Achei excelente o projeto educativo do Movimento Escoteiro. Vale a pena ler por completo os slides desse link:
http://www.escoteiros.org.br/arquivos/documentos_oficiais/projeto_educativo_ueb.pdf
Fui escoteiro (lobinho) quando criança em Teresina no Grupo Escoteiro Anfrísio Lobão (atual Grupo Escoteiro Padre Homero) e meus filhos Renato e Luana também estão adorando o movimento escotista aqui em Fortaleza no Grupo Escoteiro Eudoro Corrêa.
O Estado do RN tem dado exemplo para todo o Brasil com o apoio à expansão do escotismo nas escolas públicas. Assim, mais jovens ocuparão seu tempo livre com atividades educativas extremamente interessantes e focadas em virtudes como autonomia, companheirismo, respeito e cooperação. Em apenas 3 anos, o RN teve o maior crescimento no número de escoteiros do Brasil, com um aumento de 1.300 para 5.000 escoteiros em todo o Estado.
GOVERNO LEVA PROJETO DE ESCOTISMO A ESCOLAS DE TODOS OS MUNICÍPIOS DO RN
http://www.escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php?id=68
Governadora Rosalba Ciarlini sanciona Lei do Projeto Escotismo nas Escolas
http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governadora-rosalba-ciarlini-sanciona-lei-do-projeto-escotismo-nas-escolas/6561/
Espero que outros Estados possam seguir o exemplo do RN. Soube ontem que o Ceará está tentando.
Sobre o Piauí, em março de 2011, ocorreu um engajamento mais efetivo dos escoteiros do Piauí na luta contra contra as drogas:
Escoteiros do PI abraçam causa da luta contra o crack
(…)
Relembrando os idos tempos de escoteiro na cidade de União, o coordenador de comunicação social do Governo do Estado, Fenelon Rocha, representando o governador Wilson Martins, concluiu a solenidade destacando o altruísmo inerente à organização escotista como um ponto fundamental no combate ao crack. “O escotismo oferece esse espaço de socialização, de vivência que promove uma proximidade entre as pessoas, afastando com isso as possibilidades de descaminho para o mundo das drogas. Eu já fui escoteiro, o próprio governador Wilson Martins também já foi escoteiro e, já tendo vivenciado a rotina dessa organização, nós ficamos satisfeitos em saber que o escotismo piauiense inicia suas atividades de 2011 abraçando essa luta que é de todos e de cada um”, enfatizou.
(…)
Acho que o Piauí também deveria aprovar uma Lei semelhante à do RN.
Assim, uma campanha dessas seria muito mais eficaz por oferecer diretamente uma atividade sócio-educativa que ajuda a prevenir o uso da droga.
0sem comentários ainda