Fiquei muito assutado com os resultados das eleições para o Parlamento Europeu que aconteceram no último dia 4 de junho de 2009, aqui na Europa. Um avanço monumental dos conservadores, da direita mesmo. Como esperado, já estão todos começando a botar as manguinhas de fora contra homossexuais e os imigrantes.
O The Guardian de hoje, no caderno de cultura (G2), faz uma bela análise a partir do depoimento de diversos intelectuais historiadores sobre a temática. A matéria "Is fascism on the march again?", apresenta logo no primeiro artigo a interessante análise de Michael Burleigh, autor do livro O Terceiro Reich, que logo no primeiro parágrafo afirma: "Hitler didn´t Twitter". Para ele, são muitas as mudanças no mundo, entre as quais as da TIC, e, como Hittler não tuitava, nada hoje deverá ser o mesmo que na primeira metade do século passado.
Mas que tudo isso preocupa, preocupa!
Também o jornal El Pais, da Espanha, abriu essa semana manchete afirmando que o fracasso socialista abre outra etapa na constituição Européia.
É do mesmo El Pais que trago o tema do super-direita Silvio Berlusconi, Primeiro Ministro italiano, sempre metido em escandalos, de todos os tipos. O fotografo italiano Antonello Zappadu, publicou fotos proibidas na Itália de umas festinhas promovidas pelo Il Cavalierre, como é conhecido Berlusconi. As fotos bateram todos os recordes de acesso ao jornal.
"Tenho mais medo do Il Cavaliere do que das Farc Colombianas", afirmou Zappadu, que mora hoje na Colômbia.
Por falar em políticos, dou um salto daqui da Europa para Irecê, a 500 km de Salvador, onde a Faculdade de Educação tem um belo projeto (Projeto Irecê) integrado de formação de professores, de implantação de ponto de cultura, com o Ciberparque Anísio Teixeira, onde temos uma rádio web, dos Tabuleiros Digitais, de um projeto de telemedicina, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFBA (aliás, como será que está esse projeto?).
Enfim, uma serie de ações que tem gerado bons furtos. O fundamental aqui, é que o princípio básico que todas essas intervenções e adoração de softwares e tecnologias livres na região. Recentemente o prefeito Zé das Virgens reuniu-se com o Secretário de Ciência e Tecnologia Ildes Ferreirra, para tratar do projeto Irecê Digital (e livre!), pelo que me conta Ariston Eduão, professor da rede municipal de Irecê e um dos nosso aliados em todos esses projetos.
Como resultado dessas intervenções da FACED/UFBA, foi criada alguns anos atrás uma pequena empresa de consultoria e suporte em software livre da região, a Orca Linux. Pois essa pequena empresa de jovens empreendedores formados e estimulados pelo projeto do Ponto de Cultura Ciberparque Anisio Teixieira convenceu a Camara dos Vereadores a lá também por uma Rádio Web e, com isso, transmitir e deixar os podcasts disponíveis todas as sessões para que a população pudesse acompanhar o trabalho dos vereadores.
Maravilhosa ação, em software livre, de transparência para o legislativo municipal.
Mas nada disso fica bom assim. Pois eis que, com a renovação de quase 70% dos vereadores, a nova presidência do vereador Tetinho - Tertuliano Libório, suspendeu a rádio web e as sessões não são mais transmitidas nem as anteriores estão mais por lá. Na verdade, nem encontrei mais o site da camara.
Lamentavelmente, um retrocesso impressionante e esperamos que isso seja revertido com a maior brevidade pois Irecê estava dando um exemplo para a Bahia e o Brasil de transparência e de democracia.
Essa foi a base do comentário de hoje, dia 10.06.2009, no programa Multicultura, da Rádio Educadora da Bahia. Para ouvir, clique aqui.
Nelson Pretto: Conservadores avançam na Europa e Irecê retrocede
10 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 480 vezes
0sem comentários ainda