Hoje é comemorado o dia de Ada Lovelace Byron. E quem é essa figura? E qual será a importância de celebrarmos um dia como esse? Augusta Ada Byron, mais conhecida como Condessa de Lovelace, filha do poeta Lord Byron e nascida na Inglaterra do século XIX, teve seu nome lembrado ao longo de tanto tempo por ter conseguido criar o primeiro programa de computador do mundo. Ada foi uma matemática autodidata que desenvolveu algoritmos para a máquina analítica de Babbage, que é considerada, por sua vez, o primeiro computador da história.
Antes de tudo e em primeiro lugar, devemos celebrar a resistência. A resistência de uma mulher do século XIX a uma cultura esmagadoramente masculina e masculinizada. Se hoje ainda tem muita gente que pensa que lugar de mulher não é na ciência, imagina isso no século XIX. Ada deve figurar então na história não só como a primeira programadora do mundo, mas também como mais uma das inúmeras mulheres que buscaram ocupar os espaços historicamente atribuídos apenas ao gênero masculino.
Esse é, portanto, mais um dia para celebrarmos o envolvimento e o reconhecimento cada vez mais crescentes das mulheres na ciência e na tecnologia. A importância de Ada para a história não está somente no fato dela ter contribuído para o campo da técnica, mas também em ter contribuído para desmistificar a ideia de que mulher não gosta/não entende de ciências exatas e cia. Celebrar o Ada Lovelace Day é celebrar também a liberdade das mulheres, a conquista de nossos direitos e nossos espaços.
Viva Ada! E viva todas as nerds do mundo!
0sem comentários ainda