, apresenta uma matéria bem ampla apresentado diversas ferramentas sobre o tema proposto. Karlisson Bezerra, responsável pela famosa tirinha “Nerson Não Vai A Escola” também assina uma matéria comentando sobre a produção de tiras utilizando software livre. Jomar Silva e Leandro L. Parente atacam com duas matérias bem interessantes sobre multimídia. Diversas ferramentas são apresentadas e discutidas. Relsi Hur Maron continua com sua série de artigos sobre Joomla. Patrick Amorim traz a primeira parte de um artigo sobre perícia forense utilizando GNU/Linux. Jorge Augusto continua seus com seus artigos sobre empregabilidade enquanto Hailton Lemos apresenta uma perspectiva interessante mostrando como a biologia está inspirando a informática. Tem matéria sobre reciclagem digital, moodle, jailbreaking e muito mais.
Já estamos caminhando rumo ao nosso primeiro aninho… É, algo que podemos dizer bem complicado em se tratando das circunstâncias que permeiam a comunidade num geral. Pensando nisso, estamos preparando surpresas a partir da edição nº 13. Aguardem!
Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos nos últimos meses. Pois então, conforme o ano vai tomando forma ao longo dos meses, os eventos vão aparecendo. Sabe-se que o primeiro semestre é um período fraco em eventos, porém conforme formos sabendo, vamos publicando-os.
Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram de forma indescritível para que mais uma edição da Revista Espírito Livre. Sem estes essa edição não seria possível. Agradecimentos também aos nossos leitores que nos injetam de ânimo todos os dias. Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista http://revista.espiritolivre.org.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre.