Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Projeto Soft...
Tela cheia Sugerir um artigo

Filipe Saraiva: Acompanhando a apuração das eleições no GNU/Linux

3 de Outubro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 333 vezes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesse ano uma forma de acompanharmos a apuração da eleição em tempo real. A partir do programa "Divulga2010", escrito em java, você poderá visualizar a contagem dos votos tanto para a eleição presidencial quanto para as estaduais - governadores, deputados e senadores.


Eu ainda não sei se terá contagem dos votos nulos, mas enfim ;-). É uma boa pra quem quiser colocar um ambiente com data show, fazer uma comida, abrir uma cerveja (olha a lei seca!) e chamar os amigos para a apuração. Para quem gosta, deve ser legal!

O programa pode ser executado no GNU/Linux sem problema, bastando para isso ter alguma JRE (Java Runtime Enviroment) instalada. Funciona tanto na máquina da Sun quanto na OpenJDK ou IcedTea. Ele também traz um manual conciso sobre como utilizá-lo.

Veja os procedimentos para executar o programa:

1. Faça o download do programa em http://download.r7.com/eleicoes/2010/Divulga20101.1.0.zip;

2. Extraia o conteúdo;

3. Entre na pasta pela linha de comando e digite:

java -jar divulga2010.jar

E pode abrir a cerveja!

[UPDATE] O TSE também disponibilizou este site http://divulgacao.tse.gov.br/ para a apuração. Então, escolha a maneira que melhor lhe convier para acompanhar a contagem dos votos. [/UPDATE]

PS.: Você sabia que este ano todas as urnas da eleição rodam Linux? Pelo menos, acesso ao código fonte do SO da urna eleitoral nós temos. Quem dera se candidato pudesse ter seu "código fonte" de interesses disponível também...


Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/LiberdadeNaFronteira/~3/8BRlVRvJunM/acompanhando-apuracao-das-eleicoes-no.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.