Depois que um tribunal do Reino Unido decidiu bloquear o The Pirate Bay sob a (velha) acusação de que ele estaria violando direitos autorais, os responsáveis pelo baía pirata mais acessada da internet decidiram reagir a esse bloqueio oferecendo aos usuários a possibilidade de acessarem o TPB usando um proxy. Os piratas criaram uma operação especial com o nome de The Hydra Bay, uma referência à um animal da mitologia grega que tinha corpo de dragão e cabeças de serpente, que quando cortadas nasciam outras no lugar.
A Hydra Bay pretende ser uma estratégia de multiplicação de proxies e, consequentemente, de boicote à censura feita por diversos governos ao site do The Pirate Bay. Na página piratereverse.info, os piratas ensinam como se proteger da censura com o simples uso de um proxy, uma alternativa barata e eficaz. Os tutoriais são uma forma de “atacar o sistema com proxies”, como eles explicam na página da operação:
Esses guias foram criados no espírito d’A Hydra Bay. Na mitologia grega antiga, a hidra era uma serpente que possuía muitas cabeças. Hércules foi enviado para matá-la como um de seus doze trabalhos, mas para cada uma das cabeças que ele decapitava, mais duas cresciam. De certa forma, é o que nós estamos tentando fazer; ISPs bloqueiam o The Pirate Bay e muito mais proxies aparecem.
Não poderia haver uma metáfora melhor para se referir ao movimento que defende o compartilhamento das informações. O TPB, que sempre foi uma grande referência dentro desse movimento, vem sofrendo ataques e censura desde o inicio de suas atividades. Mas a sua reação sempre foi similar à de uma cabeça de Hidra, se regenerar. Todos esses ataques não passaram de cortes nas cabeças do TPB, cortes que sempre resultam em novos recomeços e em cabeças regeneradas, prontas para uma nova batalha.
Na página do Facebook do TPB é possível também ver a mensagem:
WE ARE THE HYDRA BAY!
CUT 1 OFF, 2 NEW APPEARS!
ATTACK THE SYSTEM WITH PROXIES!
A grande mensagem que o TPB tem nos passado de 2006 até agora é a de que eles sempre voltarão e de que é inútil cortar suas cabeças fora.
0sem comentários ainda