Por Cornelius Schumacher
Após o recente anúncio da Nokia sobre o futuro da sua estratégia de desenvolvimento para smartphone, o KDE recebeu um monte de perguntas. Muitas dessas questões têm sido relacionadas ao futuro do KDE e o compromisso do KDE com o framework Qt. Nesta declaração, definimos o que vemos como um futuro brilhante para o Qt e o software KDE.
Qt
Escolhemos Qt em 1996 porque ele ofereceu o melhor framework de desenvolvimento de software. Hoje, ele ainda faz isso. Ao longo dos últimos quinze anos, o KDE tem trabalhado para assegurar que o Qt estará sempre disponível, levando à criação de acordos como o que está na base do KDE Free Qt Foundation. O futuro do Qt tem sido reforçado nos últimos anos por decisões da Nokia para liberá-lo sob a licença LGPL e iniciar o processo para permitir uma maior influência da comunidade através da Open Governance. Estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar esse processo e fazer da Open Governance uma realidade. Enquanto isso, congratulamo-nos com o compromisso contínuo da Nokia com o Qt, assim como seu contínuo apoio ao KDE, como patronesse e como patrocinadora da nossa conferência anual.
KDE
Hoje, o KDE enfrenta novos desafios e oportunidades. Os tradicionais desktops e laptops já não são mais o único meio para os usuários trabalharem com documentos, se divertirem e interagirem socialmente. Inovações como os netbooks, tablets e os,cada vez mais capazes, smartphones mudaram o uso do computador, introduzindo novos formatos e novos casos de uso. Pela primeira vez desde que o KDE foi fundado, temos a chance de moldar a natureza da utilização do computador, em vez de competir com os paradigmas estabelecidos pela computação.
O nosso framework Plasma nos coloca numa posição privilegiada para desenvolver interfaces de usuário inovadoras e bonitas para smartphones, sistemas de bordo, computadores desktops, computadores portáteis, home media centers e mais. Poucos, se houver, dos nossos concorrentes tem um aplicativo e um framework de interface de usuário que é tão portátil, atraente e fácil de desenvolver como o nosso. No coração do Plasma e da portabilidade dos nossos aplicativos está o Qt. O código desenvolvido para uma plataforma pode ser executado com mudanças mínimas em plataformas legadas, como o Microsoft Windows e Maxc OS X e, fundamentalmente, em Linux e outras plataformas livres que podem ser executados desde dispositivos móveis até potentes computadores de grandes portes. As recentes inovações em Qt, como Qt Quick, tornaram mais fácil do que nunca para designers, bem como desenvolvedores, transformarem suas ideias em aplicativos e oferecê-los aos usuários. O KDE está apenas começando a tirar proveito dessas novas oportunidades.
O futuro
Qt continua forte, multi-plataforma base de tudo o que fazemos. Combinado com tecnologias do KDE, acreditamos que o Qt é o framework mais atraente para desenvolvimento multi-plataforma de software. Nunca houve uma época melhor para moldar o futuro da computação. Junte-se a nós e faça desse futuro um futuro livre.
Texto original: http://dot.kde.org/2011/03/03/qt-and-future-kde
0sem comentários ainda