Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


Vicente Aguiar: A "nova economia" e o Capitalismo 2.0 em números.

7 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na atual era da Informação, cada vez mais as coisas que compõem o nosso dia-a-dia  são de natureza digital, isto é, necessitam de um software para serem utilizados e trocados.  Do ponto de vista econômico,  podemos afirmar que estamos num mundo onde as atividades econômicas não mais ocorrem em fábricas que utilizam máquinas e processos manuais; e sim por meio de organizações e pessoas interligadas (em rede) através de softwares.

Segundo Eben Moglen (consultor jurídico da Free Software Foundation), isso significa dizer, em palavras, que “a economia do século XXI é sustentada por software. Software é elemento tão fundamental para o desenvolvimento econômico no século XXI quanto o foi a produção de aço no século 20. A estrutura societária nos Estados Unidos, por exemplo, mudou, e o resto do mundo desenvolvido está mudando, e continuará mudando nos países em desenvolvimento, rumo a uma economia cuja commodity primária fundamental à produção é o software”.

Em números financeiros, para entender melhor essa afirmação, basta que a gente compare os valores (de hoje: 07/09/09) das ações das grandes multinacionais de software, com o setor que foi referência na era industrial passada, isto é,  o de automóveis.

Capitalismoindustrial

Setor Automotivo. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/330mkt.html

 

Insdustriadesoftware

Setor de Softwares. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/821mkt.html


Um bom gráfico vale mais do que muitas palavras. Ao compararmos os valores da Microsoft (maior empresa de software do mercado) com a maior empresa produtora de automóveis  (a Toyota - que produziu 7,1 milhões de veículos em 2008 ), fica mais claro que estamos querendo dizer: a Microsoft supera a Toyota em mais de 80 bilhões de dólares em termos de valores no mercado financeiro dos EUA.

Por outro lado, essa "nova economia" já está se alterando. Se o setor de softwares tem essa importância, outro setor está cada vez mais alterando os valores e o processo de acumulação do capitalismo contemporâneo são os Provedores de Informação pela Internet  ou "Internet Information Providers".

 

Capitalismoinformacional

Setor de Provedores de Informação pela Internet. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/851mkt.html

 

Na atual conjuntura econômia e tecnológica,  vender informações fornecidas por usários na Internet está se tornando cada vez mais num setor lucrativo para grandes empresas multinacionais. Diante de tal contexto, se os valores financeiros mostram que o setor de softwares é estratégico para a "nova economia" capitalista, o setor de softwares (web!) que geram informação por meio da Internet é mais estratégico ainda.  Afinal, depois de compararmos os números acima, fica mais fácil entender porque a Microsoft fez um grande acordo comercial com a Yahoo, com medo do avanço daquela que pode se tonar,  muito em breve,  na multinacional mais poderosa do mundo: a Google Inc - que por sinal já superou também a Toyota em termos de valores no mercado dos EUA.

Fiquemos então bem atentos à esse novo cenário tecnológico e econômico que está em constante mudança, mesmo que a "essência" ainda continue a mesma.



Vicente Aguiar: Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação.

7 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na semana passada eu participei do II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009 - realizado pela Escola de Administração Fazendária - Esaf, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento. Nesse evento de 2009, participei de uma mesa sobre Economia Solidária, quando pude apresentar um debate sobre "Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação".

Essa apresentação foi uma continuidade do debate do CONSEGI de 2008 sobre "Economia Solidária e apropriação tecnológica", e  teve como base um outro artigo que elaborei sobre  "Software Livre e Inclusão Digital:  Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável na Era da Informação."

Dessa vez, procurei reforçar a noção de que para construir uma outra proposta de desenvolvimento pautado nos princípios e valores da economia solidária e da sustentabilidade, se faz necessário compreender este atual senário do Capitalismo Informacional e construir estratégias políticas que superem este processo deconcentração de riqueza e desigualdade social do atual  capitalismo informacional.

Para quem tiver interesse no debate, os slides seguem AQUI.



Nelson Pretto: A educação virou mercadoria

6 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aqui você encontra os links para a entrevista que dei para o projeto Memória da Bahia, do jornal A Tarde, para a jornalista Caroline Mendonça (59' 36') e está no site do jornal.
Um projeto interessante mas que não tem um entrada específica que favorece a localização de todas as entrevistas já realizadas.
Discuto nesse papo mais descontraído um pouco da minha chegada na Bahia, na década de 60, das mudanças na cidade e na educação, dos movimentos políticos daquele período até os dias de hoje, do início da internet e um tico mais.
Os links aqui levam às cinco partes da entrevista.

Parte 1: Chegar a Salvador pela Sete Portas foi impactante. Duração: 12' 42''
Parte 2: A educação virou mercadoria. Duração: 16'55'
Parte 3: Minha preocupação sempre foi com a educação. Duração: 20' 22''
Parte 4: A internet surgiu no Brasil com o espírito da rede. Duração: 15'  49''
Parte 5: Professor precisa ter tempo para ler e pensar. Duração: 18' 52''

Seus comentários serão bem vindos...




Antonio Terceiro: Chegando no ENECOMP 2009

5 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ENECOMP 2009

Estou participando do

Hoje fiz minha primeira palestra, com o títiulo "Criando um empreendimento para trabalhar com software livre: lições aprendidas na Colivre", onde eu procurei discutir as duas grandes motivações que nos levaram a criar a Colivre, que são:

  1. Criar um empreendimento para trabalhar com software livre, e fazendo software livre.
  2. Fazer isso de uma forma que fosse, na nossa visão, compatível com os valores do software livre: democracia, colaboração entre pares, entre outros.

Essas vontades explodiram quando um grupo ligado ao movimento do Software Livre, do qual eu fazia parte, encontrou um grupo ligado ao movimento da Economia Solidária, e daí percebemos que esses movimentos eram as duas faces de uma mesma moeda. Dessa união nasceu a Colivre.

Durante a palestra eu abordei dois temas: quais são as possibilidades de serviços possíveis para trabalhar com software livre; e a discussão sobre a natureza do trabalho, e como (na minha visão) o trabalho cooperativo pode ser considerado uma forma de trabalho livre, enquanto o trabalho assalariado é considerado um trabalho proprietário.

Os slides da palestra estão disponíveis.

Amanhã eu vou fazer outra palestra, onde vou apresentar o projeto Noosfero.



Alexandro Silva: Software Freedom Day em Aracaju-SE

4 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

sfd2009-300x130Acontecerá no próximo dia 19 de setembro de 2009 o Software Freedom Day(SFD) na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) em Aracaju/SE.

O SFD é um evento que tem como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Ele acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo e, neste ano, Aracaju terá sua primeira edição.

Texto extraído do sitio Linux-SE

Grade Provisória: AQUI

Informações: AQUI

Eu estarei lá, contamos com sua presença neste grande evento!

Post to Twitter Tweet This Post



Alexandro Silva: Criando screencaps no Linux com o mplayer-snapshot

1 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje precisei criar screencaps de um filme, encontrei algumas soluções interessantes no Google como o ffmpeg, o VLC e o VideoCuts, este muito bonitinho mas não resolveu o meu problemas porque as imagens sairam esverdeadas.

O salvador da pátria foi o mplayer-snapshot, essa ferramenta é show de bolaaaa!!! Muito simples de instalar e de usar.

Ele precisa das seguintes dependências:

mplayer cairo-png gdk-pixbuf-2.0 glib-2.0

Baixe o programa

wget -c http://mplayer-snapshot.googlecode.com/files/mplayer-snapshot-0.3.tar.bz2

Descompacte

tar -xvf mplayer-snapshot-0.3.tar.bz2

Compile

cd mplayer-snapshot-0.3/

./configure && make && sudo make install

Agora é só usar como no exemplo abaixo:

mplayer-snapshot -r 5 -c 3 -p /home/alexos/Videos/ Wanted\ \[2008\]DvDrip\ R5\[Eng\]-NikonXp.avi

Veja como ficou o arquivo:

Wanted [2008]DvDrip R5[Eng]-NikonXp

Para mais opções digite:

mplayer-snapshot -h

Usage : mplayer-snapshot [options] filename
-w
-h
-n do not show time
-r number of rows
-c number of colums
-p where to save images
-d for all movies from directory
-s minimum size in MB

creysson.jpg

Post to Twitter Tweet This Post



Tags deste artigo: nordeste psl bahia