O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Filipe Saraiva: KDE 4.8 Release Party em São Carlos – Como foi?
31 de Janeiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaHouve em São Carlos, no dia 27 de janeiro, o Release Party do KDE 4.8 – o segundo a acontecer na cidade.
Foi momento de reunir amigos, tomar umas, conversar sobre coisas do KDE, da vida, do universo, e tudo mais, e claro, tomar mais outras. Dessa vez eu tive tempo de instalar a nova versão do KDE no Mageia (obrigado mikala!) para permitir que quem não havia conhecido a nova versão, pudesse fazer um test drive.
A chuva atrapalhou um pouco, mas compareceram quatro bravos camaradas para celebrar o trabalho de todo ecossistema de software livre que permeia e circunda o KDE.
Da esquerda pra direita: Daniel, Rodrigo, Vitor e Filipe
Para mim o lançamento do KDE 4.8 é ainda mais especial pois é a primeira vez que tenho uma grande contribuição de software sendo distribuída junto com o projeto. Trata-se do backend para Scilab no Cantor, resultado do meu ano de trabalho no Google Summer of Code de 2011, que finalmente chegou ao computador de vocês, KDErs.
Mas isso é assunto para um próximo post.
Filipe Saraiva: Emergindo em um Corpo-Robô
29 de Janeiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO pesquisador roboticista Taylor Veltrop publicou recentemente um impressionante vídeo com os resultados de suas pesquisas no último ano. Trata-se de um experimento de telepresença, ou avatar, onde o pesquisador, a partir dos movimentos de seu próprio corpo, controla os movimentos de um robô.
Para desenvolver o protótipo que permitiu a realização do experimento, Taylor usou tecnologias conhecidas da área de robótica e realidade virtual, como o meta-sistema operacional ROS, um robô NAO (conhecido no Brasil como Zariguim ) e um visor HMD, junto com outras tecnologias mais comuns como Linux, um controle de Wii e o acessório de captação de movimentos do X-Box, Kinect.
No vídeo, o pesquisador utiliza todo esse aparato técnico para um objetivo extremamente fofo: escovar seu gato de estimação.
As potencialidades em termos práticos desta tecnologia são enormes. Imaginem que tarefas extremamente perigosas poderiam ser realizadas por robôs avatares, como as operações em usinas nucleares, manutenção de espaço naves ou mesmo exploração de lugares hoje impossíveis para nós seres humanos, como outros planetas.
Mas para além da importante e evidente utilidade prática, penso que há todo um campo estético/filosófico para pensarmos essa tecnologia. O fato de você, a partir do uso de uma série de aparelhos, “emergir” em um outro corpo é fantástico – é a capacidade de projetar seus sentidos em algo além do seu corpo físico.
Esta faceta da tecnologia no vídeo ainda é um tanto incipiente, mas existe. O uso do visor HMD transfere o sentido humano da visão para as câmeras do robô. Isso é um exemplo de que sua visão transcedeu, neste momento, os limites físicos do teu corpo.
Claro, isso não é lá novidade: as câmeras nos permitem enxergar algo que está além dos limites físicos que nossos olhos poderiam ver. Mas no caso do vídeo acima, há a possibilidade de interação com o ambiente em que seu avatar está, mas você não. Existem tecnologias que permitem isso também, mas são muito restritas a certos usos ou ambientes (telecirurgia, por exemplo); poucas tem um grau de liberdade tão levado quanto a que este experimento permite entrever.
Fico ainda mais intrigado quando algumas sensações captadas pelo avatar puderem ser transmitidas de volta ao homem que o controla. Ainda sobre o vídeo, Taylor não consegue sentir, de maneira tátil, o pente que o robô segura – ele não tem ideia da força que está empregando, não percebe a textura do cabo do pente, não é possível sentir se a cerda é macia ou dura. Se houver alguma vantagem e viabilidade em se implementar a sensação tátil, imaginem como poderia ser “sentir” o voo a partir de um robô com essa capacidade; ou ter a sensação de como é a textura do solo marciano.
Enfim, isso são assuntos bastante especulativos na prática, mas que suscitam interessantes ponderações de cunho filosófico (em especial os que trabalham a ideia do corpo numa pós-humanidade transumanista), de cunho artístico (alguns trabalhos em termos de intervenções e instalações de arte-tecnologia são fascinantes!) e fertilizam as criativas mentes que abordam esse tema na ficção científica.
Fonte do vídeo: ROS news
Filipe Saraiva: KDE 4.8 on Cauldron
26 de Janeiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaWizards, sorcerers, witches, shamans, pajés and other mystical creatures that are KDE and Linux users celebrate: KDE 4.8 is avaiable in Mageia Cauldron repositories!
Thanks to the work of John Balcaen (mikala), the main KDE packager on Mageia. Those who use the Cauldron, we invite you to install the new version of KDE to work on possible bugs that may come to appear. According to the roadmap, KDE 4.8 will be available in the next Mageia stable release, Mageia 2, which will be released on May 3. Mageia devs will work to give the community a desktop environment as stable as possible.
Mikala wrote an interesting post about technical questions related to KDE in Mageia. The reading is recommended to those interested.
Filipe Saraiva: KDE 4.8 no Caldeirão
26 de Janeiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaMagos, feiticeiros, bruxos, xamãs, pajés e demais criaturas místicas usuárias de KDE e Linux já podem comemorar: a nova versão do KDE 4.8 está disponível nos repositórios da versão de testes (Cauldron) do Mageia!
Agradecemos ao trabalho do John Balcaen (mikala), principal empacotador do KDE na distro. Aos que utilizam o Cauldron, convidamos a instalarem a nova versão do KDE para trabalharmos em possíveis bugs que porventura venham a aparecer. Segundo o roadmap, KDE 4.8 estará disponível na próxima versão estável da distribuição, Mageia 2, a ser lançada em 3 de maio. Vamos trabalhar para entregar à comunidade um ambiente desktop o mais estável possível.
Mikala escreveu um interessante post sobre questões técnicas referentes ao KDE no Mageia. A leitura é recomendada aos interessados.
Filipe Saraiva: KDE 4.8 Release Party em São Carlos
25 de Janeiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaPara os amigos e amigas fãs de software livre, em especial os usuários do KDE: logo mais teremos o lançamento da versão 4.8 do nosso ambiente desktop favorito!
Junto com o lançamento, a comunidade KDE promove festas para reunir usuários, desenvolvedores, tradutores, ativistas, curiosos e demais pessoas com interesse em software livre para comemorar a nova versão do KDE, mostrando para o pessoal que trabalha no projeto que pessoas ao redor do mundo apreciam bastante seu esforço no desenvolvimento do nosso amado ambiente desktop.
Já temos vários grupos se organizando para realizarem suas festas ao redor do mundo, inclusive com vários grupos aqui no Brasil já com suas festinhas marcadas. Como ocorreu no lançamento do KDE 4.7, faremos em São Carlos um release party para convidar o pessoal que gosta de software livre da cidade a se juntar para tomarmos umas cervejas e discutirmos KDE, software livre, cibercultura, a vida, o universo e tudo mais – ou seja, você não precisa ter qualquer ligação com o KDE para participar.
Vamos para as informações fundamentais:
- Data: 27 de janeiro (essa sexta!)
- Horário: 20:00h
- Local: Estação Trem Bão, Av. São Carlos próximo à rodoviária [link]
Pegaremos uma mesa no Trem Bão, e pode fique a vontade para se chegar. Cada um paga o que consumir.
Se você quiser, pode adicionar seu nome na wiki do KDE dizendo que estará presente (precisa fazer cadastro). Qualquer dúvida, me enviem um e-mail para filipe@kde.org, ou mandem tweet ou dent para @filipesaraiva.
Para finalizar, se os packagers do KDE no Mageia conseguirem empacotá-lo a tempo, instalarei no meu notebook e teremos uma singela apresentação da nova versão na release party.
Espero vê-l@s lá;
PS.: para os amigos de Teresina, terá um release party no Ateliê do Cheff. Saiba mais.