Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Filipe Saraiva: Google Summer of Code 2012

6 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Alguns dias atrás o time de promoção open-source da Google divulgou o início do Google Summer of Code 2012, projeto onde a empresa patrocina estudantes de todos os países do mundo (exceto os que sofrem embargo dos EUA) para desenvolverem softwares livres nas diversas comunidades elegidas pelo projeto.

O projeto ainda está na etapa de seleção das comunidades. A submissão de projetos de estudantes começará no dia 26 de março até o dia 6 de abril, com resultado no dia 23 de abril. Ou seja, você tem tempo para ir se familiarizando com alguns softwares e suas tecnologias. Recomendo procurar as páginas de softwares que participaram de outras edições do Google Summer of Code para ver algumas ideias que foram propostas.

Eu participei da edição de 2011 e foi uma experiência extremamente gratificante. Trabalhei em um projeto do Scilab para desenvolver um software do KDE que foi lançado recentemente, agora em janeiro. A experiência de trabalhar em grupo em um time internacional é muito interessante. Terminando com sucesso, essa participação serve como um diferencial e tanto no seu currículo. Conheço alguns brasileiros que também participaram da edição 2011 e agora estão de malas prontas para trabalhar em empresas do exterior, incluindo o Facebook e o próprio Google.

Sem contar que é uma felicidade desenvolver software livre e receber 5.000 dólares para isso. :)

Maiores informações nos links neste post -> http://google-opensource.blogspot.com/2012/02/google-summer-of-code-2012-is-on.html

Você pode ver mais detalhes sobre minha experiência no Google Summer of Code nos posts da tag GSoC ou em gsoc2011-scilab-backend



Aracele Torres: Release Party KDE 4.8 in Teresina

4 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hello everybody!

Dark picture with Ângela, me, Mara and Francisco ;-)


 We realized the RP of KDE 4.8 on January 27 in Teresina/Brazil! It was a night of pizza, beer and KDE. And look what we did:

 Gifts KDE ;-)

We hope these gifts will spread around the world!




Lucas M.A.C.: Falha de segurança no "sudo"!

3 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


URGENTE!

Foi detectada um problema na sequencia da função "sudo-debug" do arquivo sudo.c, onde, ao processar o nome do programa que é passado para o parâmetro, apresenta uma anormalidade. A 'nota' foi publicada no site Hispasec.

No entanto, já foi disponibilizada uma correção para a vulnerabilidade (que ocorre nas versões 1.8.x do sudo) na atualização  1.8.3.p2 sudo.

Atualizem seus sistemas AGORA! 

O problema afeta quase todas as distribuições Linux, inclusive os BSD's e o Mac OSX.


Fonte: Blog #SejaLivre!


.


Lucas M.A.C.: Vem aí a Campus Party Brasil!

2 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Depois de um ano de espera... 


Domingo, eu e um grupo de amigos, embarcaremos rumo ao MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO MUNDO: a Campus Party! Em sua 5ᵃ edição no Brasil, o evento contará com uma semana de palestras, mesas-redondas, oficinas...

E como bom blogueiro que sou ( =P), prometo deixar vocês por dentro de tudo, pelo menos o que eu puder postar, tweetar, filmar (Não prometo, mas tentarei fazer um streaming)... =D

Dá só uma olhadinha em algumas das 'atrações' da #CPBr5:

Zona Ciência

Na Área de Modding e Hardware, o destaque é a final do primeiro campeonato de overclocking do Brasil - o XOC Brasil. A competição organizada pelos curadores Ronaldo Buassali e Arnaldo Gesuele começou em dezembro, e os 10 finalistas vão disputar o primeiro lugar no dia 11 de fevereiro.

A área de Astronomia reserva palestras que abrangem ficção científica, como OVNIs e filmes, ao mapeamento estelar utilizando aplicativos, além de oficinas práticas. Aqueles que curtem Robótica terão chances de colocar a mão na massa em diversas atividades práticas, ao mesmo tempo em que poderão se divertir com o futebol e o sumô de robôs.




Zona Cultura Digital

Este ano o evento trará o Music Hack Day, que é uma maratona de desenvolvimento de aplicativos para plataformas de música que estará presente pela primeira vez no Brasil. Serão cerca de 24h de competição, incluindo diversas palestras e oficinas, com a premiação do melhor aplicativo musical produzido na Campus.

Em Social Media, usuários famosos como @jovemnerd e @azaghal marcam presença para papos e gincanas entre os presentes, além de mesas sobre assuntos que estão em alta na web.




Zona Inovação

Desenvolvimento, Segurança e Redes e Software Livre estarão na da agenda da Campus Party na Zona mais concorrida da Campus: Inovação. Android vs. iOs, PCs vs. Smartphones, criptografia, Unity, EPub, Open Cobalt, Open Kinect, HMTL5 e cloud computing serão temas de palestras.

Na Área de Segurança e Redes, a semana começa com o Dia Mundial da Internet Segura (7 de fevereiro), uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da Internet. Em 2012, o tema é "Conectando Gerações: Descobrindo o Mundo Digital Juntos...Com Segurança".




Zona Entretenimento Digital

A área de Games apresenta campeonatos, palestras de tendências como a de transmídia, o uso de jogos em terapia ocupacional. Também haverá uma palestra de indie games com o estúdio chileno Ace Team, ganhador do prêmio de jogo mais original de 2011 pela da Insider Game Awards, com o jogo Rock Ages.


Nos vemos na Campus Party! ;)


.


Lucas M.A.C.: #BrasilSemVírusÉBrasilComLinux

2 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Pois é, gente! Nós e o pessoal da revista Espírito Livre organizamos um novo tuitaço livre para a tarde desse sábado. O objetivo é conscientizar a população de que #BrasilSemVírusÉBrasilComLinux!
A ideia surgiu depois que o site TechTudo, junto ao CDI,  lançou a campanha Brasil Sem Vírus, que visa a realizar “Uma cruzada nacional para acabar com o título de país com uma das maiores taxas de computadores infectados do mundo”. E como eles querem tirar esse título do Brasil? Promovendo uma “vacinação em massa” dos computadores dos usuários.
O mais absurdo é que eles pretendem mudar esse status distribundo gratuitamente antivírus como McAfee, AVG, Avast e outros antivírus gratuitos. Mesmo quem é um usuário xiita de Linux sabe que, nos dias de hoje, a simples utilização de um software antivírus não é suficiente para eliminar a maioria das pragas digitais modernas. Não raras vezes, é necessário utilizar programas auxiliares como ComboFix, Malwarebytes e Hijackthis para remover uma infecção.
O cúmulo é que, no dia 4 de Fevereiro (próximo Sábado), o TechTudo e o CDI pretendem fazer o Dia D, que seria uma vacinação em massa no nos moradores do Copan, maior edifício residencial da América Latina. Nisso, cabe-nos algumas questões:
1. Com que autoridade o TT e o CDI vão promover essa vacinação?
2. E se o cara já tiver um antivírus melhor?
3. Considerando-se que eles instalem o antivírus pago da McAfee, quantos moradores continuarão com ele após a expiração do período de testes? Será que essa campanha também não possui como objetivo promover esse(s) antivírus pago?
e, finalmente,
4. Se o objetivo é o de diminuir o número de infecções causadas por vírus no Brasil, será que não seria mais eficiente, ao invés de distribuir vacinas, conscientizar os usuários de que existe um sistema operacional melhor (Linux) que é imune à maioria dos vírus existentes?
Com base nisso, nesse Sábado, às 4 e meia da tarde, nós, que temos um mínimo de discernimento, vamos dar uma resposta à campanha colocando nos trending topics a hashtag #BrasilSemVírusÉBrasilComLinux. Através da hashtag, pretendemos conscientizar a população de que, através da utilização do sistema livre, os problemas relacionados a vírus e malwares, tão comuns, deixarão de ser preocupação pois estaremos cortando o mal pela raiz, ou seja, o sistema operacional.
Como sempre, precisamos de atingir mais de 2000 tweets em um curto espaço de tempo (uns 20 minutos, acho). Assim, copie esse texto para o seu site ou para o fórum que você participa, pois precisamos da colaboração de todos. Como recomendação, evitem colocar a tag mais de uma vez na mesma mensagem e colocar links nas mensagens antes de a tag ir para os TTS.
ATENÇÃO: Se vocês vir a tag #BrasilSemVírus nos TTs antes do horário, iniciem o tuitaço imediatamente!
Contamos com você!


Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste