O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.
O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.
Rafael Gomes: Converse de maneira segura na internet
23 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVocê sabia que tudo que escreve em seu cliente de mensagens instantâneas (Msn por exemplo) passa em texto puro pela rede? Ou seja, qualquer um que possa ter acesso ao seu meio de comunicação, poderá interceptar essa conversa e ler suas mensagens.
Duvida?
Veja a imagem abaixo:
Está vendo a string TESTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEe
Isso foi ...
Rafael Gomes: Audio e vídeo no Pidgin 2.6.1
23 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPara quem usava Gnu/Linux e sempre quis conversar com áudio e vídeo através de protocolos livres, essa é sua chance.
O Pidgin 2.6.1 vem com suporte a áudio e vídeo para o protocolo XMPP e mudanças usadas no gtalk. Sim, pelo visto o suporte é apenas para o Gtalk ainda.
Para quem ...
Antonio Terceiro: Fazendo o svn diff ser suportável
21 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaJá tem um tempo que eu uso git diariamente, e a opção de colocar cores nas saídas dos comandos é extremamente útil. Especialmente quando você quer ver um diff, isso facilita a sua vida. Daí quando você por algum motivo precisa usar svn de novo, seja pra mandar um patch pra um projeto que ainda usa svn, seja pra um projeto seu que ainda esteja nas trevas, vem aquele diff feio. Seus problemas acabaram:
- edite o arquivo ~/.subversion/config, e dentro da seção helpers, diga para o svn usar um comando diferente do default como programa diff:
diff-cmd = /home/USERNAME/bin/svn-git-diff
(esse programa pode estar em qualquer diretório que esteja no seu PATH) - esse svn-git-diff é um script bastante simples. O svn vai chamá-lo com um monte de parâmetros, mas os únicos que importam são o sexto e o sétimo, que indicam o arquivo original e a sua versão modificada.
#!/bin/sh
git diff "${6}" "${7}" - não se esqueça de tornar esse script executável com
chmod +x /home/USERNAME/bin/svn-git-diff
(o caminho real do arquivo vai depender se onde você o colocou).
E esa isso. Agora quando você der svn diff
, o diff vai sair colorido assim como quando você está verificando diffs (ou commits) no git.
Alexandro Silva: Relato: SISOL – Simpósio de Software Livre em Jequié
18 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaUm evento bem organizado com um excelente suporte aos palestrantes, bom público. Isso é o que posso falar sobre o SISOL. Quero parabenizar ao Paulo Bastos e toda a equipe do Oxe Linux, todos mostraram que estão no caminho correto. Todas as palestras foram lotadas, o mini-curso que ministrei sobre segurança linux foi muito legal, os [...]
Rafael Gomes: Empacotamento do KyaPanel para o Fedora
17 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaÉ engraçado quando pensamos em fazer algo, no começo se parece ser simples.
Quando encontrei o Anahuac no FISL10 conversamos sobre o empacotamento do KyaPanel para então ser colocado no repositório oficial do Fedora. Prometi ajudá-lo.
Logo de cara achei duas coisas:
1 - Que empacotar era fácil
2 - Que empacotar o Kyapanel ...
Tiago Bortoletto Vaz: QUANTO isso vale? Ou O QUE isso vale?
15 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaEu tenho um amigo que sempre entrava em crise quando precisava encarar a decisão de julgar o valor da sua hora de trabalho pra um serviço que era da sua competência. Talvez as palavras abaixo atestem que Amadeu tinha toda razão e não sabia! O problema é que sempre te faziam a pergunta errada
“O valor de um serviço é, pois, tão menos mensurável quanto maior seja a parcela de doação e de produção de si, ou seja, quanto mais seu caráter incomparavelmente pessoal lhe confira um valor intrínseco que prevalece sobre seu valor de troca normal. No limite, a competência pessoal transcende a norma das atribuições profissionais, e aparece como uma arte cujo prestador é um virtuose.”
André Gorz, em “O Imaterial”.
Posted in portuguêsTiago Bortoletto Vaz: Caro(a) jornalista da agência Brasil
11 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPoderia explicar o que você quis dizer com esta frase?
” A rede elética [sic] por meio da banda larga deve permitir uma agilidade do serviço muito acima do padrão original dos computadores, limitada a 56 quilobits por segundo (kbps). “
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u608157.shtml
Posted in portuguêsWille Marcel: Blender Day Salvador
10 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaSábado participei do Blender Day, em Salvador. O evento teve o objetivo de divulgar o Blender, um software livre para criação de conteúdo 3D, como animações, efeitos especiais em vídeo e games, e a Blender Pro, o principal evento a respeito do Blender no Brasil.
Lá no Blender Day, também apresentei uma palestra, na qual falei um pouco sobre o histórico do Blender, do desenvolvimento do Blender enquanto software livre e de alguns outros aspectos da pesquisa que fiz na minha monografia de conclusão de curso.
Disponibilizo aqui a apresentação que fiz pro Blender Day.
Monica Paz: Relato fotográfico do Blender Day Salvador 2009
10 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários ainda- Inscrições: doação de alimentos:
- Wille Marcel - Blender e Software Livre:
- Arnaldo Barreto - Blender Pro:
- Palestra em áudio-conferência com Teisson Fróes:
- Casa cheia - palestra do Teisson Fróes:
- Laboratório antes:
- Laboratório - durante a oficina:
- Palestra:
- Ganhadores da Maratona Criativa:
- Galera:
- Organização:
Vicente Aguiar: Lançada versão 0.19.0 do Noosfero
9 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaMesmo com um pouco de atraso, foi lançada a versão 019 do Noosfero, nessa última sexta, dia 07/08/09. Nessa versão, além de novas funcionalidades ligadas ao perfil empreendimento (utilizado pela rede Cirandas), pudemos atualizar a versão do Rails do Noosfero para aquela que está no repositório Debian satble (Lenny) - acabando assim com vários "backports" insanos e, consequentemente, com alguns "bugs" que não estávamos conseguindo reproduzir.
Como essa atualização do Rails foi realizada por um colaborador da comunidade Noosfero - o Leandro Nunes - gostaria de afirmar publicamente que estamos devendo algumas cervejas para ele. Valeu pela ajuda, Leo! :-)
Para mais informações, sobre a versão 0.19.0:
http://www.colivre.coop.br/Noosfero/NoosferoVersion00x19x00
Vicente Aguiar: Firefox já é 22% da Web!
9 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaApós ler a entrevista de Asa Dotzler, um dos coordenadores do time de desenvolvimento do Firefox, pude me deparar com uma informação muito importante que quase que passou despercebida: há quase 5 anos o Firefox 1.0 foi lançado e ele já corresponde a quase 25% do uso de navegadores em todo o mundo. Os demais navegadores "modernos", Chrome, Safari e Opera, tiveram um crescimento conjunto abaixo de 10% no uso global.
Mesmo pegando essas informações de Asa Dotzler, procurei verificar mais a fundo esses dados nas estatísticas do "market share" de navegadores elaborado pela Net Applications - uma firma de internet que coleta números de mais de 160 milhões de visitantes em sites do mundo todo. O resultado não podia ser melhor para quem usa soluções livres ou trabalha com desenvolvimento de aplicações web:
OBS: para mim, esses resultados só não foram melhores porque o Epiphany (navegador do GNOME) não apareceu nessa lista geral. :-P
Rafael Gomes: Mais informação em seu history
7 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVocê que é um administrador de rede responsável pela segurança em um lugar onde tem várias pessoas com permissão de administrador em servidores Gnu/Linux, você também se preocupa com segurança desses servidores, bloqueou o acesso de root via SSH e sempre teve aquela dúvida: "E se um dos administradores acessar a ...
Rafael Gomes: Mais informação em seu histoty
7 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaVocê que é um administrador de rede responsável pela segurança em um lugar onde tem várias pessoas com permissão de administrador em servidores Gnu/Linux, você também se preocupa com segurança desses servidores, bloqueou o acesso de root via SSH e sempre teve aquela dúvida:
"E se um dos administradores acessar a ...