Como relatei nesse artigo, um dos objetivos do Docker é sua facilidade para distribuição de imagens/”máquinas”, mantendo a sua portabilidade e simplicidade
Nesse texto, vou demonstrar como podemos modificar as imagens, que muitos chamam de máquina, e então distribuir via nuvem pública do Docker.
Iniciando a máquina
Para modificar uma imagem, precisamos que ela seja iniciada e então teremos a camada que chamados de container. Que é onde as mudanças são aplicadas. Para iniciar a “máquina” usa-se o comando abaixo:
# docker run -d -p 80:80 nginx
Agora vamos obter o número de identificação do container com o comando abaixo:
# docker ps
Modifique a máquina
Execute as modificações que deseja nessa “máquina”. Com o comando abaixo é possível acessar o shell da máquina recém iniciada.
# docker exec -it <id do container> bash
Verifique o que mudou
Para verificar quais arquivos de fato foram modificados nesse container. Execute o comando abaixo:
# docker diff <id do container>
Aplique a mudança
Agora que tem certeza sobre a mudança que será feita. Vamos criar uma nova imagem com base no estado desse container com o comando abaixo:
# docker commit <id do container> gomex/nginx-modificado
Atente que o termo “gomex” é meu usuário previamente registrado na nuvem pública do Docker. E tudo que vem depois da “/” é o nome da imagem que desejo criar. Com o comando abaixo será possível conferir que a máquina informada foi criada:
# docker images
Compartilhe
Agora vamos disponibilizar essa imagem para que outras pessoas possam baixar e usufruir da sua colaboração. Para isso usa-se o comando abaixo:
# docker push gomex/nginx-modificado
Acesse a nuvem pública do Docker e verá que sua imagem estará disponível para quem quiser baixar.
Pronto! Por hoje é só Aguardem novas postagens sobre o Docker.
0sem comentários ainda