O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.
O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.
Live Blue News: Qt Project está no ar !!!
21 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPor: Lars Knoll
O Qt Project está no ar !
Estamos felizes em anunciar que o Qt Project foi oficialmente lançado. A partir de hoje, o desenvolvimento do Qt será governado como um projeto verdadeiramente
open source.
A partir de hoje está disponível o qt-project.org – um site que centralizará todas as
informações sobre o desenvolvimento do Qt, fornecendo a mesma infra-estrutura e processos
para qualquer um que queira contribuir com o Qt.
Agora que estamos aqui, o que vem depois?
Se você está interessado em participar e se tornar parte da comunidade do
Qt Project um bom lugar para começar é o site qt-project.org.
Este site fornece uma boa visão geral sobre como começar e
como se tornar parte da comunidade e contribuir para o Qt.
Se você já tiver trabalhado com Qt, você provavelmente terá uma conta no Jira,
nossa ferramenta de rastreamento de bugs. Esta conta é necessária para obter
acesso ao local central onde todo o desenvolvimento acontece:
codereview.qt-project.org.
Nosso servidor Gerrit codereview.qt-project.org vai funcionar como o local
central para onde os patches são enviados e então revisados e
testados. Todos que têm uma conta Jira pode enviar patches para
codereview.
Patches podem ser revisados por qualquer um, e, finalmente, aceitas ou
rejeitadas pelos Mantenedores. Você também vai notar que já temos
alguns não-Nokians como Aprovadores e Mantenedores. Gostaria de especialmente mencionar que
Thiago, mantenedor de QtCore (biblioteca utilizada em todo o Qt), não está trabalhando para a Nokia.
Isto é uma evidência mais tangível do que o Open Governance significa. Espero poder ver ainda mais não-Nokians
se tornando Mantenedores no futuro.
Para obter detalhes sobre como contribuir, acesse www.qt-project.org.
Por enquanto temos apenas algumas listas de discussão disponíveis em
lists.qt-project.org, mas provavelmente isso mudará para acomodar listas mais
especializadas à medida que avançamos. A lista mais importante é a lista de
discussão geral de desenvolvimento development@qt-project.org. Note que a lista
de discussão de desenvolvimento também é membro da lista de discussão de anúncios,
assim você irá automaticamente receber as notificações de novas versões.
Continuamos a usar o Jira para rastreamento de bugs e de requisitos. A instalação atual no
bugreports.qt.nokia.com será movido nas próximas semanas também para o Qt Project.
A Verdadeira Abertura
O Qt Project é um projeto verdadeiramente aberto. Estamos convidando a todos
para participar e ajudar a fazer do Qt um produto melhor.
Todo o desenvolvimento acontecerá em um local central, com acesso para todos ao
mesmo tempo. Não há mais um fluxo de código separado para os Nokias e para os
“outros”. O que você vê é exatamente o que vemos. Discussões, decisões e roadmap
tudo acontecerá na comunidade, pela comunidade e para a comunidade.
Qualquer pessoa pode ser um colaborador, e até mesmo um Mantenedor
se mostrarem mérito para isso.
Converse conosco sobre o Open Governance no Qt Developer Days
Sessões sobre o Open Governance do Qt Project acontecerão no Qt Developer
Days e eu também vou estar falando sobre isso durante a minha palestra. Se
você está vindo para o evento você terá a oportunidade de aprender mais e se
envolver na discussão. Se você está considerando vir ao Qt Dev Days esta discussão
é uma das muitas boas razões para nos encontrarmos por lá !
Conclusões e agradecimentos
Estamos extremamente felizes em ver que este movimento finalmente agora aconteceu.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as
pessoas que ajudaram a tornar isso possível. Muitas pessoas contribuíram,
mas alguns devem ser especificamente mencionados: Thiago Macieira por dirigir os
trabalhos iniciais sobre o Open Governance, Marius Storm-Olsen por assumir
grande parte do trabalho, Cristy Hamley, por lidar com todas as questões
legais e Olivia Puntanen pela gestão do projeto. Obrigado a todos.
Estamos ansiosos para começar um novo capítulo no desenvolvimento do Qt e
animados para trabalhar com todos vocês no sentido de tornar Qt um produto ainda melhor.
Live Blue News: Qt Project está no ar !!!
21 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPor: Lars Knoll
O Qt Project está no ar !
Estamos felizes em anunciar que o Qt Project foi oficialmente lançado. A partir de hoje, o desenvolvimento do Qt será governado como um projeto verdadeiramente
open source.
A partir de hoje está disponível o qt-project.org – um site que centralizará todas as
informações sobre o desenvolvimento do Qt, fornecendo a mesma infra-estrutura e processos
para qualquer um que queira contribuir com o Qt.
Agora que estamos aqui, o que vem depois?
Se você está interessado em participar e se tornar parte da comunidade do
Qt Project um bom lugar para começar é o site qt-project.org.
Este site fornece uma boa visão geral sobre como começar e
como se tornar parte da comunidade e contribuir para o Qt.
Se você já tiver trabalhado com Qt, você provavelmente terá uma conta no Jira,
nossa ferramenta de rastreamento de bugs. Esta conta é necessária para obter
acesso ao local central onde todo o desenvolvimento acontece:
codereview.qt-project.org.
Nosso servidor Gerrit codereview.qt-project.org vai funcionar como o local
central para onde os patches são enviados e então revisados e
testados. Todos que têm uma conta Jira pode enviar patches para
codereview.
Patches podem ser revisados por qualquer um, e, finalmente, aceitas ou
rejeitadas pelos Mantenedores. Você também vai notar que já temos
alguns não-Nokians como Aprovadores e Mantenedores. Gostaria de especialmente mencionar que
Thiago, mantenedor de QtCore (biblioteca utilizada em todo o Qt), não está trabalhando para a Nokia.
Isto é uma evidência mais tangível do que o Open Governance significa. Espero poder ver ainda mais não-Nokians
se tornando Mantenedores no futuro.
Para obter detalhes sobre como contribuir, acesse www.qt-project.org.
Por enquanto temos apenas algumas listas de discussão disponíveis em
lists.qt-project.org, mas provavelmente isso mudará para acomodar listas mais
especializadas à medida que avançamos. A lista mais importante é a lista de
discussão geral de desenvolvimento development@qt-project.org. Note que a lista
de discussão de desenvolvimento também é membro da lista de discussão de anúncios,
assim você irá automaticamente receber as notificações de novas versões.
Continuamos a usar o Jira para rastreamento de bugs e de requisitos. A instalação atual no
bugreports.qt.nokia.com será movido nas próximas semanas também para o Qt Project.
A Verdadeira Abertura
O Qt Project é um projeto verdadeiramente aberto. Estamos convidando a todos
para participar e ajudar a fazer do Qt um produto melhor.
Todo o desenvolvimento acontecerá em um local central, com acesso para todos ao
mesmo tempo. Não há mais um fluxo de código separado para os Nokias e para os
“outros”. O que você vê é exatamente o que vemos. Discussões, decisões e roadmap
tudo acontecerá na comunidade, pela comunidade e para a comunidade.
Qualquer pessoa pode ser um colaborador, e até mesmo um Mantenedor
se mostrarem mérito para isso.
Converse conosco sobre o Open Governance no Qt Developer Days
Sessões sobre o Open Governance do Qt Project acontecerão no Qt Developer
Days e eu também vou estar falando sobre isso durante a minha palestra. Se
você está vindo para o evento você terá a oportunidade de aprender mais e se
envolver na discussão. Se você está considerando vir ao Qt Dev Days esta discussão
é uma das muitas boas razões para nos encontrarmos por lá !
Conclusões e agradecimentos
Estamos extremamente felizes em ver que este movimento finalmente agora aconteceu.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as
pessoas que ajudaram a tornar isso possível. Muitas pessoas contribuíram,
mas alguns devem ser especificamente mencionados: Thiago Macieira por dirigir os
trabalhos iniciais sobre o Open Governance, Marius Storm-Olsen por assumir
grande parte do trabalho, Cristy Hamley, por lidar com todas as questões
legais e Olivia Puntanen pela gestão do projeto. Obrigado a todos.
Estamos ansiosos para começar um novo capítulo no desenvolvimento do Qt e
animados para trabalhar com todos vocês no sentido de tornar Qt um produto ainda melhor.
JavaBahia: 10 anos do Eclilpse
14 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda-
Local: Unirb
-
Data: 12 de novembro (sábado)
-
Horário:
8:30-12:00
-
Inscrições:
http://www.jugevents.org/jugevents/event/show.html?id=42224
-
Entrada:
Gratuita
Marlon Silva Carvalho (marlon.carvalho@gmail.com) é desenvolvedor Java de longa data. Tem a programação poliglota como hobby predileto, a música como motivadora, a família como referência e trabalha na equipe de desenvolvimento do framework Demoiselle, no Serpro. Seus olhos estão atualmente focados nas tecnologias Vaadin e Android. Para conhecê-lo um pouco mais, acesse seu blog em marlon.silvacarvalho.net.
Rafael Gomes: Horário de verão no Centos
14 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaComo muitos já sabem, infelizmente, a Bahia esse ano participará do horário de verão.
Como precavido que somos, não vamos deixar pra configurar nossos servidores depois da mudança de horário, correto?
Primeiro veja qual o seu timezone:
# cat /etc/sysconfig/clock
O retorno é o nome da pasta e arquivo, tendo como exemplo o meu:
[root@condado /]# cat /etc/sysconfig/clock
ZONE=”America/Bahia”
UTC=false
ARC=false
Então entraremos na seguinte pasta
# cd /usr/share/zoneinfo/America/
Nessa pasta criaremos o arquivo abaixo:
# vi verao.2011.zic
Dentro desse arquivo coloque o seguinte conteúdo:
Rule America 2011 only – Oct 16 00:00 1 S
Rule America 2012 only – Feb 26 00:00 0 -
Zone America/Bahia -3:00 America BR%sT
Lembrando que a informação “America” e “Bahia” podem alternar a depender do seu timezone. Não esqueça disso!
Agora vamos aplicar a mudança no seu arquivo de timezone:
# zic verao.2011.zic
Que tal testar, pra constatar se está tudo correto?
# zdump -v America/Bahia | grep 201[12]
Obs: Novamente, Lembrando que a informação “America” e “Bahia” podem alternar a depender do seu timezone. Não esqueça disso!
Se tiver esse retorno abaixo, está ok:
America/Bahia Sun Oct 16 02:59:59 2011 UTC = Sat Oct 15 23:59:59 2011 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
America/Bahia Sun Oct 16 03:00:00 2011 UTC = Sun Oct 16 01:00:00 2011 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
America/Bahia Sun Feb 26 01:59:59 2012 UTC = Sat Feb 25 23:59:59 2012 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
America/Bahia Sun Feb 26 02:00:00 2012 UTC = Sat Feb 25 23:00:00 2012 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
Agora vamos aplicar no sistema a nova configuração.
Caso o seu arquivo /etc/localtime não seja um link simbólico, copie o arquivo com o comando abaixo:
# cp America/Bahia /etc/localtime
Pronto! Agora seu servidor está no horário de verão!
Fonte : Centos-pt-br
Live Blue News: Plasma Active One: KDE chega ao mundo dos tablets
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda9.10.11: Plasma Active One disponível
Um dispositivo móvel deve ser mais que uma simples coleção de aplicativos. Ele deve refletir quem você é. O Plasma Active traz o melhor para o seu tablet, a partir da novíssima tecnologia de Activities baseadas em touch-screen.
Uma Activity de planejamento de férias
No dia 09 de Outubro de 2011 o primeiro lançamento do Plasma Active se torna publicamente disponível. A interface touch screen do Plasma Active One é muito mais que um lançador de aplicativos. Assim que o seu dispositivo é ligado, ao invés da exibição tradicional do grid de aplicações, é exibido o gerenciador de Activities apresentando o seu projeto, tarefa ou idéia atual. Com as Activities, você pode reunir todos os documentos, pessoas, sites web, conteúdo multimídia e widgets, relacionados a um tópico, em um único lugar, construíndo visões personalizadas e interativas da sua vida. Com o Plasma Active as possibilidades são ilimitadas. Você pode adicionar quantos elementos você quiser a uma Activity, com o auxílio da sua funcionalidade de scroll ilimitado. Você pode criar quantas Activities quiser e alternar entre elas via touch-screen, utilizando o Activity Switcher.
Adicione conteúdo a sua Activity
Você escolhe o objetivo de uma Activity: planejar suas férias, trabalhar em um projeto da escola ou do trabalho, organizar as fotos da festa bacana do fim de semana, manter informações sobre suas redes sociais ou organizar seus sites preferidos de notícias. Crie uma Activity, informe o seu nome e seu papel de parede e comece a adicionar seus apetrechos ou diretamente através do botão “Adicionar” ou usando a interface Share Like Connect.
Compartilhando uma foto através do Share Like Connect
Share Like Connect é um grupo de três pequenos ícones sempre disponíveis no painel superior. Eles permitem que você rapidamente conecte o que você está fazendo a qualquer Activity – sites web ou imagens sendo visualizados, documentos, etc. Use o Share Like Connect para registrar seus bookmarks. Envie facilmente o que você está visualizando, por e-mail, para pessoas da sua lista de contatos.
Complementando as Activities, o Plasma Active disponibiliza um lançador rápido e eficiente de aplicações e inclui, por padrão, uma variedade de aplicativos para você usar e se divertir. Basta puxar o painel superior para baixo para tornar a área de seleção de aplicações visível. A seleção de aplicações apresenta as aplicações atualmente em execução, de modo que você pode facilmente alternar ou fechar os aplicativos. Puxando a seleção de aplicações um pouco mais para baixo faz com que o lançador de aplicações fique visível. Ele apresenta uma lista de ícones similar às outras interfaces para tablets e smartphones. A barra de busca integrada permite que você facilmente busque por aplicações instaladas no sistema.
O Peek and Launch permite que você alterne entre aplicações em execução e inicie outras
Quando uma aplicação é iniciada ela automaticamente se conecta à Activity atual. Aplicações relacionadas são mantidas em grupo e fora da sua visão quando você alterna para uma Activity diferente. O Plasma Active traz produtividade imediata para você. Várias aplicações estão por padrão incluidas – navegador web, visualizador de imagens, player de áudio e vídeo (Bangarang Active), visualizador de documentos com funcionalidades simples de edição (Calligra Active [beta]), total controle de e-mail e calendários (Kontact Touch) e diversos jogos divertidos. Estas aplicações são totalmente otimizadas para a interface touch screen. Centenas de outras aplicações estão gratuitamente disponíveis através dos repositórios on-line, embora a maioria delas não estejam ainda otimizadas para touch-screen.
Kontact Touch integra email e groupware ao Plasma Active
Plasma Active é projetado e construído de forma aberta e é lançado sob a forma de software gratuito e de código aberto. Por trás das idéias do Plasma Active está uma comunidade vibrante de participantes e empresas trabalhando em conjunto por um único ideal: a criação de aplicações incríveis para os dispositivos atuais. Não há lock-ins proprietários ou segredos na frente dos esforços de projeto e desenvolvimento, somente uma fantástica experiência de usuário que você pode usar, se divertir e participar.
Como Obter o Plasma Active One
Imagens nas versões instalável e live estão disponíveis para download. Instruções detalhadas de instalação podem ser obtidas na página Instalação do Plasma Active. Tipicamente a instalação consiste simplesmente na inserção de um pendrive USB bootável no tablet, uma reinicialização e seguir as instruções na tela.
É também possível rodar o Plasma Active em uma máquina virtual para propósitos de teste e avaliação. Para maiores informações, bem como os problemas dessa abordagem, por favor refira-se à página Plasma Active em máquinas virtuais. Recomendamos fortemente, entretanto, a execução do Plasma Active em um tablet para melhor experiência.
O Futuro do Plasma Active
O Plasma Active One é mais um passo da longa jornada que a equipe KDE Plasma criou desde o início do projeto em 2007, originalmente para criação de um novo shell desktop. E não chegamos no fim desta caminhada. O Plasma Active Two será lançado em meados de Dezembro de 2011 com o Plasma Active Three programado para ser lançado no terceiro trimestre de 2012.
O Plasma Active Two terá suporte a recomendações automatizadas a Activities, permitindo que o Plasma Active ajude você a coletar e adicionar informações e documentos relevantes às suas Activities. Teremos também a visualização, filtragem e ordenação melhorados de todos os tipos de mídias e informações acessíveis no Plasma Active. Outras funcionalidades serão também desenvolvidas para o Share Like Connect baseado em plugins. Esta versão irá também conter melhorias relacionadas a estabilidade e desempenho, bem como correção de bugs.
O Plasma Active Three será outro lançamento importante onde focaremos nos desafios de segurança de dispositivos, de modo a manter os seus dados seguros e sob controle. Na versão três, começaremos a implementação de forms factors adicionais, para suportar settop boxes e handhelds. O Plasma é construído com a filosofia de “interfaces altamente modularizadas, re-utilizáveis e re-integráveis”. Isto nos permite mover rapidamente de um tipo de dispositivo para outro, mantendo sempre uma ótima experiência de usuário. Pretendemos explorar ao máximo esta flexibilidade nas futuras versões.
Em ciclos de desenvolvimento futuros, um maior número de aplicativos Active e widgets estarão disponíveis. Desenvolvedores de aplicações já existentes estão convidados a se juntarem a nós na “ativação” de suas aplicações para suportar touch-screen e outros form factors. As melhores e mais úteis aplicações serão lançadas nas próximas versões do Plasma Active. Um sistema fácil para download de outras aplicações estará também disponível.
Planejamos também incluir o ARM como arquitetura oficialmente suportada, em adição às plataformas Intel já contempladas. Este esforço está sendo executado em conjunto com as tarefas de redução do footprint do sistema operacional necessário para rodar o Plasma Active. Adicionalmente, estamos no processo de desenvolvimento de uma especificação clara e bem documentada sobre os requisitos subjacentes de sistema operacional necessários para uma boa execução do Plasma Active.
Navegador Web com suporte a touch do Plasma Active
Como Contribuir com o Plasma Active
Plasma Active é um projeto aberto: todo o projeto, planejamento e desenvolvimento é feito em um ambiente de trabalho baseado em consenso. Colaboradores da comunidade e empresas de criação de dispositivos ou aplicativos são bem vindos e capazes de participar da sua própria forma. Se você deseja criar novos widgets, add-ons para o Share Like Connect, novas aplicações, suportar novos dispositivos ou criar uma experiência de usuário totalmente nova usando o Plasma Active, estaremos sempre prontos para lhe receber. Esforços para testes, estabilização, análise de usabilidade e projeto gráfico para os softwares já existentes são também áreas de potencial colaboração.
As bibliotecas utilizadas pelo Plasma Active são licenciadas sob a LGPL, permitindo uma variedade de opções de licenciamento e possibilidades de extensão e configuração. Você pode contactar a equipe do Plasma Active na nossa lista de discussão ou no canal #active do irc.freenode.net. Existe também o fórum KDE de auxílio ao usuário. Solicitações privadas e de imprensa podem ser enviadas a Sebastian Kügler (sebas@kde.org) e Eva Brucherseifer (eva.brucherseifer@basyskom.de).
Blinken é um divertido jogo infantil com suporte a touch screen
Compatibilidade de Hardware
As imagens do Plasma Active One foram testadas e são suportadas nos dispositivos WeTab, ViewSonic ViewPad, ExoPC e Lenovo Ideapad. Mais informações sobre compatibilidade de dispositivos podem ser encontradas aqui. O Plasma Active deve funcionar bem em outros dispositivos baseados em Intel. O suporte a dispositivos ARM está ainda em desenvolvimento. Entretanto, o Plasma Active foi instalado e executado com sucesso no Nokia N900 e outros dispositivos ARM.
Compatibilidade de Software
Praticamente qualquer software disponível para a plataforma Linux pode ser executado no Plasma Active. Recomendamos aplicações baseadas no Qt e no KDE visto que elas apresentam uma melhor integração com o Plasma Active One, o qual é também baseado no KDE Platform 4.7 e Qt 4.7. Outras aplicações, entretanto, executam e funcionam da mesma forma que funcionariam em qualquer outro sistema baseado no Linux. Isso inclui aplicações em linha de comando, acessíveis através do terminal com suporte a touch já presente no Plasma Active.
O Plasma Active é compatível com os workspaces do Plasma Desktop e Plasma Netbook. São todos baseados no mesmo framework, compartilhando mais de 95% do código-fonte. Esta é uma abordagem radicalmente diferente para similaridade de interfaces entre dispositivos. A maioria dos outros produtos para tablets ou são isolados (compartilhando pouco ou nada com outras interfaces de usuário) ou tentam utilizar interfaces desktop em displays pequenos. As interfaces baseadas no Plasma, entretanto, são criadas para tipos específicos de dispositivos mantendo ainda a grande maioria do código-fonte e esforços de engenharia. Consequentemente, widgets e aplicações escritas para o Plasma Desktop ou Netbook podem ser executadas normalmente em dispositivos com o Plasma Active.
Agradecimentos
O Plasma Active One não seria possível sem o inacreditável apoio da comunidade Plasma e sem o suporte financeiro e de desenvolvimento da basysKom e open-slx. O Plasma Active é construído com base nos excelentes frameworks do KDE e Qt, nos dando excelentes pilares para iniciar qualquer trabalho. Estamos muito felizes em conviver com milhares de pessoas que vêm colaborado com as comunidades KDE e Qt ao longo dos últimos 15 anos. Agradecemos também aos esforços que resultaram na criação do MeeGo OS e do Open Build Service, fundamentais para a finalização e lançamento do Plasma Active One.
Sobre o KDE
O KDE é uma equipe internacional de tecnologia que desenvolve software livre para computadores desktop e portáteis. Entre os produtos desenvolvidos pelo KDE estão um sistema desktop moderno para as plataformas Linux e UNIX, um amplo conjunto de aplicações para escritório e groupware e centenas de títulos em categorias tais como Internet a aplicações web, multimídia, entretenimento, softwares aducacionais, editoração gráfica e desenvolvimento de software. As aplicações do KDE são traduzidas para mais de 60 idiomas e são desenvolvidas com foco na facilidade de uso e princípios modernos de usabilidade. As aplicações do KDE4 rodam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.
Avisos Legais. KDE® e o logo K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é marca registrada de The Open Group nos Estados Unidos e outros paises. Todas as outras marcas e copyrights utilizadas neste anúncio são de propriedades dos seus respectivos donos.
Contatos
Africa AJ Venter Unit 7B Beauvallon Village 13 Sandown Road West Beach Cape Town 7441 South-Africa Phone: +27 83 455 9978 info-africa@kde.org |
Asia Pradeepto Bhattacharya A-4 Sonal Coop. Hsg. Society Plot-4, Sector-3, New Panvel, Maharashtra. India 410206 Phone : +91-9821033168 info-asia@kde.org |
Europe Sebastian Kügler Meloenstraat 17 6543 ZE Nijmegen The Netherlands Phone: +31-6-48370928 info-europe@kde.org |
North America Jeff Mitchell 21 Kinross Rd. #2 Brighton, MA 02135 U.S.A Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533) info-northamerica@kde.org |
Oceania Hamish Rodda 11 Eucalyptus Road Eltham VIC 3095 Australia Phone: (+61)402 346684 info-oceania@kde.org |
South America Helio Chissini de Castro R. José de Alencar 120, apto 1906 Curitiba, PR 80050-240 Brazil Phone: +55(41)262-0782 +55(41)8808-1519 info-southamerica@kde.org |
Live Blue News: Plasma Active One: KDE chega ao mundo dos tablets
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda9.10.11: Plasma Active One disponível
Um dispositivo móvel deve ser mais que uma simples coleção de aplicativos. Ele deve refletir quem você é. O Plasma Active traz o melhor para o seu tablet, a partir da novíssima tecnologia de Activities baseadas em touch-screen.
Uma Activity de planejamento de férias
No dia 09 de Outubro de 2011 o primeiro lançamento do Plasma Active se torna publicamente disponível. A interface touch screen do Plasma Active One é muito mais que um lançador de aplicativos. Assim que o seu dispositivo é ligado, ao invés da exibição tradicional do grid de aplicações, é exibido o gerenciador de Activities apresentando o seu projeto, tarefa ou idéia atual. Com as Activities, você pode reunir todos os documentos, pessoas, sites web, conteúdo multimídia e widgets, relacionados a um tópico, em um único lugar, construíndo visões personalizadas e interativas da sua vida. Com o Plasma Active as possibilidades são ilimitadas. Você pode adicionar quantos elementos você quiser a uma Activity, com o auxílio da sua funcionalidade de scroll ilimitado. Você pode criar quantas Activities quiser e alternar entre elas via touch-screen, utilizando o Activity Switcher.
Adicione conteúdo a sua Activity
Você escolhe o objetivo de uma Activity: planejar suas férias, trabalhar em um projeto da escola ou do trabalho, organizar as fotos da festa bacana do fim de semana, manter informações sobre suas redes sociais ou organizar seus sites preferidos de notícias. Crie uma Activity, informe o seu nome e seu papel de parede e comece a adicionar seus apetrechos ou diretamente através do botão “Adicionar” ou usando a interface Share Like Connect.
Compartilhando uma foto através do Share Like Connect
Share Like Connect é um grupo de três pequenos ícones sempre disponíveis no painel superior. Eles permitem que você rapidamente conecte o que você está fazendo a qualquer Activity – sites web ou imagens sendo visualizados, documentos, etc. Use o Share Like Connect para registrar seus bookmarks. Envie facilmente o que você está visualizando, por e-mail, para pessoas da sua lista de contatos.
Complementando as Activities, o Plasma Active disponibiliza um lançador rápido e eficiente de aplicações e inclui, por padrão, uma variedade de aplicativos para você usar e se divertir. Basta puxar o painel superior para baixo para tornar a área de seleção de aplicações visível. A seleção de aplicações apresenta as aplicações atualmente em execução, de modo que você pode facilmente alternar ou fechar os aplicativos. Puxando a seleção de aplicações um pouco mais para baixo faz com que o lançador de aplicações fique visível. Ele apresenta uma lista de ícones similar às outras interfaces para tablets e smartphones. A barra de busca integrada permite que você facilmente busque por aplicações instaladas no sistema.
O Peek and Launch permite que você alterne entre aplicações em execução e inicie outras
Quando uma aplicação é iniciada ela automaticamente se conecta à Activity atual. Aplicações relacionadas são mantidas em grupo e fora da sua visão quando você alterna para uma Activity diferente. O Plasma Active traz produtividade imediata para você. Várias aplicações estão por padrão incluidas – navegador web, visualizador de imagens, player de áudio e vídeo (Bangarang Active), visualizador de documentos com funcionalidades simples de edição (Calligra Active [beta]), total controle de e-mail e calendários (Kontact Touch) e diversos jogos divertidos. Estas aplicações são totalmente otimizadas para a interface touch screen. Centenas de outras aplicações estão gratuitamente disponíveis através dos repositórios on-line, embora a maioria delas não estejam ainda otimizadas para touch-screen.
Kontact Touch integra email e groupware ao Plasma Active
Plasma Active é projetado e construído de forma aberta e é lançado sob a forma de software gratuito e de código aberto. Por trás das idéias do Plasma Active está uma comunidade vibrante de participantes e empresas trabalhando em conjunto por um único ideal: a criação de aplicações incríveis para os dispositivos atuais. Não há lock-ins proprietários ou segredos na frente dos esforços de projeto e desenvolvimento, somente uma fantástica experiência de usuário que você pode usar, se divertir e participar.
Como Obter o Plasma Active One
Imagens nas versões instalável e live estão disponíveis para download. Instruções detalhadas de instalação podem ser obtidas na página Instalação do Plasma Active. Tipicamente a instalação consiste simplesmente na inserção de um pendrive USB bootável no tablet, uma reinicialização e seguir as instruções na tela.
É também possível rodar o Plasma Active em uma máquina virtual para propósitos de teste e avaliação. Para maiores informações, bem como os problemas dessa abordagem, por favor refira-se à página Plasma Active em máquinas virtuais. Recomendamos fortemente, entretanto, a execução do Plasma Active em um tablet para melhor experiência.
O Futuro do Plasma Active
O Plasma Active One é mais um passo da longa jornada que a equipe KDE Plasma criou desde o início do projeto em 2007, originalmente para criação de um novo shell desktop. E não chegamos no fim desta caminhada. O Plasma Active Two será lançado em meados de Dezembro de 2011 com o Plasma Active Three programado para ser lançado no terceiro trimestre de 2012.
O Plasma Active Two terá suporte a recomendações automatizadas a Activities, permitindo que o Plasma Active ajude você a coletar e adicionar informações e documentos relevantes às suas Activities. Teremos também a visualização, filtragem e ordenação melhorados de todos os tipos de mídias e informações acessíveis no Plasma Active. Outras funcionalidades serão também desenvolvidas para o Share Like Connect baseado em plugins. Esta versão irá também conter melhorias relacionadas a estabilidade e desempenho, bem como correção de bugs.
O Plasma Active Three será outro lançamento importante onde focaremos nos desafios de segurança de dispositivos, de modo a manter os seus dados seguros e sob controle. Na versão três, começaremos a implementação de forms factors adicionais, para suportar settop boxes e handhelds. O Plasma é construído com a filosofia de “interfaces altamente modularizadas, re-utilizáveis e re-integráveis”. Isto nos permite mover rapidamente de um tipo de dispositivo para outro, mantendo sempre uma ótima experiência de usuário. Pretendemos explorar ao máximo esta flexibilidade nas futuras versões.
Em ciclos de desenvolvimento futuros, um maior número de aplicativos Active e widgets estarão disponíveis. Desenvolvedores de aplicações já existentes estão convidados a se juntarem a nós na “ativação” de suas aplicações para suportar touch-screen e outros form factors. As melhores e mais úteis aplicações serão lançadas nas próximas versões do Plasma Active. Um sistema fácil para download de outras aplicações estará também disponível.
Planejamos também incluir o ARM como arquitetura oficialmente suportada, em adição às plataformas Intel já contempladas. Este esforço está sendo executado em conjunto com as tarefas de redução do footprint do sistema operacional necessário para rodar o Plasma Active. Adicionalmente, estamos no processo de desenvolvimento de uma especificação clara e bem documentada sobre os requisitos subjacentes de sistema operacional necessários para uma boa execução do Plasma Active.
Navegador Web com suporte a touch do Plasma Active
Como Contribuir com o Plasma Active
Plasma Active é um projeto aberto: todo o projeto, planejamento e desenvolvimento é feito em um ambiente de trabalho baseado em consenso. Colaboradores da comunidade e empresas de criação de dispositivos ou aplicativos são bem vindos e capazes de participar da sua própria forma. Se você deseja criar novos widgets, add-ons para o Share Like Connect, novas aplicações, suportar novos dispositivos ou criar uma experiência de usuário totalmente nova usando o Plasma Active, estaremos sempre prontos para lhe receber. Esforços para testes, estabilização, análise de usabilidade e projeto gráfico para os softwares já existentes são também áreas de potencial colaboração.
As bibliotecas utilizadas pelo Plasma Active são licenciadas sob a LGPL, permitindo uma variedade de opções de licenciamento e possibilidades de extensão e configuração. Você pode contactar a equipe do Plasma Active na nossa lista de discussão ou no canal #active do irc.freenode.net. Existe também o fórum KDE de auxílio ao usuário. Solicitações privadas e de imprensa podem ser enviadas a Sebastian Kügler (sebas@kde.org) e Eva Brucherseifer (eva.brucherseifer@basyskom.de).
Blinken é um divertido jogo infantil com suporte a touch screen
Compatibilidade de Hardware
As imagens do Plasma Active One foram testadas e são suportadas nos dispositivos WeTab, ViewSonic ViewPad, ExoPC e Lenovo Ideapad. Mais informações sobre compatibilidade de dispositivos podem ser encontradas aqui. O Plasma Active deve funcionar bem em outros dispositivos baseados em Intel. O suporte a dispositivos ARM está ainda em desenvolvimento. Entretanto, o Plasma Active foi instalado e executado com sucesso no Nokia N900 e outros dispositivos ARM.
Compatibilidade de Software
Praticamente qualquer software disponível para a plataforma Linux pode ser executado no Plasma Active. Recomendamos aplicações baseadas no Qt e no KDE visto que elas apresentam uma melhor integração com o Plasma Active One, o qual é também baseado no KDE Platform 4.7 e Qt 4.7. Outras aplicações, entretanto, executam e funcionam da mesma forma que funcionariam em qualquer outro sistema baseado no Linux. Isso inclui aplicações em linha de comando, acessíveis através do terminal com suporte a touch já presente no Plasma Active.
O Plasma Active é compatível com os workspaces do Plasma Desktop e Plasma Netbook. São todos baseados no mesmo framework, compartilhando mais de 95% do código-fonte. Esta é uma abordagem radicalmente diferente para similaridade de interfaces entre dispositivos. A maioria dos outros produtos para tablets ou são isolados (compartilhando pouco ou nada com outras interfaces de usuário) ou tentam utilizar interfaces desktop em displays pequenos. As interfaces baseadas no Plasma, entretanto, são criadas para tipos específicos de dispositivos mantendo ainda a grande maioria do código-fonte e esforços de engenharia. Consequentemente, widgets e aplicações escritas para o Plasma Desktop ou Netbook podem ser executadas normalmente em dispositivos com o Plasma Active.
Agradecimentos
O Plasma Active One não seria possível sem o inacreditável apoio da comunidade Plasma e sem o suporte financeiro e de desenvolvimento da basysKom e open-slx. O Plasma Active é construído com base nos excelentes frameworks do KDE e Qt, nos dando excelentes pilares para iniciar qualquer trabalho. Estamos muito felizes em conviver com milhares de pessoas que vêm colaborado com as comunidades KDE e Qt ao longo dos últimos 15 anos. Agradecemos também aos esforços que resultaram na criação do MeeGo OS e do Open Build Service, fundamentais para a finalização e lançamento do Plasma Active One.
Sobre o KDE
O KDE é uma equipe internacional de tecnologia que desenvolve software livre para computadores desktop e portáteis. Entre os produtos desenvolvidos pelo KDE estão um sistema desktop moderno para as plataformas Linux e UNIX, um amplo conjunto de aplicações para escritório e groupware e centenas de títulos em categorias tais como Internet a aplicações web, multimídia, entretenimento, softwares aducacionais, editoração gráfica e desenvolvimento de software. As aplicações do KDE são traduzidas para mais de 60 idiomas e são desenvolvidas com foco na facilidade de uso e princípios modernos de usabilidade. As aplicações do KDE4 rodam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.
Avisos Legais. KDE® e o logo K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é marca registrada de The Open Group nos Estados Unidos e outros paises. Todas as outras marcas e copyrights utilizadas neste anúncio são de propriedades dos seus respectivos donos.
Contatos
Africa AJ Venter Unit 7B Beauvallon Village 13 Sandown Road West Beach Cape Town 7441 South-Africa Phone: +27 83 455 9978 info-africa@kde.org |
Asia Pradeepto Bhattacharya A-4 Sonal Coop. Hsg. Society Plot-4, Sector-3, New Panvel, Maharashtra. India 410206 Phone : +91-9821033168 info-asia@kde.org |
Europe Sebastian Kügler Meloenstraat 17 6543 ZE Nijmegen The Netherlands Phone: +31-6-48370928 info-europe@kde.org |
North America Jeff Mitchell 21 Kinross Rd. #2 Brighton, MA 02135 U.S.A Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533) info-northamerica@kde.org |
Oceania Hamish Rodda 11 Eucalyptus Road Eltham VIC 3095 Australia Phone: (+61)402 346684 info-oceania@kde.org |
South America Helio Chissini de Castro R. José de Alencar 120, apto 1906 Curitiba, PR 80050-240 Brazil Phone: +55(41)262-0782 +55(41)8808-1519 info-southamerica@kde.org |
Live Blue News: Plasma Active One: KDE chega ao mundo dos tablet
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda9.10.11: Plasma Active One disponível
Um dispositivo móvel deve ser mais que uma simples coleção de aplicativos. Ele deve refletir quem você é. O Plasma Active traz o melhor para o seu tablet, a partir da novíssima tecnologia de Activities baseadas em touch-screen.
Uma Activity de planejamento de férias
No dia 09 de Outubro de 2011 o primeiro lançamento do Plasma Active se torna publicamente disponível. A interface touch screen do Plasma Active One é muito mais que um lançador de aplicativos. Assim que o seu dispositivo é ligado, ao invés da exibição tradicional do grid de aplicações, é exibido o gerenciador de Activities apresentando o seu projeto, tarefa ou idéia atual. Com as Activities, você pode reunir todos os documentos, pessoas, sites web, conteúdo multimídia e widgets, relacionados a um tópico, em um único lugar, construíndo visões personalizadas e interativas da sua vida. Com o Plasma Active as possibilidades são ilimitadas. Você pode adicionar quantos elementos você quiser a uma Activity, com o auxílio da sua funcionalidade de scroll ilimitado. Você pode criar quantas Activities quiser e alternar entre elas via touch-screen, utilizando o Activity Switcher.
Adicione conteúdo a sua Activity
Você escolhe o objetivo de uma Activity: planejar suas férias, trabalhar em um projeto da escola ou do trabalho, organizar as fotos da festa bacana do fim de semana, manter informações sobre suas redes sociais ou organizar seus sites preferidos de notícias. Crie uma Activity, informe o seu nome e seu papel de parede e comece a adicionar seus apetrechos ou diretamente através do botão “Adicionar” ou usando a interface Share Like Connect.
Compartilhando uma foto através do Share Like Connect
Share Like Connect é um grupo de três pequenos ícones sempre disponíveis no painel superior. Eles permitem que você rapidamente conecte o que você está fazendo a qualquer Activity – sites web ou imagens sendo visualizados, documentos, etc. Use o Share Like Connect para registrar seus bookmarks. Envie facilmente o que você está visualizando, por e-mail, para pessoas da sua lista de contatos.
Complementando as Activities, o Plasma Active disponibiliza um lançador rápido e eficiente de aplicações e inclui, por padrão, uma variedade de aplicativos para você usar e se divertir. Basta puxar o painel superior para baixo para tornar a área de seleção de aplicações visível. A seleção de aplicações apresenta as aplicações atualmente em execução, de modo que você pode facilmente alternar ou fechar os aplicativos. Puxando a seleção de aplicações um pouco mais para baixo faz com que o lançador de aplicações fique visível. Ele apresenta uma lista de ícones similar às outras interfaces para tablets e smartphones. A barra de busca integrada permite que você facilmente busque por aplicações instaladas no sistema.
O Peek and Launch permite que você alterne entre aplicações em execução e inicie outras
Quando uma aplicação é iniciada ela automaticamente se conecta à Activity atual. Aplicações relacionadas são mantidas em grupo e fora da sua visão quando você alterna para uma Activity diferente. O Plasma Active traz produtividade imediata para você. Várias aplicações estão por padrão incluidas – navegador web, visualizador de imagens, player de áudio e vídeo (Bangarang Active), visualizador de documentos com funcionalidades simples de edição (Calligra Active [beta]), total controle de e-mail e calendários (Kontact Touch) e diversos jogos divertidos. Estas aplicações são totalmente otimizadas para a interface touch screen. Centenas de outras aplicações estão gratuitamente disponíveis através dos repositórios on-line, embora a maioria delas não estejam ainda otimizadas para touch-screen.
Kontact Touch integra email e groupware ao Plasma Active
Plasma Active é projetado e construído de forma aberta e é lançado sob a forma de software gratuito e de código aberto. Por trás das idéias do Plasma Active está uma comunidade vibrante de participantes e empresas trabalhando em conjunto por um único ideal: a criação de aplicações incríveis para os dispositivos atuais. Não há lock-ins proprietários ou segredos na frente dos esforços de projeto e desenvolvimento, somente uma fantástica experiência de usuário que você pode usar, se divertir e participar.
Como Obter o Plasma Active One
Imagens nas versões instalável e live estão disponíveis para download. Instruções detalhadas de instalação podem ser obtidas na página Instalação do Plasma Active. Tipicamente a instalação consiste simplesmente na inserção de um pendrive USB bootável no tablet, uma reinicialização e seguir as instruções na tela.
É também possível rodar o Plasma Active em uma máquina virtual para propósitos de teste e avaliação. Para maiores informações, bem como os problemas dessa abordagem, por favor refira-se à página Plasma Active em máquinas virtuais. Recomendamos fortemente, entretanto, a execução do Plasma Active em um tablet para melhor experiência.
O Futuro do Plasma Active
O Plasma Active One é mais um passo da longa jornada que a equipe KDE Plasma criou desde o início do projeto em 2007, originalmente para criação de um novo shell desktop. E não chegamos no fim desta caminhada. O Plasma Active Two será lançado em meados de Dezembro de 2011 com o Plasma Active Three programado para ser lançado no terceiro trimestre de 2012.
O Plasma Active Two terá suporte a recomendações automatizadas a Activities, permitindo que o Plasma Active ajude você a coletar e adicionar informações e documentos relevantes às suas Activities. Teremos também a visualização, filtragem e ordenação melhorados de todos os tipos de mídias e informações acessíveis no Plasma Active. Outras funcionalidades serão também desenvolvidas para o Share Like Connect baseado em plugins. Esta versão irá também conter melhorias relacionadas a estabilidade e desempenho, bem como correção de bugs.
O Plasma Active Three será outro lançamento importante onde focaremos nos desafios de segurança de dispositivos, de modo a manter os seus dados seguros e sob controle. Na versão três, começaremos a implementação de forms factors adicionais, para suportar settop boxes e handhelds. O Plasma é construído com a filosofia de “interfaces altamente modularizadas, re-utilizáveis e re-integráveis”. Isto nos permite mover rapidamente de um tipo de dispositivo para outro, mantendo sempre uma ótima experiência de usuário. Pretendemos explorar ao máximo esta flexibilidade nas futuras versões.
Em ciclos de desenvolvimento futuros, um maior número de aplicativos Active e widgets estarão disponíveis. Desenvolvedores de aplicações já existentes estão convidados a se juntarem a nós na “ativação” de suas aplicações para suportar touch-screen e outros form factors. As melhores e mais úteis aplicações serão lançadas nas próximas versões do Plasma Active. Um sistema fácil para download de outras aplicações estará também disponível.
Planejamos também incluir o ARM como arquitetura oficialmente suportada, em adição às plataformas Intel já contempladas. Este esforço está sendo executado em conjunto com as tarefas de redução do footprint do sistema operacional necessário para rodar o Plasma Active. Adicionalmente, estamos no processo de desenvolvimento de uma especificação clara e bem documentada sobre os requisitos subjacentes de sistema operacional necessários para uma boa execução do Plasma Active.
Navegador Web com suporte a touch do Plasma Active
Como Contribuir com o Plasma Active
Plasma Active é um projeto aberto: todo o projeto, planejamento e desenvolvimento é feito em um ambiente de trabalho baseado em consenso. Colaboradores da comunidade e empresas de criação de dispositivos ou aplicativos são bem vindos e capazes de participar da sua própria forma. Se você deseja criar novos widgets, add-ons para o Share Like Connect, novas aplicações, suportar novos dispositivos ou criar uma experiência de usuário totalmente nova usando o Plasma Active, estaremos sempre prontos para lhe receber. Esforços para testes, estabilização, análise de usabilidade e projeto gráfico para os softwares já existentes são também áreas de potencial colaboração.
As bibliotecas utilizadas pelo Plasma Active são licenciadas sob a LGPL, permitindo uma variedade de opções de licenciamento e possibilidades de extensão e configuração. Você pode contactar a equipe do Plasma Active na nossa lista de discussão ou no canal #active do irc.freenode.net. Existe também o fórum KDE de auxílio ao usuário. Solicitações privadas e de imprensa podem ser enviadas a Sebastian Kügler (sebas@kde.org) e Eva Brucherseifer (eva.brucherseifer@basyskom.de).
Blinken é um divertido jogo infantil com suporte a touch screen
Compatibilidade de Hardware
As imagens do Plasma Active One foram testadas e são suportadas nos dispositivos WeTab, ViewSonic ViewPad, ExoPC e Lenovo Ideapad. Mais informações sobre compatibilidade de dispositivos podem ser encontradas aqui. O Plasma Active deve funcionar bem em outros dispositivos baseados em Intel. O suporte a dispositivos ARM está ainda em desenvolvimento. Entretanto, o Plasma Active foi instalado e executado com sucesso no Nokia N900 e outros dispositivos ARM.
Compatibilidade de Software
Praticamente qualquer software disponível para a plataforma Linux pode ser executado no Plasma Active. Recomendamos aplicações baseadas no Qt e no KDE visto que elas apresentam uma melhor integração com o Plasma Active One, o qual é também baseado no KDE Platform 4.7 e Qt 4.7. Outras aplicações, entretanto, executam e funcionam da mesma forma que funcionariam em qualquer outro sistema baseado no Linux. Isso inclui aplicações em linha de comando, acessíveis através do terminal com suporte a touch já presente no Plasma Active.
O Plasma Active é compatível com os workspaces do Plasma Desktop e Plasma Netbook. São todos baseados no mesmo framework, compartilhando mais de 95% do código-fonte. Esta é uma abordagem radicalmente diferente para similaridade de interfaces entre dispositivos. A maioria dos outros produtos para tablets ou são isolados (compartilhando pouco ou nada com outras interfaces de usuário) ou tentam utilizar interfaces desktop em displays pequenos. As interfaces baseadas no Plasma, entretanto, são criadas para tipos específicos de dispositivos mantendo ainda a grande maioria do código-fonte e esforços de engenharia. Consequentemente, widgets e aplicações escritas para o Plasma Desktop ou Netbook podem ser executadas normalmente em dispositivos com o Plasma Active.
Agradecimentos
O Plasma Active One não seria possível sem o inacreditável apoio da comunidade Plasma e sem o suporte financeiro e de desenvolvimento da basysKom e open-slx. O Plasma Active é construído com base nos excelentes frameworks do KDE e Qt, nos dando excelentes pilares para iniciar qualquer trabalho. Estamos muito felizes em conviver com milhares de pessoas que vêm colaborado com as comunidades KDE e Qt ao longo dos últimos 15 anos. Agradecemos também aos esforços que resultaram na criação do MeeGo OS e do Open Build Service, fundamentais para a finalização e lançamento do Plasma Active One.
Sobre o KDE
O KDE é uma equipe internacional de tecnologia que desenvolve software livre para computadores desktop e portáteis. Entre os produtos desenvolvidos pelo KDE estão um sistema desktop moderno para as plataformas Linux e UNIX, um amplo conjunto de aplicações para escritório e groupware e centenas de títulos em categorias tais como Internet a aplicações web, multimídia, entretenimento, softwares aducacionais, editoração gráfica e desenvolvimento de software. As aplicações do KDE são traduzidas para mais de 60 idiomas e são desenvolvidas com foco na facilidade de uso e princípios modernos de usabilidade. As aplicações do KDE4 rodam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.
Avisos Legais. KDE® e o logo K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é marca registrada de The Open Group nos Estados Unidos e outros paises. Todas as outras marcas e copyrights utilizadas neste anúncio são de propriedades dos seus respectivos donos.
Contatos
Africa AJ Venter Unit 7B Beauvallon Village 13 Sandown Road West Beach Cape Town 7441 South-Africa Phone: +27 83 455 9978 info-africa@kde.org |
Asia Pradeepto Bhattacharya A-4 Sonal Coop. Hsg. Society Plot-4, Sector-3, New Panvel, Maharashtra. India 410206 Phone : +91-9821033168 info-asia@kde.org |
Europe Sebastian Kügler Meloenstraat 17 6543 ZE Nijmegen The Netherlands Phone: +31-6-48370928 info-europe@kde.org |
North America Jeff Mitchell 21 Kinross Rd. #2 Brighton, MA 02135 U.S.A Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533) info-northamerica@kde.org |
Oceania Hamish Rodda 11 Eucalyptus Road Eltham VIC 3095 Australia Phone: (+61)402 346684 info-oceania@kde.org |
South America Helio Chissini de Castro R. José de Alencar 120, apto 1906 Curitiba, PR 80050-240 Brazil Phone: +55(41)262-0782 +55(41)8808-1519 info-southamerica@kde.org |
Live Blue News: KDE 15 anos
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPor: Carl Symons
05 de Outubro de 2011
No dia 14 de Outubro de 1996 Matthias Ettrich postou uma mensagem no Usenet (comp.os.linux.misc) anunciando “Precisa-se de programadores !” para um novo projeto chamado “Kool Desktop Environment (KDE)”. Hoje, 15 anos depois, o desejo de Matthias por uma “interface gráfica para usuários finais” foi completamente realizado. E mais. Nas próximas duas semanas o Plasma Active One será lançado com uma aparência única para uma variedade de dispositivos, desde computadores desktop até plataformas móveis. KDE deixou de ser apenas uma interface gráfica para o Linux e passou a ser uma comunidade global. Mas seu espírito inovador ainda persiste, junto com o compromisso de entregar excelentes soluções aos usuários de software livre.
E este evento não pode acontecer sem uma grande festa !
Teremos uma comemoração mundial do 15o aniversário do KDE. Você está convidado ! A comunidade dificilmente se encontraria por completo pessoal, então teremos diversas festas virtuais :). O dia inteiro, em todo o mundo, no dia 14 de Outubro.
Ajude-nos a fazer um grande evento:
- Organiza sua festa
- Com um grande bolo para o KDE !
- Comemore seu comprometimento com a liberdade através de fotos legais
- Pense grande como o KDE Espanha
- Traga a comunidade KDE para a sua festa a partir da atualizações nas redes sociais
- Envie o seu planejamento, fotos e acontecimentos para 15@kde.org
- Traduza este artigo para outros idiomas e acompanhe os artigos do dot.kde.org
- Pense globalmente. Comemora localmente.
- Convide outras pessoas da sua comunidade para compartilhar a generosidade e a beleza do KDE
- Teste 15 bugs e verifique se eles ainda são relevantes
- Faça uma doação de R$15 ou contribua de alguma outra forma
- Teste uma aplicação e reporte bugs por 15 minutos, melhor o KDE userbase, resposta a questões nos fóruns, apareça no canal #kde do freenode
- Use a hashtag #kde15 para compartilhar sua comemoração
Dê uma olhada em como o KDE começou e as incríveis realizações que conseguimos. Mesmo se você não está envolvido este um marco inspirador de um projeto extremamente colaborativo que beneficia tantas pessoas.
14 de Outubro de 2011 – uma celebração global de liberdade e conquista !
Live Blue News: KDE 15 anos
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPor: Carl Symons
05 de Outubro de 2011
No dia 14 de Outubro de 1996 Matthias Ettrich postou uma mensagem no Usenet (comp.os.linux.misc) anunciando “Precisa-se de programadores !” para um novo projeto chamado “Kool Desktop Environment (KDE)”. Hoje, 15 anos depois, o desejo de Matthias por uma “interface gráfica para usuários finais” foi completamente realizado. E mais. Nas próximas duas semanas o Plasma Active One será lançado com uma aparência única para uma variedade de dispositivos, desde computadores desktop até plataformas móveis. KDE deixou de ser apenas uma interface gráfica para o Linux e passou a ser uma comunidade global. Mas seu espírito inovador ainda persiste, junto com o compromisso de entregar excelentes soluções aos usuários de software livre.
E este evento não pode acontecer sem uma grande festa !
Teremos uma comemoração mundial do 15o aniversário do KDE. Você está convidado ! A comunidade dificilmente se encontraria por completo pessoal, então teremos diversas festas virtuais :). O dia inteiro, em todo o mundo, no dia 14 de Outubro.
Ajude-nos a fazer um grande evento:
- Organiza sua festa
- Com um grande bolo para o KDE !
- Comemore seu comprometimento com a liberdade através de fotos legais
- Pense grande como o KDE Espanha
- Traga a comunidade KDE para a sua festa a partir da atualizações nas redes sociais
- Envie o seu planejamento, fotos e acontecimentos para 15@kde.org
- Traduza este artigo para outros idiomas e acompanhe os artigos do dot.kde.org
- Pense globalmente. Comemora localmente.
- Convide outras pessoas da sua comunidade para compartilhar a generosidade e a beleza do KDE
- Teste 15 bugs e verifique se eles ainda são relevantes
- Faça uma doação de R$15 ou contribua de alguma outra forma
- Teste uma aplicação e reporte bugs por 15 minutos, melhor o KDE userbase, resposta a questões nos fóruns, apareça no canal #kde do freenode
- Use a hashtag #kde15 para compartilhar sua comemoração
Dê uma olhada em como o KDE começou e as incríveis realizações que conseguimos. Mesmo se você não está envolvido este um marco inspirador de um projeto extremamente colaborativo que beneficia tantas pessoas.
14 de Outubro de 2011 – uma celebração global de liberdade e conquista !
Gabriel "Pnordico" Menezes: GNU? Linux? Hã? – Parte 01 – Projeto GNU
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOriginalmente publicado em: http://comunidade-linux-brasil.info/content/view/154/1/
Hoje daremos início a uma série de textos que tratam sobre a história do passado, do presente e do futuro do software livre e do sistema operacional GNU/Linux. O objetivo destes textos é trazer para o nosso idioma fatos importantes da história deste grande universo que é a computação, ainda que o idioma não seja a maior das barreiras a ser ultrapassada. Com isso buscamos evitar que sejam proferidas falácias e inverdades como, por exemplo, “software livre é coisa de comunista” ou “o linux é um sistema operacional desenvolvido por Linus Torvalds em 1991″, entre muitas outras.
O primeiro post desta série conta a história do Projeto GNU, que trouxe à vida o sistema operacional GNU/Linux, e sua relação com o a definição do “software livre” e a criação da Free Software Foundation. (Clique em “Continue Lendo”)
O Projeto GNU
Tudo começa a partir do desejo “teimoso” da comunidade hacker1 do laboratório de inteligência artificial do MIT (Massachusetts Institute of Technology) de agregar funcionalidades (trazer melhorias) a alguns dos programas por eles utilizados e da própria natureza desse laboratório em compartilhar, ainda que informalmente, os códigos de suas próprias aplicações, buscando sempre um modelo de desenvolvimento colaborativo em uma comunidade fundamentada na cooperação.
Com o passar do tempo e a dissolução dessa comunidade na década de 80, um dos hackers decide buscar maneiras de reestabelecer uma comunidade nos mesmos moldes, buscando as formas pelas quais um programador poderia praticar o bem, questionando-se: Que tipo de software poderia ser criado de modo a tornar essa comunidade possível?
A resposta foi clara: um sistema operacional – software crucial para começar a utilizar computadores. Com um sistema operacional é possível fazer muito; sem um, pouca coisa pode ser feita.
O responsável por esse questionamento e por sua resposta foi o hacker Richard Matthew Stallman, que julgou-se capaz e aceitou o próprio desafio, tendo em consciência que seu sistema operacional seria compatível com o UNIX, de modo que fosse portável e de fácil migração, batizando-o então de “GNU”, um acrônimo recursivo2 que significa “GNU is Not Unix” (“GNU não é Unix”). Stallman também sabia que um sistema operacional não é apenas um punhado de código porcamente capaz de rodar algumas aplicações, pois na época um sistema operacional que se prezasse incluia comandos de processador, assemblers, compiladores, interpretadores, debug, editor de texto e muito mais, todos os sistemas operacionais da época possuiam isso, o UNIX possuia isso e o GNU também deveria possuir.
1 O termo hacker remete a indivíduos dedicados às mais variadas atividades como desenvolver software ou com gosto por piadas e jogos de esperteza. A atribuição do termo hacker exclusivamente a indivíduos dedicados a “quebrar a segurança” de sistemas é uma deturpação causada pela desinformação das mídias de massa.
2 “acrónimo (acro- + -ónimo) s. m. Ling. Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras, pronunciada sem soletração”. É dito recursivo quando o próprio acrônimo é referenciado em sua expressão.
O Software Livre
Ainda na década de 70, no laboratório do MIT, ainda que o termo “software livre” não existisse, era dessa forma que os programas eram desenvolvidos e distribuidos. Pessoas de outras universidades ou companhias que desejassem portar e utilizar algum programa, possuiam a permissão para fazê-lo. Se alguém estivesse algum programa diferente e interessante, era possível pedir para ver o código fonte, estudar, modificar, utilizar ou até mesmo usar suas partes para compor um programa novo. Isso não era possível nos grandes sistemas operacionais da época, alguns, inclusive, demandavam a assinatura de um acordo de confidencialidade até para a obtenção de uma cópia executável.
Atualmente o termo “software livre”, do inglês “free software” é comumente confundido com “software grátis” – o que nem sempre é verdade. O software livre está relacionado à sua liberdade e não ao seu preço, por isso é comum neste universo ler/ouvir as expressões “It’s about freedom” ou “free as in freedom”, indicando que o termo free está utilizado no sentido de “livre” e não necessariamente “grátis” devido a ambiguidade do termo free do inglês.
Enfim, o programa é considerado software livre se respeitar o seguinte:
A liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
A liberdade de modificar o programa de acordo com suas necessidades;
A liberdade de redistribuir cópias, gratuitamente ou não;
A liberdade de redistribuir as versões modificadas do programa, de modo que a comunidade possa usufruir de suas melhorias.
O Sistema Operacional GNU
O desenvolvimento de um sistema operacional é uma árdua tarefa e um grande projeto. De modo a torná-lo possível, sendo também software livre, foram utilizados partes de outros softwares livres para compor esse sistema operacional, como o TeX para formatador de textos; posteriormente o X Windows System base para a interface gráfica, poupando-se o trabalho de escrever esses programas.
Em janeiro de 1984, Richard Stallman pediu demissão do MIT e começou o desenvolvimento do GNU. Pouco depois de ter começado, ele ouviu falar sobre o “Free University Compiler Kit”, chamado VUCK. O compilador era multilinguagem, suportando inclusive C e Pascal, e Stallman escreveu para o desenvolvedor, perguntando se ele poderia usar o VUCK como parte do GNU. A resposta foi um incisivo “não”, esclarecendo que o “Free” do compilador se referia à Univerdade (“Free University”) e não ao compilador (“Free Compiler Kit”). Dessa forma ficou definido que o primeiro programa da plataforma GNU seria um compilador multiplataforma e multilinguagem.
Evitando a necessidade de escrever o compilador do zero, foi obtido e utilizado o código fonte do compilador multiplataforma Pastel, uma extensão do Pascal, sendo modificado e adicionado o suporte à linguagem C. O compilador de Pastel possuia alguns problemas em seu código, então ficou decidido que seria necessário, de fato, escrever um novo compilador do zero, sendo esse compilador conhecido hoje como GNU Compiler Collection (GCC). Antes do desenvolvimento do GCC foi lançado do GNU Emacs para editor de textos, sendo considerado o primeiro programa lançado pelo projeto GNU e o precursor da distribuição (paga) do software livre.
Com o crescimento do interesse no GNU Emacas e no software livre (SL, pra simplificar) culminou na fundação da Free Software Foundation (Fundação do Software Livre – FSF), em 1985, fundação de apoio ao desenvolvimento do software livre, sendo mantida inicialmente através da venda de software livre (CD/Fita com códigos fonte, CD/Fita com binários, documentação, todos respeitando as 4 liberdades). Atualmente a FSF é mantida através de doações e da venda de manuais, livros, camisetas, entre outras coisas.
A FSF tornou-se responsável por desenvolver e manter os programas do projeto GNU a exemplo do GCC – compilador C; da GNU C Library (glibc) – biblioteca C; do Bourne Again Shell (Bash) – shell; do GNU Emacs – editor de texto; do GDB – debugger; do GNU Make; sempre almejando o desenvolvimento de um sistema operacional completo e não apenas ferramentas ou um mero ambiente de desenvolvimento.
Como cada componente do GNU foi desenvolvido independentemente sobre plataforma UNIX, foi possível realizar sua distribuição antes mesmo da conclusão do projeto GNU, permitindo a grande popularização desses programas, aumentando a quantidade de colaboradores e doadores.
A Licença
O objetivo do projeto GNU não era apenas ser popular, mas garantir as liberdades de executar, copiar, modificar e distribuir o programa. A forma utilizada para garantir essas liberdades é utilizar a própria regulamentação de direitos autorais (Copyright ©) de forma “reversa”: ao invés de restrigir, a licença foi utilizada para permitir – não permitindo que outras restrições sejam aplicadas e garantindo que as versões modificadas também sejam abrangidas. A essa “reversão” das leis de direitos autorais (Copyright) é dado o nome de Copyleft. A implementação do copyleft utilizada pelo projeto GNU é de autoria do próprio projeto e recebe o nome de GNU General Public Licence (GNU GPL). Outras licenças também são utilizadas em situações específicas dentro do projeto GNU, como em documentações, mas a grande maioria dessas licenças são variações da própria GNU GPL.
O Kernel
Em meados de 1990 o sistema operacional GNU estava quase completo, faltando apenas um de seus principais componentes: o kernel. Surge assim o GNU Alix, que posteriormente passou a se chamar GNU Hurd, o kernel do sistema operacional GNU.
O GNU Hurd não está pronto e nem é possível dizer se algum dia estará. Entretanto, em 1991, um finlandês chamado Linus Torvalds desenvolveu um kernel compatível com o UNIX e batizou-o Linux. Em 1992 o Linux foi lançado como software livre que combinado ao ainda não tão completo GNU formou um sistema operacional completo.
Essa versão do sistema operacional é chamada GNU/Linux, ressaltando sua composição através da agregação do sistema operacional GNU com o kernel Linux.
Conclusão
Este texto buscou contar um pouco da história do surgimento do software livre, do projeto GNU, da FSF, do GNU/Linux motivado pela necessidade de documentar, em língua portuguesa, esses importantes fatos na história da computação e do mundo.
Ao ler seu conteúdo, é possível evitar afirmações do tipo “o Linux é um sistema operacional criado pelo Linus Torvalds”, pois sabemos que o Linux é o kernel desenvolvido pelo Linus Torvalds que foi incorporado ao sistema operacional desenvolvido pelo projeto GNU implementado em sua versão chamada GNU/Linux, sendo seu desenvolvimento encabeçado por Richard M. Stallman, tendo como entidade responsável a Free Software Foundation (FSF). É válido ressaltar também que o nome do sistema operacional é GNU/Linux e ainda que carinhosamente muitos o chamem apenas de Linux não devemos jamais esquecer a importância do Projeto GNU e do sistema operacional GNU na criação do sistema operacional livre que possuímos hoje.
Ao ler esse texto também é possível compreender a diferença entre o software livre e o software gratuito e que ambos são independentes, um software livre pode ser pago, assim como um software gratuito pode ser proprietário (não livre). Isso porque o sofware livre é aquele que garante as 4 liberdades (usar, copiar, modificar e distribuir, resumidamente) enquanto o software gratuito é aquele pelo qual não é necessário pagar para utilizar.
Espero que tenham aproveitado e aguardem os próximos artigos da série.
Referências
As informações, dados e estatísticas contidas neste texto foram retiradas dos diversos conteúdos disponíveis em:
http://www.gnu.org/
http://www.fsf.org/
Leonardo Couto Conrado: Bela homenagem a Jobs e a importância e consistência do O.S *BSD
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaObrigado, Steve, obrigado."Nosso marketshare é maior que o da BMW ou da Mercedes ou ainda da Porsche no mercado automobilístico. O que há de errado em ser a BMW ou a Mercedes?" -- Steve Jobs
A tecnologia de Steve, FreeBSD & 4.2 BSD
Este homem colocou um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu tablet, e revolucionou a indústria da tecnologia móvel. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)Este homem mudou consideravelmente a forma como o mundo cria e consome música, cinema, comunicação, cultura, livros. Criou a tecnologia e os produtos mais desejados no mercado contemporâneo. Criou a maior empresa de capital aberto do mundo.
Antes disso, ele revolucionou a indústria da telefonia celular, com um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu telefone. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes, criou um novo conceito de televisão on-line, que vem revolucionando este segmento de mercado em regiões do mundo com acesso persistente a banda larga. Em seu coração, um sistema baseado em FreeBSD. (iTV/Apple TV, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD + TinyBSD)
Bem antes, revolucionou a indústria da música, a forma de se consumir e comercializar música, e no coração de seu tocador de música e loja, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (iPod, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes disso, criou a série de computadores pessoais mais desejado do mundo, e em seu coração, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (Mac Book Pro, iMacs, Mac OS X = Darwin + Aqua + Quartz + Mach + FreeBSD)
Ainda antes, revolucionou a indústria do cinema de animações gráficas, e no coração dessa tecnologia colocou um sistema derivado do Mach 2.5 e do 4.2-BSD. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
Antes disso, teve seu primeiro contato com 4BSD ao criar uma plataforma computacional superior à que ele mesmo havia criado no passado. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
E no coração disso tudo... vocês já sabem.
Por isso, nós, das equipes FreeBSD Brasil LTDA & IDS Tecnologia prestamos nossa pequena e sincera homenagem, em reconhecimento a vida e os feitos deste homem. Obrigado, Steve.
Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) é o primeiro sistema a ter instruções de kernel massivamente processada por GPU em complemento a CPU. O OpenCL e processamento GPU, além do Grand Central Dispatch voltam como contribuição da Apple ao FreeBSD em 2011, no FreeBSD 9 (sistema base), quase 4 anos depois de incorporado no Mac. Tardio? Pense da seguinte forma: FreeBSD é o segundo SO a se apoiar em processamento GPU, quase 4 anos depois. O restante do mercado continua correndo atrás, engatinhando. Em mais 2, 3 anos talvez absorvam mais essa influência da tecnologia de Steve.
Steve se foi, mas seu legado continua. E temos orgulho de enxergar que continua fundado em BSD.
Passado, presente, e por muitos anos ainda, o futuro. Obrigado Steve, por subir o nível.
Fonte: http://www.freebsdbrasil.com.br/home.php?area=20&conteudo=53
Leonardo Couto Conrado: Bela homenagem a Jobs e a importância e consistência do O.S *BSD
11 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaObrigado, Steve, obrigado."Nosso marketshare é maior que o da BMW ou da Mercedes ou ainda da Porsche no mercado automobilístico. O que há de errado em ser a BMW ou a Mercedes?" -- Steve Jobs
A tecnologia de Steve, FreeBSD & 4.2 BSD
Este homem colocou um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu tablet, e revolucionou a indústria da tecnologia móvel. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)Este homem mudou consideravelmente a forma como o mundo cria e consome música, cinema, comunicação, cultura, livros. Criou a tecnologia e os produtos mais desejados no mercado contemporâneo. Criou a maior empresa de capital aberto do mundo.
Antes disso, ele revolucionou a indústria da telefonia celular, com um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu telefone. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes, criou um novo conceito de televisão on-line, que vem revolucionando este segmento de mercado em regiões do mundo com acesso persistente a banda larga. Em seu coração, um sistema baseado em FreeBSD. (iTV/Apple TV, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD + TinyBSD)
Bem antes, revolucionou a indústria da música, a forma de se consumir e comercializar música, e no coração de seu tocador de música e loja, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (iPod, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes disso, criou a série de computadores pessoais mais desejado do mundo, e em seu coração, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (Mac Book Pro, iMacs, Mac OS X = Darwin + Aqua + Quartz + Mach + FreeBSD)
Ainda antes, revolucionou a indústria do cinema de animações gráficas, e no coração dessa tecnologia colocou um sistema derivado do Mach 2.5 e do 4.2-BSD. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
Antes disso, teve seu primeiro contato com 4BSD ao criar uma plataforma computacional superior à que ele mesmo havia criado no passado. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
E no coração disso tudo... vocês já sabem.
Por isso, nós, das equipes FreeBSD Brasil LTDA & IDS Tecnologia prestamos nossa pequena e sincera homenagem, em reconhecimento a vida e os feitos deste homem. Obrigado, Steve.
Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) é o primeiro sistema a ter instruções de kernel massivamente processada por GPU em complemento a CPU. O OpenCL e processamento GPU, além do Grand Central Dispatch voltam como contribuição da Apple ao FreeBSD em 2011, no FreeBSD 9 (sistema base), quase 4 anos depois de incorporado no Mac. Tardio? Pense da seguinte forma: FreeBSD é o segundo SO a se apoiar em processamento GPU, quase 4 anos depois. O restante do mercado continua correndo atrás, engatinhando. Em mais 2, 3 anos talvez absorvam mais essa influência da tecnologia de Steve.
Steve se foi, mas seu legado continua. E temos orgulho de enxergar que continua fundado em BSD.
Passado, presente, e por muitos anos ainda, o futuro. Obrigado Steve, por subir o nível.
Fonte: http://www.freebsdbrasil.com.br/home.php?area=20&conteudo=53
Lucas Almeida Rocha: Get Involved in Firefox Mobile
10 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaI’ve volunteered to be a community steward for the Mobile team as part of the Contributor Stewards program that has been recently created in Mozilla. My role as a community steward is to find ways to get more people involved in Firefox Mobile.
As a first step, I thought it would be a good idea to create a Get Involved page for the Mobile team. This page is meant to have only the minimal steps to start contributing to different areas of the project—it shouldn’t feel overwhelming. For now, it only has content for hacking and testing but it will include other areas soon.
I have also compiled a list of bugs that are good for first-time contributors and assigned mentors to each of them. The mentors and other team members will assist you with any missing information and useful source code links.
If you’re still unsure where to start after reading the Get Involved page, we’re always on IRC to answer any questions you might have. Firefox Mobile is a key part of Mozilla’s future and is definitely an exciting project to be part of. Join us!
Vicente Aguiar: Terça, 11 de outubro: último dia para trocar produtos por moeda social antes do BrechóEcoSolidário2011!
8 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPara quem ainda não sabe, o Brechó Eco Solidário é um mercado de trocas de produtos usados através da moeda social “grão”, realizado anualmente junto com um mercado de produtos da economia solidária e diversas atividades culturais.
Esse ano o evento acontece mais na uma vez no Parque da Cidade qui de Salvador, no dia 29 de outubro. Por falar nisso, o recolhimento de produtos nos postos de troca já começou! Em alguns pontos como de alguma Universidade da cidade, as roupas, livros, brinquedos e utensílios domésticos que foram trocados pela moeda social Grão, já foram recolhidos para serem disponibilizados no dia do Brechó.
Todos os demais postos de troca, incluindo o da Colivre, já estão se articulando para que até terça, 11 de outubro, todos os produtos sejam recolhidos. Para quem perder essas datas, uma última oportunidade: as trocas voltarão a ser feitas no dia do Evento (29/10), no Parque da Cidade. ;)
Aurelio A. Heckert: A sutileza de Di Vasca
7 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaVocê tem uma habilidade e toda hora aparece alguém querendo montar em você?
Aprenda o modo de relacionamento com acéfalos de Di Vasca!
- Uma mensagem
- Um talento divino!
- Está muito formal
- Tudo isso por um desenho simples?
- Oportunidade de crescimento
- Você não sabe o quanto eu sofro!
- Processe um ilustrador (completa a história anterior)
Juro que já quiz fazer o mesmo, mas preciso de um curso de relacionamento interpessoal com Di Vasca.