O TEDxPelourinho ocorreu hoje, dia 17 de setembro de 2011, na Antiga Escola de Medicina, Salvador-BA. Este foi o primeiro TEDx do Nordeste.
O evento teve como objetivo espalhar idéias simples que podem modificar o mundo. Foram histórias de vida; projetos de cinema, fotografia, designer; relato de inventos; lições, reflexões, dicas.
Duas histórias me comoveram mais que as outras. A primeira foi a da para-atleta Verônica Almeida, medalhista de ouro em Pequim, sobrevivente há 4 anos de uma previsão médica que desestruturaria a muitos, mas que lhe deu ainda mais forças para viver. A segunda foi a da diretora de cinema Cecília Amado e a sua ação junto a garotos de Ongs de Salvador para a escolha do elenco de Capitães de Areia. Cecília contou como o sonho desses garotos, que por vezes esquecemos que são crianças, é bem simples: querem visibilidade. Essa história me comoveu mais, pois é uma realidade do nosso dia a dia.
A Isabel Gouvêa, fotógrafa, apresentou projetos sobre designer no cotidiano de Salvador através de vídeo e fotografias, desenvolvidos por jovens da ONG Cipó (http://www.cipo.org.br/). O material apresentado contou sobre a cultura dos carrinhos de café, bicicletas utilitárias, placas, latas de tapoca, etc. A fotógrafa também lembrou da importancia da cultura na formação educacional dos jovens e criticou a falta de projetos em conjunto do MINC e do MEC.
O Prof. de Belas Artes/UFBA Taygoara Aguiar falou sobre racismo. Sobre a relação com os cabelos afros lembrou que os cabelos crespos não é um cabelo "ruim", o que são ruins são os valores! Ele divulgou o projeto Tererês . Algo da sua fala que para mim foi o diferencial é que ele avisa que independente de se usar os cabelos lisos ou crespos, o importante é se sentir bem. (nota: ainda escreverei sobre esse assunto).
Aroldo contou a história da invenção do pau elétrico e da guitarra baiana por http://armandinhododoeosmar.com.br/, cantou, tocou e agitou a platéia. Também apresentou o projeto http://www.escoladeguitarrabaiana.com.br/.
Muitas outras histórias foram contadas neste evento, que com certeza ajudou a formar outros multiplicadores e idéias que podem simplificar as nossas vidas. Fica aí os meus parabéns a toda a organização e em especial ao meu amigo Valéssio Brito. Que outros eventos como esse aconteçam por Salvador e por ai a fora :-)
0sem comentários ainda