Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


Vicente Aguiar: A "nova economia" e o Capitalismo 2.0 em números.

7 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na atual era da Informação, cada vez mais as coisas que compõem o nosso dia-a-dia  são de natureza digital, isto é, necessitam de um software para serem utilizados e trocados.  Do ponto de vista econômico,  podemos afirmar que estamos num mundo onde as atividades econômicas não mais ocorrem em fábricas que utilizam máquinas e processos manuais; e sim por meio de organizações e pessoas interligadas (em rede) através de softwares.

Segundo Eben Moglen (consultor jurídico da Free Software Foundation), isso significa dizer, em palavras, que “a economia do século XXI é sustentada por software. Software é elemento tão fundamental para o desenvolvimento econômico no século XXI quanto o foi a produção de aço no século 20. A estrutura societária nos Estados Unidos, por exemplo, mudou, e o resto do mundo desenvolvido está mudando, e continuará mudando nos países em desenvolvimento, rumo a uma economia cuja commodity primária fundamental à produção é o software”.

Em números financeiros, para entender melhor essa afirmação, basta que a gente compare os valores (de hoje: 07/09/09) das ações das grandes multinacionais de software, com o setor que foi referência na era industrial passada, isto é,  o de automóveis.

Capitalismoindustrial

Setor Automotivo. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/330mkt.html

 

Insdustriadesoftware

Setor de Softwares. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/821mkt.html


Um bom gráfico vale mais do que muitas palavras. Ao compararmos os valores da Microsoft (maior empresa de software do mercado) com a maior empresa produtora de automóveis  (a Toyota - que produziu 7,1 milhões de veículos em 2008 ), fica mais claro que estamos querendo dizer: a Microsoft supera a Toyota em mais de 80 bilhões de dólares em termos de valores no mercado financeiro dos EUA.

Por outro lado, essa "nova economia" já está se alterando. Se o setor de softwares tem essa importância, outro setor está cada vez mais alterando os valores e o processo de acumulação do capitalismo contemporâneo são os Provedores de Informação pela Internet  ou "Internet Information Providers".

 

Capitalismoinformacional

Setor de Provedores de Informação pela Internet. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/851mkt.html

 

Na atual conjuntura econômia e tecnológica,  vender informações fornecidas por usários na Internet está se tornando cada vez mais num setor lucrativo para grandes empresas multinacionais. Diante de tal contexto, se os valores financeiros mostram que o setor de softwares é estratégico para a "nova economia" capitalista, o setor de softwares (web!) que geram informação por meio da Internet é mais estratégico ainda.  Afinal, depois de compararmos os números acima, fica mais fácil entender porque a Microsoft fez um grande acordo comercial com a Yahoo, com medo do avanço daquela que pode se tonar,  muito em breve,  na multinacional mais poderosa do mundo: a Google Inc - que por sinal já superou também a Toyota em termos de valores no mercado dos EUA.

Fiquemos então bem atentos à esse novo cenário tecnológico e econômico que está em constante mudança, mesmo que a "essência" ainda continue a mesma.



Vicente Aguiar: Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação.

7 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na semana passada eu participei do II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009 - realizado pela Escola de Administração Fazendária - Esaf, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento. Nesse evento de 2009, participei de uma mesa sobre Economia Solidária, quando pude apresentar um debate sobre "Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação".

Essa apresentação foi uma continuidade do debate do CONSEGI de 2008 sobre "Economia Solidária e apropriação tecnológica", e  teve como base um outro artigo que elaborei sobre  "Software Livre e Inclusão Digital:  Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável na Era da Informação."

Dessa vez, procurei reforçar a noção de que para construir uma outra proposta de desenvolvimento pautado nos princípios e valores da economia solidária e da sustentabilidade, se faz necessário compreender este atual senário do Capitalismo Informacional e construir estratégias políticas que superem este processo deconcentração de riqueza e desigualdade social do atual  capitalismo informacional.

Para quem tiver interesse no debate, os slides seguem AQUI.



Nelson Pretto: A educação virou mercadoria

6 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aqui você encontra os links para a entrevista que dei para o projeto Memória da Bahia, do jornal A Tarde, para a jornalista Caroline Mendonça (59' 36') e está no site do jornal.
Um projeto interessante mas que não tem um entrada específica que favorece a localização de todas as entrevistas já realizadas.
Discuto nesse papo mais descontraído um pouco da minha chegada na Bahia, na década de 60, das mudanças na cidade e na educação, dos movimentos políticos daquele período até os dias de hoje, do início da internet e um tico mais.
Os links aqui levam às cinco partes da entrevista.

Parte 1: Chegar a Salvador pela Sete Portas foi impactante. Duração: 12' 42''
Parte 2: A educação virou mercadoria. Duração: 16'55'
Parte 3: Minha preocupação sempre foi com a educação. Duração: 20' 22''
Parte 4: A internet surgiu no Brasil com o espírito da rede. Duração: 15'  49''
Parte 5: Professor precisa ter tempo para ler e pensar. Duração: 18' 52''

Seus comentários serão bem vindos...




Antonio Terceiro: Chegando no ENECOMP 2009

5 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ENECOMP 2009

Estou participando do

Hoje fiz minha primeira palestra, com o títiulo "Criando um empreendimento para trabalhar com software livre: lições aprendidas na Colivre", onde eu procurei discutir as duas grandes motivações que nos levaram a criar a Colivre, que são:

  1. Criar um empreendimento para trabalhar com software livre, e fazendo software livre.
  2. Fazer isso de uma forma que fosse, na nossa visão, compatível com os valores do software livre: democracia, colaboração entre pares, entre outros.

Essas vontades explodiram quando um grupo ligado ao movimento do Software Livre, do qual eu fazia parte, encontrou um grupo ligado ao movimento da Economia Solidária, e daí percebemos que esses movimentos eram as duas faces de uma mesma moeda. Dessa união nasceu a Colivre.

Durante a palestra eu abordei dois temas: quais são as possibilidades de serviços possíveis para trabalhar com software livre; e a discussão sobre a natureza do trabalho, e como (na minha visão) o trabalho cooperativo pode ser considerado uma forma de trabalho livre, enquanto o trabalho assalariado é considerado um trabalho proprietário.

Os slides da palestra estão disponíveis.

Amanhã eu vou fazer outra palestra, onde vou apresentar o projeto Noosfero.



Alexandro Silva: Software Freedom Day em Aracaju-SE

4 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

sfd2009-300x130Acontecerá no próximo dia 19 de setembro de 2009 o Software Freedom Day(SFD) na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) em Aracaju/SE.

O SFD é um evento que tem como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Ele acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo e, neste ano, Aracaju terá sua primeira edição.

Texto extraído do sitio Linux-SE

Grade Provisória: AQUI

Informações: AQUI

Eu estarei lá, contamos com sua presença neste grande evento!

Post to Twitter Tweet This Post



Alexandro Silva: Criando screencaps no Linux com o mplayer-snapshot

1 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje precisei criar screencaps de um filme, encontrei algumas soluções interessantes no Google como o ffmpeg, o VLC e o VideoCuts, este muito bonitinho mas não resolveu o meu problemas porque as imagens sairam esverdeadas.

O salvador da pátria foi o mplayer-snapshot, essa ferramenta é show de bolaaaa!!! Muito simples de instalar e de usar.

Ele precisa das seguintes dependências:

mplayer cairo-png gdk-pixbuf-2.0 glib-2.0

Baixe o programa

wget -c http://mplayer-snapshot.googlecode.com/files/mplayer-snapshot-0.3.tar.bz2

Descompacte

tar -xvf mplayer-snapshot-0.3.tar.bz2

Compile

cd mplayer-snapshot-0.3/

./configure && make && sudo make install

Agora é só usar como no exemplo abaixo:

mplayer-snapshot -r 5 -c 3 -p /home/alexos/Videos/ Wanted\ \[2008\]DvDrip\ R5\[Eng\]-NikonXp.avi

Veja como ficou o arquivo:

Wanted [2008]DvDrip R5[Eng]-NikonXp

Para mais opções digite:

mplayer-snapshot -h

Usage : mplayer-snapshot [options] filename
-w
-h
-n do not show time
-r number of rows
-c number of colums
-p where to save images
-d for all movies from directory
-s minimum size in MB

creysson.jpg

Post to Twitter Tweet This Post



Tiago Bortoletto Vaz: Vibration Reduction matters

30 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

I’ve just bought the cheap Nikkor 18-55mm VR lens for my Nikon D50. According to KenRockwell.com, this lens does the job very well. Actually I was looking for the amazing 18-200mm VR, but noted it’s too expensive for me. At least here in Brazil it costs 5x more than that 18-55mm.

The question is: once I already own a basic Nikkor 18-55mm which came with the camera, is that worth upgrading to another 18-55mm only because of this Vibration Reduction feature? Well… I was not sure really about that. I just trusted Ken Rockwell’s opinion and decided to give it a try. So, checking the result below you may guess whether I’m happy or not :)

These pictures were taken in f11, 55mm, 1/4 sec, no post-edition. I did my best to get them as much sharpness as possible. For a 100 shots sampling from Ken Rockwell look for the “Vibration Reduction at 55mm” table here.

Nikkor 18-55mm non-VR

Nikkor 18-55mm non-VR

Nikkor 18-55mm VR

Nikkor 18-55mm VR

Nikkor 18-55mm non-VR detail

Nikkor 18-55mm non-VR detail

Nikkor 18-55mm VR detail

Nikkor 18-55mm VR detail

Posted in english


CONFECOM da Bahia faz um ano e as Rádio Comunitárias não tem muito o que comemorar

30 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Edisvânio Nascimento || Rádio Santa Luz FM

No programa Rádio Revista da Rádio Comunitária Santa Luz FM da última segunda feira (17), apresentado pelos comunicadores Edson Costa, Edisvânio Nascimento e Sandro Costa, a presidente da Associação de Rádios e TVs Comunitárias do Território do Sisal – ABRAÇO, Arlene Freire, comentou sobre as ações de comunicação na Bahia depois de um ano da I Conferência Estadual.

No bate papo, Arlene sinalizou alguns avanços alcançados depois da realização da conferência, mas ressaltou que pouca coisa mudou. A Presidente da ABRAÇO, acrescentou ainda que o fator mais positivo é a abertura que o Governo tem para discutir com o Movimento de Rádios Comunitárias.


Ouça trecho da entrevista aqui.



Amadeu Junior: Acabei o mestrado!

29 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaA primeira coisa a dizer é: FOI SENSACIONAL

A apresentação da minha dissertação aconteceu no dia 27/08/2009 e tudo ocorreu muito bem. Yuri Ki me ajudou a filmar toda apresentação e já publiquei no vimeo.com. Os slides também estão disponíveis: http://www.tecgraf.puc-rio.br/~amadeu/mestrado-slides.pdf.

O tema é "Implantação de Componentes de Software Distribuídos Multi-Linguagem e Multi-Plataforma". Temos 3 contribuições principais:
  • Levantamento de critérios de avaliação para classificar as outras tecnologias de componentes que existem. O foco dessa classificação é entender os processos de implantação de cada tecnologia. Não encontramos nenhum survey nos periódicos, portanto parece-nos ser de grande valia para outros trabalhos nessa área.
  • Reuso de uma solução para empacotamento para gerir as dependências estáticas entre os componentes e artefatos nativos da plataforma ou linguagem. Tipicamente, as tecnologias de componentes não possuem um suporte adequado para instalar as dependências a artefatos externos ao modelo de componentes. Escolhemos o LuaRocks e o adaptamos para as nossas necessidades multi-linguagem. Assim, definimos que cada componente precisa ter um pacote referente que agrupa seus artefatos, portanto, usando o LuaRocks é possível dizer que um componente X depende de outros pacotes como dependências externas à modelagem de componentes ( = dependências estáticas segundo Szyperski ).
  • Proposta de serviços que facilitam a implantação por níveis graduais de detalhamento sobre o mapeamento físico necessário. Nossos serviços ajudam programadores iniciantes a não precisarem lidar diretamente com a infra-estrutura de execução. Assumimos uma fase de planejamento e uma API padrão (em linguagem imperativa) que implementa todas operações da implantação (como deploy, activate, deactivate, undeploy - e outras que serão implementadas no futuro como suspend e resume).

Só tenho a agradecer a todos amigos que me apoiaram ao longo dessa turbulência que é um mestrado. Em especial, Yuri Ki (minha namorada), Tássia Camões e André Lage que sempre foram "pentelhados" nos piores momentos. Aos outros amigos da Bahia (atualmente espalhados pelo mundo) também meus sinceros cumprimentos pelas mensagens de carinho e compreensão. Ao pessoal do TecGRAF por todo suporte prático ao desenvolvimento desse trabalho. A meu orientador Renato Fontoura de Gusmão Cerqueira pela sua incontável paciência com esse cara desesperado que eu sou.

Só tenho a dizer: acabou.



Wille Marcel: Grupo de Software Livre na UFRB

28 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em junho, ajudei a criar o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Software Livre e Multimeios da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (que é onde eu trabalho!). A idéia de formar o grupo surgiu a partir de conversas que tive com o professor Ricardo Orlando, que sempre estudou assuntos relacionados à tecnologia e comunicação.

A proposta que temos é de atuar em quatro frentes de trabalho:

- Estudo teórico acerca de software livre e temas relacionados, como capitalismo cognitivo, produção colaborativa, cultura libertária, creative commons etc.

- Atividades de capacitação e disseminação do uso do software livre, em especial daqueles utilizados na produção de conteúdo audiovisual, gráficos e impressos.

- Realização de trabalhos experimentais em multimídia a partir do uso de ferramentas livres.

- Colaboração com as redes de ativismo e desenvolvimento de software livre.

Já fizemos algumas reuniões e acabamos de aprovar, no edital da PROEXT/MEC, um projeto de extensão voltado para a disseminação do software livre nas escolas públicas das cidades de Cachoeira e São Felix. Entre as atividades do projeto está a realização de cursos de software livre para professores e alunos das escolas públicas e da UFRB. Além disso, realizaremos um grande seminário no ano de 2010 que debaterá os temas que o grupo se propõe a estudar.

Site do grupo: http://www.ufrb.edu.br/linklivre/



Antonio Terceiro: arquivos com barra no nome

27 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Como em todo sistema operacional que merece alguma forma de respeito a barra ("/") é usada como separador de diretórios, normalmente a gente não consegue criar arquivos com uma barra no nome. Mas nesse post eu quero mostrar que pra ter arquivos com barra no nome:

terceiro@morere:/tmp/slash> ls -l
total 0
terceiro@morere:/tmp/slash> touch filename∕with∕slashes
terceiro@morere:/tmp/slash> ls -l
total 0
-rw-r--r-- 1 terceiro terceiro 0 Ago 27 16:59 filename∕with∕slashes
terceiro@morere:/tmp/slash>

Qual o truque? Simples, basta usar o caractere Unicode 0x2215 ("DIVISION SLASH") no lugar da barra ASCII normal! Basta abrir o gucharmap ("Mapa de caracteres" nos menus que seguem o padrão freedesktop), procurar por ele no Sistema de escrita "Comum" (lado esquerdo da janela), dar um duplo clique e daí copiar o caracter na caixa de texto no rodapé e colá-lo no seu terminal, ou no seu gerenciador de arquivos desktop, tanto faz.

Gucharmap-division-slash

 

Aí você me pergunta: qual a utilidade disso? Bom, eu quero rodar um programa pra um conjunto de branches num repositório git e salvar a saída padrão e e a saído de erro  de cada execução em arquivos com o nome do branch, mas esses branches normalmente teem barras no nome. Como eu quero todos os arquivos de resultado no mesmo diretório, então no meu script eu troco as barras ASCII por essa barra especial. Nas fontes em que eu testei os dois caracteres são idênticos visualmente, mas por baixo dos panos eles são diferentes.



Wille Marcel: A volta por cima do Pirate Bay

26 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

pirate bay

No início de julho, saiu a notícia de que o Pirate Bay seria vendido para uma empresa por 5,5 milhões de euros. Muitos criticaram os membros do PB por isso, alegando que eles aceitaram a intimidação das organizações anti-compartilhamento e estariam pulando fora do barco.

Nos últimos dias, porém, algumas evidências indicam que os membros do Pirate Bay se preocuparam em criar meios para que todo o trabalho realizado por eles não seja simplesmente perdido, mas sim que possa gerar frutos de forma livre e anárquica. Desta forma, o tiro lançado contra o Pirate Bay pode até matar o site, porém já espalhou esporos por todo lado.

Vamos às evidências:

1. Foi publicado no Pirate Bay, de forma anônima, um torrent contendo um backup completo do site, incluindo todos os torrents lá hospedados. Isto permite que cópias do site possam ser criadas livremente. Já existe uma cópia online em http://tracker.btarena.org. Já o torrent com o backup do Pirate Bay está em http://thepiratebay.org/torrent/5053827.

2. Apareceram alguns trackers anônimos, que não exigem registro de usuários nem upload e indexação de torrents. Estes novos trackers são importantes por descentralizar a hospedagem dos arquivos .torrent, dificultando desta forma as ações repressivas por parte da indústria cinematográfica e musical. Em vez de ter um site centralizando a distribuição dos .torrent, qualquer blog ou site pode fazer esta tarefa. O tracker OpenBitTorrent já foi adicionado a todos os torrents hospedados no Pirate Bay.

Para usar os novos trackers, basta adicionar as seguintes URL’s no .torrent.

OpenBitTorrent

http://tracker.openbittorrent.com/announce
udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce

PublicBitTorrent

http://tracker.publicbt.com:80/announce
udp://tracker.publicbt.com:80/announce

HiddenTracker

http://z6gw6skubmo2pj43.onion:8080/announce
http://z6gw6skubmo2pj43.tor2web.com:8080/announce



Rafael Gomes: Lançamento do Fedora 12 Alpha

26 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Fedora 12 “Constantine” Alpha esta disponível!

Deseja ver o que o Fedora promete? Pode baixar no link abaixo: http://www.fedoraproject.org/pt_BR/get-prerelease

UM 'Alpha" contém as funcionalidades que o Fedora 12 terá, uma vez liberado, de maneira que qualquer um pode ajudar no teste e reporte de bug, para então lançarmos o Beta.

A versão Final do ...



Alexandro Silva: Apache2 + PHTML + Firefox

25 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ao tentar iniciar o processo de instalação via web do Egroupware em um cliente me deparei com um problema chato. O firefox tentava fazer o download de um arquivo PHTML todas as vezes que eu acessava a URL de configuração do Egroupware, esse erro ocorria tanto no apache2 rodando no Debian quanto no Ubuntu. Depois de [...]



Rafael Gomes: Lançamento do Emesene 1.5

25 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Enquanto o Amsn 2.0 não chega e em meio aos novos lançamentos do Pidgin, o Emesene lança sua mais nova versão de um dos clientes mais elegantes da plataforma Gnu/Linux para o protocolo de Instant Messanger MSN.

Além do tão esperado suporte a Webcam e conversas em áudio, nessa nova versão ...



Tags deste artigo: nordeste psl bahia