Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Filipe Saraiva: Tokamak 4 – ou a vida de um desenvolvedor KDE

25 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Não é novidade para ninguém o quanto gosto do KDE. Ele é um ambiente bonito, altamente configurável, e ainda traz um framework de desenvolvimento completo.

A KDElibs é uma coleção gigante de classes baseadas em Qt, o toolkit gráfico utilizado pelo KDE, que proporciona um desenvolvimento rápido de aplicações que precisam de uma interface gráfica elaborada, acesso a banco de dados e mais.

Konqui, o mascote do KDE

Mas, quando falamos em software livre, não tem como não comentar que a parte mais divertida é começar a colaborar com o programa e mergulhar no modelo de desenvolvimento. Conhecer a comunidade e as pessoas que dela fazem parte, interagir com essas diferentes mentes unidas para criar um software robusto, de qualidade e livre é a parte mais legal.

Eu ainda não sou um contribuidor de código, mas espero logo mais tornar-me um. Entretanto, se você quiser ter uma pequena mostra de como é esta interação entre os desenvolvedores, lhes dou a dica de dar uma visitada no blog do grupo Live Blue, os desenvolvedores baianos do KDE.

O Sandro Andrade, membro do grupo, está a alguns dias em Nuremberg, Alemanha, participando do Tokamak 4. Esse encontro reúne alguns hackers do KDE para dar início ou amadurecer determinado projeto no espaço de tempo que durar o encontro.

Durante o Tokamak 4, os desenvolvedores estão trabalhando em perfis da KDElibs adequados a cada hardware em que a mesma irá rodar. Assim, o programador poderá usar esse framework especificamente para um ambiente desktop e, quando utilizá-lo para uma plataforma embarcada (como um celular, por exemplo) ele poderá usar a mesma KDElibs, adequada a este novo ambiente.

Acredite: todos os eletrônicos na foto rodam o KDE

E esta é apenas uma das tarefas que o pessoal tá "batendo cabeça" lá em Nuremberg. Recomendo fortemente a leitura dos textos (que estão em português, diga-se) para você conhecer um pouco mais desse ambiente pulsante que é o desenvolvimento de software livre.


Sandro Andrade durante o Software Freedom Day 2009

E para quem não lembra, em especial os leitores e leitoras piauienses, o Sandro Andrade esteve em Teresina no Software Freedom Day 2009, ministrando um curso de Qt e duas palestras: uma sobre o KDE e outra sobre o Google Summer of Code.

Então, sem mais delongas, seguem os links:
Site Live Blue
Tokamak 4 dia 1
Tokamak 4 dia 2
Tokamak 4 dia 3
Tokamak 4 dia 4
Tokamak 4 dia 5



Casa Brasil - Parnaíba/PI: Segundo dia da Oficina Piloto de Elaboração de Projetos

23 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estamos no segundo dia de trabalho da Oficina Piloto de Elaboração de Projetos da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e a Professora Ana Maria Vieira Neto, continua a oficina de "Convênios e Contrato de Repasse", que foi inicia no dia de ontem, a Professora Ana Maria, inciou fazendo uma vasta revisão do primeiro dia para tirar duvidas e esclarecer ainda mais, pois o dia de ontem da oficina foi destinada à leis do governo federal, considerada pelos participante a parte mais difícil e precisa de uma atenção toda especial.

O nosso segundo dia esta destinado para a questão de "Pareces Técnicos", mais informações sobre a oficina de hoje será postado neste BLOG na parte da tarde do dia de hoje.


Robson Javas®

Comunicação Externa do Centro Decentralizado de Cultura - Casa Brasil - CDC - CB.



Casa Brasil - Parnaíba/PI: Oficina Piloto de Elaboração de Projetos, iniciou hoje.

22 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Oficina Piloto de Elaboração de Projetos realizada pela a Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional , iniciou hoje (22), no Centro Descentralizado de Cultura Casa Brasil, onde gestores públicos de 5 prefeitura da Região Norte e mais 2 participantes do Sindicato dos Comerciários de Teresina participam e contribui com essa oficina, que é a pioneira de muitas que ainda viram. A oficina deste primeiro dia esta sendo ministrada pela a Professora, Advogada Portuguesa Ana Maria, que é a responsável pela parte jurídica do ministério.
Durante todos os dias de oficina o Blog da Casa Brasil, será atualizado com a programação do evento.

Robson Javas®.
Comunicação Externa do Centro Decentralizado de Cultura - Casa Brasil - CDC - CB.



Casa Brasil - Parnaíba/PI: OFICINA PILOTO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

20 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional realizará, no período de 22 a 26 de fevereiro de 2010, em Parnaíba/PI,no telecentro Casa Brasil localizado no bairro São Vicente de Paula, Oficina-Piloto que visa capacitar servidores públicos municipais e equipe técnica de entidades sem fins lucrativos para elaboração de projetos, para captação de recursos financeiros relativos a transferências voluntárias da União.

Na primeira etapa, em Parnaíba/PI, o ciclo de Oficinas reunirá representantes dos municípios de Paulino Neves/MA, Caraúbas, Joaquim Pires e Parnaíba (Piauí ), Barroquinha e Croatá (Ceará), além de representantes da Fundação Comerciários de Teresina (FCT), Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) e Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS).

Em uma segunda etapa, estão previstas Oficinas para os períodos de 22 a 26/03/10 (Ubajara/CE), 26 a 30/04/10 (Teresina/PI) e de 24 a 28/05/201, em São Luís/MA.

A partir da sua terceira etapa, os trabalhos serão também voltados para os municípios das áreas prioritárias da PNDR ( mesorregiões, semiárido, faixa de fronteira e RIDE’s) e terão suas datas e locais posteriormente definidos.

A necessidade dessa iniciativa foi reforçada por carências diagnosticadas por ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte.

Para tanto, as Oficinas terão seus conteúdos focados em Transferências de Recursos da União; Legislação sobre Convênios, Licitação, Contratação e Prestação de Contas; Preparação de Demandas; Documentação Necessária; Elaboração de Projeto e SICONV. A metodologia abordará dinâmicas de integração; leitura dirigida de textos adaptados; exposições participativas com intercâmbio de experiências; exercícios práticos ( preparação de demandas, elaboração de projeto comum, preenchimento de formulários e inclusão de proposta no SICONV ); sensibilização para formação de redes de multiplicadores microrregionais, além da avaliação de aprendizagem.

Atuarão como facilitadores nas oficinas servidores do MPOG, MPA, Ministério do Turismo e do Ministério da Integração Nacional.

Para avaliação de impacto, a partir de janeiro de 2011 será aplicado um questionário, a ser respondido pelos participantes e respectivos Prefeitos, sobre o desempenho dos municípios quanto aos recursos captados a partir das Oficinas.


Edivan Batista Carvalho.



Filipe Saraiva: Minha atual Área de Trabalho

19 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Salve pessoal!


Já faz um tempo que não posto nada aqui no blog,;infelizmente ele ficou às favas nos últimos meses. Reflexos da vida: terminei meu curso na UFPI, arranjei um trabalho, muita correria, passei num mestrado, larguei o trabalho, mudei de cidade... enfim, atropelos, dissabores e expectativas que colocaram o blog e outros trabalhos de escrita, como a Revista Espírito Livre, um pouco de lado nestes tempos.

Mas, forçando a mudança deste estado de letargia da minha escrita, volto ao blog para uma nova etapa de posts. Neste primeiro, como aperitivo, a cara da minha nova Área de Trabalho. É sempre legal partilhar algumas imagens dos nossos computadores, não?




Atualmente uso o Mandriva 2010.0 com o meu xodó KDE 4, ainda na versão 4.3. Os widgets ali são o yaWP, para previsão do tempo, relógio analógico padrão e o Fancy Task, barra de lançamento de aplicativos muito parecida com o do OSX.

Porém, para garantir algumas facilidades quanto a montagem/desmontagem de hardware USB, monitor de bateria do notebook e mais, mantive a barra de tarefas padrão do KDE. Ela fica invisível e apenas aparece quando dirijo o cursor do mouse até o extremo inferior da tela.



Se vocês quiserem, depois posso dar detalhes sobre alguns desses widgets, principalmente quanto a instalação.

E sintam-se a vontade para mandar links das imagens das áreas de trabalho de vocês!



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste