Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


Tiago Bortoletto Vaz: QUANTO isso vale? Ou O QUE isso vale?

15 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Eu tenho um amigo que sempre entrava em crise quando precisava encarar a decisão de julgar o valor da sua hora de trabalho pra um serviço que era da sua competência. Talvez as palavras abaixo atestem que Amadeu tinha toda razão e não sabia! O problema é que sempre te faziam a pergunta errada :)

“O valor de um serviço é, pois, tão menos mensurável quanto maior seja a parcela de doação e de produção de si, ou seja, quanto mais seu caráter incomparavelmente pessoal lhe confira um valor intrínseco que prevalece sobre seu valor de troca normal. No limite, a competência pessoal transcende a norma das atribuições profissionais, e aparece como uma arte cujo prestador é um virtuose.”

André Gorz, em “O Imaterial”.

Posted in português


Tiago Bortoletto Vaz: Tragic or Comic?

12 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

#540000

(it’s even worse when it’s supposed to be a special one!)

Posted in english


Tiago Bortoletto Vaz: Caro(a) jornalista da agência Brasil

11 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Poderia explicar o que você quis dizer com esta frase?

” A rede elética [sic] por meio da banda larga deve permitir uma agilidade do serviço muito acima do padrão original dos computadores, limitada a 56 quilobits por segundo (kbps). “

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u608157.shtml

Posted in português


Wille Marcel: Blender Day Salvador

10 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sábado participei do Blender Day, em Salvador. O evento teve o objetivo de divulgar o Blender, um software livre para criação de conteúdo 3D, como animações, efeitos especiais em vídeo e games, e a Blender Pro, o principal evento a respeito do Blender no Brasil.

Lá no Blender Day, também apresentei uma palestra, na qual falei um pouco sobre o histórico do Blender, do desenvolvimento do Blender enquanto software livre e de alguns outros aspectos da pesquisa que fiz na minha monografia de conclusão de curso.

Disponibilizo aqui a apresentação que fiz pro Blender Day.

apresentacao-blender



Monica Paz: Relato fotográfico do Blender Day Salvador 2009

10 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
  • Inscrições: doação de alimentos:
    dsc02902.jpg

  • Wille Marcel - Blender e Software Livre:
    dsc02877.jpg

  • Palestra em áudio-conferência com Teisson Fróes:
    dsc02907.jpg

  • Laboratório antes:
    dsc02884.jpg

  • Laboratório - durante a oficina:
    dsc02931.jpg

  • Palestra:
    dsc02937.jpg

  • Ganhadores da Maratona Criativa:
    dsc02959.jpg

  • Galera:
    dsc02969.jpg

  • Organização:
    dsc02971.jpg


Vicente Aguiar: Lançada versão 0.19.0 do Noosfero

9 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mesmo com um pouco de atraso, foi lançada a versão 019 do Noosfero, nessa última sexta, dia 07/08/09. Nessa versão, além de novas funcionalidades ligadas ao perfil empreendimento (utilizado pela rede Cirandas), pudemos atualizar a versão do Rails do Noosfero para aquela que está no repositório Debian satble (Lenny) - acabando assim com vários "backports" insanos e, consequentemente, com alguns "bugs"  que não estávamos conseguindo reproduzir.

Como essa atualização do Rails foi realizada por um colaborador da comunidade Noosfero - o Leandro Nunes - gostaria de afirmar publicamente que estamos devendo algumas cervejas para ele. Valeu pela ajuda, Leo! :-)

Para mais informações, sobre a versão 0.19.0:
http://www.colivre.coop.br/Noosfero/NoosferoVersion00x19x00

 



Vicente Aguiar: Firefox já é 22% da Web!

9 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Após ler a entrevista de Asa Dotzler, um dos coordenadores do time de desenvolvimento do Firefox, pude me deparar com uma informação muito importante que quase que passou despercebida: há quase 5 anos o Firefox 1.0 foi lançado e ele já corresponde a quase 25% do uso de navegadores em todo o mundo. Os demais navegadores "modernos", Chrome, Safari e Opera, tiveram um crescimento conjunto abaixo de 10% no uso global.

Mesmo pegando essas informações de Asa Dotzler, procurei verificar mais a fundo esses dados  nas estatísticas do  "market share" de navegadores elaborado pela Net Applications - uma firma de internet que coleta números de mais de 160 milhões de visitantes em sites do mundo todo. O resultado não podia ser melhor para quem usa soluções livres ou trabalha com desenvolvimento de aplicações web:

OBS: para mim, esses resultados só não foram melhores  porque o Epiphany (navegador do GNOME) não apareceu nessa lista geral.  :-P

 



Rafael Gomes: Mais informação em seu history

7 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Você que é um administrador de rede responsável pela segurança em um lugar onde tem várias pessoas com permissão de administrador em servidores Gnu/Linux, você também se preocupa com segurança desses servidores, bloqueou o acesso de root via SSH e sempre teve aquela dúvida: "E se um dos administradores acessar a ...



Rafael Gomes: Mais informação em seu histoty

7 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Você que é um administrador de rede responsável pela segurança em um lugar onde tem várias pessoas com permissão de administrador em servidores Gnu/Linux, você também se preocupa com segurança desses servidores, bloqueou o acesso de root via SSH e sempre teve aquela dúvida:

"E se um dos administradores acessar a ...



Vicente Aguiar: Encontre produtos e serviços da Economia Solidária em qualquer lugar do país

7 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Esta notícia vale reproduzir na íntegra:


Está mais fácil adquirir artigos ambientalmente sustentáveis e socialmente justos. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) desenvolveu uma ferramenta na internet que reúne mais de três mil produtos e serviços oferecidos por grupos autogestionários de todo o Brasil. É o Farejador da Economia Solidária, acessível no endereço www.fbes.org.br/farejador


Com ele, você pode encontrar produtos e serviços da Economia Solidária em qualquer cidade do país: são alimentos da agricultura familiar, biojoias, artesanatos, roupas, acessórios, consultorias e cursos profissionalizantes, entre outros. Além disso, é possível gerar de forma simples um catálogo em formato de páginas amarelas a partir do resultado da pesquisa, que pode ser transformado em PDF e distribuído via e-mail para seus amigos e amigas ou impresso para distribuição em seu bairro, cidade, escola ou trabalho.


De acordo com Daniel Tygel, da secretaria executiva do FBES, o objetivo central do Farejador é facilitar o acesso a produtos da economia solidária que, algumas vezes, acabam ficando distantes do público já que não estão disponíveis nas prateleiras dos grandes supermercados.

“Muitas pessoas têm o desejo de consumir coisas que não contribuam para o aumento das desigualdades sociais, destruam o meio ambiente ou desintegrem comunidades locais. Geralmente o que vemos no comércio tradicional são jogadas de marketing social para vender produtos que não necessariamente têm essas características. O Farejador é um instrumento para tornar a economia solidária mais próxima do consumidor”, ressalta Daniel.

Uma dica para quem for utilizar o serviço do Farejador é montar uma rede de fornecedores e optar pelo consumo coletivo, ou seja, organizar grupos para encomendar os produtos. A estratégia visa reduzir custos e dificuldades de logística. As compras podem ser feitas para consumo doméstico, para o ambiente de trabalho, para a escola e para a realização de eventos.


Os produtos disponíveis pelo Farejador são baseados no Mapeamento de Economia Solidária, que é uma ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária em parceria com o FBES. A sua primeira edição, consolidada entre 2005 e 2007, identificou mais de 21 mil empreendimentos solidários no país envolvendo praticamente 2 milhões trabalhadores e trabalhadoras. Sua segunda edição ocorrerá a partir de setembro de 2009.


Rede social e ativismo na internet

O Farejador da Economia Solidária se tornará parte integrante do Cirandas - iniciativa do FBES para estimular as relações e trocas econômicas, sociais e culturais por meio da internet. Podem participar do grupo empreendimentos solidários, consumidores, simpatizantes da economia solidária, fóruns locais de economia solidária e público em geral. No Cirandas, é possível a cada pessoa e empreendimento solidário ter sua própria página na internet. Com isso, o farejador da Economia Solidária estará sempre oferecendo produtos e serviços atualizados em tempo real, para cada município do Brasil.



Monica Paz: Blender Day Bahia 2009, 08/08, Faculdade Area1 - Paralela

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

(Material de Divulgação retirado do site do evento)

Programação

Abertura e Palestras (manhã)

  • 08:00h – 08:30h Início da Exibição Made In Blender - Open Movies e outros trabalhos
  • 08:30 – 09:00h Abertura do Blender Day Bahia - Salvador
  • 09:00h – 09:50h Palestra: Blender: Sucesso em Software Livre e Computação Gráfica. Palestrante: Wille Marcel
  • 10:00h – 10:50h Palestra: Conferência Blender Pro - "Conectado no mundo Blender". Palestrante: Arnaldo Barreto
  • 11:00h – 11:50h Palestra: Blender3D? como ferramenta de Pós-Produção. Palestrante: Teisson Fróes

Oficinas - (tarde)

  • Laboratório 14:00h – 16:00h Oficina I - Blender Básico Márcio Herique Cunha
  • Laboratório 16:00h – 18:00h Oficina II - Blender Básico Ícaro Santos
  • Sala 2 14:00h – 18:00 Espaço "Pergunte como se faz" Vinícius Azevedo e Arnaldo Barreto
  • Sala 3 14:00h – 18:00h Espaço "Games Blender"
  • Sala 1 12:00 – 18:00 Exibição Made In Blender - Open Movies e outros trabalhos

18:00h Encerramento do Blender Day Bahia - Salvador

Palestrantes e Oficineiros

Vinícius Azevedo de Melo

Estudante do VIII Semestre do Curso de Ciência da Computação na Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador. Gosta de programação, jogos e arte 3D, usa o Blender desde 2005, e tem conhecimento de diversas funcionalidades da ferramenta. Suas principais áreas de interesse em arte 3D são: modelagem, animação, configurações de materiais, texturização e renderização foto-realística(para o qual utiliza o Indigo Renderer, ou o YafaRay? ). Atualmente trabalha com desenvolvimento de sistemas e estuda Blender, C++ e QT para seu trabalho de conclusão de curso.

Arnaldo Barreto Vila Nova

Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas. Está cursando o Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Utiliza e estuda o Blender desde 2006, e já ministrou diversas palestras e oficinas em vários eventos, dentre eles o XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Computação, em Campina Grande(PB), o III Encontro Nordestino de Software Livre, em Salvador (BA), e o III Encontro de Software Livre da Paraíba, em João Pessoa (PB).

Wille Marcel Lima Malheiro

Bacharel em Comunicação Social, colabora com a tradução, documentação e disseminação de diversos softwares livres. Estudou o desenvolvimento do Blender em seu trabalho de conclusão de curso.

Ícaro Santos Silva

Graduado em Sistemas de informação e aluno de Especialização em Engenharia de Sistemas pela União Educacional de Brasilia. Atualmente participa ativamente no projeto Ekaaty, fazendo parte da equipe de desenvolvimento e educacional, participa também do projeto Texto Livre, onde atua como desenvolvedor do ambiente web. Tem experiência como administrador de redes e sistemas Linux e já ministrou cursos em faculdades no interior da Bahia

Márcio Henrique da Cunha

Bacharelando do Curso de Análise de Sistemas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas e atua na Coordenação do Núcleo de Comunicação e Eventos da Secretaria Municipal da Educação de Alagoinhas. Tem experiência profissional com CorelDraw? desde 1994 e Photoshop desde 2004. Está entrando atualmente para a área de modelagem 3D utilizando o Blender.

Teisson Fróes

Técnico em eletrônica e hardware, pela FEMC-MG. Especialista em Computação Gráfica, desde 2005 focado em pós-produção e finalização cinematográfica. Atendendo clientes como, DM9DDB? , Africa, Talent, TvZero? Filmes, Carioca Filmes, AgênciaClick, Fiat, Ouro21, Fulano Filmes, SantoForte? Filmes, BigBonsai? , Nike e Publicis.

Contatos

  • Arnaldo Barreto Vila Nova - barretovilanova no gmail - (81) 88358899
  • Cristiano Furtado dos Santos - cristianofurtadoba no gmail - (71) 87822230
  • Ícaro Santos Silva - icarosi no gmail - (75) 8821-5957 | (75) 8137-4452
  • Marcelo Fábio - marcelofmof no gmail - (71)8701-0831
  • Wille Marcel Lima Malheiro - wille no riseup.net - (75) 8143.5591 (claro)


Carlos José Pereira: Textos do Prof. Nelson de Castro Senra

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

.
Reúno neste post alguns textos do Prof. Nelson de Castro Senra.

O Prof. Nelson é Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/Eco (Escola de Comunicação) e CNPq/Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), com a tese "A Coordenação da Estatística Nacional. O equilíbrio entre o desejável e o possível". É Mestre em Economia pela FGV/EPGE (Escola de Pós-Graduação em Economia, sob a direção do Profº Mário Henrique Simonsen), com a dissertação "O fenômeno sazonal na construção de índices de preços ao consumidor", e economista pela Universidade Cândido Mendes, Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

Fui aluno do Prof. Nelson nos anos de 1999 e 2000, quando participei do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (linha de Produção e Análise da Informação Geográfica) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE, Rio de Janeiro). Das disciplinas que tive a honra e o prazer de cursar com o Prof. Nelson, destaco a de "Metodologia da Pesquisa Social", onde através de um conteúdo bastante diversificado (aulas expositivas, debates, filmes, e pequenos textos para reflexão) pude ter meu primeiro contato com essa forma específica de ver e (tentar) entender o mundo, chamada "ciência".

Torno público aqui o agradecimento que consta de minha dissertação de mestrado:

Aos professores do curso de Mestrado da ENCE, pela dedicação e orientação, e em especial ao professor Nelson Senra, quem primeiro me ensinou o que é verdadeiramente “fazer ciência”, de uma forma que é impossível esquecer.

Seguem os links para os textos:

1999

Informação Estatística: política, regulação, coordenação.

Ciência da Informação, Brasília, vol. 28, n. 2, 1999.

Garantia de sigilo, a deontologia do Estaticista: sua conduta ético-moral.
Rio de Janeiro, IBGE, texto para discussão, maio 1999. 8 p.

Política de Informação (Quantitativa): concepção, formulação, aplicação.
Rio de Janeiro, IBGE, monografia para discussão, abril 1999. 54 p.

1998

A coordenação, a argumentação e a comunicação das estatísticas, vértices de um mesmo triângulo.
São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 92-98, out./dez. 98.

Os sistemas de informações estatísticas no limiar do terceiro milênio: o imperativo da coordenação. (O caso brasileiro).
2ª versão. CNPD - Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, jan./fev. 98. 48 p.

As Sociedades Científicas e a Informação Estatística. O SBPC/GT-Informação, (des)encontro marcado entre usuários e produtores?
Rev. ANPEC, Brasília, n. 4, p. 199-211, fev. 98.

1997

Um olhar sobre os anuários estatísticos.
Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 1, p. 7-11, jan./abr. 97.

1996

Governamentalidade, a invenção política das estatísticas.
Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 88-95, jan./jun. 96.
[Apresentado no I Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Ciência da Informação, CNPq/Ibict e UFRJ/Eco, Rio de Janeiro, 9 ago. 95].

Cálculo econômico e a arte de governar ou A relação entre a contabilidade e a estatística.
Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 85-91, jan./jun. 96.
[Apresentado no Colóquio Organização do conhecimento e representação da informação: enfoques e perspectivas, CNPq/Ibict e UFRJ/ Eco, Rio de Janeiro, 27 set. 96]

1994

Por uma disseminação democrática de informações.
São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 40-45, out./dez. 94.

1993

A Informação e a Formação do Mercosul.
Network. Cândido Mendes, v. 3, n. 2, abr./jun. 93.



Carlos José Pereira: Earth Song, Michael Jackson

5 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

.
Estava ouvindo esta música (que gosto muito) quando me veio a idéia deste post. A princípio pensei que seria um daqueles posts "off topic", nada a ver com computação. Só que fui me dando conta que tem TUDO a ver com computação!

Estou falando para os "nerds" como eu: As vezes, no nosso afã de tecnologia e inovação, esquecemos uma coisinha simples e básica: tudo que usamos de tecnologia, memórias maiores, processadores mais rápidos, novas telas maiores e brilhantes, tudo isto tem um impacto no meio ambiente. Minha esposa usa uma frase bastante interessante, e concordo com ela: Quando ela vê um exemplo entre tantas "inovações tecnológicas" que se inventam diariamente (como esta aqui, por exemplo), ela diz que "o planeta não vai aguentar!".

Estive no FISL mês passado, e assisti uma palestra sobre lixo tecnológico. O palestrante falou algo que me deixou estarrecido: para produzir UMA simples plaquinha de memória de 30 pinos (sim, aquela velhona, de 32Mb, que ninguém mais usa), que pesa no máximo 2 gramas, foram gastos 1500 gramas de material retirado do meio ambiente (matéria-prima, energia, etc) !

Nós, do mundo do Software Livre, podemos fazer a diferença nesta história, contribuindo para divulgar a idéia de reaproveitamento de máquinas antigas, seja como terminais gráficos "burros", seja com distribuições GNU/Linux (ou *BSD, ou xyz, ou ...) leves.

Inovação tecnológica sim, mas com responsabilidade. Cuidemos melhor de nossa Deusa-Mãe GAIA.

Mas afinal de contas, de que música estou falando? Desta aqui embaixo ("Earth Song", Michael Jackson). Assista, e se rolar uma lágrima (como acontece comigo), não se envergonhe. Torça comigo para que o final poético apresentado no clipe seja possível algum dia.



Abraços a todas e a todos!

Carlão



Rafael Gomes: Blender Day 2009 – Bahia

4 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Que é Blender?

Blender é um software livre sob a licença GPL com ferramentas profissionais de modelagem 3D, animação e finalização. O Blender foi criado por Ton Roosendal, que até hoje é o principal desenvolvedor do software e fundador da Fundação Blender, dedicada à continuidade e aperfeiçoamento do Blender.

Principais características ...



Vicente Aguiar: Livro sobre Software Livre

3 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Após o lançamento que aconteceu na PUC em Porto Alegre, em junho desse ano,  é com muito prazer que gostaria de convidá-las/os para mais um momento de divulgação do  livro que fui convidado pelo Sérgio Amadeu à organizar, com o título Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração (pela Momento Editorial). Dessa vez, o lançamento será na minha boa terra do Salvador, na Bahia. :-)

 

Convitelivro

Para quem não conhece ainda o livro, ressalto que esse trabalho visa oferecer uma pequena parcela de contribuição no entendimento sobre o fenômeno social e as mudanças políticas relacionados ao software livre. Para tanto, ele é composto por uma coletânea de artigos elaborados a partir de estudos acadêmicos de diversas áreas das ciências humanas, que foram desenvolvidos em diferentes universidades e centros de pesquisa do Brasil (UFBA, UNICAMP, USP e Casper Líbero), mas que têm em comum o mesmo objeto de análise: a temática do Software livre, Cultura hacker e o ecossistema da colaboração.

Além disso, uma outra conquista desse livro é o fato dele ser disponibilizado numa licença 100% livre da Creative Commons: a by-sa/2.5/br. Sinal de novos tempos para as publicações acadêmicas! Assim, para poder baixar o livro, ter maiores informações de como adquiri-lo ou participar de debates com os autores sobre os artigos publicados, acessem o site:

http://softwarelivre.org/livro

Por fim, como esse livro é uma obra coletiva, além de agradecer ao Sergio pelo convite, aproveito também para agradecer à todos os autores que participam desse trabalho (Anderson Alencar, Murilo MachadoRafael Evangelista e ao próprio Sérgio Amadeu); à Karina Bersan Rocha pela grande força na revisão; ao Murilo Machado que também fez um belo trabalho de diagramação; e ao Aurélio A. Heckert pela fantástica capa que compõem o livro. Isso que é uma equipe para organizar um livro!

 



Tags deste artigo: nordeste psl bahia