O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Adriel Lucas: Um pouco sobre RAID – Configuração via software e via hardware
17 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários ainda- Acesso rápido as informações (até 50% mais rápido);
- Custo baixo para expansão de memória
- Caso algum dos setores de algum dos hd’s venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais hd’s não terão mais sentido existir, posi um parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe não tem como recuperar;
- Não é usada pararidade.
- Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco
- Segurança nos dados
- Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0
- Ocorre aumento no tempo de escrita;
- Não é usada a paridade
- Maior rapidez com o tratamento de controle de erros
- Leitura rápida, porém escrita não é tão rápida;
- Sistema complexo de controle de hds
- O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificados o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.
- Possibilidade de falhar 2 hds ao mesmo tempo sem perdas
- Precisa de N+2 hds para implementar por causa dos discos de paridade;
- Escrita lenta;
- Sistema complexo de controle dos hds
- Segurança contra perda de dados
- Pode falhar 1 um dos hds ou os dois hds do mesmo grupo, porém deixa de ser RAID 0+1
- Alto custo de expansão de hardware
- Os drives devem ficar em sincronismo de velocidade para obterá máxima performance.
- Segurança contra perda de dados;
- Pode falhar um ou dois dos hds ao mesmo tempo, dependendo de qual avaria.
- Alto custo de expansão de hardware
- Os drivers devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a máxima performance.
Repita a operação de criar as partições até criar todas, sempre selecionando "Criar uma partição RAID por software".
Obs.: Eu indico que deixe liberado uns 2GB de espaço livre para no final de tudo criarmos as partições SWAP.
- Ponto de montagem: Como o nome já diz, é o ponto de montagem da partição;
- Tipo de sistema de arquivos: Escolha o que achar melhor, particularmente eu prefiro o ext3;
- Nível de RAID: RAID1;
- Membros do RAID: Nessa parte marque apenas as duas partições iguais que estão em discos diferentes. Prestar bem atenção para escolher as partições que são semelhantes e que estão em discos diferentes.
Nas opções que não citei, não há necessidade de mexer ou alterar, pois são alteradas automaticamente ou realmente devem ficar com as opções padrões.
Filipe Saraiva: Agente Inteligente – um retrato
13 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA representação de agente que criei para usar nas minhas pesquisas. Acho-o muito fofo.
Os curiosos sobre o conceito de agentes podem encontrar no livro Inteligência Artificial, do Russel e Norvig (aquela bíblia verde gigante), ou começar pela página na Wikipedia anglófona – precisamos de wikipedistas para traduzirem o artigo para o português.