Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Regis Pires: Google Chrome 8 com visualizador de PDF nativo

5 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A versão 8 do Google Chrome traz um visualizador de PDF nativo. Assim, pode-se ler arquivos em formato PDF sem a necessidade de instalar qualquer outro leitor de PDF na máquina. A busca no PDF é integrada à busca do próprio navegador. Vale a pena atualizar para a nova versão.




Aracele Torres: WikiLeaks: quando as informações se tornam perigosas

3 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Todo mundo já deve ter ouvido falar no WikiLeaks. Nessas últimas semanas ele tem sido assunto constante na mídia. A fama se deve ao fato de que o site publicou informações (que deveriam ser secretas) sobre o governo norte-americano e sua tentativa de controlar o mundo, travestida de diplomacia. Inicialmente foi divulgado em abril deste ano um vídeo produzido em 2007 e que evidencia  a violência usada pelos militares norte-americanos no Iraque. O vídeo mostra civis iraquianos sendo mortos durante um ataque aéreo dos EUA.

Logo em seguida, em julho, o site divulgou o Afghan War Diary, composto por mais de 76.900 documentos secretos do governo dos EUA sobre a guerra no Afeganistão. Em outubro foi a vez do Iraq War Logs e o site tornou público quase 400.000 documentos secretos sobre a Guerra do Iraque. Mas a gota d’água para a diplomacia internacional parece ter sido mesmo os documentos publicados em novembro. O WikiLeaks disponibilizou cerca de 251.287 telegramas de embaixadas norte-americanas ao redor do mundo. Os telegramas datam de 1966 até fevereiro de 2010. Seus conteúdos? “Os telegramas mostram os EUA espionando seus aliados e a ONU; ignorando a corrupção e abusos de direitos humanos em Estados ‘serviçais’; negociando a portas fechadas com Estados supostamente neutros e fazendo lobby em prol das corporações americanas”, diz o porta-voz do WikiLeaks, Julian Assange.

Depois desta última publicação todos os olhos (todos os grandes olhos no sentido George Orwellniano da coisa) se voltaram para uma única pessoa: Julian Assange, apontado como principal responsável pelo site. Agora, todo mundo está querendo a cabeça de Assange. Atualmente o governo sueco está pedindo a sua prisão por suposto estupro que ele teria cometido no país, mas o paradeiro de Assange é desconhecido. Enquanto não o encontram vão atacando o WikiLeaks como podem. Esta semana o site sofreu vários ataques e foi tirado do ar, mas já está de volta em um novo endereço: http://213.251.145.96/

Assange  se tornou uma senhora pedra no sapato dos EUA e de seus aliados, afinal de contas, o cara revelou ao mundo o que todo mundo já sabia, no entanto, usou provas documentais bem comprometedoras. Não produziu as provas, mas usou as informações geradas pelo próprio governo norte-americano. As informações que o governo dos EUA utilizava como defesa de sua hegemonia, o WikiLeaks transformou numa arma poderosa e perigosa contra o próprio governo. Por isso, não é de se espantar todo esse alarde em torno da questão. Os EUA estão numa saia justa, não será fácil explicar/justificar tudo o que foi divulgado até agora, que deve ser só a ponta do iceberg. Muita coisa macabra ainda deve estar escondida. Enquanto isso, eles seguem ignorando a liberdade de expressão e censurando as informações divulgadas pelo site. Vão ter muito trabalho pela frente, porque caiu na rede e  muita gente já anda fazendo espelhos do site. Ainda há por aí milhões de Julians Assanges a solta para eles combaterem.

Se quiserem acompanhar as noticias sobre WikiLeaks basta acessar o seu twitter: http://twitter.com/Wikileaks

Ou acessar os sites da Folha e Estadão que criaram páginas especiais em seus sites só para falar (sensacionalisticamente) do assunto.




Aracele Torres: KDE 4.6 Beta 1: Caça aos bugs!

2 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá a todos!

Estamos em vias de lançar uma nova versão do KDE SC, a versão 4.6 que sairá em Janeiro. Até lá, como é de costume, teremos a oportunidade de baixar e testar os betas e release candidates que são lançados nos meses que antecedem a versão final. Assim, podemos identificar bugs e reportá-los aos desenvolvedores, contribuindo para que a versão final seja o mais estável possível. Durante esta semana o Esquadrão de Bugs do KDE (KDE BugSquad) trabalhará com todo gás para identificar o máximo de bugs possíveis do KDE 4.6 Beta 1. Aqui no Piauí também faremos a nossa caça aos bugs  (Bug Squashing) no próximo sábado (4) na casa do Chicão. Quem tiver a fim de participar é só aparecer por lá com seu pc e alguns comes e bebes. ;)

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato conosco através da nossa lista: http://groups.google.com/group/kdepi

Mais informações sobre este Bug Squashing na página: http://dot.kde.org/2010/11/26/week-post-beta-bug-squashing




Regis Pires: Linha de tempo dos sistemas de controle de versão

2 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Uma excelente panorâmica da evolução dos sistemas de controle de versão ao longo do tempo…
Inglês – http://codicesoftware.blogspot.com/2010/11/version-control-timeline.html
Espanhol – http://codicesoftware-es.blogspot.com/2010/11/la-historia-del-control-de-versiones.html




Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste