Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Casa Brasil - Parnaíba/PI: Casa Brasil de Parnaíba recebe a Oficina Piloto de Elaboração de Projetos

19 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaO Centro Decentralizado de Cultura de Parnaíba - Casa Brasil Catavento, recebe a "Oficina Piloto de Elaboração de Projetos", do Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, nos dias 22 a 26 de fevereiro na Unidade de Parnaíba, localizada na Rua Projetada 23, Nº 470, Bairro São Vicente de Paula.

Esse programa de capacitação do Ministério do Planejamento já beneficiou 4,8 mil servidores públicos federais, estaduais e municipais de todo o país desde abril do ano passado.

Foram 4.185 funcionários em 2008 e outros 631 até abril de 2009 instruídos com informações sobre as normas que regulamentam o Portal de Convênios, bem como sobre os convênios e contratos de repasse, além de receberem orientações sobre o funcionamento do sistema.

Para José Aldori Viapiana, servidor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a capacitação sobre a utilização do Portal de Convênios contribui para a melhoria do serviço público já que envolve uma área de grande relevância para a sociedade.

Para ele, o acesso facilitado aos recursos, a publicidade dos programas e a facilidade de execução através dessa ferramenta rompe com uma barreira até então existente nessa área.

"Isso porque o sistema disponibiliza e permite acompanhar todos os passos de execução da relação entre concedente e convenente, facilitando a transparência e legalidade dos atos e permitindo o acesso aos recursos de forma mais social, legal e justa", destacou Viapiana.

O servidor da Hemoan participou de um treinamento ministrado no estado por técnicos do Ministério do Planejamento no mês de fevereiro e atua como responsável pelo acompanhamento da vigência e finalização, bem como pela prestação de contas de convênios e contratos de repasse da Fundação.

O treinamento foi dado a 100% dos servidores estaduais e 68% dos servidores municipais que atuam na área de convênios no estado do Amazonas, totalizando 150 participantes.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento também desenvolveu módulos de Educação a Distância (EAD) e manuais de operacionalização do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), disponíveis no Portal de Convênios. Os conteúdos são voltados tanto para os servidores federais que atuam na área, bem como para as entidades interessadas em firmar convênios com a União.

O Ministério do Planejamento treinou ainda um grupo de servidores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para prestar informações e esclarecimentos aos usuários do Portal de Convênios sobre operacionalização do sistema. A Central de Atendimento do Serpro funciona no número 0800 978 2340.

Os órgãos municipais também contam com uma central de atendimento do IBAM, parceira do Ministério nesta iniciativa, e que funciona no número 0800 282 9948.

A utilização do Portal de Convênios para a celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios e contratos de repasse firmados com recursos repassados voluntariamente pela União é obrigatória desde o dia 1° de setembro deste ano. Todo o processo de credenciamento e cadastramento de propostas também deve ocorrer através desse ambiente.

Robson Javas® - Comunicação Externa
Centro Decentralizado de Cultura de Parnaíba - CDC - PHB.

PSL-PI: KDE 4.4 Release Party em Teresina

5 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estão tod@s convidad@s para o Release Party do KDE 4.4 em Teresina! Saiba mais em http://community.kde.org/Promo/ReleaseParties/4.4#Teresina



PSL-PI: Planeta PSL-PI no BR-Linux

2 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O BR-Linux é um blog bastante reconhecido na comunidade pela divulgação de iniciativas e demais notícias relacionadas aos grupos de software livre do mundo inteiro. Com o lançamento do Planeta PSL-PI, e seguindo a tradição, o Augusto gentilmente publicou em seu blog a chamada para nossa nova plataforma de comunicação. Segue o link:

http://br-linux.org/2010/planeta-psl-pi/

E o texto abaixo, na íntegra:

“É com muita alegria que divulgamos o lançamento do Planeta Projeto Software Livre – Piauí. O Planeta é um agregador de blogs de membros da comunidade de software livre do estado, e tem como característica permitir às pessoas conhecer melhor o que cada membro faz e saber o que está acontecendo na comunidade piauiense. Então, fique a vontade para acompanhar os posts agregados no Planeta PSL-PI! O feed unificado do Planeta também alimentará nossa página na rede Software Livre – Brasil.” [referência: planeta.psl-pi.org]

Valeu Augusto!



Chicao Fernandes: Entrevista com Bill Watterson: Depois de 15 anos de reclusão.

2 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Coloco aqui a tradução da entrevista de Bill Watterson, criador de Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes), uma das grandes tirinhas da história, ainda mais sobre crianças piradas, ao lado de Charlie Brown (Peanuts) e Mafalda.

Bill-Waterson.jpg

Com quase 15 de separação e reflexão, o que você pensa o que foi em "Calvin e Haroldo" que foi além de capturar a atenção dos leitores, mas também seus corações?



A única parte que eu entendo é a que foi para parte da criação da tira. O que os leitores tomam para si é com eles. Uma vez que a tira é publicada, leitores trazem suas proprias experiencias e o trabalho toma vida própria. Todos respondem de maneira diferente em diferentes partes.

Eu apenas tentei escrever de maneira honesta, e eu tentei fazer este pequeno mundo divertido de se olhar, para que as pessoas tomem um tempo para ler. Isso foi toda a minha preocupação. Você mistura alguns ingredientes, e vez por outra, a quimica acontece. Eu não posso explicar o porque da tira ter feito o sucesso que fez, e acho que talvez eu nunca conseguiria duplica esse sucesso. Muitas coisas tem que dar certo de uma vez.


Quais são seus pensamentos sobre o legado de sua tira?

Bem, não é algo que tira meu sono. Leitores sempre decidirão se o trabalho é significativo e relevante para eles, e eu posso viver com qualquer conclusão da parte deles. De novo, minha parte acabou no momento que a tinta secou.

Leitores se identificaram com seus personagens, e de maneira compreensivel, eles ficaram -- e ainda continuam a estar -- de luto quando a tira acabou. O que você gostaria de dizer a eles?

Isso não é tão dificil de entender quanto as pessoas pensam. No fim de 10 anos, eu disse quase tudo o que tinha a dizer.

É sempre melhor sair da festa mais cedo. Se eu continuado com a popularidade da tira e ficasse me repetindo por mais 5, 10 ou 20 anos, as pessoas ficariam de "luto" pela qualidade da tira e estariam desejando que eu estivesse morto e amaldiçoando os jornais por continuarem a publicar tiras antigas e tediosas como a minha em vez de buscarem mais novos e vivos talentos. E eu estaria concordando com eles.

Uma das razões que acredito que "Calvin e Haroldo" continua a encontrar público hoje é porque escolhi parar.

Nunca me arrenpendi de parar onde parei.

Pelo fato do seu trabalho ter tocado várias pessoas, fãs sentem uma conexão com você, como se lhe conhecem. Querem mais do seu trabalho, mais Calvin, outra tira, qualquer coisa. É mais ou menos uma relação astro do rock/fã. Pela sua aversão a atenção, como você lida com isso hoje? E como você lida com o fato de saber que isso lhe seguirá o resto dos seus dias?

Ah, a vida do cartoonista -- como sinto falta dos groupies, drogas e quartos de hotel abarrotados!

Mas desde meus dias de "astro do rock", a atenção do publico caiu muito. Nos tempos de cultura pop, foram eras atras. Há algumas explosões de estranhezas, mas geralmente eu apenas vou seguindo minha vida e dou o melhor para ignorar o resto. Estou orgulhoso do meu trabalho e muito grato pelo sucesso e verdadeiramente lisonjeado que pessoas ainda a leem mas escrevi "Calvin e Haroldo" eu meus 30 anos e estou a milhas de distância de lá.

Um trabalho de arte porde permanecer congelado no tempo, mas eu tropeço pelos anos como todo mundo. Acho que os maiores fãs entendem isso, e estão dispostas a dar me um local para continuar com minha vida.

Quão breve os correios lançarem o selo do Calvin você enviará uma carta com um no envelope?

Imediatamente. Eu estou indo pegar meu cavalo e buggy e verificar pela minha assinatura do meu jornal.

Como você quer que as pessoas lebrem daquela criança de 6 anos e seu tigre?

Eu voto para "Calvin e Haroldo, oitava maravilha do mundo"

Fonte: http://www.cleveland.com/living/index.ssf/2010/02/bill_watterson_creator_of_belo.html



PSL-PI: Lançada a Revista Espírito Livre nº 10

1 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Repassando o release da edição nº 10.

Todos estão convidados a baixar!

Revista Espírito Livre - Ed. #010 - Janeiro 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #010 - Janeiro 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #010 - Janeiro 2010

Já está se tornando rotina a correria das edições da Revista Espírito Livre, bem como esta seção, um desabafo. O ano de 2010 começou quente, em todos os aspectos! Novas ideias pipocam a todo momento, novas possibilidades, novos projetos e parcerias. Não apenas para a publicação, mas pessoalmente e profissionalmente a todos nós. Esperemos que este novo ano seja melhor 2009 e pior que 2011, e que todos os desejos que almejamos se tornem realidade conforme o ano cria um corpo e caminha.

Esta edição de janeiro da Revista Espírito Livre traz em sua capa o tema Diversão Livre, e tenta apresentar aos leitores, experiências, situações e cases onde temos licenças livres propiciando diversão, softwares livres possibilitando a muitos se divertirem, enfim, estas tentamos mostrar que estas duas palavras, em nosso universo, podem conviver pacificamente, criando uma harmoniosa relação. A entrevista internacional tras Adrian Henke, um desenvolvedor de software que mora na Suiça e que está a frente do AssaultCube, um pequeno notável game de tiro em primeira pessoa, que faz milagre em pouco mais de 40 MB, seja nos gráficos, jogabilidade e outros aspectos. Merece toda nossa atenção.

Para rechear esse assunto tão envolvente convidei outros colegas da comunidade e amigos para contribuirem com seus relatos e materiais, o que resultou em um rico acervo como poderão perceber. Franzvitor Fiorim fala sobre Jubler, um software para legendar filmes e outros vídeos, Salvador Lucas mostra um cenário macro das possibilidades de diversão através de games de código aberto, Mônica Paz fala sobre como tantas vezes nos divertimos com conteúdos disponibilizados em Creative Commons e que às vezes nem nos damos conta. Arnaldo Barreto descreve rapidamente a utilização de tecnologias abertas no filme 2012, lançado recentemente, enquanto o nosso bardo se apresenta em dose dupla! João Marcello fala sobre um assunto importante e que poucos dão importância: aterramento. Ele descreve de forma irreverente os vários tipos de aterramento que encontramos por aí, descrevendo suas principais peculiaridades.

Luiz Eduardo Borges fala sobre o lançamento de seu livro: Python para Desenvolvedores – 2ª edição, enquanto Jomar Silva nos dá dicas de como errar menos na hora de comprar um smartphone. Cezar Taurion traça um panorama geral sobre o que foi discutido no ano de 2009 em seus artigos aqui na Revista Espírito Livre, enquanto Alexandre Oliva utiliza da mitologia grega para nos apresentar um conto bastante contemporâneo. Eliane Domingos e Igor Morgado também se juntaram a nossa equipe a partir dessa edição, o que vem a acrescentar ainda mais à publicação.

Tantos outros contribuíram de forma ímpar para que mais uma edição da Revista Espírito Livre pudesse estar aqui e agora, à sua frente, trazendo toda essa fonte de informação. Deixo meu contínuo agradecimento a todos que participaram da edição, seja de forma direta ou indireta.

A seção Agenda ainda continua pouco volumosa, principalmente por estarmos em uma período de poucos eventos em nosso país.

Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista.

Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre. O meu sincero agradecimento e que venha 2010!



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste