O post abaixo trata do uso de tecnologia no judiciário piauiense, e foi retirado do blog do Omar Kaminski, advogado e reconhecido contribuidor na área jurídica para a comunidade de software livre e cultura livre em geral.
O processo virtual do TRT/PI
Chamado de APT Virtual, o sistema de processo virtual do TRT/PI acaba com os processos de papel e promete ser uma revolução nos procedimentos judiciais proporcionando mais velocidade, praticidade e comodidade na tramitação dos processos trabalhistas. Todo o sistema passa a ser operacionalizado via internet.
Com o novo sistema todos saem ganhando: o juiz ganha um instrumental melhor para o trabalho e junto com o servidor ganha mais qualidade de vida; a sociedade ganha com a maior transparência e velocidade do julgamento dos processos, os advogados terão mais comodidade e facilidade para trabalhar e há uma grande contribuição com a responsabilidade ambiental.
Movimentação e cadastro de advogados
Com o processo virtual os advogados, por exemplo, podem, pesquisar, acompanhar e até peticionar de onde estiverem com toda a segurança e certificação de validade digital, sem precisar se deslocar às Varas do Trabalho.
Cadastrado e com a senha em mãos advogados, magistrados, servidores, procuradores e peritos, podem consultar e/ou dar andamento ao processo e realizar atos processuais (juntar documentos e petições aos autos, obter certidões, etc) de qualquer lugar do mundo. A transparência no andamento dos processos será total.
O login e senha é o mesmo utilizado no Cadastro Único do Advogado do TRT/PI. Quem ainda não é cadastrado basta fazer a requisição junto ao setor de protocolo das Varas do Trabalho de Teresina.
Algumas vantagens do sistema de processo virtual (APT Virtual)
- Mais velocidade no andamento do processo e conseqüentemente no julgamento;
- Resposta mais rápida, eficiente e transparente para a sociedade;
- Consulta e andamento do processo de qualquer lugar do mundo, via internet;
- Comodidade e praticidade para advogados;
- Diminuição do grande fluxo de advogados nas Varas do Trabalho;
- Otimização do tempo dos servidores do TRT/PI para dedicação maior na análise e andamento das ações;
- Praticidade no manuseio dará mais agilidade ao juiz, que ganhará mais tempo para julgá-los;
- Mais qualidade de vida para servidores e magistrados que trabalharão num ambiente mais agradável e saudável;
- Economia de recursos públicos: diminuição significativa na compra de insumos como papel, tinta de impressora, clipes, grampos, carimbo, manutenção de impressoras e afins;
- Responsabilidade sócio-ambiental: economia de cerca de 7 toneladas de papel por ano somente nas quatro Varas de Teresina. Equivale a dois campos de futebol que não precisarão ser mais desmatados;
0sem comentários ainda