Hoje pela manhã, lendo algumas notícias como de costume, deparei-me com a publicação no geek.com.br os “Desenvolvedores do OpenOffice.org se separam da Oracle, fundam novo instituto“. Não fiquei surpreso, pois isso já era aguardado desde alguns dias atrás, devido a rumores de que a Oracle, considerada uma ‘gigante’ no mundo dos softwares, iria parar de apoiar a iniciativa do OpenOffice.org.
Não sei se poderia caracterizar como ‘rumor’, pois ao menos a intenção de deixar de apoiar iniciativas livres havia sido esboçada pela oracle ao desativar servidores de teste usado pelos desenvolvedores do PostgreSQL em julho.
O fato é que as empresas que trabalham com desenvolvimento de software precisam aprender que não há mais volta. Não há recuo diante da realidade de que hoje, o software livre é quem dita os melhores padrões.
Empresas como a Microsoft já pareciam ter compreendido isso ao lançar o seu ‘codeplex‘, porém vemos que tudo não passa de estratégia para tentar ludibriar a comunidade.
Para leigos, talvez isso sequer faça sentido, porém para desenvolvedores ou usuários conscientes de computador, deve ficar claro que o melhor em evolução no mundo do software se deve às pesquisas e ‘hacks’ desenvolvidos por artistas, hackers, programadores autônomos ou empresas que atuam genuinamente como fornecedoras de tecnologia livre.
A Oracle e outras empresas que ainda não captaram o novo modelo de funcionamento de mercado, parecem querer impor sua ‘ideologia’ no melhor estilo ‘rei Julien‘, sempre achando que estão ‘acima de qualquer outro’, que tem o poder.
Mas, gostaria que a comunidade engrossasse o côro, e afirmasse para a Oracle e para mais quantas empresas for necessário:
A comunidade [do Software Livre] tem o poder.
Nós, a comunidade de desenvolvedores e usuários de Software Livre, é que somos responsáveis pelo aperfeiçoamento de grande parte das melhores ferramentas de software disponíveis ao redor do mundo. Somos todos colaboradores neste grande e forte movimento e nada é feito sem a concordância e/ou validação por todos. Isso é que faz do Software Livre um paradigma capaz de mudar a realidade econômica, educacional, profissional, enfim a realidade social de qualquer país que o adote.
Tudo bem, há empresas que o adotam para reduzir custos, mas estas, são as mesmas que logo em seguida o abandonam por não acreditarem no potencial do Software Livre ou não conhecerem desenvolvedores ligados ao movimento do Software Livre (O que é uma vergonha para estas empresas!)
Há tempos Software Livre deixou de ser uma idéia e passou a ser um ideal e uma realidade. Acordem e apóiem de verdade, ou fiquem pra trás choramingando agarrados aos seus modelos obsoletos de licenciamento.
0sem comentários ainda