Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


WikiSalvador 2.0 - encontro de voluntários, fãs e usuários da Wikipédia na Bahia

31 de Janeiro de 2013, 0:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

WikiSalvador 2.0

O movimento Wikimedia Brasil e a Wikimedia Foundation vão organizar, no domingo, dia 03/02, e segunda, dia 04/02, WikiEncontros no Digitália 2013, em Salvador.

Durante o encontro, será apresentado o  Projeto Wikipédia na universidade, onde professores e estudantes ao redor do mundo inteiro estão contribuindo para a melhoria da Wikipédia, e realizaremos um mutirão de edição da Wikipédia e um café de debates sobre cultura livre, cultura da permissão e do remix. Voluntários do movimento Wikimedia, editores novos e experientes, bem como interessados e curiosos em geral são muito bem-vindos. Quem nunca editou e quiser conhecer como faz terá oportunidade de ouvir dicas de voluntários e conhecerá mais da comunidade em torno dos projetos Wikimedia no Brasil. Com debates e atividades práticas de edição, o encontro quer contribuir para o crescimento do conhecimento livre e da comunidade.

São diversos os projetos abrigados pela Wikimedia Foundation. Além da já conhecida Wikipédia, Wikibooks, Wikiversidade, Commons, Wikivoyage são alguns dos outros projetos desenvolvidos por comunidades do movimento Wikimedia. Participe!

  • Local: Teatro Vila Velha, na sala Mário Gusmão.
  • Data e horário: 03 de fevereiro (domingo), das 14h às 18h,

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Encontros/WikiSalvador_2.0



Digitália 2013: Salvador será a capital mundial da música e da onda digital!

25 de Janeiro de 2013, 0:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

 

De 01 a 05 de fevereiro (pré-carnaval) de 2013, Salvador será também a capital mundial da música e da onda digital, pois sediará a segunda edição do DIGITALIA – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital. Esse grande evento articula diversas iniciativas do Brasil e do Mundo que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação, notadamente aquelas conformadas pela chamada Cultura Digital! Serão conferências, mesas redondas, workshops e, claro, muita música!!

Confira abaixo parte da programação...

 

Conferências 01/02 (Sábado)

Palco | 19h30 às 20h30 - Mesa de Abertura

  • Gilberto Gil
  • Albino Rubim (SECULT/BA)
  • Derrick de Kerckhove (McLuhan Program)
  • Márcio Meirelles (TVV)
  • Nelson Pretto (FACED/UFBA)
  • Oona Castro (Wikimedia)
  • Vinicius Pereira (ABCIBER).

Palco | 20h30 às 21h15 - Conferência de Abertura

“McLuhan and The Digital Culture: (Fore)Sight, Sound and the Fury”.

Derrick de Kerckhove (McLuhan Program/Univ. Napoli):

 

Conferências 03/02 (Domingo)

Cine-Teatro | 9h às 10h30 | Conferência

  • “Tecnologías de la Información y las Músicas del Mundo”; - Xavier Serra (Univ. Pompeu Fabra/Barcelona) 
  • “La cultura libre, las guerras tranquilas y las armas silenciosas” - Martin Groisman (Univ. Buenoas Aires) – ; Mediador: Javier Bustamante (Univ. Complutense de Madrid).
  • “O Futuro da Internet no Brasil: Marco Civil, Tratados Internacionais e Outros Temas” - Ronaldo Lemos (FGV-Rio).

 

Emicida, Original Olinda Style e Daganja no Digitalia!

Emicida e Banda (completa) se apresentam no #Digitalia2013, na Concha Acústica, em 5 de fevereiro. O artista também convida Rael da Rima para o show e faz desconferência no Digitalia. Autogestão da carreira, “faça você mesmo” e i

emicida

niciativa são termos sempre associados a Emicida. Ele participaou de vários festivais, a exemplo do Coachella, Sónar, Black2Black e Montreux.

O Original Olinda Style vai reunir no palco da Concha Acústica dois dos mais expressivos grupos da cena pernambucana. Pela primeira vez em Salvador, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda tocam juntos, num show que promete ser histórico.

Nome emergente do rap nacional, o artista baiano DaGanja prepara um show especial para a festa do Digitalia. Soul, dub, samba e ritmos caribenhos se misturam às batidas pesadas do rap, conformando uma musicalidade que já transcendeu as fronteiras do seu estado. 

 

Festa Digitalia 2013

Concha Acústica do TCA

05 de fevereiro de 2013 – 17 h

Emicida e Banda + Rael

Original Olinda Style (Eddie + Orquestra Contemporânea de Olinda)

Daganja e Convidados

Ingresso: troca por um livro infanto-juvenil, na bilheteria do TCA, a partir de 29.01,  das 12 às 18h.

O Digitalia é organizado pela comunidade Audiosfera — uma rede social dedicada à relação entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa de mesmo nome, hospedado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia — e tem o patrocínio de: Fundo de Cultura da Bahia (por meio do edital “Projetos Estratégicos em Cultura”), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo da Bahia e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).



Today I am turning 20 ...

21 de Novembro de 2012, 11:09, por PSL-BA Feeds - 0sem comentários ainda

… in hexadecimal.

I have been waiting for a long time to be able to make this joke, and I will still be able to do it for the next 9 years! :-)



Debian e o horário de verão na Bahia e no Tocantins

20 de Outubro de 2012, 12:13, por PSL-BA Feeds - 0sem comentários ainda

À meia noite deste Sábado, uma parte do Brasil vai adiantar os seus relógios em uma hora. De última hora, aconteceram alguma mudanças no horário de verão: a Bahia não vai mais participar, e o Tocantins passa a participar. Existe uma certa polêmica ainda, o Tocantins tentando sair, mas a sua participação no horário de verão está no decreto oficial.

Uma grande parte dos sistemas operacionais, Debian inclusive, utiliza uma base de dados chamada tzdata para atualizar seus relógios automaticamente com a chegada do horário de verão, e toda vez que os políticos resolvem alterar as regras, essa base de dados precisa ser alterada.

No Debian, Rogério Bastos relatou o bug #690606 alertando para a mudança nas regras. Eu preparei um patch fazendo as mudanças necessárias. O Aurelien Jarno, um dos mantenedores do tzdata no Debian, atualizou o pacote incluindo esse patch tanto na distribuição Wheezy (testing) quanto na Squeeze (stable).

Então, pra atualizar as regras de horário de verão num sistema Debian, basta atualizar o seu sistema normalmente (apt-get update && apt-get dist-upgrade). No caso do Squeeze (stable), o repositório stable-updates precisa estar habilitado (ele está habilitado por default).

O pacote tzdata oficial ainda não foi atualizado para as mudanças do horário brasileiro de verão, mas o patch utilizado no Debian já foi submetido para a lista.



USP adota o Noosfero para desenvolvimento de pesquisas e de uma rede social acadêmica

21 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Universidade de São Paulo (USP) fortalece a cada dia o uso e desenvolvimento do software Noosfero: a plataforma livre para redes sociais, criada pela Colivre e adotada em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Desde o final de 2010, o Noosfero passou a ser usado por pesquisadores do Centro de Competência em Software (CCSL-USP), na linha de pesquisa de Sistemas de Software do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Nesse projeto da USP, o Noosfero foi adaptado para ter uma infraestrutura de plugins, funcionando assim como a plataforma base do Mezuro, uma rede sócio-técnica de avaliação de código-fonte através da coleta e visualização de métricas software. 

 

Outro exemplo de uso do Noosfero na USP foi implantação da rede social do QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software)  - um projeto da Comissão Europeia para promover e estimular o uso de software livre na indústria, que envolveu 8 países e seus respectivos centros de competência em software livre. Em 2011, para a rede social do QualiPSo, por exemplo, houve a implementação dos fóruns de discussão - uma funcionalidade que foi disponibilizada para toda as redes que usam Noosfero.

No primeiro semestre de 2011, o Noosfero foi analisado (juntamente com outras plataforma livres como o Elgg e Buddypress) por uma equipe formada por estudantes e professores da USP, para definirem plataforma adotar na nova versão da rede social da universidade, chamado Stoa. Após um debate aberto na internet, o  Noosfero foi escolhido para dar vida a essa nova rede social "uspiniana". 

Hoje, há uma versão no ar para homologação do novo Stoa até o fim do segundo semestre de 2012 para os testes das novas funcionalidades que estão sendo desenvolvidas pela Colivre.  A previsão é que no início de 2013, após a migração dos dados existentes na atual rede social do Stoa, essa nova rede acadêmica seja divulgada ao público com muitas novidades.

  

A maioria das funcionalidades implementadas para o Stoa já estão disponíveis no Noosfero para as demais redes e quem for adotá-lo a partir de agora. A USP entende seu papel como parte da comunidade software livre, colaborando com recursos financeiros ou código, e vê de forma positiva a comunidade de usuários do Noosfero, em suas diferentes redes, se beneficiarem das novas funcionalidade e melhorias feitas no contexto do Stoa antes mesmo da própria USP. Aproveite você também!



Como colaborar com o OpenStreetMap

13 de Setembro de 2012, 18:23, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Tutorial OSM em 5 minutos. Clique para carregar em um tamanho maior.

Clique para carregar em um tamanho maior.

Sempre senti falta de um tutorial que mostrasse de forma rápida e simples como começar a colaborar com o OpenStreetMap. Assim, resolvi fazer esse tutorial.

Coloquei o arquivo fonte SVG num repositório GIT, caso alguém queira fazer alguma modificação ou traduzir para outros idiomas: https://gitorious.org/osmtutorial.



Debian Day 2012 em Salvador

19 de Agosto de 2012, 21:31, por PSL-BA Feeds - 0sem comentários ainda

O evento foi muito bom, e teve uma participação razoável. Não fizemos uma contagem oficial, mas em alguns momentos acho que tínhamos umas 30 pessoas. Só de certificados eu assinei 12. As discussões foram interessantes, e espero que alguém tenha se empolgado para começar a contribuir com o Debian, e com o software livre em geral.

Seguem alguns links:



Clips: a programação do FISL para dispositivos móveis

24 de Julho de 2012, 21:11, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Todo ano acontece em Porto Alegre o o FISL (Fórum Internacional de Software Livre), maior evento de Software Livre da América Latina. Esse ano não vou participar, mas já estive lá em 2009 e 2010. A grade de programação do FISL é bastante extensa, pois o evento ocorre simultaneamente em mais de 20 espaços durante quase 10h diárias. Isso exige que durante o evento os participantes tenham sempre que consultar a programação para decidir o que vão assistir e saber  o local da atividade. A programação está disponível em duas maneiras principais: uma revista impressa, que é distribuída aos participantes, e o site do evento, porém a página da programação tem o inconveniente de não ser bem visualizada em telas pequenas como as de celulares.

Pensando em solucionar esse problema, eu e Davi Lima resolvemos desenvolver o Clips, um site com a programação do FISL 13 adaptada para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Encontramos um código no GitHub que era uma boa base para o que queríamos e trabalhamos em cima dele. Davi fez o layout base utilizando jQuery Mobile e eu trabalhei no código em Django. Colocamos o site online hoje e esperamos que seja bastante útil aos participantes do FISL. O código-fonte está disponível no GitHub. Pretendemos continuar melhorando o Clips para usá-lo em outras edições do FISL e também em outros eventos.

Acesse o Clips por http://clips.tk ou utilize o QR Code acima.

PS: Agradeço a Valessio pelas valiosas dicas e a todos que ajudaram a testar o Clips!



Lucas Almeida Rocha: Reader Mode in Firefox Mobile

21 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

It all started at the Firefox Work Week in Toronto back in April. I managed to find some time during that rather busy week to build a rough prototype of Firefox Mobile’s Reader Mode. I’ve been able to focus on it in the last few weeks and it’s now in good enough shape for wider testing.

Reader Mode is about bringing a smooth and beautiful reading experience to Firefox Mobile. It removes all the clutter from web pages and shows you only what you want to read in a minimalist UI. Here are a few things I’d like to highlight about it.

Read now or later. If the current page is convertible to Reader Mode, you’ll see the reader icon in the browser toolbar (see image above). If you tap on it, the current page will be loaded in the Reader straight away. You can also add it to your Reading List to read it later using the corresponding app menu item.

AwesomeBar integration. Your Reading List items will show up in the AwesomeBar results—just like any bookmark or history item—making it super easy to find specific items. The Reading List items will have a little reader indicator (see image above). The Reading List shows up as a top-level folder in AwesomeBar’s Bookmarks tab, if you want to see the full list of items.

Read your way. The Reader UI is minimal but very configurable. You can set the color scheme (light, dark, and sepia), font size and margins the way you want through a simple set of controls (see image above). We might be adding more options like a toggle to show/hide images in the text.

Read any time. Once you add a page to your Reading List, it will be automatically made available offline so that you don’t need an internet connection to access your Reading List on the go.

Read anywhere. Your Reading List will be synced across all platforms where you use Firefox. This means you’ll be able to add a Reading List item in your Firefox on desktop and read it on the go from your phone using Firefox Mobile. This is not implemented yet as we need to have Reader Mode in desktop Firefox before we can enable Reading List syncing there. So, at least for the initial release, the Reader will only be available on mobile.

Firefox Mobile’s Reader Mode is similar to existing reader apps. But, as you can see, the real difference here is that it is deeply integrated in the browser, where you usually read stuff anyway. As far as I know, Firefox is the first mobile browser on Android to provide this feature.

Reader Mode is now enabled in the Nightly builds of Firefox for Android. It’s still a very early development version so expect bugs. Help with testing and feedback is very welcome. Download the Nightly and try it now!



Rafael Gomes: Pós instalação do meu Archlinux

19 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Como acabei reinstalando meu Archlinux por vários motivos, achei legal criar um documento para facilitar a instalação de pessoas com configuração parecida com a minha, e no final das contas me ajudar também para relembrar os passos e não perder tanto tempo.

Não vou tocar no assunto sobre instalação, pois isso já tem muita documentação na internet.

Obs: Não se esqueça de retirar o comentário do repositório correspondente a seu país no arquivo /etc/pacman.d/mirrorlist ! No meu caso foi simplesmente descomentar as linhas abaixo:

Server = ftp://archlinux.c3sl.ufpr.br/archlinux/$repo/os/$arch
Server = http://archlinux.c3sl.ufpr.br/$repo/os/$arch

Depois da instalação devemos iniciar o update do sistema, mas antes disso vamos mover alguns arquivos, que o pacman irá reclamar por ainda existirem.

# mv bin/tzselect bin/tzselect.old
# mv sbin/zic sbin/zic.old
# mv sbin/zdump sbin/zdump.old
# mv locale.sh locale.sh.old

Obs: Não esqueça de executar o dhcpd client:

# dhcpd eth0

Agora vamos para atualização

# pacman -Syu --force

Depois disso reinicie a máquina!

Agora vamos instalar o básico do seu Gnome (Sim eu uso Gnome!):

# pacman -S xf86-video-intel xorg-server dbus gnome gnome-extra

Adicione no parâmetro DAEMON do seu /etc/rc.conf as referências dbus e gdm (NESSA ORDEM)

Como meu sistema é 64 bits, é importante adicionar o repositório mutilib, acesse o arquivo /etc/pacman.conf e adicione a seguinte informação:

[multilib]
SigLevel = PackageRequired
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

Vamos instalar a ferramenta de virtualização, o VirtualBox! Execute o comando abaixo para instalar

# pacman -S virtualbox virtualbox-source

Agora adicione as informações abaixo no parâmetro MODULE do seu /etc/rc.conf:

MODULES=(vboxnetflt vboxdrv)

E por fim execute o seguinte comando:

# vboxbuild ; modprobe vboxdrv ; modprobe vboxnetflt

Pronto! Agora vamos instalar todo resto dos programas via PACMAN!

# pacman -Sy gstreamer0.10-plugins ttf-dejavu ttf-bitstream-vera unrar unzip p7zip xchat firefox pidgin emesene vlc rhythmbox ntfs-3g thunderbird libreoffice network-manager-applet networkmanager-openvpn openssh

Agora vamos instalar uma ferramenta muita legal do Archlinux, que é o YAOURT! Ela serve para instalar programas do AUR, ou seja, não será necessário baixar os pacotes e instalar um a um. Com o YAOURT instalaremos igualzinho ao PACMAN. :D

Acesse o arquivo /etc/pacman.conf e adicione a seguinte linha

[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/x86_64

Obs: Minha instalação é 64bits, e a sua for 32 adicione apenas as linhas abaixo:

[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/i686

Agora vamos para instalação do YAOURT:

# pacman -Sy fakeroot yaourt

Pronto! Agora vamos instalar os pacotes do AUR:

# yaourt -S ttf-ms-fonts dropbox flashplugin

PRONTO! Seu Archlinux está instalado! :P

Inspirado na postagem do meu grande amigo Leandro Inácio!



II Noosfero Hacking Bar

6 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No próximo dia 09/06 (sábado) às 14h, a Colivre irá realizar o II Noosfero Hacking Bar (NHB) e convidamos a todos para participar desse evento.

O NHB é um evento lúdico, que tem o objetivo de reunir pessoas interessadas em discutir, desenvolver para o Noosfero e incentivar novo desenvolvedores.

Há algumas versões, o Noosfero apresenta alguns erros ao rodar os testes com Selenium . Então, decidimos que nessa segunda edição teremos uma meta a cumprir: O Selenium deverá funcionar corretamente. :D

Mas é claro que além de consertar os testes do Selenium, poderemos resolver alguns bugs e/ou pequenas funcionalidades.

O NHB seŕa realizado na Villa do Bem, então é desejável que as pessoas levem seus notebooks.  Para quem não quiser levar seu notebook, não tem problema, já que valorizamos a programação em par ;)

Mesmo quem não estiver em Salvador pode participar: estaremos no IRC, nos canais #noosfero-br (português) e #noosfero (em inglês) na Freenode.

Como se preparar para o evento:

  1. Se informe sobre Selenium. Um bom início pode ser este screencast: Using Selenium with Webrat and Cucumber
  2. Dê uma olhada na lista de bugs e funcionalidade fáceis em aberto, e escolha um(a) que lhe interesse.
  3. Tente já instalar o ambiente de desenvolvimento no seu computador antes do dia do evento pra ganhar tempo. Em caso de dúvidas, pergunta na lista de discussão.

Resumindo:

  • O quê: II Noosfero Hacking Bar
  • Onde: Villa do Bem (Rua São Paulo, 20, Pituba), Salvador/BA
    • A sala reservada é a "VIP 2",  Lá tem uma mesa e internet.
  • Quando: 09/06 (Sábado), às 14h


Guilherme Jr.: Instalando o Sublime Text 2 no Fedora

2 de Junho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Para instalar o Sublime Text 2 no fedora primeiro adicione o repositório no YUM.

# wget -O /etc/yum.repos.d/sublime2.repo http://repo.cloudhike.com/sublime2/fedora/sublime2.repo

Depois instale com o comando

# yum install sublime-text



Rafael Gomes: Instalando modem 3G Huawei da claro no Archlinux

29 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Eu consegui com a versão abaixo:

12d1:1506 Huawei Technologies Co., Ltd. E398 LTE/UMTS/GSM Modem/Networkcard

Veja como é simples! Execute o comando abaixo no terminal:

# pacman -S usb_modeswitch modemmanager

Reinicie o X, ou se quiser, sua máquina.

Logue novamente e verifique se existe uma opção “Auto broadband” no NetworkManager. Clique, siga os passos e seja feliz :P



Lucas Almeida Rocha: Get a new wallpaper every day with Pattrn

28 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Things are going pretty well for Pattrn. In just 22 days, it has got almost 600 downloads, got featured in two Android app design blogs,  and got mostly 5-star ratings on Google Play. Not bad! Since its initial release, Pattrn got the ability to save patterns to your Android gallery, a few UI improvements, and some nice performance and stability fixes.

Based on your feedback, I have now pushed an update with a new little feature: automatic wallpaper updates. You can now tell Pattrn to automatically set your Android’s wallpaper every day or every week with your favourite or most popular patterns. Feeling adventurous? You can also set Pattrn to use a completely random pattern as your wallpaper.

Once you update Pattrn on your device and run it for the first time, you’ll be prompted to setup the automatic wallpaper updates. Don’t worry, you can change those options at any time in the Settings screen—accessible via the app menu.

Be inspired by a new COLOURlovers pattern every day! Download Pattrn now on Google Play!



Wilson Baião: Bora Lula!!!!!

27 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Muito legal o comentário do ex-presidente!!!! Filed under: Software Livre



Tags deste artigo: nordeste psl bahia