O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.
O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.
Wille Marcel: Mapas Livres e Humanitarismo
2 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEstou organizando um evento no dia 10 de abril na UFRB, em Cachoeira-BA. Contaremos com uma palestra de Séverin Menard, integrante francês do Time Humanitário do OpenStreetMap (HOT) e aproveitaremos para fazer o lançamento do site do projeto MapaRec (Mapeamento Colaborativo do Recôncavo).
Séverin vem atuando no Haiti desde o terremoto acontecido no início de 2010, realizando trabalhos de mapeamento do país e de capacitação da população local para produção e uso de mapas.
Antonio Terceiro: Chamada de grupos de usuários Debian no Brasil
23 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaUm tempo atrás o servidor de listas do CIPSGA, onde ficavam as listas dos grupos de usuários Debian, subiu no telhado.
A partir de hoje vamos recriar as listas dos grupos de usuários na infraestrutura do próprio Debian. Pra isso, vamos utilizar o projeto debian-br no alioth e criar as listas lá dentro.
A lista principal, usada pra articulação dos grupos de usuários regionais (ou seja, a lista antes conhecida como “debian-br”), vai ser a debian-br-geral
O padrão de nomes para as listas regionais vai ser o seguinte: debian-br-gud-$uf
, onde $uf
é a sigla do estado. Por exemplo, as listas para o Debian-RS e Debian-BA já foram criadas, e são chamadas debian-br-gud-rs debian-br-gud-ba, respectivamente.
Para solicitar a criação de novas listas, favor criar um novo tíquete no projeto debian-br, do tipo “Support Request”.
Infelizmente, não se tem backup sequer da lista de e-mails inscritos; por isso, além de recriar as listas vai ser necessário que todo mundo se inscreva novamente. Depois da criação da lista do seu estado, favor espalhar a notícia!
Ajude o Kdenlive, editor de vídeo livre!
15 de Março de 2012, 21:43 - sem comentários aindaComo vocês sabem, sentimos falta de um software livre para edição de vídeo que atenda que seja fácil, ágil e atenda todas as necessidades de um uso profissional. O Kdenlive é atualmente o editor de vídeo livre com a melhor interface gráfica, porém ainda é bastante instável. No entanto, isso pode estar perto de ser resolvido.
Um dos problemas dos softwares livres multimídia é que temos poucos desenvolvedores e estes não conseguem dedicar muito do seu tempo aos softwares, pois precisam trabalhar para se sustentar.
Então os desenvolvedores do Kdenlive lançaram uma campanha de financiamento colaborativo para que um dos desenvolvedores possa passar dois meses se dedicando exclusivamente à refatoração do código fonte do Kdenlive. Isso, além de melhorar a performance e corrigir bugs, vai facilitar a entrada de mais desenvolvedores no projeto e acelerar o crescimento do Kdenlive.
Para doar, acesse: http://www.indiegogo.com/ kdenlive-re
Colaborem!
PS. O valor mínimo é US$ 5. Quem tiver alguma dificuldade em fazer a doação, me avise que posso fazer a intermediação.
Wille Marcel: Ajude o Kdenlive, editor de vídeo livre!
15 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaComo vocês sabem, sentimos falta de um software livre para edição de vídeo que atenda que seja fácil, ágil e atenda todas as necessidades de um uso profissional. O Kdenlive é atualmente o editor de vídeo livre com a melhor interface gráfica, porém ainda é bastante instável. No entanto, isso pode estar perto de ser resolvido.
Um dos problemas dos softwares livres multimídia é que temos poucos desenvolvedores e estes não conseguem dedicar muito do seu tempo aos softwares, pois precisam trabalhar para se sustentar.
Então os desenvolvedores do Kdenlive lançaram uma campanha de financiamento colaborativo para que um dos desenvolvedores possa passar dois meses se dedicando exclusivamente à refatoração do código fonte do Kdenlive. Isso, além de melhorar a performance e corrigir bugs, vai facilitar a entrada de mais desenvolvedores no projeto e acelerar o crescimento do Kdenlive.
Para doar, acesse: http://www.indiegogo.com/kdenlive-re
Colaborem!
PS. O valor mínimo é US$ 5. Quem tiver alguma dificuldade em fazer a doação, me avise que posso fazer a intermediação.
Vicente Aguiar: Depois da SOPA, entenda porque o Brasil precisa se emancipar quando o assunto é produção de Tecnologia para Internet
10 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaUma das grandes reflexões que ficaram meio que "ocultas" no debate em torno dos projetos de Lei SOPA e PIPA, apresentados nos EUA, está muito além da questão dos diretos autorais e da publicação de conteúdo digital da internet. Sendo bem direto, uma das oportunidades trazidas pelo debate em tornos desses projetos está associada ao motivo pelo qual a aprovação de uma lei nos EUA impactaria tanto, de forma imediata, aqui no Brasil.
No dia 17 de fevereiro de 2012, o site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU publicou uma entrevista comigo, onde aproveitei a oportunidade para colocar essa questão [1] em pauta:
A SOPA e todas as leis que estão sendo debatidas nos Estados Unidos em relação ao conteúdo na internet acabam mostrando uma fragilidade: o quanto nós, brasileiros, somos dependentes tecnologicamente das soluções que são oferecidas nos Estados Unidos. “Hoje, do ponto de vista da produção tecnológica, existe um nível de desigualdade muito grande, porque a maioria da infraestrutura que garante o funcionamento da internet é dos Estados Unidos.
Então, hoje, tudo o que impacta nos Estados Unidos em termos de internet acaba também impactando para o mundo de uma forma muito intensa. Para se discutir e para se viabilizar uma governança mais ou menos equânime, dentro de uma geopolítica internacional, é necessário que também os países em desenvolvimento, como Brasil, China, Índia e todos os outros, também entrem nesse processo de emancipação tecnológica, ou seja, precisam ser produtores de serviços e de infraestrutura para a internet"
Não sei exatamente o motivo pelo qual a entrevista foi publicada com o título "Pirataria de software: uma estratégia de marketing das grandes multinacionais" - para mim, esse deveria ser o título de outra entrevista - com todo respeito a simpática jornalista que fez a entrevista desse ano, pois ela entende muito mais sobre entrevistas e produção de notícias do que eu.
Contudo, dentro da liberdade que a internet nos possibilita, eu mudaria o título para algo do do tipo "Depois da 'SOPA', entenda porque o Brasil precisa se emancipar quando o assunto é produção de Tecnologia para internet".
Assim, dando então continuidade nesse ponto do debate, uma blogueira baiana, a Ane Oiticica, publicou um artigo no Blog "Destravando" que fez uma metáfora bem bacana sobre essa questão:
"Imagine algo que você gosta muito. Chocolate! Conheço pouquíssimas pessoas que resistam a guloseima. Pense que hoje em dia, toda sua vida está atrelada ao chocolate. Sua rotina, seu trabalho, até sua diversão. Só que tem um problema: o único lugar que produz chocolate é uma pequena cidade no interior da Suíça e de repente, uma lei considera a produção da especiaria ilegal, atingindo toda população mundial e deixando todo mundo na vontade. O que você vai fazer?"
Achei tão legal essa metáfora, que sugerir para ela publicar esse artigo no Blog da Colivre com o seguinte título: "Chocolate, SOPA e Internet: porque o Brasil precisa se emancipar!" :)
Porém, é incrível como essas questões ainda são marginais quando se fala numa política de desenvolvimento para nosso país, seja dentro das políticas governamentais, seja pelas reivindicações da organizações sociedade civil, do empresariado nacional e, até mesmo, pela nossa comunidade científica.
Infelizmente, em nossa boa terra, ainda predomina-se uma espécie de "síndrome de colônia", histórica, que não nos permite enxergar o potencial criativo (singular!) do povo brasileiro, como uma grande oportunidade (estratégica!) de sermos desenvolvedores de tecnologia seja para internet ou qualquer outra área! Tudo isso, para quem sabe um dia, criarmos condições para falar em "soberania" e autonomia na atual Era da Informação.
Por outro lado, felizmente, existem muitos tecnólogos e hackers (na essência desse termo) brasileiros que pensam e agem, na contra-mão dessa "síndrome" conservadora. Não por caso, grande parte desses indivíduos estão ligados as comunidades inovadoras de uso e desenvolvimento de tecnologias Livres e padrões abertos. Entender, portanto, como podemos superar essa situação de dependência tecnológica por meio desse movimento inovador (pró-tecnologias livres e padrões abertos), singnifica enxergar a grande oportunidade estratégica que temos para viabilizar uma real política de emancipação tecnológica e desenvolvimento nacional.
Entretanto, isso é assunto para um próximo post... ;)
[1] "Programe ou seja Programado" é um livro de Douglas Rushkoff que aborda essa importante temática da autonomia tecnológica.
JavaBahia: Chamada de trabalhos para o NOSQL-BA
5 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaOs banco de Dados NOSQL (not only SQL) foram criados, principalmente, para resolver problemas com aplicações web que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade. Esses tipos de banco de dados vem sendo usados com muita frequência em redes sociais como Twiter, Facebook, além de persistência em aplicações nas nuvens. Outro ponto importante a citar é a crescente adoção destas novas tecnologias, inclusive em mercados mais conservadores, tais como instituições financeiras e agências governamentais, seus motivos são diversos normalmente para solucionar problemas com flexibilidade, escalabilidade, latência e performance. Para demonstrar, compartilhar essas tecnologias foi criado o evento NOSQL-BA.
O evento está procurando pessoas que desejam compartilhar experiências, falar de cases de sucessos, apresentar tecnologias etc. relacionado ao tema NOSQL.
O evento está confirmado para dias 8-9 de junho na UNIRB, Patamares.
Chamada de trabalhos: http://goo.gl/7sUj3
Proposta do evento: http://goo.gl/B2ncj
Em breve mais informações em: www.nosqlba.com.br
<p>&amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Carregando...&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;gt;</p>
JavaBahia: Workshop de Tecnologias que Influenciam o Mundo Bahia 2012
2 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaJavaBahia: 1º JavaBahia nas Faculdades de 2012
1 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEntrada: Gratuito
- 08:30: Abertura (Prof. Carlos e palestrantes)
- 09:00 Título: Já ouviu falar em Extreme Programming? (Luiz Claudio Silva)
- 09:40: Título: Estimativas Ágeis (Rafael Miranda)
- 10:20 Título : Ferramentas Livres para Desenvolvimento de Software (Mario Jorge)
- 11:00 Título : Fishbowl
Gabriel "Pnordico" Menezes: Dica Rápida 01: Modificar OWNER de todas as tabelas simultaneamente no PostgreSQL
29 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaDica: Conheça o resultado de um comando antes de executar. Eu não me responsabilizo pelo resultado nem tiro dúvidas sobre a utilização do mesmo.
Tables:
for tbl in `psql -qAt -c "select tablename from pg_tables where schemaname = 'public';" YOUR_DB` ; do psql -c "alter table $tbl owner to NEW_OWNER" YOUR_DB ; done
Sequences:
for tbl in `psql -qAt -c "select sequence_name from information_schema.sequences where sequence_schema = 'public';" YOUR_DB` ; do psql -c "alter table $tbl owner to NEW_OWNER" YOUR_DB ; done
Views:
for tbl in `psql -qAt -c "select table_name from information_schema.views where table_schema = 'public';" YOUR_DB` ; do psql -c "alter table $tbl owner to NEW_OWNER" YOUR_DB ; done
Retirado daqui.
Alguma sugestão melhor?
Antonio Terceiro: Thesis submitted
28 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaLast Friday, after 5 long years, I have finally submitted my PhD thesis. It was quite a relief, more or less as if an elephant was taken off my back.
An English title for my thesis would be Structural Complexity Characterization in Software Systems. Here is an abstract:
This thesis proposes a theory to characterize structural complexity in software systems. This theory aims to identify (i) the contribution of several factors to the structural complexity variation and (ii) the effects of structural complexity in software projects. Possible factors in the structural complexity variation include: human factors, such as general experience of the developers and their familiarity with the different parts of the system; factors related to the changes performed on the system, such as size variation and change diffusion; and organizational factors, such as the maturity of the software development process and the communication structure of the project. Effects of structural complexity include higher effort, and consequently higher cost, in software comprehension and maintenance activities.To test the validity of the proposed theory, four empirical studies were performed, mining data from free software project repositories. We analyzed historical data from changes performed in 13 systems from different application domains and written in different programming languages.
The results of these studies indicated that all the factors studied influenced the structural complexity variation significantly in at least one of the projects, but different projects were influenced by different sets of factors. The models obtained were capable of describing up to 93% of the structural complexity variation in the projects analyzed.
Keywords: Structural Complexity, Software Maintainance, Human factors in Software Engineering, Mining Software Repositories, Theories in Software Engineering, Empirical Software Engineering, Free/Open Source Software Projects.
Those who read Portuguese can check out the actual thesis text as a PDF file.
Most of the studies discussed in the thesis are presented in English in papers I have published during the last years.
My defense is going to be on March 23rd. If you happen to be at Salvador at that day, please feel cordially invited.
JavaBahia: Conheça mais sobre o NOSQL- BA
24 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários ainda- O primeiro será focado em demonstração prática através de cursos, com duração de 4 horas. Com cursos pela manhã e pela tarde.
- O segundo dia contará com palestras, apresentações de trabalhos e cases de sucesso, essa atividade será tanto pela manhã quanto pela tarde.
Live Blue News: Pré-venda do Tablet com KDE Plasma superou as expectativas
23 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA inscrição de Pré-venda para o Tablet ’Spark’ KDE Plasma mal abriu e já encerrou, devido à enorme demanda que superou as expectativas.
“Foram tantos pedidos que nós alcançamos nossa capacidade de produção inicial e tivemos que fechar o programa de pré-venda, por enquanto”, disse o líder do projeto Spark, Aaron Seigo.
O Spark terá uma tela multi-touch capacitiva de 7″, um processador ARM CortexA9, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento interno. Um slot de cartão SD, várias portas USB e uma mini-HDMI, e espera-se ser vendido por €200.
“Assim que a efetivação da compra puder ser feita, estaremos enviando e-mails para os inscritos na pré-venda, logo, quem se inscreveu primeiro receberá seu Spark primeiro.”
Mais informações sobre o Spark e sobre as inscrições, podem ser visualizadas no blog do desenvolvedor do Spark: aseigo.blogspot.com
VaiVem – Sistema de empréstimos
15 de Fevereiro de 2012, 2:12 - sem comentários aindaJá faz um tempo que comecei a desenvolver o VaiVem um pequeno sistema de controle de empréstimos pra uso na universidade em que trabalho. Esse sistema é voltado para equipamentos de audiovisual, porém pode ser facilmente adaptado para outros tipos de objetos.
O VaiVem é desenvolvido em Django, um framework web escrito com Python. Esse é o primeiro sistema que eu desenvolvi, então não é nada muito complexo.
Os recursos que o Vaivem possui:
– Geração de comprovantes de empréstimo;
– Busca de empréstimos por equipamento ou por usuário;
– Aplicação de penalidades em caso de atraso na devolução;
– Software Livre (Licença Affero GPLv3).
O código está disponível no gitorious: https://gitorious.org/vaivem
Instruções de instalação: https://gitorious.org/vaivem/pages/Home
VaiVem – Sistema de empréstimos
15 de Fevereiro de 2012, 0:12 - sem comentários aindaJá faz um tempo que comecei a desenvolver o VaiVem um pequeno sistema de controle de empréstimos pra uso na universidade em que trabalho. Esse sistema é voltado para equipamentos de audiovisual, porém pode ser facilmente adaptado para outros tipos de objetos.
O VaiVem é desenvolvido em Django, um framework web escrito com Python. Esse é o primeiro sistema que eu desenvolvi, então não é nada muito complexo.
Os recursos que o Vaivem possui:
– Geração de comprovantes de empréstimo;
– Busca de empréstimos por equipamento ou por usuário;
– Aplicação de penalidades em caso de atraso na devolução;
– Software Livre (Licença Affero GPLv3).
O código está disponível no gitorious: https://gitorious.org/vaivem
Instruções de instalação: https://gitorious.org/vaivem/pages/Home
Wille Marcel: VaiVem – Sistema de empréstimos
15 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaJá faz um tempo que comecei a desenvolver o VaiVem um pequeno sistema de controle de empréstimos pra uso na universidade em que trabalho. Esse sistema é voltado para equipamentos de audiovisual, porém pode ser facilmente adaptado para outros tipos de objetos.
O VaiVem é desenvolvido em Django, um framework web escrito com Python. Esse é o primeiro sistema que eu desenvolvi, então não é nada muito complexo.
Os recursos que o Vaivem possui:
- Geração de comprovantes de empréstimo;
- Busca de empréstimos por equipamento ou por usuário;
- Aplicação de penalidades em caso de atraso na devolução;
- Software Livre (Licença Affero GPLv3).
O código está disponível no gitorious: https://gitorious.org/vaivem
Instruções de instalação: https://gitorious.org/vaivem/pages/Home