O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.
O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.
JavaBahia: Utilizando cucumber com Selenium em seus projetos Java
2 de Setembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaGostei desse artigo postado no blog de Everton Cardoso!!!"Algum tempo venho utilizando o cucumber para escrever meus testes de aceitação em projetos em ruby, especialmente em projetos rails. Acho que essa situação é um bom exemplo de mostrar que vocês devem mesmo aprender pelo menos uma linguagem pro ano. Em projetos java me sentir um pouco desconfortado em desenvolver meus testes apenas com o Selenium. Escrever as features e cenários diretamente em metodos e classes em java doia muito e textualmente me dava mais liberdade a criatividade e até mesmo melhor compreensão dos testes a serem executados. Então resolvi utilizar o projeto cuke4duke! Uma versão para rodar o cucumber em diversas linguagem em cima da JVM."
Veja o post completo!
José Francisco Teles: Notificações de login no terminal via e-mail
1 de Setembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEste mês, na Linux magazine, saiu um artigo bem interessante e bastante simples que mostra como fazer com que seu servidor envie uma mensagem de e-mail informando os logins feitos no terminal.
Para fazer funcionar isso, basta adicionarmos uma linha no arquivo .bashrc com o conteúdo abaixo:
echo ‘Login on ‘ `hostname` `date` `who`| mail -s “Login on `hostname` `who | awk ‘{print $5}’`” zehh@zehh.com.br
Este comando envia um e-mail com o seguinte conteúdo:
Login on bahia.zehh.com.br Qua Set 1 13:10:21 BRT 2010 root pts/0 2010-09-01 13:10 (sergipe.zehh.com.br)
Com essa simples linha de comando, executada logo após o login, o envio da mensagem é imediata e faz com que seja difícil um possível invasor tente interceptá-la.
Na mensagem recebida temos o nome do servidor onde foi feito o login, a data e horário do login, o usuário e o host/IP de onde foi originada a conexão. Muito útil para quem administra diversos servidores UNIX e passa, às vezes, um bom tempo sem logar em alguns deles.
Um abraço!