Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


Carlos José Pereira: Roteiro para criação de uma janela no GLADE

24 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

.
Continuo ralando aqui com o GLADE. Depois de muitas cabeçadas e quase desistência, começei a gostar do bichinho. Talvez o grande problema seja a falta de um roteiro passo-a-passo, pois por mais que se leia sobre os widgets, em especial os que gerenciam o layout (vbox, hbox, table, etc.), e sobre suas propriedades, é difícil visualizar claramente qual será o efeito final.

Tentando "começar" a preencher essa lacuna, apresento este passo-a-passo. O objetivo é criar a seguinte tela:


Vou listar então todos os passos que executei para construir esta tela. O objetivo aqui é que alguém refaça esses passos e com isso possa ter um exemplo das alterações no visual causadas por cada widget ou propriedade manipulada. Ressalto ainda que muitas das escolhas que fiz nessa construção foram baseadas no meu "senso" estético, e devem ser entendidas apenas como sugestões. Como de costume, sugestões e principalmente correções são extremamente bemvindas.

Como este roteiro usa e abusa de identação, para mostrar a hierarquia entre widgets (quem vai dentro de quem, a que widget pertence tal propriedade, etc), resolvi não colocar direto aqui no post, mas sim disponibilizar um arquivo texto.

Lá pelo meio do roteiro, tem uma referência a uma figura. É esta aqui:


Gostaria de aproveitar este momento para registrar um grande agradecimento ao Bruno Boaventura, que tem me ajudado muitíssimo em diversos aspectos da programação com GTK.

Grande abraço a todas e a todos!
Carlão



Vicente Aguiar: Internet no Brasil em debate

22 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Essa proposta já foi difundida na Internet, mas não custa nada contribuir na divulgação:

 

 

 

 

O Ministério da Justiça, por meio de sua Secretaria de Assuntos Legislativos, lançou no último dia 29 de outubro um processo de consulta pública para a construção colaborativa de um marco civil para a Internet no Brasil. A consulta, realizada por meio da Internet, pode ser acessada pelo endereço http://culturadigital.br/marcocivil/

A proposta é criar uma espécie de declaração dos direitos dos internautas que possa basear a construção de um marco legal sobre a internet (que ainda não existe!) aqui no Brasil. Por isto, vale muito aproveitarmos esta oportunidade de participação, interagindo no Fórum on-line e colocando opiniões sobre temas como: privacidade dos dados; filtragem de conteúdo; além da liberdade de acesso e expressão. O prazo é até dia 17 de dezembro de 2009. ;-)



Tiago Bortoletto Vaz: Who needs a wifi switch?

22 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Wifi stop working. Thinkpad x60. Debian GNU/Linux. Intel(R) PRO/Wireless 3945ABG/BG. Logs below:

Nov 22 12:54:43 thinkpad kernel: [ 5373.816386] iwl3945 0000:03:00.0: Radio Frequency Kill Switch is On:
Nov 22 12:54:43 thinkpad kernel: [ 5373.816388] Kill switch must be turned off for wireless networking to work.
Nov 22 16:11:16 thinkpad kernel: [17168.714311] iwl3945 0000:03:00.0: Radio disabled by HW RF Kill switch
Nov 22 16:11:16 thinkpad kernel: [17168.714487] iwl3945 0000:03:00.0: Radio disabled by HW RF Kill switch
Nov 22 16:13:55 thinkpad kernel: [17328.018434] iwl3945 0000:03:00.0: Radio disabled by HW RF Kill switch
Nov 22 16:13:55 thinkpad kernel: [17328.018603] iwl3945 0000:03:00.0: Radio disabled by HW RF Kill switch

…about 1 hour trying to solve that annoying issue, and then I realize there was a f** wifi switch turned off right in front of my face. #FAIL



Tiago Bortoletto Vaz: Funkatrua ao vivo!

22 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Pra quem não sabe, eu estudo música!
Pra quem não sabe, eu toco funk!
Pra quem não sabe, faremos um recital no Ao Vivo Music no primeiro dia de Dezembro de 2009.
Repertório: Marvin Gaye, Kind Floyd, The Staple Singers, Curtis Mayfield, Tower of Power, Wild Cherry etc.



Rafael Gomes: O que faz você ficar vulnerável?

21 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em muitas empresas é comum utilizar produtos prontos em caixas, que têm interface web de fácil manipulação, tudo isso por um preço bem atrativo.

protegidoNa maioria dessas caixas, os fornecedores apenas criam a interface, sendo que o produto em si é um conjunto de softwares de mercado, na maioria dos casos sob a licença open source. Sendo assim o que temos é uma configuração realizada pelo fornecedor para integrar os mesmos, criando um único sistema.

Agora uma pergunta. Esses softwares são constantemente atualizados? De quem é a responsabilidade de atualizar os mesmos? Ficaremos atentos as notificações do fornecedor da caixa ou teremos que buscar quais softwares temos na caixa para então verificar suas notificações?

Esse é um grande problema, pois a atualização de um software específico na caixa nem sempre é possível, em muitos casos nem temos acesso.

Vejamos uma exemplo prático. Há pouco tempo tivemos uma grande falha no protocolo SSL e seus derivados. Sendo assim todos os softwares que usam OpenSSL estão vulneráveis, ou seja, todos as caixas que usam esses softwares também. Vale salientar que a lista de softwares não é pequena (OpenVPN, mod_ssl do apache, OpenSSH e muitos outros)

Na próxima segunda irei verificar junto a meus fornecedores essa questão, afim de estar alinhado com as atualizações dos softwares utilizados. Eu aconselho você a fazer o mesmo. :D

Fonte: Sans Diary



Rafael Gomes: Openvpn novo! Sem renegotiation flaw

21 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com a descoberta da falha de renegociação em tráfego criptografado com SSL, e seus derivados, muitos dos serviços que utilizam esse protocolo ficaram também vulneráveis, pois como é uma falha no processo da comunicação cifrada, não há muito o que ser feito, a não ser corrigir o protocolo utilizado.

Para maiores detalhes sobre a falha da renegociação, veja esse link.

Captura_de_tela-Downloads - Mozilla FirefoxO Openvpn, que é um dos serviços que utilizam o OpenSSL, um dos derivados do SSL, lança hoje sua nova versão (2.1_rc22), com duas importantes mudanças:

1 - Remoção da SSL/TLS renegotiation, porém essa remoção não afetas outras funcionalidades do tipo mid-session SSL/TLS renegotation e afins.

2 - Hardening para mid-session SSL/TLS renegotation e similares, forçando a criação de uma nova sessão a partir do zero.

Obs: Para quem sofreu com a instalação do cliente do Openvpn no Vista até perceber que o mesmo deveria rodar no modo administrador, pode ficar tranquilo, pois esse problema também foi resolvido.

Veja outras novidades nesse link.

Até o presente momento, nem o Arch, Fedora ou Debian tinham empacotado essa nova versão do OpenVPN, quem estava mais próximo é o Debian Sid com a versão 2.1~rc21-2.

Fonte : Sans Diary



Aurelio A. Heckert: Shell Script e Ícones Dinâmicos na Área de Notificação

19 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ok, você já sabe como fazer um Shell Script. Você até se sente feliz com aquela saída textual... Você precisa voltar ao terminal toda vez que quer saber do status daquele script mais demorado, mas isso não é um problema. Isso não é chato, mas... mas e se seu script pudesse representar informações graficamente? E se seu script pudesse apresentar essa informação na área de notificação? Ah... seria massa!

Mas se você está acostumado a escrever Shell Scripts, então você já leu sobre Zenity ou já usou essa ferramenta em algum momento. Com Zenity podemos adicionar interfaces gráficas simples a Shell Scripts e torna-las virtualmente independentes da interface textual do terminal (claro... com outras limitações). E é a Zenity quem vai colocar nossas informações gráficas na área de notificação, seja GNOME, KDE, XFCE ou outro gerenciador de desktop que implemente a área de notificação padrão.

Você não sabe o que é Zenity? Garanto que vai gostar de saber o que ela pode fazer por você. Para dar uma lida na ajuda da Zenity, execute o comando:

$ zenity --help

Faça isso, eu espero aqui.

Não vou tratar das possibilidades e detalhes da Zenity agora, então, vamos seguir adiante. Tente o seguinte:

$ zenity --notification --listen

Notou que apareceu um ícone de alerta na área de notificação? Podemos muda-lo. O argumento --listen faz com que a Zenity, no modo notificação, fique na espera de comandos na entrada padrão. Então agora escreva:

icon:/usr/share/icons/gnome/scalable/emotes/face-smile.svg

icon é um dos comandos aceitos para modificar a notificação e como argumento espera o caminho para uma imagem qualquer, seja jpg, png, svg ou outros formatos suportados pela GTK. Eu prefiro trabalhar com SVG para manter a independência da resolução, já que o tamanho da área de notificação é definido pelo usuário.

Já vimos como colocar ícones na área de notificação e como modifica-los. Vamos ver o mais interessante: Como criar ícones com Shell Script para, então, apresenta-los.

Podemos criar imagens “do nada” ou manipular imagens existentes para apresentar suas derivações. Os caminhos mais interessantes para criação (na minha perspectiva) seriam:

O código SVG é um XML, portanto, para um SVG simples, qualquer método para criar automaticamente um arquivo de texto é suficiente: Nesse exemplo criamos um ícone informando o dia da semana e quanto dela já passou:

echo "<svg width='30' height='30'> 
<rect x='0' y='0' width='30' height='30' fill='#46A' />
<rect x='0' y='$(( 30 - ( $(date +%u)*30 / 7 ) ))'
width='30' height='$(( $(date +%u)*30 / 7 ))' fill='#09E' />
<text x='15' y='20' fill='#FFF'
style='font-size:12px; font-family:sans-serif; font-weight:bold;
letter-spacing:-1; text-anchor:middle; text-align:center'>
$(date +%a)</text>
</svg>" > /tmp/dia-da-semana.svg
zenity --notification --window-icon=/tmp/dia-da-semana.svg

Sim, o parâmetro --window-icon já predefine o ícone da notificação. É suficiente para o exemplo.

Criar imagens com ImageMagick é interessante, mas não vai dar tempo. Vamos deixar essa para outro dia...

Escrever um arquivo XPM? Isso é pré-histórico! Mas ainda é uma forma interessante de criar pequenos bitmaps na boa perspectiva do pixel-art. Veja aí um exemplo de conteúdo de um arquivo XPM:

/* XPM */
static char * sorriso_xpm[] = { 
"20 20 2 1", 
" 	c None", 
"#	c black", 
"                    ", 
"                    ", 
"                    ", 
"                    ", 
"                    ", 
"       ##  ##       ", 
"       ##  ##       ", 
"       ##  ##       ", 
"       ##  ##       ", 
"       ##  ##       ", 
"   #            #   ", 
"   #            #   ", 
"   ##          ##   ", 
"    ###      ###    ", 
"     ##########     ", 
"      ########      ", 
"                    ", 
"                    ", 
"                    ", 
"                    "};

Da mesma forma que parametrizamos a criação do SVG, podemos parametrizar a criação do XPM, redefinindo cores e pixels pintados. Use a imaginação e divirta-se!

Os caminhos mais interessantes para derivação de uma imagem, seriam:

  • Trancrever código SVG com sed;
  • Modificar um SVG com XMLStarlet;
  • Manipular bitmaps (png, jpg...) com ImageMagick.

Não vai dar para falar do XMLStarlet e do ImageMagick agora, vamos aproveitar para criar uma aplicação mais próxima do mundo real com o sed como a grande estrela. Que tal um gráfico dinâmico mostrando quanto do processador é usado pela aplicação que mais o ocupa? Vamos lá...

#!/bin/bash

tmp_dir=$( mktemp -d )

echo '<svg width="30" height="30">
<defs>
<marker id="bola" refX="0.0" refY="0.0" style="overflow:visible">
<circle cx="0" cy="0" r="1.5" fill="#048" />
</marker>
</defs>
<rect x="0" y="0" ry="5" width="30" height="30" fill="#69B" />
<path d="M 0,20 L 5,19 L 10,18 L 15,17 L 20,16 L 25,15 L 30,14"
style="marker-start:url(#bola); marker-end:url(#bola);
marker-mid:url(#bola); stroke:#259; stroke-width:2; fill:none" />
</svg>' > $tmp_dir/orig.svg

v[0]=300; v[1]=300; v[2]=300; v[3]=300; v[4]=300; v[5]=300; v[6]=300
while true; do
# pega dados do processo com maior uso do processador:
prog=" $( top -b -n1 | head -n8 | tail -n1 )"
# pega o uso do processador e nome do processo que mais o ocupa:
prog_proc=$( echo $prog | cut -d' ' -f9 )
prog_nome=$( echo $prog | cut -d' ' -f12 )
for i in 0 1 2 3 4 5; do v[$i]=${v[$(($i+1))]}; done
v[6]=$( echo "30 - ( ($prog_proc/90) * 30 )" | bc -l )
d="M 0,${v[0]} L 5,${v[1]} L 10,${v[2]} L 15,${v[3]}"
d="$d L 20,${v[4]} L 25,${v[5]} L 30,${v[6]}"
sed -r "s/ d=\".*\"/ d='$d'/" $tmp_dir/orig.svg > $tmp_dir/ico.svg
echo "tooltip:$prog_nome ocupa $prog_proc% do processador"
echo "icon:$tmp_dir/ico.svg"
sleep 2
done |
zenity --notification --listen

rm -r $tmp_dir

Sim, o SVG não precisava ser criado pelo script, isso foi feito apenas para não separar o exemplo, mas também pode ser útil em um script para o mundo real, caso não seja muito complexo. O sed, quem atualiza o ícone, apenas substitui o atributo d, que ocorre apenas uma vez no SVG do exemplo. Depois de gerar o ícone, informamos à Zenity para que o recarregue e ainda atualizamos o tooltip para que o usuário tenha acesso a mais informações caso tenha interesse.

Bom, não temos mais tempo, podemos aprofundar os assuntos que apenas foram citados em outra oportunidade, mas quais? Vou esperar pelos cometários...



Comentário de Paulo Marcos: A cultura coiteense está de luto

19 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Luto

A Orquestra Filarmônica Genésio Boaventura foi fundada em 1998. E no ano da primeira Conferência de Cultura de Conceição do Coité-BA, a entidade anuncia falência.

A conferência, que não foi divulgada, anunciada e pouco prestigiada não conseguiu dar conta dos nossos problemas na área da gestão cultural nem apontar perspectivas para apoiar as manifestações artísticas ou pelo menos nenhum resultado foi apresentado até agora.

A filarmônica coiteense declarou através de sua direção, nesta sexta-feira (06), que calou seus tambores por causa da irresponsabilidade do governo municipal. "Por falta de apoio público da atual Administração Municipal necessário à sua sobrevivência, se despede, com tristeza, da comunidade de Conceição do Coité, que tanto soube prestigiá-la", diz a nota enviada pelo maestro Paulo Rios.

A cultura do município está de luto. A sociedade precisa manifestar-se.

Está marcado para 15 de novembro de 2009, a última apresentação da orquestra, mas até lá espero que o Prefeito Renato Souza possa tomar duas providências: a primeira demitir a Superintendente de Cultura, pela falta de habilidade para assumir o posto. Desde o péssimo desempenho do Centro Cultural até este triste momento vivido pela Orquestra. Segundo apresente ao povo coiteense uma solução para manter em funcionamento este patrimônio cultural do município.

Situação anunciada

Eu já havia tentado fazer uma reportagem sobre isso no dia 26.10, mas Paulo Rios preferiu não falar sobre o assunto até o dia 30 de outubro, quando a prefeitura deveria fazer o repasse. Como todas as ligações que realizo são gravadas peço a permissão ao maestro para veicular aqui a nossa conversa naquele dia. Isso mostra a paciência e competência do profissional Paulo Rios.

Ouça aqui a gravação do contato.

Em julho, eu também já havia denunciado a falta de equipamentos e apoio para a estrutura da Filarmônica.

Filarmônica de Coité tem cinco anos sem renovar instrumentos

O Maestro Gedson Costa da Filarmônica Genésio Boaventura de Conceição do Coité, disse hoje (07.07) no Programa de Notícias da Sabiá FM, que a entidade recebe apoio da prefeitura e de comerciantes, mas o recurso é pouco para a demanda de atividades.

Vinte músicos participaram das comemorações dos 76 anos de emancipação política do município e outros 40 participam da escola de música.

Os participantes não sabem há cinco anos o que é tocar num instrumento novo.

Ouça aqui


Vídeos que encontrei no youtube

 

XII Festival de Filarmônicas em São Feliz Nov.2007


Interpretando Luar do Sertão (Luiz Gonzaga) - 15 de dezembro de 2008 no Centro Cultural


No centro da cidade interpretando o Hino Nacional

 

Interpretando Flash Dance's Theme - No Centro Cultural

 

E agora José? Coloque aqui a sua opinião.



Tiago Bortoletto Vaz: Fankatrua ao vivo!

18 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Pra quem não sabe, eu estudo música!
Pra quem não sabe, eu toco funk!
Pra quem não sabe, faremos um recital no Ao Vivo Music no primeiro dia de Dezembro de 2009.
Repertório: Marvin Gaye, Kind Floyd, The Staple Singers, Curtis Mayfield, Tower of Power, Wild Cherry etc.

Posted in português


Thiago Freire: Bem Vindos

17 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Finalmente estou lançando meu blog. Estava tentando fazer um sistema próprio, mas vi que para ficar como eu gostaria ainda iria demorar algumas semanas, e eu já estava angustiado pra ter um blog. Então decidi fazer com Mephisto, e uma semana depois estou escrevendo esse post. Falarei principalmente sobre Ruby ...



Rafael Gomes: Saiu o Fedora 12

17 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Acaba de ser lançado o Constantine, que é o codinome escolhido para a versão 12 da distribuição Gnu/Linux Fedora. Como sempre, o Fedora 12 nos oferece o que há de mais novo no mundo do software livre, em um conjunto fácil de instalar, usar e administrar.

Há muito o que contar, assim segue nesse link um pequeno relato do que você encontrará ao utilizar a nova versão do Fedora.

Divirtam-se!

Fonte



Alexandro Silva: Instalando a placa wireless Broadcom 4312 no Debian

14 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Debian Squeeze está lindo no meu AA1 porém a interface de rede wireless Broadcom 4312 não foi reconhecida. Numa simples busca no Oráculo encontrei o driver for Linux desenvolvido pelo próprio fabricante.

Segue um simples howto desta instalação

Instale os pacotes necessários

aptitude install build-essential linux-headers-$(uname -r) wireless-tools

Baixe o driver de acordo com sua arquitetura

32 bits


64 bits

Como no meu caso estou usando o Debian 32 bits então baixei o driver para está arquitetura descompactando e compilando em seguida

mkdir -p ~/tmp/broadcom && cd ~/tmp/broadcom && wget -c http://www.broadcom.com/docs/linux_sta/hybrid-portsrc-x86_32-v5.10.91.9.3.tar.gz

tar -xvf hybrid-portsrc-x86_32-v5.10.91.9.3.tar.gz

make

Após a compilar o driver é necessário instalar o módulo do kernel

su -

mkdir -p /lib/modules/$(uname -r)/extra/wl && cp wl.ko /lib/modules/$(uname -r)/extra/wl

depmod -a -F /boot/System.map-$(uname -r) $(uname -r)

Inicie o módulo

echo ‘install wl /sbin/modprobe -qr b43 ssb; /sbin/modprobe –ignore-install wl $CMDLINE_OPTS’ >> /etc/modprobe.d/local.conf

modprobe wl

Adicione o módulo para que seja iniciado no boot

echo wl >> /etc/modules

Verifique se a placa foi reconhecida

iwconfig

wlan0 IEEE 802.11bg ESSID:” ”
Mode:Managed Frequency:2.437 GHz Access Point: 00:1B:11:F5:1B:22
Bit Rate=54 Mb/s Tx-Power=27 dBm
Retry long limit:7 RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:off
Link Quality=43/70 Signal level=-67 dBm Noise level=-102 dBm
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0
Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

Ative a interface

ifconfig wlan0 up

Aguarde um pouco para que o Network Manager detecte os APs e pronto.


Fonte

creysson.jpg

Post to Twitter Tweet This Post



Tiago Bortoletto Vaz: É zica!

13 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

(1) Recebi um cartão do banco após ter sido negado na agência por não ser o primeiro titular da conta. Como consegui isso? Desisti de bater boca com a gerente e resolvi fazer a proposta pela Internet, sem ela saber, claro. A proposta foi aprovada quase que imediatamente, com um limite mais gordo do que eu imaginava e a gerente ainda nem deve saber disso. Detalhe: eu já possuo cartão do mesmo banco há mais de 5 anos, porém de outra agência. Vai entender…

(2) Estamos sem geladeira à 8 dias porque a empresa demorou de se convencer que o problema ocorreu dentro do prazo de validade legal de um conserto anterior (90 dias). Este problema está parcialmente resolvido, afinal concordamos que pagaremos pela mão de obra, mas que a peça será trocada sem ônus. O que a gente não aceita pra não ficar sem gelo no verão… Tudo conspira para que segunda-feira próxima a coisa volte a esfriar por aqui.

(3) Propaganda da TIM, com três carecas pintados de azul (publicada numa das revistas que chegam via Sedex pra mim – ver queixa 4 abaixo):

“Fale sem limite em ligações locais para qualquer fixo” (letrinhas pequenas: [...] chamadas locais para outros fixos [...] até o limite de 1 mil minutos por mês.)

“Navegue na Internet sem limite” (letrinhas pequenas: após o consumo de 1GB, a TIM poderá reduzir a velocidade, a seu critério, até o faturamento subsequente.)

(4) Finalmente recebi mais uma leva de revistas da assinatura. É um serviço VIP de assinatura, todas as edições chegam via Sedex. O problema é que chegam duas semanas atrasadas, com duas ou três revistas amontoadas e sempre demanda intervenção e queixa pelo serviço 0800 duas semanas antes e após esgotarem nas bancas. Adicionalmente, esta assinatura me forneceria alguns pontos de programa fidelidade na TAM após o pagamento total da fatura (aquele sentimento idiota de “ôba, vou sair ganhando!” – sentimentos idiotas geralmente são materializados no gerúndio, já perceberam?). Ok, resolvi quitar a assinatura anual numa única parcela faz uns 3 meses (utlizando o velho cartão do banco que me nega cartão). Resultado: nada de ponto fidelidade até hoje. A penúltima vez que liguei pra me queixar a atendente muito educada me pediu o número Smiles e quantos pontos ela deveria solicitar, pois tinham esquecido. Na última ligação-queixa há alguns dias ela ao menos acertou e pediu o número fidelidade da TAM, mas ainda assim não sabia quantos pontos deveria a revista transferir. O pior é que a palavra “Smiles” me dá nos nervos desde que a Varig resolveu não computar as milhas de uma viagem internacional que fiz em 2005, o que me rendeu algumas muitas horas de estresse em ligações telefônicas interurbanas. Pra piorar, pediu que eu enviasse os bilhetes originais e deram fim neles. Pra piorar, passaram a argumentar que só poderiam considerar as milhagens se eu tivesse posse dos bilhetes originais que tinham me roubado. Também não registraram as milhas de outra viagem em 2006. Eu simplesmente desisti e não quero mais ouvir falar nesse programa. Aliás, me deu também nos nervos o apagão último. O que uma pessoa tem na cabeça pra me ligar de madrugada e lembrar que meu camarão iria estragar se a luz não voltasse logo? EU NÃO ESTAVA LEMBRADO DISSO. Fiquei nervoso e com insônia. É um sentimento estúpido e egoísta, mas eu criei uma relação estranha com o camarão que minha sogra mandou de Alagoas e ainda preciso compreender isso melhor. Eu já estava preocupadíssimo com o fato de ter deixado o camarão na geladeira do prédio depois que a geladeira da nossa casa pifou. Aliás, eu desconfio que essa geladeira pifou porque houve falta de luz dois dias consecutivos no bairro. E sabe por que faltou luz? Porque a palha da palmeira do prédio tocou nos fios e provocou curto. Isso foi no primeiro dia. No segundo dia o motivo foi supreendentemente o mesmo. Afinal, após aproximadamente 5 horas de conserto no primeiro dia, ninguém ousou remover a tal palha, pois era necessário uma autorização expressa e carimbada por algum burocrata da prefeitura. Maldita palha que deixou a gente no escuro dois dias consecutivos. Vejam, o camarão sobreviveu a três quedas de energia e uma migração de geladeira.

Enfim, nós estamos todos condenados à apreciar campanhas publicitárias sem noção com carecas pintados de azul, a suportar bancos que definem critérios a critério dos seus funcionários (como os carecas pintados de azul fazem com a velocidade do seu 3G), a lembrar à editora que aquela assinatura que você fez e quitou de uma vez em foi em virtude da promoção que forneceria pontuação em programa de milhagem. Ah, e tem que lembrá-la qual era o programa de milhagem e quantos pontos devem ser transferidos. É preciso ainda acreditar que os três carecas pintados de azul não vão reduzir, “a seu critério” a velocidade no mísero serviço de acesso que oferecem. E claro, é preciso saber enxergar muito bem as letrinhas pequenas, para então conhecer a verdade, respirar e refletir: estamos todos condenados a presumir boa fé nas nossas relações, mesmo sendo diariamente induzidos a crer no perfeito oposto!

Oba, Tássia acabou de chegar em casa, olhou para a revista aberta na página dos carecas pintados de azul (vou ter pesadelo com isso) e disse:

- Carta Capital! Chegaram duas de novo?

- Sim. E já tem outra nas bancas que ainda não chegou. Retruquei, fingindo estar mal humorado.

- É zica! Você tem zica com revistas e milhas!

Sábia esposa, matou o problema, é isso, tô zicado! E o post agora tem um título :)

Posted in português


Alexandro Silva: OWASP Top 10 2010RC1

13 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Owasp

O OWASP ( Open Web Application Security Project ) é uma comunidade aberta dedicada a capacitar as organizações para conceber, desenvolver, adquirir, operar e manter aplicações que podem ser confiáveis. Todas as ferramentas OWASP, documentos, fóruns, e os capítulos são gratuitas e abertas a qualquer pessoa interessada em melhorar a segurança do aplicativo.

Foi disponiilizado para a comunidade o RC1 ( Release Candidate ) do Top 10 Critical Riscos Web Application Security.

O OWASP Top Ten representa um amplo consenso sobre o que o mais crítico na web são as falhas de segurança do aplicativo. Esta lista é poduzida por membros do projeto incluindo vários especialistas em segurança de todo o mundo que compartilharam seus conhecimentos.

Este projeto é extremamente significativo para a indústria de segurança de aplicativos, uma vez que exerce influência sobre o PCI-DSS, a política global, conscientização do desenvolvedor, e direcionamento do produto.

Notáveis mudanças foram feitas a partir da versão 2007 para ajudar as organizações na visualização, compreensão e solução desses problemas.

Agora é o momento para a comunidade de segurança do aplicativo de enviar os seus comentários para tornar a lista o melhor que pode possivelmente até o final do ano, quando será ratificado.

Fonte

Post to Twitter Tweet This Post



Rafael Gomes: Inscreva-se para o DISI 2009

13 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para o DISI 2009 – Dia Internacional de Segurança em Informática.

O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é um evento comemorado no mundo inteiro desde 1988, ano em que foi realizado o CSD (Computer Security Day).

O objetivo é educar e conscientizar os usuários sobre segurança na Internet e em outros ambientes informatizados.

Tema: Segurança nas Redes Sociais

Quando: 2 de dezembro de 2009

Onde: Auditório João Gonçalves, Pavilhão de Aulas da Federação I, Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Salvador – BA

Fonte



Tags deste artigo: nordeste psl bahia