Desde o final do ano passado estou usando um notebook HP Pavilion dm4. Uma excelente máquina, que adquiri durante o Latinoware e veio a substituir o meu velho notebook CCE. Sim, daqueles que vinham com Satux e cujo hardware tem um dos piores suportes já vistos para o GNU/Linux – para se ter uma ideia, nunca consegui usar a wireless nele. E passei uns 4 anos usando o CCE.
Pois bem, algo que só descobri quando instalei o Linux na minha máquina atual é que há um acelerômetro embutido nela. Foi uma surpresa bem legal, entretanto torna-se um problema quando o kernel linka os movimentos do acelerômetro ao ponteiro do mouse – o que te obriga a, para navegar pela tela, ficar movimentando o computador. Isso não é lá algo muito produtivo.
Então, vamos desativar o carregamento do módulo do acelerômetro no kernel. O procedimento abaixo foi realizado na distribuição Mageia, mas deve funcionar para a maioria das distribuições GNU/Linux. Faça, como root:
# modprobe -r hp_accel
O comando modprobe -r irá desativar o módulo do acelerômetro, chamado hp_accel. Agora, para evitar o carregamento nas inicializações do sistema operacional, você deverá desativar o módulo com o comando anterior e em seguida colocar o módulo na blacklist. Existem várias formas de você adicionar um módulo na blacklist. O que prefiro é ir para a pasta modprobe.d (normalmente, está em /etc/modprobe.d) e criar um arquivo chamado blacklist-hp_accel.conf. Neste arquivo, escrevo:
blacklist hp_accel
Salvo o arquivo e pronto. O passo anterior pode mudar de distribuição para distribuição, por isso muita atenção. Caso queira voltar a utilizar o acelerômetro, apenas faça o comando:
# modprobe hp_accel
E caso queira que ele volte a ser carregado na inicialização do sistema operacional, carregue o módulo (com o comando acima) e em seguida apague a entrada que você criou do módulo na blacklist.
Espero ter ajudado, já que essa dica não é muito comum de ser encontrada por aí.
0sem comentários ainda