Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blogosfera do PSL-Ba

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

O Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA) é um movimento aberto que busca, através da força cooperativa, disseminar na esfera estadual os ideais de liberdade difundidos pela Fundação Software Livre (FSF), possibilitando assim a democratização do acesso a informação, através dos recursos oferecidos pelo Software Livre. Esta busca tem seus alicerces fundados na colaboração de todos, formando um movimento sinérgico que converge na efetivação dos ideais de Liberdade, Igualdade, Cooperação e Fraternidade.

O Projeto Software Live Bahia é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. Além disso o projeto não é subordinado a qualquer entidade ou grupo social, e não estabelece nenhuma hierarquia formal na sua estrutura interna.


Pontão JuntaDados: Distribuição Multimídia juntaDados 2.04r2

9 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Esta nova revisão da distribuição juntaDados traz as principais ferramentas para produção audiovisual com muitas novidades e atualizações de segurança. Atualização em todas as ferramentas e no sistema base, melhorias na tradução para o português do Brasil e suporte a novos dispositivos e periféricos (Hardware) com a adoção do kernel linux 2.6.36-zen1-juntadados. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, atualizada e totalmente voltada para as atividades dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e afins. Esta distribuição é baseada no Ubuntu 10.04.1 LTS (Lucid Lynx).

Entre as principais novidades desta versão estão o Firefox 3.6.12 e Google Chrome 8 já com suporte aos plugins para Java e Adobe flash 10.1, kdenlive 0.7.7.1 com tradução para português do Brasil totalmente revisada e corrigida pela equipe juntaDados, a última versão do editor de video Cinelerra (2.1.1+git20100325 akira release), ferramenta de VJ e edição de video Lives 1.3.2-2ubuntu1, editor multipista de audio ardour 2.8.6-1ubuntu0.1 e audacity 1.3.12-2, editor de imagem Gimp 2.6.8-2 e editor vetorial Inkscape 0.47, última versão do conjunto de ferramentas para escritório OpenOffice 3.2, gerenciador de janelas GNOME 2.30.2, versão estável do linux kernel (2.6.36-zen1) configurado para ambientes de tempo real (realtime) e suporte aos principais formatos de audio, video e imagem existentes. Todo o sistema base e ferramentas foram atualizados trazendo grandes melhorias em relação a versão anterior.

leia mais



JavaBahia: Segundo dia JavaOneBrasil

9 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Segundo dia

No segundo dia com um número bem superior de palestras em relação ao primeiro dia dividido em 4 auditórios o evento lotou praticamente todas as salas aparentemente não houve uma expectativa por parte da organização de um número tão grande já que em alguns momentos não tinha espaço nas salas para os participantes. A presença da comunidade java se apresentou muito forte em relação ao dia anterior tendo também reuniões e discussões ao longo do dia. Dentre todas as palestras e discussões teve destaque os seguintes temas:
No início da manhã teve uma palestra sobre o Java EE6 o palestrante focou muito na facilidade do código, corte de algumas configurações com xml e reforçou que a tendências para a versão enterprise do java é que cada vez se escreva um número menor de código com as versões posteriores.
Também ainda na manhã foi falado sobre os novos recursos sobre o Enterprise java bean dentre esse podemos destacar os recursos de schedule, que com anotações se pode definir a execução automatizada de algum processo, se pode fazer isso a partir de anotações no método definindo que ele será executado (@ schedule) e com o período em que esse método será executado. Nesta palestra tiveram demonstrações dos recursos com a nova IDE netbeans 7.0 beta. Nesta palestra também mostrou diversas funcionalidades que o netbeans tem para desenvolver no java ee tornando alguns processos automatizados. Nas duas apresentações pela manhã não houve nenhuma novidade houve a explicação dos recursos já existentes na plataforma.
Na hora no almoço teve também o encontro com a comunidade no hotel transamerica essa interação é bastante importante para uma troca de experiência e informação.

No início da tarde dentre as palestras podemos destacar os seguintes assuntos:

Ginga nessa palestra foi apresentado o crescimento da televisão digital no Brasil, foi mostrado principalmente o J-Ginga que é a parte java do ginga, uma coisa muito interessante mostrado nesta palestra foi a superioridade da tecnologia brasileira em relação as outras dentro do mundo e em um futuro não muito distante a tecnologia brasileira tende a influenciar todos os de mais países para a televisão Digital, um exemplo bem interessante é que nos Estados Unidos para ter acesso ao conteúdo digital se paga um valor aproximado de US$ 80,00 enquanto aqui tal acesso ocorre de maneira gratuita além interação ser extremamente limitada.

Automatização: Nesta palestra foi demonstrado o acesso a equipamentos eletrônicos e basicamente dividiu o acesso da máquina pelo homem em três partes:
  • uma máquina para poucas pessoas
  • uma máquina por pessoa
  • muitas máquinas por pessoa
E por isso com a tecnologia evoluindo de maneira exponencial além dos baixos custos desses equipamentos eletrônicos se pode tornar possível a automatização de uma casa. Outro ponto importante é a tendência do open hardware, basicamente uma versão open source do hardware ou seja uma máquina com suas especificações abertas, existe um número crescente de máquinas como o projeto rip rap que é uma impressora 3d que hoje custa cerca R$700,00 podendo ser acessível até mesmo por pequenas escolas públicas e também o Sun spot que foi o primeiro open source hardware do mundo em torno de 4 anos atrás.

Rest Service e html 5.0: A integração entre sistemas é bastante crescente já que é grande o número de sistema a serem substituídos, por exemplo de delphi para java, e eles não serão feitos de um dia para o outro além do que a integração não ocorre apenas por sistemas antigos, mas também com sistema atuais como por exemplo redes sociais como o twiter ou usar o google maps para expressar a localização de sua empresa e o restful é uma dessas soluções para a integração entre os sistemas.
Atualmente na versão 2.0 o jsf, java server faces, traz uma parte a implementação do restful, jsr 311, e nas próximas versões será integrado com o html 5 que visa dentre as principais vantagens:
  • A limpeza de código deixando a implementação mais limpa e de fácil compreensão para futura manutenção
  • O uso alguns recursos que antes era obrigatório o uso plugins como o flash,por exemplo, a execução de vídeos e de áudio.
  • O uso de canvas que traz facilidade no momento de desenhar recursos gráficos até mesmo para plotar gráficos para ilustrar um relatório de uma empresa.


No final da tarde houve mais uma discussão com a comunidade java falando sobre os web frameworks existentes hoje no mercado a reunião foi inicialmente conduzida por Vinícius Senger da GlobalCode. No mercado java hoje existe milhares de ferramentas de desenvolvimento para diversas utilidades como por exemplo na persistência com o hibernate, toplink, jpa etc. Para injeção de dependências pode se usar o Spring, google guice, CDI e para componentes gráficas como o gwt, jsf, rich faces, ice faces etc. Então como definir a melhor ferramenta para cada situação ? Existe de fato uma ferramenta capaz de resolver todos os problemas em todas as situações ?
A resposta foi simples “não” para se dizer qual é o melhor praticamente teria de fazer com que todos os programas fossem iguais e fizesse as mesmas coisas o que na prática é impossível. Apesar da reposta bastante óbvia a grande vantagem dessa discussão foi a troca de experiência e opinião de todos falando e defendendo seu ponto de vista.
Um dia bastante motivador em que se viu todo o brilho da comunidade java no Brasil além de discussões em que todos que quisessem podiam falar e expor sua opinão, sendo ou não da comunidade, certamente deu um grande gás e dando a esperança de que o evento seja tão bom ou melhor como hoje com muitas discussões e palestras vindo da comunidade. No ultimo dia haverá a apresentação do demosele 2.0 um framework open source brasileiro que será apresentada por Zyc.
Fotos:





Video:






Gabriel "Pnordico" Menezes: Produzir

8 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje foi um dia bastante produtivo.

Finalmente consegui realizar todos os testes necessários em minha implementação de High Availability (HA) em Postgresql (Replicação + Failover).

Todos os testes foram executados com sucesso e, portanto, a implementação foi muito bem sucedida.

Demorou, mas consegui domar a fera.

Agora só falta alguém me chamar pra implementar em ambiente de produção :D



JavaBahia: JavaoneBrasil no primeiro dia

8 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


JavaOne é um evento que acontece anualmente desde de 1996, iniciada com a finada Sun, cujo o objetivo é discutir tecnologias java e futuras tendências que acontece nos Estados Unidos. Neste ano o javaone ganhou também uma versão brasileira e o evento veio agregado a outro , o Oracle Develop e o Oracle Open Word, em um único local, no Transamerica Expo Center, em São Paulo e nos mesmos dias, 7 à 9 de dezembro o público calculado pela organização foi de onze mil pessoas fazendo o maior evento de TI, tecnologia da informação, da América latina.
O grande diferencial deste evento organizado pela Oracle foi a grande participação da comunidade Java com um número maior de 50% das palestras, um número maior de participação comparado aos eventos da Sun Tech Day.

Primeiro Dia

No primeiro dia do evento se deu destaque a grande presença da Oracle nas palestras, em praticamente todas, e uma presença bem tímida das comunidades. O evento foi aberto pelos diretores e executivos da Oracle,. O que chama bastante atenção no evento é o grande número de standes além de um auditório principal com uma megaestrutura.
No final da manhã se iniciou algumas palestras dentre as principais foram:
  • Java fx 2.0 que trouxe como a principal novidade a descontinuação do fx script que será substituída pela linguagem java e será permitida o uso de outras linguagens que rodam atualmente na jvm como o groovy.
  • Java 7 que foi demonstrado algumas novidades principalmente funcionalidades para diminuir e facilitar o código java.


No meio da tarde o evento se mostrou bem mais interessante para os entusiastas da tecnologias Java, já que a Oracle mostrou as tendências do java para os próximos anos dentre as quais podemos destacar:
  • A entrega do java 7 para ser lançado no meio de 2011, menos Lambda, Jigsaw, e parte do Coin, deixando algumas promessas para o java 8 que será lançado no final de 2012
  • Ainda sobre o java se falou sobre a revolução dos java 7, 8 e 9, tais como simplificação de código (operador diamante e propriedades sem get e set), exploração da computação paralela para aumentar a performance (projeto lambda jsr 335).
  • A próxima versão do jsf 2.1 com um maior número de funcionalidades como o xml livre de especificação e na versão da versão 2.2 trará recursos para a integração com o html 5.0.
  • No jpa 2.1 se prometeu algumas melhorias das funcionalidade de Query.
  • Falou de melhoria em geral para a plataforma enterprise do java para as versões 7 e 8.
  • Falou sobre o java embarcado mostrando que a Oracle não esqueceu do java me e sua grande promessa é o java mobile voltado para o mundo web para aproximar cada vez mais da web. Html, javascript em um mesmo ambiente.

No final da tarde houve uma reunião com os líderes de grupos de usuários java essa reunião foi conduzida por Bruno Sousa, o javaman, que falou da necessidade de maior integração entre as comunidades javas em todo o Brasil. Falou também da criação de um grupo de discussão para o open jdk além de um grupo de organização e criação dos grupos de usuários java no Brasil.
Nessa reunião também foi comunicado sobre a relação entre a Oracle e as comunidades java afirmando que existiam reuniões regulares entre a comunidade e a equipe da Oracle além de elogios por parte dos líderes das comunidades em relação a organização da Oracle.

Para o primeiro dia, apesar de um início de pouca movimentação, foram mostradas muitas novidades além do projeto para as novas versão e para o futuro do java. Para os próximos dias a expectativa é muito grande já que neles se encontram uma maior participação da comunidade java além de um número muito maior de palestras.
Fotos:




Video:














Wilson Baião: Como apagar (ou alterar) sua senha do Windows pelo Ubuntu

7 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Como alterar a senha do Janelas utilizando um live CD/DVD/pen drive ou mesmo o Ubuntu instalado em outra partição e um programa chamado chntpw. Basicamente: 1. Abra o Ubuntu. 2. Adicione o repositório “multiverse” (se ainda não estiver habilitado) Vá em Sistema > Administração > Canais de Software e marque a quarta opção: 3. Instale [...]



Wilson Baião: Se o Software Fosse Livre Não Haveria Isto!

6 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

PessoALL, Muito engraçado atendente M$ passando maus bocados com usuário do “janelas” piratão! Me desculpem mas não pude evitar! Filed under: Software Livre



Lucas Almeida Rocha: Adding to The Board

5 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

When I first introduced The Board, I generally described how I envisioned things being added to the pages—have a look at the “Add to The Board” and “Integration with other apps” sections in the intro post. I decided to spend some time implementing a few interesting ways of adding content to The Board so that the app concept gets a bit more clear in practical terms. Click on the image above to see a video demonstrating all features described here. Here’s the user story I have in mind:

Henry is a journalist who writes gadgets reviews. He was assigned to write a review of this new Android phone. He needs to do a bit of research before starting to write. He activates The Board and creates a new page called “Android article”.

He opens the web browser to search for reviews, pages, images, and videos about the product. For each relevant page, image, video or piece of text he finds useful for his article, he simply right-clicks on them and adds them directly to The Board.

He also has a few local documents about competing products which might be a good source for his article. He opens some of those documents, copies the related pieces of text, activates The Board, and pastes them as notes.

He then remembers he had already downloaded a few photos of the phone a few days ago. He opens Nautilus to access the folder containing the images, right-clicks on the images and adds them to The Board as well. He activates The Board again, presses ‘t’ to add a new note, a quickly writes down a few ideas on how the article can be structured.

Henry is now ready to start writing his article.

Browser. I’ve implemented extensions for Chrome and Firefox. The Chrome extension can only add links and text selections as I couldn’t find a good way to handle photo and video downloads—I hope to get this implemented soon. The Firefox extension is more complete and allows you add links, text selections, images, and videos (using HTML’s video tag, not flash) from the browser.

These extensions add a context menu item when right-clicking on the cited web content. In case of images and videos, they automatically download the file to a proper user directory before adding a respective element on The Board’s current page. The extensions communicate with The Board via HTTP. A notification is shown when content is successfully added.

One big missing feature is a toolbar button which intelligently adds the current page to The Board. This means that if you’re in, say, Google Maps, if you hit this toolbar button, it adds the map to The Board. If you hit this button while viewing a photo on Flickr, the photo itself is added to The Board. You got the idea.

File Manager. The Board’s integration with Nautilus is done through an extension. The extension adds a context menu item every time the files can be added to The Board. For now, it only allows adding images. Videos should be coming soon. A notification is also shown when content is successfully added from Nautilus. This was the first time I wrote code based on the new GDBus API. Pretty simple to use.

Clipboard. I added some initial code to handle paste command on The Board’s window. In practice, this means that if you copy text from somewhere, you can just use the usual Ctrl+V keyboard shortcut on The Board to paste it as a label or note. Still need to implement URI and image pasting.

Keyboard shortcuts. It should be simple and fast to add things to The Board while using it directly. The current keyboard shortcuts are ‘l’ for label, ‘t’ for note, ‘p’ for photo, and ‘v’ for video. When something is added to the current page, the new element is activated straight away and you can start typing even before it reaches its final position.

This is all very initial code. It’s definitely a bit buggy and missing features. But it’s in a dogfoodable state—for developers at least. In fact, I’ve been dogfooding The Board full time for a few weeks now. I added this temporary status icon that shows and hides The Board’s main window—you can see it in the video. Works well enough for daily usage.

I still haven’t decided how to integrate The Board with GNOME Shell yet. That means figuring out how the “activate The Board” part of the user story above would actually happen. I’ve been playing with some mockups but nothing solid came up so far. Ideas—especially from GNOME Shell guys—are welcome. Patches for all the missing stuff I mentioned above—or for anything else really—are more than welcome too.



Lucas Almeida Rocha: Running Uninstalled

2 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Back in 2008, when we started writing the initial infrastructure for the litl OS UI, Havoc added a way to run the whole thing using uninstalled files in the source tree. Back then, I was so blindly used to the “make → make install → run” cycles that I didn’t think this would be especially useful. I was obviously wrong.

litl’s UI shell is a relatively big component comprising our window and compositing manager, UI shell, plugin framework, a few highly integrated apps—online photos, video chat, settings, friends, etc—among other things. Having to install all that for every change in the code would be time consuming and utterly distracting.

I added support for uninstalled run in The Board a few weeks ago. It’s an separate executable that allows you to run the app using fonts, images, icons, plugins residing in the source tree. The only missing part is being able to use uninstalled translations from the source tree—any good ideas on how to do it? GNOME Shell also allows you to run it from source tree inside Xephyr using a wrapper script.

The bottom line is: any step between a code change and running the software is a distraction. If you can make your app run using only uninstalled files from source tree, do it! This is especially important in complex code bases using lots of different assets—icons, images, UI definition files, translations, fonts, etc. This allows you to test your code changes without much hassle. And it saves you precious time.



Aurelio A. Heckert: Mapa dos Profissionais de Inkscape

1 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mapa dos Profissionais de InkscapeA comunidade brasileira de Inkscape já encontrou e discutiu alguns casos onde organizações envolvidas com o Software Livre contrataram profissionais que trabalham exclusivamente com software proprietário para produzir a arte para eventos, softwares ou impressos. A explicação sempre coloca como um dos pontos principais a dificuldade de encontrar um artista na proximidade para a contratação.

Na expectativa de ajudar as organizações e empresas amigas a encontrar profissionais prontos para prover o serviço dentro do modelo ético que tanto presam e com os formatos abertos que precisam, a comunidade Inkscape Brasil publicou a listagem dos profissionais e empresas que participam da mesma com georreferenciamento para facilitar a localização por qualquer interessado.

Visite: http://inkscapeBrasil.org/Profissionais

Se você deseja se incluir na listagem, entra na Lista de Discussão e pergunte como participar.



Tags deste artigo: nordeste psl bahia