Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Vicente Aguiar: A "nova economia" e o Capitalismo 2.0 em números.

7 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 332 vezes

Na atual era da Informação, cada vez mais as coisas que compõem o nosso dia-a-dia  são de natureza digital, isto é, necessitam de um software para serem utilizados e trocados.  Do ponto de vista econômico,  podemos afirmar que estamos num mundo onde as atividades econômicas não mais ocorrem em fábricas que utilizam máquinas e processos manuais; e sim por meio de organizações e pessoas interligadas (em rede) através de softwares.

Segundo Eben Moglen (consultor jurídico da Free Software Foundation), isso significa dizer, em palavras, que “a economia do século XXI é sustentada por software. Software é elemento tão fundamental para o desenvolvimento econômico no século XXI quanto o foi a produção de aço no século 20. A estrutura societária nos Estados Unidos, por exemplo, mudou, e o resto do mundo desenvolvido está mudando, e continuará mudando nos países em desenvolvimento, rumo a uma economia cuja commodity primária fundamental à produção é o software”.

Em números financeiros, para entender melhor essa afirmação, basta que a gente compare os valores (de hoje: 07/09/09) das ações das grandes multinacionais de software, com o setor que foi referência na era industrial passada, isto é,  o de automóveis.

Capitalismoindustrial

Setor Automotivo. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/330mkt.html

 

Insdustriadesoftware

Setor de Softwares. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/821mkt.html


Um bom gráfico vale mais do que muitas palavras. Ao compararmos os valores da Microsoft (maior empresa de software do mercado) com a maior empresa produtora de automóveis  (a Toyota - que produziu 7,1 milhões de veículos em 2008 ), fica mais claro que estamos querendo dizer: a Microsoft supera a Toyota em mais de 80 bilhões de dólares em termos de valores no mercado financeiro dos EUA.

Por outro lado, essa "nova economia" já está se alterando. Se o setor de softwares tem essa importância, outro setor está cada vez mais alterando os valores e o processo de acumulação do capitalismo contemporâneo são os Provedores de Informação pela Internet  ou "Internet Information Providers".

 

Capitalismoinformacional

Setor de Provedores de Informação pela Internet. Fonte: http://biz.yahoo.com/ic/ll/851mkt.html

 

Na atual conjuntura econômia e tecnológica,  vender informações fornecidas por usários na Internet está se tornando cada vez mais num setor lucrativo para grandes empresas multinacionais. Diante de tal contexto, se os valores financeiros mostram que o setor de softwares é estratégico para a "nova economia" capitalista, o setor de softwares (web!) que geram informação por meio da Internet é mais estratégico ainda.  Afinal, depois de compararmos os números acima, fica mais fácil entender porque a Microsoft fez um grande acordo comercial com a Yahoo, com medo do avanço daquela que pode se tonar,  muito em breve,  na multinacional mais poderosa do mundo: a Google Inc - que por sinal já superou também a Toyota em termos de valores no mercado dos EUA.

Fiquemos então bem atentos à esse novo cenário tecnológico e econômico que está em constante mudança, mesmo que a "essência" ainda continue a mesma.


Fonte: http://softwarelivre.org/vicente/blog/a-nova-economia-e-o-capitalismo-2.0-em-numeros.

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.