Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Projeto Soft...
Tela cheia Sugerir um artigo

Baixando dependências de compilação de pacotes SRPM via urpmi

5 de Maio de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 116 vezes

Como usuário Mageia e contribuidor de um pequeno conjunto de softwares livres, sempre injevei as distribuições que disponibilizavam comandos específicos para baixar os requisitos de compilação de determinados pacotes. Por exemplo, na distro Debian e suas crias temos o apt-get build-dep; no OpenSUSE há o zypper si -d; no Fedora existe o yum-builddep; e por aí vai.

Mas a verdade é que distribuições baseadas no Mandriva, que utilizam o urpmi como gerenciador de pacotes, também dispõem de um comando com essa finalidade. A diferença é que, neste caso, você precisa apontar para o pacote SRPM do software que quer baixar as dependências. E esse pacote pode estar em um repositório remoto.

O comando é:

urpmi –buildrequires <package.src.rpm>

Lembre-se que são dois hífens na opção buildrequires. Substitua <package.src.rpm> pelo endereço do pacote src.rpm que você quer baixar as dependências. Por exemplo, para baixar as dependências do LibreOffice faça:

urpmi –buildrequires ftp://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/core/release/libreoffice-4.0.2.2-4.mga3.src.rpm

Para navegar nos pactes SRPM você deve visitar o repositório de sua distro e pegar o nome completo do pacote por lá. Por exemplo, para a distro Mageia há um repositório Tier 1 no C3SL, na página http://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/SRPMS/.

Seria legal que páginas de compilação de softwares mostrassem essa alternativa de download de requisitos, pois há um número considerável de distros que utilizam urpmi, por exemplo Mandriva, Mageia, PCLinuxOS, ROSA, Unity-Linux e outros. De qualquer forma, fica a dica para os desenvolvedores que trabalham com essas distros.


Fonte: http://blog.filipesaraiva.info/?p=1048

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.