Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Projeto Soft...
Tela cheia Sugerir um artigo

Lucas M.A.C.: Servidores Linux [ Parte 2 ]: Firewall + DNS

28 de Março de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 136 vezes



No post anterior, implementamos um Servidor DHCP. Se tudo tiver corrido bem, todas as máquinas 'clientes', receberam um endereço IP, Máscara de Subrede, DNS e Gateway... 

No entanto, as máquinas ainda não estão prontas para a navegar na internet! Isto porque, não houve um 'direcionamento' de portas (no caso da eth0 para eth1), para que haja a comunicação da LAN com a WAN

Nesta segunda parte, veremos como fazer isso, e enfim conectar todas as máquinas ao 'mundo externo'! =)

O redirecionamento é feito com o IPTABLES, um poderoso e eficiente Firewall. Com ele, efetuaremos os redirecionamentos e assim 'jogar a internet' de uma interface para outra. Como trata-se de um elaborado serviço, não focaremos 100% nele. No entanto, passarei para vocês um simplíssimo Script que se encarregará de efetuar a tarefa. Mas não se preocupem, o script está todo comentado, no entanto teremos um futuro post INTEIRINHO dedicado ao IPTABLES.

Sem mais delongas, vamos à ação! Faça o download do script:

~$ wget http://www.lucasmac.com/scripts/firewall.sh


Após o download, dê permissão de execução ao mesmo:

~$ sudo chmod +x firewall.sh


Em seguida, execute-o:

~$ sudo sh firewall.sh


Para completar, vamos implementar um outro serviço: o DNS

DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados; Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs). Quem se encarregará da 'resolução' de nomes, será o Bind9. A instalação é uma tarefa muito, muito simples:

Execute o comando:

~$ sudo apt-get install bind9

Pronto! Bind instalado e configurado! 

O Bind armazena durante a navegação, uma extensa lista de Servidores de Domínio. No entanto, ao reiniciar a máquina essa lista é apagada! Mas não temos com o que nos preocupar, afinal, atribuímos mais de um servidor de DNS no nosso DHCP, e esse cache é preenchido muito rapidamente. 

Agora vamos aos testes!

Vá à alguma das máquinas clientes, e abra o navegador. Se não tiver ocorrido nenhum erro, as máquinas estarão, devidamente, navegando à internet.


Simples assim! ;D

.

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/LucasMac/~3/yUDgUP7Yq6U/servidores-linux-dhcp-parte-2-dns.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.